TX RX Fórum
Fonte de Alimentação. Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Fonte de Alimentação. Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Fonte de Alimentação.

+4
pmr1989
airlomba
CT2GGX
Snog
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Dom 16 Set 2012 - 11:47

Eu tenho um Kenwood TK-3180 e nunca o liguei porque nunca tive o carregador.
Ou seja este rádio apenas serve de decoração, coisa que eu não gosto de fazer aos meus rádios, se os comprei é para os utilizar até dar o breko... Quando der prontos lá fazemos um funeral todo catita...

Vamos então ao assunto que me trás por cá. Very Happy Very Happy

Após ter visto o video e ter ouvido algumas cosias acerca dos "battery eleminator" pensei: "- Isto é a salvação para o meu rádio! Very Happy ."
E lá fui pesquisar acerca do assunto...
Então vejam quantos volts pode dar uma fonte de ATX daquelas novas que apareceu no video.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pronto aqui vocês reparam que há as seguintes opções:
- -5V
- +12V´
- +5V
- +3.3V
- GND (pólo negativo)

Só que o meu kenwood carrega a 7.4V... Rolling Eyes
Então se adicionar mais, pode queimar, se adicionar menos não funciona... (isto na minha opinião)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outro problema, este rádio tem positivo negativo e o "S". Razz
A começar pela esquerda do fotografia do rádio está: Positivo, Negativo, "S"...
Então como é que vou arranjar o "S"??? Laughing

Será que com uma fonte de alimentação consigo por este rádio a funcionar sem bateria??? (sem o queimar claro!)
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Dom 16 Set 2012 - 11:50

Só um pequeno aviso que não tem nada a haver com o tópico.

- Não sei se o rádio funciona se o consigo programar ou se está bloqueado, por razões já divulgadas em outros tópicos, por isso é que tenho a duvida pois não compro um carregador deste rádio sem saber que ele não funciona ou se está bloqueado.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por CT2GGX Qui 27 Set 2012 - 9:58

Boas

Tira antes uma foto á bateria para poder mos ver
o pinout e a tensao de bateria....

tensao de carga é uma coisa
a tensao da bateria ou tensao de funcionamento do aparelho é outra...

tira uma foto a ver se te consigo ajudar.

73/51
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por CT2GGX Qui 27 Set 2012 - 10:21

Já fi uma foto dee uma bateria na net

tens + - s (no S nao ligas nada)

tens de ver no radio onde coincide o + e o -
depois ligas no - o gnd ou negativo e no + o positivo
de preferencia com uns corcodilos para nao andares a pataliscares
com os fios...
agora podes tentar com 5 volts mas com essa tensao o radio pode nao
arrancar uma ves que ele trabalha a 7,5 volts (ja confirmei)
o ideal seria arranjares uma boa fonte regulavel e meter lhe 7,5 volts

NUNCA metas mais de 7,5Volts e atençao á polaridade

tens de ter a certesa onde é o + e o -
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Qui 27 Set 2012 - 13:58

Pois mas uma fonte regulável custa um pouco...
E o objectivo era construir.

Haverá alguma solução??

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Qui 27 Set 2012 - 15:28

Olá snog,

Construir? Claro!
Usa um regulador monolítico tipo LM317.
Procura a datasheet deste regulador (da National Semiconductors) na Internet, há lá esquemas para todos os gostos.

Se alimentares este regulador a partir de uma fonte de tensão de 12V que tenhas por casa. Só precisas do regulador, de algumas resistências e de um pequeno potenciómetro para ajustar a tensão de saída para os 7.5V

Se quiseres que te faça um esquema, avisa. Mas diz-me primeiro se queres alimentar o rádio a partir de uma tomada de rede, ou a partir de uma bateria ou outra fonte de alimentação.

Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por CT2GGX Qui 27 Set 2012 - 17:47

airlomba escreveu:Olá snog,

Construir? Claro!
Usa um regulador monolítico tipo LM317.
Procura a datasheet deste regulador (da National Semiconductors) na Internet, há lá esquemas para todos os gostos.

Se alimentares este regulador a partir de uma fonte de tensão de 12V que tenhas por casa. Só precisas do regulador, de algumas resistências e de um pequeno potenciómetro para ajustar a tensão de saída para os 7.5V

Se quiseres que te faça um esquema, avisa. Mas diz-me primeiro se queres alimentar o rádio a partir de uma tomada de rede, ou a partir de uma bateria ou outra fonte de alimentação.

Cumprimentos,
Emmanuel.

Boa ideia

O LM 317 sem dissipaçao aguenta 1 ampere na boa
mas se puseres um bom dissipador pode ir ate aos 2 amperes ou ate um pouco mais
o que ja é mais do que suficiente para esse radio
se ja tiveres uma fonte de 12volts ou 13.8 volts
podes construir a regulaçao a partir daí....
73/51
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Qui 27 Set 2012 - 17:56

airlomba escreveu:Olá snog,

Construir? Claro!
Usa um regulador monolítico tipo LM317.
Procura a datasheet deste regulador (da National Semiconductors) na Internet, há lá esquemas para todos os gostos.

Se alimentares este regulador a partir de uma fonte de tensão de 12V que tenhas por casa. Só precisas do regulador, de algumas resistências e de um pequeno potenciómetro para ajustar a tensão de saída para os 7.5V

Se quiseres que te faça um esquema, avisa. Mas diz-me primeiro se queres alimentar o rádio a partir de uma tomada de rede, ou a partir de uma bateria ou outra fonte de alimentação.

Cumprimentos,
Emmanuel.

Airlomba se não lhe custar muito faça uma versão tipo "criança"...
Explicar assim mais ou menos como fosse para uma criança sou um "noob" nestas andanças...

Tomada de rede é daquelas da televisão ou telefone???
Bateria, fonte de alimentação??? É preciso é ligar a ficha.

O tal do regulador é parecido com um transistor?
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Sex 28 Set 2012 - 9:03

Snog escreveu:Airlomba se não lhe custar muito faça uma versão tipo "criança"...
Explicar assim mais ou menos como fosse para uma criança sou um "noob" nestas andanças...

Tomada de rede é daquelas da televisão ou telefone???
Bateria, fonte de alimentação??? É preciso é ligar a ficha.

O tal do regulador é parecido com um transistor?
Olá snog,

O esquema segue dentro de instantes. Sò preciso de o desnehar e tirar-lhe uma pelingrafia para publicar o rabisco.

Respondendo às tuas perguntas:
Tomada de rede, na minha mensagem, referia-se à rede eléctrica (230V - 50Hz). Smile
Bateria seria por exemplo a bateria de um carro (via isqueiro ou directamente nos bornes da bateria).
Fonte de alimentação é aquilo a que muita gente chama de "transformador" ou "carregador" (no entanto estas três expressões têm significados diferentes).
O tal regulador tem formato TO-220, semelhante a ALGUNS transístores.

Colega CT2GGX, o LM317, de fábrica na sua versão TO-220 dá praticamente 1.5A (na versão TO-3 dá praticamente o mesmo, mas tem maior poder dissipativo). No entanto, é preciso ter em conta que grande parte do calor dissipado deve-se ao diferencial de tensão entra as tensões de entrada e de saída. Ou seja, quanto maior for a tensão na entrada, relativamente á tensão de saída, mais calor o regulador vai dissipar. Por exemplo, eu consigo esquentar um LM317 com 35V na entrada regulando para 3V na saída, com apenas uma corrente de 100mA, e por outro lado manter fresquinho o mesmo regulador com 12V na entrada a regular para 9V na saída com uma corrente de 0.5A. Por esta razão é que aparece uma porrada de gráficos nos datasheets, como o colega bem sabe. Wink Uma forma de se obter maiores correntes à saída de uma fonte com este tipo de reguladores é pela aplicação de transístores entre a entrada e a saída.

Colega snog, até já! Wink

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Sex 28 Set 2012 - 10:10

Olá snog,

Podes encontrar o esquema aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como não sei qual a corrente absorvida pelo rádio quando está a emitir a plena potência, fiz duas versões do lado B da fonte: Uma para correntes até 1A e outra para correntes até 5A.

O lado A só faz falta se quiseres ligar esta fonte a uma tomada da rede eléctrica. No esquema do lado A especifiquei um transformador com secundário de 12V. No entanto, é melhor usares um transformador de 9V se encontrares. A potência do transformador está para 24VA (2A@12V), mas para a versão 2 da fonte, precisas de um transformador de maior potência; 48VA deve chegar. Smile

Para não andar com mordomias e esquesitices e eu poder desenhar-te um esquema absoluto, seria bom ligares o rádio a uma fonte de alimentação de laboratório, premir o PTT com a potência em HI e medir a corrente absorvida. Qualquer oficina de reparações eléctricas te pode fazer isso em 2 minutos. Se tiveres possibilidade de ires a uma escola que tenha um laboratório de electrotecnia ou de física, também fazes isso num instante.

Com o valor da corrente absorvida pelo rádio em TX a plena potência, poderei dimensionar-te a fonte ideal com os componentes mais baratos e fáceis de arranjar do mercado.

Também convém que decidas se queres ligar o rádio aos 230V ou a outro lado (ou aos dois Wink ).

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Sex 28 Set 2012 - 16:50

Olá Airlomba.
Por muito estranho que pareça tenho cá uma fonte de alimentação de laboratório que nunca soube para que me deram, guardei na expectativa de utilizar mais tarde e claro dar uma ajudinha...
Se aquilo não funcionava para ter o rádio a "bombar" para mim era lixo, mas agora tudo faz sentido...

Eu tenho duas fontes de alimentação, uma K205 da Alan e outra meio "breckada" que quando clico na PTT epá parece que vai tudo abaixo é como faltasse energia lá a fonte...
Será que essa fonte dá para adaptar??
Queria mesmo era fazer de uma fonte ATX de computador que estou a ver se me arranjam...

Dá para adaptar a fonte sem estragar??? É melhor fazer na de ATX certo??

Só uma achega daquilo que aprendi hoje em F.Q (fisico-química)

Energia Motora = Energia util + Energia dissipada

E para calcular o rendimento

Rendimento = Energia Útil : Energia motora x 100%


Eheh, até é fácil, para não dizer facílimo.
Já os meus colegas acham um bicho de sete cabeças. Eheh...

73
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Sáb 29 Set 2012 - 12:34

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Airlomba, esta é a fonte que tenho cá por casa, mede os volts e os amperes da coisa...

Achas que serve?
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr1989 Sáb 29 Set 2012 - 13:13

Essa é uma fonte normal de laboratorio (fonte dupla). Atenção aos terminais, atenção ao medir a corrente, não colocar o medidor em paralelo, nem fazer as ligaçoes com a fonte ligada. Muito importante tambem é não mexer no potenciometro da corrente quando ela esta ligada ao radio, ou a qualquer outra carga. No dos volts é na boa, pelo menos o do acerto ( o mais pequeno).

Sao alguns dos cuidados basicos quando se mexe numa fonte de alimentaçao de bancada.

73s
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Sáb 29 Set 2012 - 13:20

pmr1989 escreveu:Essa é uma fonte normal de laboratorio (fonte dupla). Atenção aos terminais, atenção ao medir a corrente, não colocar o medidor em paralelo, nem fazer as ligaçoes com a fonte ligada. Muito importante tambem é não mexer no potenciometro da corrente quando ela esta ligada ao radio, ou a qualquer outra carga. No dos volts é na boa, pelo menos o do acerto ( o mais pequeno).

Sao alguns dos cuidados basicos quando se mexe numa fonte de alimentaçao de bancada.

73s

Ainda não liguei o bicho com medo de algo acontecer.
Já agora uma pergunta eu posso ligar a fonte sem ter nada ligado para ver se ela liga???

73, do chinês o namorado da Maria Inês.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr1989 Sáb 29 Set 2012 - 15:09

Claro que sim.

É com ela ligada à alimentaçao, e sem carga nenhuma, que se ajustam os valores necessarios. Nao consigo ver, mas creio que essa tem um botao de on\off geral, e depois deve ter algo para controlar as 2 independentes nao? Vejo que tem um 2ºbotao na fonte da direita, mas devia ter um igual para debitar corrente na da esquerda, nao estou a entender muito bem esse painel, mas pronto, o essencial é sempre igual nas fontes.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Sáb 29 Set 2012 - 20:37

Liguei e nada aconteceu parece-me ter uma avaria, não liga cliquei no outro botão e nada...
Tentei mexer lá naquelas coisas que rodam e nada, não aconteceu nada...

Acham que fiz porcaria ou tive puro azar em aquilo estar estragado??

73, do chinês que domina o Inglês e que tem a sua namorada Inês.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr3116 Sáb 29 Set 2012 - 21:40

Pode ser um simples fusível queimado, não sei se essa fonte tem algum acessível a partir do exterior, caso tenha verifique, normalmente fica junto à entrada do cabo de alimentação. Caso não tenho sugiro que a abra e tente encontrar algum fusível e verificar se está bom ou não.

73
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Dom 30 Set 2012 - 9:54

Olá Snog,

Antes de mais, desculpa-me por só agora de te responder, mas estive fora o dia todo de ontem (e daqui a pouco vou para fora outra vez).

Relativamente à fonte que tens, serve perfeitamente se a corrente máxima do teu rádio em modo TX não "beber" mais de 5A (em modo tracking paralelo), o que duvido.

O colega pmr1989 foi simpático em alertar-te de alguns cuidados a ter mas meteu os pés pelas mãos. Smile
É verdade que se deve ter cuidados quando se usa material eléctrico sob tensão. É verdade que um amperímetro deve ser ligado em série e um voltímetro em paralelo. Mas no caso da fonte que já vem com estes instrumentos, não tens que ter cuidado nenhum neste aspecto.

O que deves fazer (vamos usar a fonte do lado direito):
- Liga a fonte (botão do lado direito);
- O botão central deve estar em modo OFF;
- Ajusta a tensão (no potenciómetro mais à direita) +ara os 7.5V. Se não conseguires acertar nos 7.5V, usa o potenciómetro que fica logo ao lado (ajuste fino);
- Roda o potenciómetro CURRENT todo no sentido dos ponteiros de um relógio (para o maximo). Não tenhas medo que este potenciómetro é só para limitar a corrente debitada pela fonte. A tua fonte não dá mais de 2.5A neste modo de funcionamento. E quem controla a corrente pedida á fonte é a carga, neste caso, o teu rádio.
- Desliga a fonte;
- Conecta os cabos da fonte ao teu rádio vermelhor é positivo, preto é negativo)
- Liga a fonte!
- Liga o rádio!

Após ligar o rádio, deverás ter algum valor diferente de 0 no amperímtero da direita. Este valor é a corrente absorvida pelo rádio em stand-by.

No teu rádio, escolhe um canal que não esteja a ser usado (deixa-te estar alguns minutos em escuta para teres a certeza de que estás "sozinho" na frequência (o ideal seria usares uma carga fictícia, mas isto são outros quinhentos).

Carega na PTT, aponta o valor da corrente. Este valor corresponde à corrente em carga.
Assobia no micro (com a PTT premida), lê e aponta o valor da corrente. Esta é a corrente máxima absorvida pelo rádio em modo TX. É este valor que preciso que me indiques para eu dimensionar-te a fonte.

Bons ensaios!

Quanto à fonte estar avariada. Confirma se tem fusível no painel trazeiro (algumas têm-no no seu interior).

Aguardo por nmovidades.
Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Dom 30 Set 2012 - 20:36

Boa noite colegas, hoje tentei ligar denovo a fonte regulei bem a coisa e fiz alguns ajustes... Tudo como o Airlomba disse.
O problema é que não funcionou lá no mostrador não mostrava nada é como não ligasse.
Deixo entretanto aqui uma foto da parte de trás da fonte.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr3116 Dom 30 Set 2012 - 21:03

Tá visto que na parte de trás não há fusível.
Sugiro que o próximo passo seja a abertura da fonte, e colocar aqui uma foto do interior para lhe ajudar a encontrar o fusível, que possivelmente estará "queimado", assim esperemos, porque caso não esteja, a avaria pode ser mais complicada e terá de passar pelas mãos de um técnico para avaliar.

73
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Dom 30 Set 2012 - 21:41

.


Última edição por tangará em Sáb 13 Out 2012 - 23:26, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr1989 Dom 30 Set 2012 - 23:04

Colega Airlomba, quando falei no serie paralelo, referi me a aparelhos medidores externos, ninguem mede grandezas com a própria fonte. De certeza que o colega Gonçalo terá um multimetro la por casa, e deve fazer os testes com ele. Alertei sim para o facto do selector de limite de corrente, que pode pedir mais, e as pessoas têm tendência a ir logo la rodar, e os circuitos podem não estar preparados para um aumento de débito de corrente momentãneo (como a maioria não está), pelo que esses passos todos devem ser feitos sem carga, e a fonte ate pode estar "duplamente" ligada, se é que me faço entender. Portanto acho que não meti os pés pelas mãos em lado nenhum. Não sei é quais os botões on off la da fonte, so testando, pois na maior parte dos casos ha um geral, para afinarmos, e depois mais 2, um para cada fonte individual, o que não é o caso.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr3116 Dom 30 Set 2012 - 23:07

tangará escreveu:
pmr3116 escreveu:Pode ser um simples fusível queimado, não sei se essa fonte tem algum acessível a partir do exterior, caso tenha verifique, normalmente fica junto à entrada do cabo de alimentação. Caso não tenho sugiro que a abra e tente encontrar algum fusível e verificar se está bom ou não.

73
teste de continuidade ao primário do transformador, pela fixa dos 220v feito com a fonte em off e multimetro em ohms era meu primeiro passo ..



Concordo consigo mas pelo que estamos a apurar, os conhecimentos de electrónica/electricidade não são muitos, para não dizer nenhuns.
Não se pode pedir para antes de abrir a fonte, medir "ohmicamente" o circuito primário porque quem não sabe manusear uma fonte de alimentação, dificilmente vai conseguir utilizar um multímetro, é a minha opinião.

73
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Dom 30 Set 2012 - 23:20

claro mas multimetro em escala de 20k ohms as pontas de prova na ficha de 220 DA FONTE de alimentação e ja se tinha 1 ideia de algo mas o ideal é mesmo abrir a tampa e ver estado de fusivel, primario de transformador ,o proprio interruptor de alterna geral,..tudo isso alguem pode acompanhar o caso via skype com cam
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Seg 1 Out 2012 - 8:06

DC Power Supply Output: 0-30V, 0-2.5A (2 channel) Dimension: H 5" x W 9" x D 12" Weight: 15Pounds se for correcta esta rápida pesquisa minha a fonte é boa mas não para dar de comer a radios exigentes =/ mais em ***banque-pdf.fr/fr_ax322.html
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos