TX RX Fórum
DUvida em estacionarias CB Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
DUvida em estacionarias CB Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


DUvida em estacionarias CB

5 participantes

Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty DUvida em estacionarias CB

Mensagem por PMR2574 - JOSE Dom 19 Ago 2012 - 17:02

Boa tarde pessoal, tenho por cá uma duvida e gostaria de ver esclarecida.
Como o pessoal já sabe tenho um rci 2950dx a operar com uma super Santiago 1200, contudo ainda necessita de alguns ajustes que parecem necessárias.
Pensava que as estacionarias em equipamento novo com a super Santiago 1200 fossem reduzidas, contudo , utilizadondo o medidor do adio, da-me indicação de estacionarias , é suposto acontecer? se a antena é feita para CB ter tantas estacionarias, terei que a cortar?

Ja agora pergunto a estacionarias variam mediante a localização da antena, isto é se medir agora dentro de casa ,e provável que no exterior haja mais ou terá de ser um valor semelhante.... ou a medição também varia de local para local?
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Alfa31 Dom 19 Ago 2012 - 21:17

José,

lá por o rádio e antena serem novos, isso não é garantia de um correcto acoplamento, ou seja, afinação da antena. Qualquer antena, seja nova ou usada, convém ser afinada após ser montada, seja ela de móvel ou base. Teres de a cortar isso certamente que não, pois ela está feita com as medidas correctas, no entanto ela tem afinação - provavelmente terás que ajustar o seu comprimento total mexendo nos parafusos que seguram a haste à bobine. E sim, o local de montagem tem muita influência, sendo que neste caso por ser uma antena de móvel, é quase impossível de conseguir um ajuste correcto sem estar montada no carro, pois precisa da massa do carro para uma correcta calibração.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por PMR2574 - JOSE Dom 19 Ago 2012 - 21:45

Correto amigo, e desde já obrigado pelas dicas, eu ainda nao a montei no carro, estou a pensar colocar uma base magnética, podes explicar isso da massa do carro? eu sei +/- o que te referes, mas é para ter noção se o material que utilizo irá ou não afectar....
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Alfa31 Dom 19 Ago 2012 - 21:56

A massa do carro significa que será o carro a servir de plano de terra, ou seja, imagina uma antena de base com radiais, nesse caso os radiais são o plano de terra.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por PMR2574 - JOSE Seg 20 Ago 2012 - 12:25

Entendido , ja em relação á instalação é conselhavel ter um ponto de união entre a antena e a chapa do carro?
Isto é imaginemos que meto um suporte em Plastico, nao existir contato directo com a chapa é mau? penso que nos magneticos tb nao existe até por sao isolados pela borracha?
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Alfa31 Seg 20 Ago 2012 - 20:29

É indiferente, pois a antena está ligada à massa do rádio que por sua vez está ligado ao negativo da bateria, logo à massa do carro. Assim evitas estar a criar pontos fracos na protecção da chapa.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Açoreano Ter 21 Ago 2012 - 20:44

Alfa31 escreveu:É indiferente, pois a antena está ligada à massa do rádio que por sua vez está ligado ao negativo da bateria, logo à massa do carro. Assim evitas estar a criar pontos fracos na protecção da chapa.

boas noites
e como posso colocar uma antena destas em casa .
tenho o radio ligado em casa a uma bateria de carro , ligando um fio do negativo da bateria a massa da antena.

assim fico com o plano terra , sera que estou certo . ?????

peço desculpa pela pergunta, mas sempre tive esta duvida .

visto que tenho uma antena que é de colocar no carro, uma K40 e esta ligada num mastro que tenho em casa e consigo escudar portugal todo.

mas assim que vou medir as estacionarias, aquilo vai logo para o vermelho. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Alfa31 Ter 21 Ago 2012 - 20:57

Basta que a antena esteja ligada ao rádio para ficar ligada à massa. Tens é de melhorar o plano de terra montando a antena por exemplo numa base magnética em cima de um bom pedaço de chapa.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Açoreano Ter 21 Ago 2012 - 21:31

Alfa31 escreveu:Basta que a antena esteja ligada ao rádio para ficar ligada à massa. Tens é de melhorar o plano de terra montando a antena por exemplo numa base magnética em cima de um bom pedaço de chapa.

ok

mas é que já a comprei com umas pequena modificação.

este fim de semana, vou tirar umas fotos e colocar aqui.

vamos a ver se me dá mais umas ideias para meter aquilo a 100 %, para eu puder contactar o continente todo...... :TX&RX is nice!:


obrigado pela resposta.

bons QSO , 73/51
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por nineâu5 Ter 21 Ago 2012 - 22:49

study este asssunto tá interessante e eu ando esquecido da grande diferença entre uma base magnética, um suporte metálico de goteira ou 1 simples ligaçao á masa pelo chassi do radio .. mas que deve haver melhores resultados no suporte de goteira deve... lá vou eu ao youtube cuscar Like a Star @ heaven
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por nuno_pmr480 Ter 21 Ago 2012 - 23:34

li algures que a localização também é importante, ou seja, o ideal seria a antena ficar o mais alto possivel e ao centro da viatura (ou seja, no tejadilho), mas o que vejo mais são jiposes com as antenas montadas atrás, junto ao porta bagagens. Isto condiciona a qualidade e direcção da "propagação" (desculpem se os termos não são os mais correctos)
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Alfa31 Ter 21 Ago 2012 - 23:40

Sejam ou não os termos mais correctos, estás correctissímo no resto!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Açoreano Ter 21 Ago 2012 - 23:45

nuno_pmr480 escreveu:li algures que a localização também é importante, ou seja, o ideal seria a antena ficar o mais alto possivel e ao centro da viatura (ou seja, no tejadilho), mas o que vejo mais são jiposes com as antenas montadas atrás, junto ao porta bagagens. Isto condiciona a qualidade e direcção da "propagação" (desculpem se os termos não são os mais correctos)

mas ves isso em jipe que estão sempre no mato e por isso se ela não estever ali estara sempre a partir com os ganhos das arvores.

e como é para falar entre jipes pouco importa onde esta ela.

tem que que fazer o seu trabalho....eieieieieiei
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por nuno_pmr480 Ter 21 Ago 2012 - 23:50

Sei disso Jorge. Só estava a tentar jogar alguma luz sobre os temas falados.
Curiosamente, no meu jipe costumo usar a antena a meio do capot, com base magnética. Como a fixação da antena tem uma mola (as Santiago não a têm), sempre resiste a esses encontros imediatos com ramos (e garagens) baixos Smile
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 21 Ago 2012 - 23:56

Boas amigos, no que diz respeito a massa, como podemos fazer se em vez da bateria do carro usarmos aqueles conversores de isqueiro ligados a uma fonte de alimentação?
Isto para uma solução de alguém por exemplo que não tenha uma viatura fixa para andar por exemplo...
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

DUvida em estacionarias CB Empty Re: DUvida em estacionarias CB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos