TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação


Misteriosas explosões intergalácticas de rádio são detectadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Misteriosas explosões intergalácticas de rádio são detectadas

Mensagem por ALF007 em Sab 6 Jul 2013 - 18:01

Os astrónomos estavam em uma expedição de pesca celestial buscando por estrelas de neutrões pulsantes e outras rajadas de rádio quando eles descobriram algo inesperado. A varredura do céu foi conduzida pelo radiotelescópio Parkes, na Austrália.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O sinal poderoso, que durou apenas milésimos de segundo, poderia ter sido um golpe de sorte, mas em seguida, a equipe encontrou mais três flashes igualmente energéticos provenientes de diferentes pontos do céu.

Análises recentes indicarem que, ao contrário de sinais de rádio cósmicos que se originam na Via Láctea ou uma galáxia vizinha próxima, estes quatro sinais parecem ter vindo de muito além.

Os pesquisadores não sabem o que disparou as rajadas de rádio, detectadas entre Fevereiro de 2011 e Janeiro de 2012. O que se sabe é que em poucos milissegundos, o que liberou cada um dos sinais liberou tanta energia quanto o sol emite em 300 mil anos.

Os cientistas têm todos os tipos de teorias sobre quais fenómenos exóticos podem ter desencadeado as explosões. Os candidatos incluem colisão de magnetares, que são
estrelas de neutrões com campos magnéticos super-fortes, a evaporação de buracos negros, ou explosões de raios gama que envolvem uma Supernova.

Ou, como o astrónomo James Cordes, da Universidade Cornell, aponta, as rajadas podem ser um tipo inteiramente novo de evento astrofísico de alta energia.

No entanto, o que está acontecendo é provavelmente um fenómeno relativamente comum, embora difícil de detectar. Os astrónomos estimam que acontecem cerca de 10.000 rajadas de rádio de alta energia semelhante todos os dias.

“Isso parece ser comum, você só precisa de um grande telescópio para detectar”, disse o  astrônomo Dan Thornton, da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Sinais de rádio semelhantes foram encontrados antes, mas os astrónomos nunca registaram um vindo de tão longe.

Thornton e sua equipe caracterizaram o plasma das ondas de rádio que viajaram antes de chegar ao telescópio. A forma da onda é influenciada pela quantidade de plasma ao longo do percurso do sinal.

Os astrónomos descobriram que esses quatro sinais tinham mais plasma do que poderia ser explicado pelo gás interestelar da Via Láctea.

Eles suspeitam que o gás extra encontra-se entre as galáxias, uma descoberta que abre a porta para uma nova técnica para investigar o conteúdo de galáxias distantes e o que existe entre elas.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
avatar
ALF007
Administrador Fundador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Misteriosas explosões intergalácticas de rádio são detectadas

Mensagem por PMR3657 em Qui 25 Jul 2013 - 9:23

I like this! 
avatar
PMR3657
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum