TX RX Fórum
Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

+7
Bluespoon
mouca
Snog
Joaquim Rosa
nuno_pmr480
pdbernardo
MasterChief
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 11:14

Antes de mais peço desculpa se coloquei este tópico na zona errada.

O tópico é claro mas vou elaborar um pouco o que pretendo. Perdoem-me os menos pacientes.

Pratico um hobby chamado Airsoft. Para os que não conhecem, podem procurar na net. Muito resumidamente, somos adultos a brincar às guerras.

Usamos rádios para comunicar com os diversos elementos da equipa 99% das vezes em banda PMR446.

Num evento de 2 dias ocorrido recentemente no meio do Alentejo, os meus velhinhos rádios motorola talkabout falharam-me. Para não falar das baterias que duraram muito poucas horas, não consegui comunicar com ninguem a mais de 100metros Provavelmente menos até. Rede telmóvel tambem era práticamente inexistente.

Por sorte não me perdi nem me separei da minha equipa, pelo que nunca fiquei sem contacto com os outros.

Mas serviu este acaso para me por à procura de um rádio fiável.

Como até há alguns clubes com licença VHF, para não falar em associações de Airsoft, optei por procurar um VHF/UHF que dê para programar os canais PMR446.

Aqui entra a vossa ajuda. Sendo que não preciso de uma bomba de rádio, muito menos um rádio caro (que a crise toca a todos), o que recomendam para um uso de apróximadamente 2 fins de semana por mês? BARATO QB.

Já li muito sobre Puxing, Wousung e Baofeng, mas sem conseguir tirar certezas.

Agradecia também sugestões de onde comprar (novo ou usado) sem stresses de alfandegas também. Nota: Como podem calcular, vou usar este rádio com auricular do estilo militar, pelo que era importante o rádio sugerido ser compatível com PTT deste estilo (consigo facilmente PTT Kenwood, Midland e Motorola).

Obrigado pela paciência (suponho que tópicos destes aparecem com alguma frequência) e ajuda.

Um abraço,
Tiago.
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por pdbernardo Qua 12 Set 2012 - 11:51

Vão surgir outras opiniões, mas pode sempre considerar o UV-3R+ Plus

É pequeno, tem boa autonomia e as baterias não são caras, esta versão utiliza ficha tipo kenwood, por isso fácil encontrar auriculares do tipo que pretende, até nessa loja.

compatível com tudo o que pretende VHF/UHF(PMR)

Sobre a alfandega, se por acaso lá parar, não vão tributar pois o valor será cerca de 32€ já com portes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e video:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por nuno_pmr480 Qua 12 Set 2012 - 12:16

uma coisa que deves ter noção antes de mais é que os obstáculos do terreno vão prejudicar ou impossibilitar a transmissão/ recepção, seja qual for a marca do PMR, seja ele Motorola , Midland ou rádios do Lidl (+/- 30 euros).
Claro que, tendo os PMR apenas 0,5w de potência, se conseguires um radio com mais potência em principio conseguirás chegar um pouco mais longe. Alguém que me corrija se estiver errado.
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 12:21

pdbernardo escreveu:Vão surgir outras opiniões, mas pode sempre considerar o UV-3R+ Plus

É pequeno, tem boa autonomia e as baterias não são caras, esta versão utiliza ficha tipo kenwood, por isso fácil encontrar auriculares do tipo que pretende, até nessa loja.

compatível com tudo o que pretende VHF/UHF(PMR)

Sobre a alfandega, se por acaso lá parar, não vão tributar pois o valor será cerca de 32€ já com portes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e video:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este é o rádio certo para esse tipo de atividade.
Para comprar o mesmo aconselho a loja do costume, 409shop, onde tem muitos acessórios para este modelo.
Aconselho também comprar uma os duas baterias extra.
73´s
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 12:25

Boas,

pdbernardo: Obrigado pela sugestão. Fiquei muito agradado com este. Uma séria opção.

nuno_pmr480: Tenho a mesma ideia. os meus talkabout são super limitados. creio que fazer um upgrade para um rádio com mais potência e colocar-lhe um ugrade de antena pode aumentar o alcance. Estou certo?

Joaquim Rosa: Também fiquei bastante satisfeito com as características deste.

Aproveito para perguntar se o upgrade para uma antena melhor será vantajoso ou se a que vem de origem já é boa?

Continuo à espera de sugestões =)

Abraço.
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 12:35

MasterChief escreveu:Boas,

pdbernardo: Obrigado pela sugestão. Fiquei muito agradado com este. Uma séria opção.

nuno_pmr480: Tenho a mesma ideia. os meus talkabout são super limitados. creio que fazer um upgrade para um rádio com mais potência e colocar-lhe um ugrade de antena pode aumentar o alcance. Estou certo?

Joaquim Rosa: Também fiquei bastante satisfeito com as características deste.

Aproveito para perguntar se o upgrade para uma antena melhor será vantajoso ou se a que vem de origem já é boa?

Continuo à espera de sugestões =)

Abraço.

A antena do plus por si já é boa e dado as características do desporto não convém ter uma antena de 40 cm porque o inimigo vai notar.
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 12:40

Joaquim Rosa escreveu:

A antena do plus por si já é boa e dado as características do desporto não convém ter uma antena de 40 cm porque o inimigo vai notar.

Obrigado pela info.

Já agora...podem me indicar qual o cabo USB para programar o Baofeng em questão?
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 12:46

MasterChief escreveu:
Joaquim Rosa escreveu:

A antena do plus por si já é boa e dado as características do desporto não convém ter uma antena de 40 cm porque o inimigo vai notar.

Obrigado pela info.

Já agora...podem me indicar qual o cabo USB para programar o Baofeng em questão?

Veja neste link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem o plus em camuflado.

O manual: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O cabo de programação USB: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 13:04

Joaquim Rosa escreveu:

Veja neste link:
Tem o plus em camuflado.

O manual:

O cabo de programação USB:

1001 Obrigados.

Já fiz o download do manual e já adicionei o material ao carrinho de compras...só estou a "cuscar" o site deles um pouco mais.

Abraço
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por pdbernardo Qua 12 Set 2012 - 13:25

Se chegar a comprar este rádio, aquando da efectivação da compra, existe uma caixa de texto, onde deve de colocar que quer carregador do tipo europeu "I need the European type charger".

Leva +/- 15 dias a entregar, facultam número de registo semelhante ao dos CTT e dá para seguir no site dos CTT Wink
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Snog Qua 12 Set 2012 - 13:30

Boa tarde.

Acho q um tipo de rádio desses não é aconselhado para andar na "guerra".
Se por exemplo salta de qualquer lado, bate no chão é um rádio que vai "para o lixo."

Se é um rádio para escuta e PMR aconselhava um outro tipo de rádio um pouco mais avançado, daqueles que aparece escrito o nome do repetidor/link/canal.

Para a guerra aconselhava um rádio mais resistente, isto na minha opinião.
O que acham??? Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por pdbernardo Qua 12 Set 2012 - 13:42

Há rádios mais resistente e mais caros

Este que tenho aqui e casa, até parece ser robusto... e pelos vídeos da loja Smile


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Última edição por pdbernardo em Qua 12 Set 2012 - 13:45, editado 1 vez(es)
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 13:45

Snog escreveu:Boa tarde.

Acho q um tipo de rádio desses não é aconselhado para andar na "guerra".
Se por exemplo salta de qualquer lado, bate no chão é um rádio que vai "para o lixo."

Se é um rádio para escuta e PMR aconselhava um outro tipo de rádio um pouco mais avançado, daqueles que aparece escrito o nome do repetidor/link/canal.

Para a guerra aconselhava um rádio mais resistente, isto na minha opinião.
O que acham??? Very Happy

Pelas características, este rádio continua a ser a melhor opção, se não veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

é quase á prova de tudo.
Não conheço rádios sem display que tenham a variante em camuflado.





Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por mouca Qua 12 Set 2012 - 14:09

qualidade
preço não vais encontrar nada igual o BAOFENG UV-3R, tenho o meu velhinho “UV-3R”
máquina de guerra. Entre tombos e cambalhotas ainda funciona na + perfeita . O
meu ate a data só teve um defeito que foi ficha da antena que e um pouco frágil
mas nada que um pouco de cola não resolva..
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 14:21

Boas,

Obrigado a todos pela preocupação quanto a possíveis quedas.

O rádio vai ser colocado numa bolsa própria para rádios, que para alem de ser feita em cordura 1000 é alcochoada e ainda coloquei dentro mais espuma. Retem o rádio no local com fecho elásticos e fecho em velcro. Para mais, esta bolsa encontra-se nas minhas costas.

Não estou preocupado com esta questão =)
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por pdbernardo Qua 12 Set 2012 - 14:30

Chamo só atenção para o facto de existirem várias versões do UV-3R, o que falamos aqui é o UV-3R+ Plus, a diferença principal é ficha tipo kenwood, que para o uso de acessório como auriculares e cabo de dados/programação será vantajoso.

Alerto pois na altura da compra pode haver engano Wink
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 14:35

Se o tamanho não for problema, sempre pode optar pelo BAOFENG UV-5R Camouflage e Li-ion Battery 4000mAh

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 14:55

Joaquim Rosa escreveu:Se o tamanho não for problema, sempre pode optar pelo BAOFENG UV-5R Camouflage e Li-ion Battery 4000mAh



Humm...

tamanho não é problema até porque as bolsas de rádios militares são grandes, dai eu encher com mais espuma (rádio fica perdido no fundo).

A diferença de preço de um para outro não é grande. Compensa? Usa os mesmos acessórios e cabos? Quais as vantagens/desvantagens?
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 15:02

pdbernardo escreveu:Chamo só atenção para o facto de existirem várias versões do UV-3R, o que falamos aqui é o UV-3R+ Plus, a diferença principal é ficha tipo kenwood, que para o uso de acessório como auriculares e cabo de dados/programação será vantajoso.

Alerto pois na altura da compra pode haver engano Wink

Obrigado =)
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Snog Qua 12 Set 2012 - 15:44

Fiquei de boca aberta ao ver os vídeos.
Pensava que fossem mais frágeis mas pelos vistos não...

Mesmo assim com uma "bomba" dessas não levava para airsoft, mas isso depende dos bolsos de cada um.. Laughing :lol
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 15:52

Agora fiquei na dúvida...

O UV-5R parece melhor... Mas também existem várias versões.

Compensa mais que o UV-3R Plus suponho?

Mas qual deles? Não precisa de ser camuflado até porque vai ser colocado numa bolsa. Que sugerem? UV-5R UU, RE, RB ou normal?
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por nuno_pmr480 Qua 12 Set 2012 - 16:09

pela diferença de preço, podes considerar o uv5r, que permite guardar 128 memórias, tem ecran com duas linhas onde podes ver o nome dos canais, tem ficha kenwood, e tem um toque mais robusto que o 3r. Também é maior que este, por outro lado o 3r cabe no bolso da camisa Smile
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Bluespoon Qua 12 Set 2012 - 16:32

nuno_pmr480 escreveu:pela diferença de preço, podes considerar o uv5r, que permite guardar 128 memórias, tem ecran com duas linhas onde podes ver o nome dos canais, tem ficha kenwood, e tem um toque mais robusto que o 3r. Também é maior que este, por outro lado o 3r cabe no bolso da camisa Smile

E acrescento a potencia , o UV3 tem 2W acho eu e o UV5 tem 4W , logo será maior o alcance em determinadas situações . O meu UV5 está farto de cair e já quase não percebo as teclas mas continua a bombar.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por MasterChief Qua 12 Set 2012 - 16:35

Viva,

Uma vez que não posso postar links, posso pedir que coloquem aqui os links do modelo do rádio sugerido e do cabo compatível para eu ter a certeza que não me engano?

Obrigado!
avatar
MasterChief
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 12 Set 2012 - 18:44

MasterChief escreveu:Viva,

Uma vez que não posso postar links, posso pedir que coloquem aqui os links do modelo do rádio sugerido e do cabo compatível para eu ter a certeza que não me engano?

Obrigado!

Link do rádio: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Link do cabo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bateria Li-ion Battery 4000mAh: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bateria extra: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cumprs.
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR Empty Re: Ajuda na Escolha - VHF/UHF/PMR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos