TX RX Fórum
Como melhorar a antena do seu portátil Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Como melhorar a antena do seu portátil Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Como melhorar a antena do seu portátil

4 participantes

Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Sex 22 Abr 2011 - 12:42


Neste dois vídeos seguintes vamos ver como aumentar o plano de massa da antena do nosso portátil:






O esquema é muito simples:
1- Cabo Eléctrico de coluna por exemplo com 1mm ou inferior
2- Descarnar os dois condutores numa das pontas ligando os dois fios, cravando ou soldando um terminal tipo olhal ou de forquilha.
3- Cortar, por exemplo o preto com 1/4 de onda para VHF ( = 49 cm) e o vermelho para UHF (= 16 cm).

Para quem usa um PMR basta 1/4 de onda para UHF que são 16 cm. (Quanto á cor do cabo não importa, fica ao vosso critério) lolol!

73 e mãos à obra!
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Fácil e formidável. Ainda hoje faço !!

Mensagem por pmr1713 Sáb 23 Abr 2011 - 21:48

ALF007 escreveu:
Neste dois vídeos seguintes vamos ver como aumentar o plano de massa da antena do nosso portátil:






O esquema é muito simples:
1- Cabo Eléctrico de coluna por exemplo com 1mm ou inferior
2- Descarnar os dois condutores numa das pontas ligando os dois fios, cravando ou soldando um terminal tipo olhal ou de forquilha.
3- Cortar, por exemplo o preto com 1/4 de onda para VHF ( = 49 cm) e o vermelho para UHF (= 16 cm).

Para quem usa um PMR basta 1/4 de onda para UHF que são 16 cm. (Quanto á cor do cabo não importa, fica ao vosso critério) lolol!

73 e mãos à obra!
Espectaculo!!!
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Dom 24 Abr 2011 - 7:48

Experimente e depois diga-me algo.
Quando estiver a receber enrole o cabo na sua mão e quando estiver a emitir tire da mão.

73s
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por pmr1713 Dom 24 Abr 2011 - 12:09

ALF007 escreveu:Experimente e depois diga-me algo.
Quando estiver a receber enrole o cabo na sua mão e quando estiver a emitir tire da mão.

73s

Ja fiz e os resultados em uhf so poderei testar quando hoje me deslocar a um sitio melhor para picar alguns papagaios pmr ( consigo daqui apanhar o do Fundão, Portalegre e dias de grande propagação, o CADAVAL )


Em VHF deu logo resultado, com a mesma antena dentro de casa, Nagoya NA 636, o Quansheng tg uv2 5 W ( testei muito fora de horas para não incomodar ) consigo na potencia mínima picar o repetidor Amador de VHF de Portalegre na potencia mínima 1W, e sem o fio terra, só mesmo na potencia máxima 5 W. O testes foram feitos com muito cuidado, na mesma posição e com bateria cheia. O facto de enrolar na mão e para lhe acrescentar a minha terra,para que serve? Eu não enrolei, mas estive a ler que quando em tx, podemos apontar este fio terra para a localização de receptor e ganhamos mais db´s...alguém sabe quantos? O PMR 1332 disse-me que assim fica dipolo.

Adorei...73 !
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Dom 24 Abr 2011 - 13:12

"... enrolar o cabo na mão..." queria eu dizer que melhora a recepção quando tenho sinais fracos. Também reparei que basta por a mão no cabo. Talvez faça mais massa?

A experiência que fiz foi em uhf na banda pmr 446 mhz, tinha sinais fracos a receber e reparei que fazia um diferença com ou sem o cabo para melhor.
Na emissão não reparei qualquer diferença. Também não andei a picar os repetidores de amador.

Vou seguir o seu exemplo (pmr1713) e vou fazer um novo teste com mais pormenores.
O aumento do ganho não sei de quanto é. Iria precisar de um analiser de antenas, são muito caros mas adorava ter um brinquedo desses. Para quem gosta de construir antenas ia ter uma precisão mais correcta.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por pmr1713 Dom 24 Abr 2011 - 21:13

ALF007 escreveu:"... enrolar o cabo na mão..." queria eu dizer que melhora a recepção quando tenho sinais fracos. Também reparei que basta por a mão no cabo. Talvez faça mais massa?

A experiência que fiz foi em uhf na banda pmr 446 mhz, tinha sinais fracos a receber e reparei que fazia um diferença com ou sem o cabo para melhor.
Na emissão não reparei qualquer diferença. Também não andei a picar os repetidores de amador.

Vou seguir o seu exemplo (pmr1713) e vou fazer um novo teste com mais pormenores.
O aumento do ganho não sei de quanto é. Iria precisar de um analiser de antenas, são muito caros mas adorava ter um brinquedo desses. Para quem gosta de construir antenas ia ter uma precisão mais correcta.



Ja testei, melhorou em UHF um pouco e em VHF bastante. No entanto o fio, por vezes ao mexer, tem alguns gostos manhosos, por vezes ao levantar um pouco o fio e desviando pra esquerda ou direita melhorava mais tanto na emissão como na recepção, mas não tirei qsos com comprimento que me desse tempo para perceber melhor a manha, mas que melhorou melhorou !!

73
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Dom 24 Abr 2011 - 21:47

Ainda bem que resultou.
Eu acho que criando um ângulo de 45 graus (com a antena e o cabo) vai obter os 50 ohms e assim vai obter melhores resultados.
Experimente isso e depois diga-me alguma coisa.
Eu também vou fazer essa experiência e depois digo algo por cá.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por pmr1713 Dom 24 Abr 2011 - 22:45

ALF007 escreveu:Ainda bem que resultou.
Eu acho que criando um ângulo de 45 graus (com a antena e o cabo) vai obter os 50 ohms e assim vai obter melhores resultados.
Experimente isso e depois diga-me alguma coisa.
Eu também vou fazer essa experiência e depois digo algo por cá.

" ... criando um ângulo de 45 graus (com a antena e o cabo) ... "

Como assim? Não percebi
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Dom 24 Abr 2011 - 23:15

veja este desenho... assim acho que já vai perceber.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Peço desculpas mas não tenho muito jeito para o desenho de lapis na mão, quanto mais de rato... lolol

"...criando um ângulo de 45 graus (com a antena e o cabo) vai obter os 50 ohms e assim vai obter melhores resultados" disse isto porque me lembrei desta antena:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
imagine esta antena só como uma radial... digamos que o elemento de cima é antena do portátil e um radial de baixo é o cabo da engenhoca.
Se colocar 4 cabos iguais tem os resultados desta antena que esta na segunda foto.

O que acabei de escrever é o que vou experimentar.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por musico Seg 30 maio 2011 - 13:04

Essa segunda antena serve para que bandas? pareceu me fácil de fazer terá resultados bons?
parece me ser pequena case o ideal para meter na minha varanda Very Happy


valera a pena?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por PMR1006 Ter 31 maio 2011 - 1:26

Já fiz a experiência mas em vez de cabo utilizei fio de cobre de 1,5 mm rigido, no qual fiz uma argola na ponta acupolei o á antena e abri um angulo de 45º
resultados????
EXELENTES.
Valeu, para esta simples "anteninha" a minha votação de 0 a 5 é de 4.
PMR1006
PMR1006
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Ter 31 maio 2011 - 8:38

Boas musico

A segunda antena é para a Banda PMR 446 Mhz. É uma construção muito simples.
Neste site podes ver como se faz esta antena: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Também podes ver outras antenas que lá tem.

Mas existem antena melhores... também com uma construção simples... podes ver aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Com a antena bazuka vais ter mais sucesso. Ambas as antenas são de dimensões pequenas.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por ALF007 Ter 31 maio 2011 - 8:48

Boas pmr1006

Teve uma boa ideia em colocar um fio de cobre rígido, não me lembrei dessa.
Vou ter que experimentar.

O meu portátil anda sempre com os 2 fios (vermelho e preto) ligado á massa da antena original. Não estorva nada e tornasse mais pratico.
Tenho reparado que melhora-me a recepção... os sinais mais fracos chegam-me com melhor qualidade.
Quanto á emissão não reparo qualquer alteração... é o que me parece.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por musico Ter 31 maio 2011 - 12:44

ja que estamos numa de antenas uma duvida os pmr / radios bibanda UHF/VHF pronto isso tudo, temos de ter o mesmo cuidado com antenas que o CB? tipo estacionarias tipo falta de massa por causa do risco de queimar as saídas? é que tenho visto aqui falar de alterações em antenas e fios ligados a maos Very Happy e coisas do genero e parece me que ninguém fala nesses cuidados fiquei na duvida se so nos radio CB existe esse medo de queimar o radio por causa de uma antena mal ligada / constuida.

ha e desde ja obrigado pelos links das antenas estao ai algumas bem interessantes se eu entrar mesmo nisto do pMR (espero que seja em breve ) vou ver se arranjo uma antena pequena mas potente para meter na janela da residência visto que nao me posso esticar muito naquele sitio
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar a antena do seu portátil Empty Re: Como melhorar a antena do seu portátil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos