TX RX Fórum
Ética do DX nos 11 metros Popup110
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO

Divulgação

Ética do DX nos 11 metros

Ir em baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 em Ter 12 Mar 2013 - 8:27

Tenho reparado que muitos colegas pretendem iniciar-se no mundo do DX, nos 11 metros (CB) e não sabem como fazer.
Como não sabem, ficam com receio de fazer asneira e ficam na escuta para aprender.
Aprender com a escuta é uma excelente decisão porque facilmente vai compreender como se faz, com a prática dos outros operadores mais experientes. Mas atenção, nem tudo o que se ouve esta correcto.

1 – Indicativos

Identifique-se sempre e unicamente com o seu indicativo completo, deixando o seu nome e outras coisas que ache importante dizer para 2º plano no seu discurso.
O indicativo é constituído por “3 grupos de informação”.

Exemplo: 31TX007 ------- 31 – TX – 007

31 – É a divisão. Ao dizer 31, o outro colega que o esta a ouvi-lo, fica a saber que é de Portugal. Cada Pais ou Ilha tem a sua divisão e assim quando ouvir um indicativo de alguém, com o prefixo do indicativo já soube de onde ele é.
Para mais informações sobre todos os “prefixos / divisões” veja no seguinte link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

TX – São as inicias do grupo que o operador é membro. Existem muitos colegas que não são membros de Grupos DX por isso fazem o seu indicativo pessoal, com 2 o 3 letras que lhe convém.

007 – É a unidade de membro. Para perceber melhor é o número de sócio. (lol)

2 – As 3 atitudes correctas na prática do DX

Nos 11 metros existe uma “Frequência Internacional de Chamada” que é em 27,555 Mhz, no modo USB. Esta frequência é o ponto de encontro para todos operadores de todo o mundo .
Grande parte dos operadores usam o modo USB e uma vez ou outra vai reparar que estão em LSB.

Atitude 1 – Use a “Frequência Internacional de Chamada”, faça a sua “Chamada Geral - CQ” e convide para ir a outra frequência em que não esteja ninguém, para fazer o seu QSO / contacto.
Antes de fazer a sua “Chama Geral – CQ” escolha uma frequência desocupada. Veja uma frequência que não ouça ninguém e para ter mesmo a certeza que esta livre, carregue na PTT e pergunte se esta alguém… Exemplo em 27,610: Is this frequency in use?
Se alguém responder escolha outra e faça o mesmo processo até encontrar uma frequência livre.
Depois regresse á “Frequência Internacional de Chamada” e faça o seu CQ… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by at frequency 27, 610 (twenty-seven, ponoint, six one zero).
Em seguida vá para a frequência que convidou (27,610), mostre a sua presença carregando na PTT fazendo outra “Chamada Geral – CQ”… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007, 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. (repita 2 o 3 vezes o seu indicativo durante o CQ, para que o compreendam com o seu primeiro cambio).
Sei que vai ouvir muitos colegas a finalizar a sua “Chamada Geral – CQ” com o “QRZ”… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. QRZ Please. Nunca faça isso porque esta errado. QRZ significa quem me chama?
Utilize o “QRZ” quando sabe que alguém esta a chamar por si e não compreendeu o indicativo dele. Exemplo: CQ, CQ from 31TX007, 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. QRZ?
Alguém o vai atender e identificando-se… Exemplo: 91AT101 (nine one, alfa tango, one zero one).
Confirme o indicativo dele e inicie o seu QSO / contacto… Exemplo: 91AT101 from 31TX007, good evening, thanks for your call, you are 5/9. My name is Jack, i spell Juliet alfa Charlie kilo and my city is Matosinhos. How copy? 91AT101 from 31TX007. Over.
Depois de iniciar o QSO utilize sempre a palavra “Over” no fim dos seus câmbios. Over significa “acabei de falar, vai para si”.
Ele vai-lhe responder: 31TX007 from 91AT101, good evening Jack, i copy you very well, 5/7 (Inteligibilidade – Radio 5 / Nivel de sinal – Santiago 7), my name is Paul, papa alfa uniforme lima, and my QTH is Bangkok. Over.

Carregue novamente na PTT e responda-lhe: 91AT101 from 31TX007. Thanks for the my report Paul. My working conditions are a 1401 watts, with a antenna vertical 5/8 wave Avanty 170 Sigma II, my transceiver is a Kenwood TS 990 and a microphone studio. (lol) I would like to exchange QSL cards. Search on Google, 31TX007 and have my QSL address. Thanks for this contact 73 and see you soon again, I hope. Over.
31TX007 from 91AT101 all copied 100%, on this side I am using 2001 watt with an yagi 6 elements 11 meters, my transceiver is a yaesu FT 857. I will also send you my QSL Card. 31TX007 this is 91AT101 clear with you.
73 Paul and see you soon from 31TX007 now clear

Atitude 2 – Fique na escuta na “Frequência Internacional de Chamada” e ouça as “Chamadas Gerais - CQ” dos outros colegas e vá para a frequência que convidaram e faça o QSO / contacto.
Ouça bem o indicativo dele para ter a certeza que esta correcto e se lhe interessar identifique-se… Exemplo: 31TX007
Ele vai atende-lo de uma maneira muito parecida como descrevo na “Atitude 1”

Atitude 3 – Faça uma busca pelas frequências. Quando ouvir alguém fique atento. Sintonize, com o Rit ou com o Clarifier do seu equipamento, ajuste o áudio para que fique confortável ao seu ouvido, ouça de maneira a ter conhecimento do indicativo dele. Depois já sabe de onde é e quem ele é. Se lhe interessar fazer o contacto, vá anotando o seu nome, o sinal, a frequência e modo em que esta, coordenadas, o seu QSL Maneger e toda a informação que achar importante.
Quando ele acabar o seu QSO carregue na PTT e diga apenas o seu Indicativo correcto… Exemplo: 31TX007 (thirty one tango x-ray zero zero seven).
Ele vai ouvi-lo e vai responder… 31TX007 from 91AT101.
E depois faça o seu QSO / contacto como descrevo na “Atitude 1”
Atenção, se o colega tiver varias perguntas a fazer, não se acanhe e faça-as.
Converse com ele, seguindo a ética do DX sendo atencioso, simpático, educado, gentil e divirta-se.
Faça um novo amigo!

3 - Outras ferramentas que o podem ajudar no DX

3.1 – Log
O colega vai precisar de ter os seus contactos organizados. Vai ter que organizar com quem contactou, a que horas, em que frequência, o sinal que ele colocava, se já enviou a QSL, saber quantas divisões já tem confirmadas e muito mais…
Para ter isto tudo organizado vai precisar de um programa muito leve. É o” LogIt”.
Faça o download no seguinte link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ... Instale com confiança do TX&RX is nice! e faça os vistos todos no Upgrade do LogIt.
Depois de instalado explore para o conhecer e vai ver que é simples. Qualquer duvida disponha no mesmo link / tópico.

3.2 – Clusters
Cluster é uma base de dados que esta sempre actualizada em tempo real na web.
Por exemplo: Eu faço um contacto com o 91AT101. Depois faço o meu login no respectivo cluster e preencho um pequeno formulário onde vou dizer que eu, 31TX007 fez um QSO com o 91AT101, na frequência 27,610, no modo USB e deixo uma mensagem tipo: 5/8 good contact.
Assim todo mundo que tiver atento ao cluster, vai ter conhecimento qual é a frequência onde poderá encontrar o 91AT101 como também a mim, 31TX007.
Também pode utilizar o cluster para saber informações de qualquer estação, basta procurar pelo indicativo no respectivo motor de busca e vai ter acesso á minha QSL Adress e toda a informação que eu achei importante colocar quando fiz o meu registo.

O famoso e o mais antigo cluster dos 11 metros é o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] mas acho que não dá para fazer novos registos. Quem tem lá registado que o use e os que ainda não fizeram que aguardem até que a administração se lembre de abrir as porta para a malta se registar.

Existem vários clusters mas existe 1 que destaca-se dos outros e qualquer operado pode fazer o seu registo.
É o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e tem um potencial enorme porque tudo o que se passa em todos os clusters é reportado em tempo real.

Faça o seu registo com o seu indicativo e explore para tonar-se num operador nato.

Observações / Concelhos

Como pode ver é simples fazer DX.
Não tenha receio de fazer borrada e carregue na PPT com coragem e treine fazendo vários contactos.
O colega do outro lado também tem o mesmo objectivo e o mesmo prazer de fazer rádio e de confirmar o contacto com a QSL o mundo todo.
Até ao momento existem 351 divisões para serem feitas e confirmadas por isso tem muitas horas pela frente para se divertir com a modalidade do DX.
Imagine fazer vários contactos e começar a receber QSL’s a confirmar… depois o colega vai começar a olhar para a sua estação com outros olhos e vai querer conhecer os limites da sua estação com o auxilio da propagação.
Agora que já imaginou esta sensação passe á acção, para sentir na realidade o que é o DX!

Última edição por ALF007 em Ter 12 Mar 2013 - 10:35, editado 2 vez(es)

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por mariorui27 em Ter 12 Mar 2013 - 9:48

Muito bom post.

Cumprimentos
Mario Rui - 31TX092 -Estacao Baia
mariorui27
mariorui27
Iniciado

Mensagem por pmr3116 em Ter 12 Mar 2013 - 11:46

Caro ALF007, mais um post brilhante, 5*.

73´s
pmr3116
pmr3116
Amador

Mensagem por pmr2511 em Ter 12 Mar 2013 - 13:24

GOSTO I like this! TX&RX is nice!
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional

Mensagem por pmr3363chaparrito em Qua 13 Mar 2013 - 13:26

sem duvida uma mais valia para mim e com certeza para outros colegas que tambem se estejam a iniciar no CB

ja agora uma duvida Question
no registo no cluster ponho o indicativo todo " 31TX874 / estaçao chaparrito e CB420 "

ou k parte dele devo de meter
desde ja obrigado
te+lima
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru

Mensagem por mouca em Qua 13 Mar 2013 - 15:54

Os meus parabéns grande tópico.
mouca
mouca
Guru

Mensagem por Drizzt em Qua 13 Mar 2013 - 17:56

on this side I am using 2001 watt with an yagi 6 elements 11 meters, my transceiver is a yaesu FT 857

Tendo em conta o contexto de CB, este é um exemplo pouco sensato.
Drizzt
Drizzt
Iniciado

Mensagem por ALF007 em Qui 14 Mar 2013 - 0:12

Chaparrito.... o seu indicativo é 31TX874.
Todas as outras informações deixe para segundo plano. Por isso todos os registos que fizer para DX faça com o seu indicativo unicamente: 31TX874.

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por [ThunderS] em Qui 14 Mar 2013 - 14:12

Bela iniciativa.. toda a gente sabe q o 1º contacto deixa qq um receoso.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional

Mensagem por ALF007 em Sex 15 Mar 2013 - 21:32

Bom dia a todos...

No [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] já dá para fazer novos registos.
É de aproveitar e fazer o registo enquanto dá!

Bons DX's!

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por pmr2511 em Sex 15 Mar 2013 - 23:39

Qual a vantagem em relação ao dxcluster.

73
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional

Mensagem por ALF007 em Sab 16 Mar 2013 - 0:25

Eu estou registado nos 2.
Guio-me pelo dxcluster porque consigo ver o que se passa em todos os clusters.
Quando faço um contacto, menciono no cluster.dk que o fiz e assim esta postado em 2 clusters.

Não sei se já reparaste mas 90% da informação postada sai do cluster.dk.
Isso significa que a maior parte do pessoal anda por lá.
E o dxcluster é um complemento muito importante que consegue reunir toda a informação postada de todos os clusters.
Abro sempre os 2 clusters e opero assim desta maneira.

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por pmr2511 em Sab 16 Mar 2013 - 14:33

ALF007 escreveu:Eu estou registado nos 2.
Guio-me pelo dxcluster porque consigo ver o que se passa em todos os clusters.
Quando faço um contacto, menciono no cluster.dk que o fiz e assim esta postado em 2 clusters.

Não sei se já reparaste mas 90% da informação postada sai do cluster.dk.
Isso significa que a maior parte do pessoal anda por lá.
E o dxcluster é um complemento muito importante que consegue reunir toda a informação postada de todos os clusters.
Abro sempre os 2 clusters e opero assim desta maneira.

Ok Alf007 obrigado pela explicação por acaso registei ontem mas não estou a consiguir entrar será que tenho que receber um mail para activar a conta?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional

Mensagem por ALF007 em Sab 16 Mar 2013 - 14:52

Julgo que sim.
Procura no Span ou no lixo da tua conta de e-mail, pode estar lá.
Se não encontrares faz outro registo.

A administração do cluster.dx pode demorar a activar o registo.

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007