TX RX Fórum
Antena para HF Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena para HF Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena para HF

+11
pmr961
CT1END
ct5goq
ct2gww
smd
dnoc
MacGyver
007
NunoLopez
PMR1006
ALF007
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Antena para HF Empty Antena para HF

Mensagem por ALF007 Sáb 23 Abr 2011 - 18:50

Bom dia Amigos.

Pretendo construir uma antena para HF que faça os 160, 80, 20, 17 e 15 metros.
Sei que o ideal era uma antena para cada banda mas para iniciar pretendo uma antena que faça estas bandas.

Aqui deixo este tópico para adquirir mais informação sobre este tema e iniciar com experiência da construção da antena.

73s
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Espero que isto ajude...

Mensagem por PMR1006 Sáb 30 Abr 2011 - 16:59

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PMR1006
PMR1006
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Dom 1 maio 2011 - 2:23

Boa noite 1006

Amanha vou estar com muitas duvida para lhe perguntar.
Vi por alto e agradou-me. Quero ter uma antena assim.
Antes das duvidas diga-me se já experimentou? Se for o "sim" dê uma nota de 1 a 5.
Obrigado.
Prepare-se com as minha duvidas "estúpidas" lolol... até já.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Dom 1 maio 2011 - 18:59

Já estive ler com atenção e tenho as minha duvidas "estúpidas"! lolol

- O que é "buy a black CB mobile whip, abt. 160mm long, with helical wire and adjustable top." ... que material é este?

- E não estou a perceber muito bem como como é o esquema desta antena. Podia ter mais imagens a explicar a construção.

- Se poder explicar era óptimo. Tenho em mente que esta antena deve ser uma bomba para uma estação móvel.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Dom 1 maio 2011 - 19:08

O projecto da antena móvel agrada-me bastante. Para mim vai ser mais um desafio e divertir-me com a sua construção.

Mas a minha prioridade é uma antena para colocar em casa com o objectivo de ter uma melhor performance. As antenas para HF são muito caras e com uma construção caseira poupo dinheiro e da-me mais "gozo" construir a minha própria antena.

Se alguém poder aconselhar e ajudar, era óptimo!

Obrigado!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty ANTENA MULTIBAND HF

Mensagem por PMR1006 Dom 1 maio 2011 - 20:32

Boa noite PMR.265
gostava muito de o poder ajudar mas não percebo nada dessa antena Shocked foi numas pesquisas minhas que encontrei esta antena. What a Face
PMR1006
PMR1006
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Dom 1 maio 2011 - 22:38

Antes de mais obrigado, 1006... por ter postado o endereço da antena móvel para HF.
Pois... eu também estou estou com dificuldades de perceber a sua construção.
Pode ser que alguém mais entendido explique.
Obrigado.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por NunoLopez Ter 17 maio 2011 - 15:15

Boas....

Já alguma vez tinham vis-to estas antenas????

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tenho um colega que tem uma de 16mts e ele não quer outra coisa... todos os dias fala para os mais diversos países em varias bandas incluindo os 11mts.

Ele montou cerca de 50% do fio na vertical e o resto na horizontal e ficou brutal....

Pelo preço que a antena custa digo-vos que não vale a pena fazer uma antena para HF, pois o preço que vai custar o BALUN para adaptar a antena em todas as bandas dá para comprar esta antena nova...

73's
Nuno Lopez
avatar
NunoLopez
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por 007 Qua 18 maio 2011 - 4:28

Boas Nuno Lopez.

Estive a ler o site que postou...

Informação

A EZwire dá-lhe uma cobertura das generalidade das bandas de HF.
Todavia dependendo da configuração de montagem e o ambiente onde é montada a sua
Impedância pode variar muito de banda para banda.
Para poder usufruir de todas as bandas com a EZwire terá que ter um sintonizador de antena, de preferencia
exterior ao radio e manual.
A EZwire é uma antena que foi concebida para radioamadores que tenham pouco espaço,
no entanto muitos colegas a teem usado em concursos, Fieldays e Jamborees devido á sua facilidade
de montagem e pouco espaço requerido
Os seus 16 metros de extensão são a melhor medida curta cujo rendimento é ainda muito aceitável nas bandas mais baixas.
Naturalmente, não pode ser comparada a uma mono-banda ressonante, mas qualquer colega
fica equipado para desfrutar do seu hobbie em condições muito agradáveis atendendo que está com uma antena multi-banda
de dimenções pequenas..
A EZwire é uma antena estanque, discreta e quase invisível, toda a sua construção e cor, são a pensar na camuflagem da antena no ar.
A Ezwire XL funciona muito melhor, apresenta melhor taxa de SRW, maior capacidade de radiação devido ao radial maior
e por conseguinte melhores sinais.

Com potencias elevadas é aconselhável uma ligação á terra do Antenna-tunner e Radio.
Também é aconselhável fazer um Choque de RF (balun 1:1 com 12 espiras de cabo) á entrada de casa, de modo a isolar a RF do Shack,
deixando livre o cabo que vai do choque á antena.
Esta antena funciona com qualquer comprimento de cabo entre o choque e a antena, mas tamanhos maiores
apresentam maior facilidade de sintonia.


Depois de ler esta informação só não percebi esta afirmação: "Também é aconselhável fazer um Choque de RF (balun 1:1 com 12 espiras de cabo) á entrada de casa, de modo a isolar a RF do Shack, deixando livre o cabo que vai do choque á antena."

Outra duvida: Gostava de ver através de foto ou vídeo como fez como esta os tais "50% do fio na vertical e o resto na horizontal e ficou brutal...."

Caro Nuno Lopez... convide o seu amigo para vir ao TX & RX Fórum para falar sobre esta antena.
007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por NunoLopez Qua 18 maio 2011 - 10:32

Boas...

Ao nível da montagem, é muito simples, como o individuo ao tinha uma torre de 16mts, montou o que conseguiu na vertical, pendurado na torre (que foi +- 8mts) e o restante ficou na horizontal por cima do telhado.

O "...brutal.." Smile é porque esse OM quase todos os dias me relata contactos que faz com o país inteiro e com n países com apenas 5W....

Pelo que sei ele não está a usar nem tuner nem choque RF, apenas o balun que vem com a antena.

A parte do usar um balun 1:1 a saída do shack não te sei explicar porquê, porque não sou expert no assunto, no entanto vou tentar investigar e já agora se algum colega que ande nestas andanças à mais tempo, faça o favor de se pronunciar!... Smile

73's
avatar
NunoLopez
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por MacGyver Sáb 21 maio 2011 - 2:08

Boa noite.

É uma antena que cativante. Moro no ultimo andar e tenho pouco espaço. `
Vou analisar e ponderar.
Para as baixas utilizo a DIAMOND CP-6 mas apenas aguenta até 200W.
Para quem não conhece esta antena também é uma boa hipótese.
É um pouco mais cara mas vale a pena:
Vertical de 6 bandas
6-10-15-20-40-80 mts.
200 W. máx. (SSB)
6 + 4 + 4 radiais
4,6m


MacGyver
MacGyver
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Sex 10 Jun 2011 - 0:46

Boas noites MacGyver!

Eu já andei a ver a DIAMOND CP-6... é muito cara... 200 e tal euros perto dos 300.
Não faço a mínima como é a sua performance mas esta antena é a mais vendida. Recordes em vendas.

Mas eu acho que já sei o que quero.
Pretendo uma Antena Spider ou Skipper para as bandas de HF.
Se alguém souber ou tiver algum esquema credível desta antena que diga algo por favor.
Entretanto também vou andar a pesquisar.

Saúde para todos.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Sáb 11 Jun 2011 - 12:05

Por falar em Spiderbeam... já viram isto?
São lindas!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Seg 11 Jul 2011 - 11:36

Boas,
Ao longo de vários anos andei a experimetar vários tipos de antenas para as bandas baixas (160,80,40 etc..) Testei desde um simples dipolo às "windom", até que descobri as antenas da Alpha Delta Comunications, comprei uma a DX-A que faz os 160, 80 e 40, (compromisso claro). É uma antena mecanicamente muita robusta e que funciona como uma 1/4 onda "Twin Sloper".
O que mais me fascinou nesta antena é sau largura de banda nos 160m cerca de 20khz e nos 80m cobre praticamente toda a banda de amador com swr aceitável.
A sua performance nos 160m é de compromisso obviamente, mas mesmo assim comsegui em poucos meses trabalhar cerca de 72 entidades DXCC, algumas delas no Pacífico, particularmente uma expedição ás Ilhas Kermadec (ZL8X) que fiz à primeira chamada (CW).
Poderão encontrar mais detalhes em : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Poderão ainda retroceder na página acima indicada e encontrar outros tipo de antenas, existe uma outra particularmente interessante, devido ao seu curto comprimento a DX-B que cobre as bandas de 160m a 30m.
Se tiverem alguma dúvida que eu possa ajudar...disponham.!

73´s de Duarte - CT3HF
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Ter 12 Jul 2011 - 8:58

A Diamond CP-6, é uma antena de muito compromisso, acreditem, não vale a pena investir dinheiro nessa antena. Perdoem-me a expressão, mas é surda que nem uma porta.
Se pretendem antenas verticais, aconselho a Cuscraft R8
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ou as antenas da Gap
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Estas antenas são para preços acima dos 500€. Mas nunca esqueçam a velha máxima, investir 80% do nosso orçamento em antenas, cabos e PL´s e os restantes 20% em rádios.
De que serve ter um bom rádio se o sistema irradiante não funciona?

Existe ainda outra alternativa um pouco mais barata, a butternut, são boas antenas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sei que todas estas antenas são muito caras, sei o que custa. Tive de poupar 1 ano para poder comprar a antena que queria e acreditem que não foi fácil dar 1500€ por uma antena, mas hoje estou satisfeito com ela.

73´s de CT3HF
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Ter 12 Jul 2011 - 9:14

ALF007 escreveu:Por falar em Spiderbeam... já viram isto?
São lindas!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A Spiderbeam versão HD, foi uma hipoteses que tive em cima da mesa antes de comprar uma antena multibanda para HF.
Têm uma excelente relação preço/performance, o único problema (para mim) é a sua resistência a ventos fortes, se aquilo "descamba" é um emaranhado de fio que nunca mais acaba.
O OM que a inventou, testou o prototipo da spiderbeam aqui na Madeira, num concurso de HF e bateu um recorde mundial com essa antena.
Apesar de não parecer, a spiderbeam é uma antena directiva, é necessário instalá-la num rotor.
Só não comprei uma devido aos ventos fortes que tenho na minha zona, preferi uma antena com as performances quase identicas à da Spiderbeam, mas de um modelo mais "classico", uma optibeam ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ). Acreditem , se querem algo robusto, então é optibeam.
73´s de CT3HF
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Qua 13 Jul 2011 - 9:00

Bom dia colega dnoc.

Tenho andado a ver as antenas recomendadas por si. E depois como consequência vejo outras antenas nos mesmos sites.
Obrigado pela sua opinião. Assim até fico com uma luz mais clara e nítida!

A Spiderbeam versão HD foi a antena que me cativou.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pelo o que li sobre a sua performance, faz 5 bandas 20-17-15-12-10m, e o seu valor em euros agradou... mesmo assim é uma antena cara (lol) mas comparado com outras antenas que andam por é bem mais barata. E agora fiquei a saber por si que a antena foi testada pelo OM que a inventou, num concurso e que bateu um recorde mundial.
Vou ter de colocar outro objectivo na minha vida para ter uma antena assim.

Também fiquei impressionado com a antena que o CT2JDZ esta a utilizar, a cobweb rula.
Pelo que já andei a ver fica-me muito mais barato construir. Só não sei como é na realidade a sua performance.

Quanto ao rotor, tenho um guardado. Esta á espera de fazer amizade com uma antena.

Mais uma vez... obrigado por partilhar a sua experiência.
Quando poder diga-me a sua opinião da Antena Cobweb Rula.

Bons contactos.







__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Qua 13 Jul 2011 - 11:38

Boas,

O assunto das antenas é muito relativo e complicado, eu por outro lado, não sou de todo um expert em antenas, o que aqui escrevo baseia-se na minha experiência como radio-amador adepto de concursos e DX, que por consequência, faz-me ficar mais atento ao de que melhor existe em termos de rádios e antenas.

A melhor antena será sempre aquela que podemos comprar/fabricar e instalar em casa com as condicionantes que temos.

Estive a pesquisar sobre a antena Cobweb e o que vi foi uma antena de fabrico relativamente fácil, mas com performances aquém do esperado. A única vantagem que vejo nesta antena, é o pouco espaço que ocupa.
Resumindo, a Cobweb é um aglomerado de dipolos de 1/2onda para as bandas que queremos, logo, não tem ganho (ou muito pouco), a vantagem referida de não ser necessário utilizar rotor, para mim é a prova cabal de que a antena tem um comportamento de um simples dipolo, sem ganho e muito pouca direcionalidade.
Entre a CobWeb e a Spiderbeam, sem sombra de dúvida que a Spiderbeam ganha a muitos pontos, é um antena de concepção diferente, com ganhos na ordem dos 4-5dBd e obviamente com direcionalidade.
Para concluir, se tem espaço para "estender" uma antena windom, ficará melhor servido do que com a antena cobweb, e concerteza ficará muito mais barato. Window: 1 lado com 27.13metros, outro lado com 13.41m e um balun de 4:1, temos uma antena que cobre os 80-10m com uma boa relação de swr).

É verdade que por vezes as antena mais simples e sem ganhos (dipolos) têm excelentes performances (dx), mas isso é muito relativo, pode ser devido à propagação, ao excelente local de instalação da antena, à altura da mesma, etc...
Utilizei durante algum tempo uma antena Windom, essencialmente para os 80-30m, mas em testes nos 20-15m comparando com a Optibeam que tenho, era muito evidente a sua deficiente recepção, muitas das vezes nem escutava o que ouvia na optibeam.

Um factor que deve ser tido em conta sempre que possível, ter as antenas devidamante calibradas, para evitar o uso dos antena tuner.

Se o Colega ALF007 tem um rotor e tem espaço, opte por uma antena direcional, isto claro se o seu objectivo for o de contactos a longa distância.

O maior problema com que nos deparamos é quase sempre o custo monetário envolvido na compra das melhores antenas e equipamentos. É muito fácil apontar esta ou aquela antena como a melhor, mas sem os euros necessários..nada feito. É aqui que entra a criatividade e engenho de cada um de nós, em fabricar, montar e "inventar" sempre e cada vez melhor.
É nesta sequência que queria deixar aqui bem claro, que todas as antenas aqui faladas neste tópico têm o seu valor sejam elas os dipolos, cobweb spiderbeam etc..com certeza que quem montar uma cobweb vai estar satisfeito com o resultado e acima de tudo estará motivado para partir para um outro projecto melhor e assim sucessivamente. É este o espiríto subjacente à nossa actividade, seja ele PMR, CB, SWL ou Radioamador.

73´s CT3HF
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Qui 14 Jul 2011 - 12:39

Caro Colega ct2jdz,

É como escrevi no meu anterior post, a melhor antena é aquela que podemos ter em determinado momento e adapatada às nossas circunstâncias, seja ela qual for.

Permita-me discordar da seguinte afirmação:
<...era muito xato estar a fazer um contacto todo contente num contest com a a alemanha e estar um argentino a chamamr chamar chamar e zero voce não escuta...>

Indiscutivelmente que quanto melhor for a antena melhor para entrar em concursos, logo, uma direcional, de preferência monobanda melhor. O planeamento do concuro deve ser feito antecipadamente, ou seja, com os dados da propagação, você sabe que entre as 10h00 e as 13h00 a propagação vai estar aberta para a Europa, você aponta para a EU e fica atento aos multiplicadores de outras partes do mundo. Depois sabe que entre as14h00 e as 18h00 vai dar USA, aponta a antena para lá , mais tarde sera a vez da America do Sul , de manhã bem cedo JA e Pacífico...etc....
Deste modo, consegue rentabilizar um concurso como deve ser e com o máximo de pontos possíveis.
Penso que percebeu a ideia, estou a falar de concursos a sério, tipo o CQWWSSB ou CW e RTTY por exemplo. Já participei em alguns destes em equipa, em ficamos várias vezes no Top 10 mundial.
Claro que você pode fazer os concursos com uma vertical ou omnidirecional e ficar plenamente satisfeito e no fundo é isso que interessa, mas quando falamos de antenas para objectivos de top, então não tenhamos ilusões, as omnidirecionais não entram nesta equação, quanto muito para uma eventual estação de multiplicadores.

Gostei do seu exemplo, mas eu vejo-o de outra perspectiva:

radio ts 950sdx 200wats antena direccional 8 elementos banda 20m sinal 4 australia
radio ft 897d 100wats antena cobweb 5 elem banda 20m sinal 0 australia

Aqui o rádio não faz grande diferença, a potência entre 100 e 200w não se faz sentir, logo, só resta as antenas. A diferença no meu exemplo é quando os sinais são debeis, com uma direcional você pode conseguir escutar com S2 ou S3, mas com uma cobweb ou dipolo quase de certeza de que nem vai escutar. Isto posso assegurar que é assim mesmo, eu próprio faço essa experiência com muita frequência. Além de que mesmo que você escute com S5 na cobweb, não lhe garante que vai fazer-se ouvir na Australia da mesma forma, até pode nem chegar, enquanto com uma direcional a brincadeira já é outra.
Eu entendo o que quer dizer, na impossibilidade de ter uma direcional é preferivel ter uma dipolo, vertical ou outra coisa qualquer do que nada. Concordo, mas temos admitir que o ideial não é uma omndirecional, pelo menos para quem faz Dx e concursos.

73´s de CT3HF



avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Sex 15 Jul 2011 - 9:28

ct2jdz escreveu:é por isso que existe opinião e acima de tudo muito tipo de carteiras tamos a falar de um colega que quer construir uma antena de baixo custo com bom rendimento e pequena daqui a nada ja estamos a falar de torres com 100 metros de altura com uma direccional para cada banda Razz conheco um radioamador assim ali perto de arganil chega a ter 4 antenas dos 50mgz enfasadas mas logico e para quem pode e não para quem quer
faca uma direccional com 150€ ou menos lolol do tamanho destas principalmente a unica que conheco e a mini beam hq-1 e mesmo assim é muito maior que a cobweb
e continuo com a minha a nivel de preco , espaço, rendimento, e até manutenção a cobweb rula lolololol
abraco

Caro ct2jdz,

Eu não estou aqui a defender que as antenas de "fio" não prestam e as direcionais de alto ganho é que é bom, não é nada disso. A mensagem que tentei passar nos meus anteriores post´s é que temos as antenas que podemos ter, mas nem sempre podemos ter aquelas que queremos Wink
Eu estive a fazer HF durante alguns anos com antenas dipolos para cada banda, todas ligadas ao mesmo balun. Fiz muita Dx com esta antena, mas estava consciente que aquilo não era a minha concepção de antena para DX, depois evolui para as verticais, uma decepção, mais tarde uma tribanda da mosley (direcional 3 bandas com 3 ele.), foi boa enquanto durou (partiu-se com o vento). Depois e mais recentemente comprei uma Optibeam OB9-5, tem 9 elementos e faz 5 bandas, funciona com 2 elementos por banda como se fosse monobanda, não tem traps.
Deve estar a pensar, esta antena é cara, sim é, e como não sou rico, não pude comprá-la quando quis, estive 2 anos a poupar para comprá-la. Neste momento estou satisfeito com ela, mas não digo que é a melhor antena, pois se pudesse comprava a SetppIr de 4 ele com kit dos 40 e 30m..... como vê, para quem gosta disto a evolução é constante e normal.

Sabe, faz-me um pouco de impressão quando se fala dos preços das antenas, somos capazes de gastar num rádio 1000€, mas para a antena, que é muito mais importante do que um bom rádio é quase impensável gastar esse valor. Temos de nos mentalizar que deve ser o contrario, 1º uma boa antena e depois mais tarde se possível então investir num bom rádio....foi o que fiz...andei muitos anos com um velho FT - 77 e IC706, não tinha DSP nem filtros, mas foi por isso que deixei de fazer as "figurinhas de DX" que apareciam.

Uma última consideração sobre o "faça você mesmo". Admiro muito quem tem a habilidade para fazer/construir antenas e ou equipamentos, acho admiravel e de louvar, mas o bonito deste hobby para si pode não ser o mesmo para outros. Eu não tenho formação de electronica/electricidade nem tão pouco tenho habilidade para construir antenas, logo, o bonito deste hobby para mim não é a construção de antenas, é o prazer de comunicar em DX /concursos e QSO´S/testes de propagação nos 144-50-70Mhz.

Caro Freddy, não interprete estas minhas considerações de uma forma errada, não estou aqui para arranjar confusões. Dou muito valor a estes forums, é um meio para nos expressarmos e trocar opiniões, mas por vezes as nossas palavras podem ser mal interpretadas e não gostaria que isso acontecesse Wink

Da minha parte nada mais tenho a acrescentar a este tópico. Vou para o tópico dos pmr, quero aprender algo mais sobre esse assunto, até agora totalmente desconhecido para mim. Cool


73´s de CT3HF - Duarte
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Sáb 16 Jul 2011 - 15:41

Boas tardes Caríssimos Colegas!

Para começar quero agradecer ao colega "dnoc" pela atenção de ter dado a sua opinião tão detalha e positiva. Valorizo bastante. Todos o site recomendados por si estão guardados nos meus favoritos.
A minha interpretação sobre as sua palavras postadas são boas. O colega partilhou a sua opinião e ainda bem que o fez.

Reparei que o colega "dnoc" tem experiência da alta competição em concurso em HF e para isso é claro que será preciso excelentes antenas para chegar aos tops.
Essas coisas de concurso e de chegar muito longe cativa-me muito, também vou ter que andar a juntar dinheiro 1 ano e mais qualquer coisa para um dia ter uma antena assim.
Eu já pratico a modalidade DX nos 11 metros e fascina-me o audio de banda lateral vindo de longe e sobre tudo confirmar os países e as ilhas que vou fazendo. Tenho um enorme orgulho das QSL que já tenho que me confirmam os contactos que já fiz. Viva ao DX.

Tenho a opinião que uma antena direccional é uma boa opção... Já tive uma cúbica de 2 elementos (Reflector e radiante) feita por mim para os 11 metros e reparei que elimina ruído que é o pior inimigo do operador. Até tenho a ideia que o ideal é ter uma antena vertical e uma horizontal. Mas quando tinha a cúbica era antena que utilizava com mais frequência. Quase tudo o que ouvia chegava lá. Tinha bons Rports com contactos de longa distancia, para perto não via grande diferencia, como tinha em DX.

Infelizmente a cúbica que falo esta toda partida. Á 12 anos (+/-) a traz ouve um grande temporal, as ondas do mar até chegaram á Avenida. Nunca vi nada assim e nessa madrugada lá se foram as minha 2 antenas, a vertical e a Cúbica.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(...com esta foto, imagine a ondulação a bater na Avenida mais próxima da Praia... eu fiquei sem as antenas e proprietários dos bares na praia ficaram sem as suas instalações... e tudo mar levou)

Fiquei muito impressionado com a Spiderbeam versão HD para futuro. Achei uma antena fácil e de concerta caso ha-ja alguma avaria (julgo eu... lol).
É claro que de inicio vou optar por uma antena de fabrico caseiro (mais barato). Ainda estou naquela fase de descobrir o que realmente pretendo e depois passar acção. O dinheiro não chega para tudo.
Neste fim de semana vou ter tempo para andar a pesquisar e descobrir o que pretendo.
Entretanto vou dizendo algo por aqui.

73's e tudo de bom!









__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Qua 24 Ago 2011 - 9:35

Olá bom dia dnoc!

Tenho uma questão a fazer....
O que acha da Antena GAP Titan DX? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vale a pena comprar esta antena vertical?
Qual é a potencia máxima que esta antena resiste?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por dnoc Qua 24 Ago 2011 - 10:58

Bom Dia,

Andei um pouco afastado devido às férias, mas agora cá estou....
Relativemente às antenas da GAP, tenho a melhor impressão, aliás, ja estive para comprar uma, neste momento se tivesse de comprar uma vertical iria certamente para a GAP, mas essa é a minha opinião. Existem muitos colegas que não gostam da GAP e tiveram más experiências, outros gostam e não querem outra antena, por isso, o que posso aconselhar é tentar obter opiniões de quem já utilizou ou utiliza antenas GAP.
Pode encontrar no link abaixo, muitas opiniões sobre a GAP Titan, considero uma boa fonte de informação:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Relativamente à potência, não encontro no manual da Titan qual a potência máxima, mas penso que será mais de 1000w e nunca menos. É uma questão de enviar um mail à GAP a perguntar.

Espero ter ajudado.
Disponham
73´s de CT3HF


avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por ALF007 Ter 30 Ago 2011 - 14:15

Boas caro colega dnoc.

Ja descobri a potencia pep da antena GAP Titan DX... são 1500W... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pelo que já andei a ler e a namorar, 4 dBis e mais qualquer coisa, em todas as bandas, é muito bom para uma antena Vertical de HF.
Não ocupa muito espaço como uma yagi, na vertical posso colocar os metros de alumínio que quiser e não incomodo ninguém.
Estou a começar a ter uma opinião sobre esta antena...
...é uma antena muito interessante!


Obrigado pela dicas que me deu em todos este post. Obrigado!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por smd Qui 1 Set 2011 - 0:37

Permitam-me tambem que deixe aqui a minha opinião, não por experiencia propria de uso mas das diversas pesquisa que efectuei durante muito tempo... por enquanto apenas tenho uma Diamond BB7V e deixa muito a desejar... mesmo em recepção!

Olhando ao preço e á pratica de instalação os dipolos são a melhor opção.´Não apresentam ganho e necessitam de "espaço" na horizontal para a sua instalação. São directivos em campos opostos 180º.

As verticais são a melhor opção quando há falta de espaço. Sendo a Titan DX se não a melhor, uma das melhores, antena deste tipo no mercado, mas também uma das mais caras.

Antenas multibanda: a minha preferência alinha-se com as quadra-cubicas, onde existe pouca interação entrea os varios elementos das respectivas bandas. O grande problema é erguer o monstro no ar...

Antenas monoband: opto pelas yagi. muito faceis de construir e alinhar em casa, optimos ganhos e com performances excelentes. O problema aqui é instalar várias no mesmo mastro tipo "christmas tree": se não se respeitar as distancias entre elas, há interferencias que diminuem a performance. Para bandas abaixo dos 20m não são práticas devido ao tamanho dos elementos. Para obter bons resultados devem ter pelo menos 4 a 5 elementos.

Quanto a outros tipos de antena não me pronuncio porque nunca os investiguei...

Conclusão: o tipo de antena depende de varias condições... e de cada utilizador.
No meu caso optei por monoband yagis homemade, que estou a construir de momento!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para HF Empty Re: Antena para HF

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos