TX RX Fórum
Ética do DX nos 11 metros Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Ética do DX nos 11 metros Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Ética do DX nos 11 metros

+5
pmr3363chaparrito
pmr2511
pmr3116
mariorui27
ALF007
9 participantes

Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 Ter 12 Mar 2013 - 8:27

Tenho reparado que muitos colegas pretendem iniciar-se no mundo do DX, nos 11 metros (CB) e não sabem como fazer.
Como não sabem, ficam com receio de fazer asneira e ficam na escuta para aprender.
Aprender com a escuta é uma excelente decisão porque facilmente vai compreender como se faz, com a prática dos outros operadores mais experientes. Mas atenção, nem tudo o que se ouve esta correcto.



1 – Indicativos


Identifique-se sempre e unicamente com o seu indicativo completo, deixando o seu nome e outras coisas que ache importante dizer para 2º plano no seu discurso.
O indicativo é constituído por “3 grupos de informação”.

Exemplo: 31TX007 ------- 31 – TX – 007

31 – É a divisão. Ao dizer 31, o outro colega que o esta a ouvi-lo, fica a saber que é de Portugal. Cada Pais ou Ilha tem a sua divisão e assim quando ouvir um indicativo de alguém, com o prefixo do indicativo já soube de onde ele é.
Para mais informações sobre todos os “prefixos / divisões” veja no seguinte link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

TX – São as inicias do grupo que o operador é membro. Existem muitos colegas que não são membros de Grupos DX por isso fazem o seu indicativo pessoal, com 2 o 3 letras que lhe convém.

007 – É a unidade de membro. Para perceber melhor é o número de sócio. (lol)



2 – As 3 atitudes correctas na prática do DX

Nos 11 metros existe uma “Frequência Internacional de Chamada” que é em 27,555 Mhz, no modo USB. Esta frequência é o ponto de encontro para todos operadores de todo o mundo .
Grande parte dos operadores usam o modo USB e uma vez ou outra vai reparar que estão em LSB.

Atitude 1 – Use a “Frequência Internacional de Chamada”, faça a sua “Chamada Geral - CQ” e convide para ir a outra frequência em que não esteja ninguém, para fazer o seu QSO / contacto.
Antes de fazer a sua “Chama Geral – CQ” escolha uma frequência desocupada. Veja uma frequência que não ouça ninguém e para ter mesmo a certeza que esta livre, carregue na PTT e pergunte se esta alguém… Exemplo em 27,610: Is this frequency in use?
Se alguém responder escolha outra e faça o mesmo processo até encontrar uma frequência livre.
Depois regresse á “Frequência Internacional de Chamada” e faça o seu CQ… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by at frequency 27, 610 (twenty-seven, ponoint, six one zero).
Em seguida vá para a frequência que convidou (27,610), mostre a sua presença carregando na PTT fazendo outra “Chamada Geral – CQ”… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007, 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. (repita 2 o 3 vezes o seu indicativo durante o CQ, para que o compreendam com o seu primeiro cambio).
Sei que vai ouvir muitos colegas a finalizar a sua “Chamada Geral – CQ” com o “QRZ”… Exemplo: CQ, CQ, CQ from 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. QRZ Please. Nunca faça isso porque esta errado. QRZ significa quem me chama?
Utilize o “QRZ” quando sabe que alguém esta a chamar por si e não compreendeu o indicativo dele. Exemplo: CQ, CQ from 31TX007, 31TX007 (thirty-one tango x-ray zero zero seven), calling and standing by. QRZ?
Alguém o vai atender e identificando-se… Exemplo: 91AT101 (nine one, alfa tango, one zero one).
Confirme o indicativo dele e inicie o seu QSO / contacto… Exemplo: 91AT101 from 31TX007, good evening, thanks for your call, you are 5/9. My name is Jack, i spell Juliet alfa Charlie kilo and my city is Matosinhos. How copy? 91AT101 from 31TX007. Over.
Depois de iniciar o QSO utilize sempre a palavra “Over” no fim dos seus câmbios. Over significa “acabei de falar, vai para si”.
Ele vai-lhe responder: 31TX007 from 91AT101, good evening Jack, i copy you very well, 5/7 (Inteligibilidade – Radio 5 / Nivel de sinal – Santiago 7), my name is Paul, papa alfa uniforme lima, and my QTH is Bangkok. Over.

Carregue novamente na PTT e responda-lhe: 91AT101 from 31TX007. Thanks for the my report Paul. My working conditions are a 1401 watts, with a antenna vertical 5/8 wave Avanty 170 Sigma II, my transceiver is a Kenwood TS 990 and a microphone studio. (lol) I would like to exchange QSL cards. Search on Google, 31TX007 and have my QSL address. Thanks for this contact 73 and see you soon again, I hope. Over.
31TX007 from 91AT101 all copied 100%, on this side I am using 2001 watt with an yagi 6 elements 11 meters, my transceiver is a yaesu FT 857. I will also send you my QSL Card. 31TX007 this is 91AT101 clear with you.
73 Paul and see you soon from 31TX007 now clear

Atitude 2 – Fique na escuta na “Frequência Internacional de Chamada” e ouça as “Chamadas Gerais - CQ” dos outros colegas e vá para a frequência que convidaram e faça o QSO / contacto.
Ouça bem o indicativo dele para ter a certeza que esta correcto e se lhe interessar identifique-se… Exemplo: 31TX007
Ele vai atende-lo de uma maneira muito parecida como descrevo na “Atitude 1”

Atitude 3 – Faça uma busca pelas frequências. Quando ouvir alguém fique atento. Sintonize, com o Rit ou com o Clarifier do seu equipamento, ajuste o áudio para que fique confortável ao seu ouvido, ouça de maneira a ter conhecimento do indicativo dele. Depois já sabe de onde é e quem ele é. Se lhe interessar fazer o contacto, vá anotando o seu nome, o sinal, a frequência e modo em que esta, coordenadas, o seu QSL Maneger e toda a informação que achar importante.
Quando ele acabar o seu QSO carregue na PTT e diga apenas o seu Indicativo correcto… Exemplo: 31TX007 (thirty one tango x-ray zero zero seven).
Ele vai ouvi-lo e vai responder… 31TX007 from 91AT101.
E depois faça o seu QSO / contacto como descrevo na “Atitude 1”
Atenção, se o colega tiver varias perguntas a fazer, não se acanhe e faça-as.
Converse com ele, seguindo a ética do DX sendo atencioso, simpático, educado, gentil e divirta-se.
Faça um novo amigo!




3 - Outras ferramentas que o podem ajudar no DX

3.1 – Log
O colega vai precisar de ter os seus contactos organizados. Vai ter que organizar com quem contactou, a que horas, em que frequência, o sinal que ele colocava, se já enviou a QSL, saber quantas divisões já tem confirmadas e muito mais…
Para ter isto tudo organizado vai precisar de um programa muito leve. É o” LogIt”.
Faça o download no seguinte link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ... Instale com confiança do TX&RX is nice! e faça os vistos todos no Upgrade do LogIt.
Depois de instalado explore para o conhecer e vai ver que é simples. Qualquer duvida disponha no mesmo link / tópico.

3.2 – Clusters
Cluster é uma base de dados que esta sempre actualizada em tempo real na web.
Por exemplo: Eu faço um contacto com o 91AT101. Depois faço o meu login no respectivo cluster e preencho um pequeno formulário onde vou dizer que eu, 31TX007 fez um QSO com o 91AT101, na frequência 27,610, no modo USB e deixo uma mensagem tipo: 5/8 good contact.
Assim todo mundo que tiver atento ao cluster, vai ter conhecimento qual é a frequência onde poderá encontrar o 91AT101 como também a mim, 31TX007.
Também pode utilizar o cluster para saber informações de qualquer estação, basta procurar pelo indicativo no respectivo motor de busca e vai ter acesso á minha QSL Adress e toda a informação que eu achei importante colocar quando fiz o meu registo.

O famoso e o mais antigo cluster dos 11 metros é o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas acho que não dá para fazer novos registos. Quem tem lá registado que o use e os que ainda não fizeram que aguardem até que a administração se lembre de abrir as porta para a malta se registar.

Existem vários clusters mas existe 1 que destaca-se dos outros e qualquer operado pode fazer o seu registo.
É o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e tem um potencial enorme porque tudo o que se passa em todos os clusters é reportado em tempo real.

Faça o seu registo com o seu indicativo e explore para tonar-se num operador nato.



Observações / Concelhos

Como pode ver é simples fazer DX.
Não tenha receio de fazer borrada e carregue na PPT com coragem e treine fazendo vários contactos.
O colega do outro lado também tem o mesmo objectivo e o mesmo prazer de fazer rádio e de confirmar o contacto com a QSL o mundo todo.
Até ao momento existem 351 divisões para serem feitas e confirmadas por isso tem muitas horas pela frente para se divertir com a modalidade do DX.
Imagine fazer vários contactos e começar a receber QSL’s a confirmar… depois o colega vai começar a olhar para a sua estação com outros olhos e vai querer conhecer os limites da sua estação com o auxilio da propagação.
Agora que já imaginou esta sensação passe á acção, para sentir na realidade o que é o DX!


Última edição por ALF007 em Ter 12 Mar 2013 - 10:35, editado 2 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por mariorui27 Ter 12 Mar 2013 - 9:48

Muito bom post.

Cumprimentos
Mario Rui - 31TX092 -Estacao Baia
mariorui27
mariorui27
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por pmr3116 Ter 12 Mar 2013 - 11:46

Caro ALF007, mais um post brilhante, 5*.

73´s
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por pmr2511 Ter 12 Mar 2013 - 13:24

GOSTO I like this! TX&RX is nice!
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 13 Mar 2013 - 13:26

sem duvida uma mais valia para mim e com certeza para outros colegas que tambem se estejam a iniciar no CB

ja agora uma duvida Question
no registo no cluster ponho o indicativo todo " 31TX874 / estaçao chaparrito e CB420 "

ou k parte dele devo de meter
desde ja obrigado
te+lima
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por mouca Qua 13 Mar 2013 - 15:54

Os meus parabéns grande tópico.
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por Drizzt Qua 13 Mar 2013 - 17:56

on this side I am using 2001 watt with an yagi 6 elements 11 meters, my transceiver is a yaesu FT 857

Tendo em conta o contexto de CB, este é um exemplo pouco sensato.
Drizzt
Drizzt
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 Qui 14 Mar 2013 - 0:12

Chaparrito.... o seu indicativo é 31TX874.
Todas as outras informações deixe para segundo plano. Por isso todos os registos que fizer para DX faça com o seu indicativo unicamente: 31TX874.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por [ThunderS] Qui 14 Mar 2013 - 14:12

Bela iniciativa.. toda a gente sabe q o 1º contacto deixa qq um receoso.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 Sex 15 Mar 2013 - 21:32

Bom dia a todos...

No [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] já dá para fazer novos registos.
É de aproveitar e fazer o registo enquanto dá!

Bons DX's!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por pmr2511 Sex 15 Mar 2013 - 23:39

Qual a vantagem em relação ao dxcluster.

73
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 Sáb 16 Mar 2013 - 0:25

Eu estou registado nos 2.
Guio-me pelo dxcluster porque consigo ver o que se passa em todos os clusters.
Quando faço um contacto, menciono no cluster.dk que o fiz e assim esta postado em 2 clusters.

Não sei se já reparaste mas 90% da informação postada sai do cluster.dk.
Isso significa que a maior parte do pessoal anda por lá.
E o dxcluster é um complemento muito importante que consegue reunir toda a informação postada de todos os clusters.
Abro sempre os 2 clusters e opero assim desta maneira.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por pmr2511 Sáb 16 Mar 2013 - 14:33

ALF007 escreveu:Eu estou registado nos 2.
Guio-me pelo dxcluster porque consigo ver o que se passa em todos os clusters.
Quando faço um contacto, menciono no cluster.dk que o fiz e assim esta postado em 2 clusters.

Não sei se já reparaste mas 90% da informação postada sai do cluster.dk.
Isso significa que a maior parte do pessoal anda por lá.
E o dxcluster é um complemento muito importante que consegue reunir toda a informação postada de todos os clusters.
Abro sempre os 2 clusters e opero assim desta maneira.


Ok Alf007 obrigado pela explicação por acaso registei ontem mas não estou a consiguir entrar será que tenho que receber um mail para activar a conta?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por ALF007 Sáb 16 Mar 2013 - 14:52

Julgo que sim.
Procura no Span ou no lixo da tua conta de e-mail, pode estar lá.
Se não encontrares faz outro registo.

A administração do cluster.dx pode demorar a activar o registo.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por Filipe Silva Ter 10 Dez 2013 - 12:38

Parabéns ALF007 pelo tópico! Abraço
Filipe Silva
Filipe Silva
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Ética do DX nos 11 metros Empty Re: Ética do DX nos 11 metros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos