TX RX Fórum
Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Repetidores e projecto de crowdfunding

+11
mouca
Bernardo Lucas
pmr1989
ALF007
PMRzPMR
pmr3363chaparrito
Doggie
toiosoiovoio
smd
MaRaKaTe
Snog
15 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Snog Seg 21 Jul 2014 - 12:08

A comunidade PMR tem vindo a dar sinais de vida, ao contrário da comunidade do CB...
Sou sincero, tenho um CB cá em casa e só o utilizo para o DX.
E quando faço alguns QSOs não preciso cá de repetidores, com uns míseros watts faço aquilo que quero e chega-me.

Ao contrário do PMR que só temos 0,5w para utilizar, fazia muito mais sentido ter um repetidor!
Eu não vou estar a pagar para utilizar uma "banda privada", porque eu sou defensor da "banda livre"...

É só isso...
Cumprimentos
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Snog Seg 21 Jul 2014 - 14:04

Ideias não faltam:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por pmr1989 Seg 21 Jul 2014 - 14:06

toiosoiovoio escreveu:

O que dizer então sobre o INTEK-MT5070 e Alan Base 446 ?

Boas,

Quando me referia a estações de base, estava a referir-me aquilo, que nas radiocomunicações, é mais conhecido como isso mesmo, estações de base, tambem conhecidos por repetidores.

«Eu não vou estar a pagar para utilizar uma "banda privada", porque eu sou defensor da "banda livre"...»
Amigo Gonçalo, uma coisa não tem nada a ver com outra, e eu posso bem dizer isso, porque apesar de ter uma "privada" como lhe chama, eu e alguns elementos, somos responsaveis pela dita actividade que referes que existe no PMR446, e mesmo assim a adesão a "cada dia" que passa é cada vez menos. O espirito de subir a serras para participar em convivios, activaçoes ou o que quer que seja, é cada vez menos, fora e até dentro dos grandes centros.

Por ca temos algumas ideias, e numa delas, esperemos que o pessoal adira, que posso adiantar, em termos resumidos, é ter várias serras e pontos altos com alguem e fazer uma cadeia\elo de norte a sul, por forma a mostrar se realmente estamos organizados ou não na comunidade pmr 446.

So mais uma coisa sobre os repetidores PMR. É que o mal deles, e uma das grandes razoes da Anacom actuar, é o facto de eles serem papagaios.... ou seja, serem repetidores em simplex, o que "chateia", e com razao, os utilizadores que estão a usar aquele canal para outro finalidade. Passem para o dPMR446, e as chatices diminuem, é uma sugestão.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Bernardo Lucas Seg 21 Jul 2014 - 14:58

Porque é que não se pensa em organizar umas ativações como antes se fazia dava para falar com o pessoal e recolher algumas opiniões a cerca deste tema dos repetidores Exclamation Question 
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Ter 22 Jul 2014 - 16:48

pmr1989 escreveu:
Quem quiser, entre em contacto comigo via MP. Tudo LEGAL!!!! Com possibilidades de adicionar muitas funçoes, muito mais que aquilo que andam a estar em PMR446, ilegalmente....
73s,
“Tudo LEGAL!!!! “ tem piada…

O pessoal anda desanimado como não tem papagaios para fazer umas chamadas..  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad 
No que toca tema…
E o seguinte.. Como estamos falar de uma frequência livre, vale tudo menos operar com rádios que não sejam pmr/s “apenas é permitido emitir com 500mW (0,5 Watts); somente são autorizados transceptores portáteis com as suas próprias antenas
Rádios base nos pmr nunca vi.. Shocked 
Não me digam que um radio na base a carregar as pilhas e um radio de base.. “ate parece uma anedota “ sim eu sei muita malta não gosta dos pmr” .

Um abraço
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Snog Ter 22 Jul 2014 - 20:23

Então façamos tudo como manda a lei!!
Algum de vocês tem repetidores?
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por pmr465 Ter 22 Jul 2014 - 22:01

Qual é a parte de "os papagaios não são legais" é que vocês ainda não entenderam?
Têm que se limitar ao que está escrito na lei e pronto.
Eles é que mandam e pronto, temos que nos aguentar...
pmr465
pmr465
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Qua 23 Jul 2014 - 13:35

Snog escreveu:Então façamos tudo como manda a lei!!
Algum de vocês tem repetidores?
Eu não tenho. mas tem um aqui nas redondezas a anos.. Esta e com os 0,5 Watts têm malta do porto que consegue comunicar por la. Eu aqui de casa e negativo..
Eu pertenço a um grupo que temos um link : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Já alguns anos..
pmr465 escreveu:Qual é a parte de "os papagaios não são legais" é que vocês ainda não entenderam?
Têm que se limitar ao que está escrito na lei e pronto.
Eles é que mandam e pronto, temos que nos aguentar...
Não entendi?
O amigo diz que na lei e proibido os repetidores nos pmr?
Já agora onde leu isso?
No site da “anacom” não foi ..
Um abraço
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por 31PTZ88 Qua 23 Jul 2014 - 16:51

Não entendi?
O amigo diz que na lei e proibido os repetidores nos pmr?
Já agora onde leu isso?
No site da “anacom” não foi ..
Um abraço

Mais uma vez sem querer fazer juizos de valor, mas sim numa tentativa de tentar contribuir para o esclarecimento deste tema que é recorrentemente aqui discutido mas que vão persistindo as diversas interpretações, deixo aqui a minha visão.

Transcrição integral do decreto lei:
-------------------------------------------------------------------------------------
Portaria n.º 802/99, de 20 de Setembro
Publicada no D.R. n.º 220 (Série I-B), de 20 de Setembro.

A Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, dispensa de autorização tutelar determinadas categorias de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, desde que devidamente homologados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

Atendendo à crescente utilização de equipamentos de pequena potência designados «PMR 446» como suporte de uma gama alargada de actividades, nomeadamente em locais tais como hotéis, aeroportos ou centros comerciais, torna-se conveniente proceder à inclusão desta nova categoria de equipamentos no anexo à Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, nos termos do disposto no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 147/87, de 24 de Março, que seja aditada ao anexo da Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, e que desta faz parte integrante, uma nova categoria de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, nos termos seguintes:

2.9 - Equipamentos de pequena potência PMR 446

2.9.1 - Caracterização dos equipamentos:
Estes equipamentos caracterizam-se por:

a) Destinarem-se a uso privativo;
b) Configurarem apenas estações móveis;
c) Operarem numa base de não coordenação de frequências sem direito a protecção contra interferências causadas por outros utilizadores do mesmo serviço;
d) Obedecerem ao especificado na norma ETS 300 296 do ETSI no que respeita a procedimentos de avaliação de conformidade;
e) Utilizarem antena incorporada.

2.9.2 - Faixa de frequências e valor máximo de potência aparente radiada (p. a. r.).
A faixa de frequências designada para esta categoria de equipamentos está compreendida entre 446,0 MHz e 446,1 MHz e planificada para uma separação de 12,5 kHz entre canais adjacentes.
As frequências centrais para operação desta categoria de equipamentos são as seguintes:

F1 - 446,00625 MHz;
F2 - 446,01875 MHz;
F3 - 446,03125 MHz;
F4 - 446,04375 MHz;
F5 - 446,05625 MHz;
F6 - 446,06875 MHz;
F7 - 446,08125 MHz;
F8 - 446,09375 MHz.

A p. a. r. máxima permitida é de 500 mW.


O Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, João Cardona Gomes Cravinho, em 26 de Agosto de 1999.
-------------------------------------------------------------------------------------

Sem querer entrar em muito "legalês", atentem às alíneas a) e b) do ponto 2.9.1.

Definição de "uso privativo" -Próprio; exclusivo; particular.

"privativo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [consultado em 23-07-2014].

Relativamente ao uso privativo, deixo a pergunta: - Será que se usar um PMR para dar serviço de comunicações a terceiros, considerando adicionalmente que o próprio dono nem precisa de estar envolvido nas mesmas, encaixa nesta definição?

Relativamente à configuração de apenas estações móveis, eu tenho as minhas dúvidas que um rádio a trabalhar em modo de "repetidor" ligado a um computador que por sua vez passa as transmissões para a Internet, também encaixe nesta definição.

Cada um vê as coisas da forma que mais nos interessa, é uma característica humana muito comum, mas eu pessoalmente tenho poucas dúvidas de que se uma fiscalização da Anacom encontrar-se com um PMR todo “legal” com a antena, potências, alimentações e etc de origem mas a dar serviço de repetidor/link/gateway, tem a matéria necessária para pelo menos dar muitos aborrecimentos e diligências ao seu proprietário, sempre se para isso essa entidade para aí estiver virada.

Espero ter dado algum contributo e que pelo menos apele a reflexão, cada faça aquilo que entenda desde que não prejudique terceiros, mas nunca se esqueçam que o facto de acreditarmos muito e arranjarmos todas as justificações e argumentos possíveis, não torna necessariamente o ilegal ou pelo menos duvidoso em legal.

Seria muito mais importante e válido era alguém interessado colocar directamente a pergunta directa e sem rodeios à Anacom do que pretende fazer e aguardar pelo seu parecer (e já agora partilha-lo com a restante comunidade), assim não haveriam mais dúvidas, penso eu de que Smile


Disclaimer: Não sou por principio contra ninguém, incluindo quem faz PMR, CB ou RA ou mesmo Pesca, BTT, Sueca, chinquilho e etc..
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por pmr465 Qua 23 Jul 2014 - 16:55

Amigo Mouca veja aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mail pertencente ao amigo Marcelo Silva enviado como resposta da Anacom, "retirado do Facebook".

Excerto do texto:
"Adicionalmente, informamos que não é permitida a utilização de estações de base (repetidoras ou não repetidoras)."

Penso que com isso fica esclarecido que os papagaios e os links são proibidos.

Espero que o tenha esclarecido.
pmr465
pmr465
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por 31PTZ88 Qua 23 Jul 2014 - 17:11

pmr465 escreveu:Amigo Mouca veja aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mail pertencente ao amigo Marcelo Silva enviado como resposta da Anacom, "retirado do Facebook".

Excerto do texto:
"Adicionalmente, informamos que não é permitida a utilização de estações de base (repetidoras ou não repetidoras)."

Penso que com isso fica esclarecido que os papagaios e os links são proibidos.

Espero que o tenha esclarecido.

Ora aqui está Smile que excelente timming colega pmr465.

Com isto, façam o quiserem mas pelo menos de forma consciente e informada  Very Happy 
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Qua 23 Jul 2014 - 17:28

Já agora se pode meter fonte “os link” para que não haja dúvidas agradeço.
"uso privativo" -Próprio; exclusivo; particular.”
Isto poderá ser um problema… “digo poderá” não sei ate que ponto se conseguira contornar a coisa..
Sei que numa das fiscalização da ANACOM onde foi apreendido 2 equipamentos “não pmr” neste caso um link , um fiscal perguntou porque este radio? Porque não meteu aquele “twintalker 4810” você até esta num ponto alto
Não sei que se passeou com todos os repetidores que foram apreendidos, sei que aqui na zona só foram rádios, computadores cavos antenas tudo ficou..
Dai eu dizer estamos numa frequência libre, onde tudo poderá ser legal ..
Aqui na zona tem + alguns link`s e repetidores e nenhuns tiveram visitas..
Agora eu pergunto porque os senhores da ANACOM não vistoriarão tudo…
Não escutarão?
Nessa não acredito eu… no siteu onde fiscalizaram tanto o link como o repetidor, pelo menos o repetidor de 0,5 Watts chega la.
No mundo das comunicações tem sempre uma coisita que perante a lei não esta legal
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Qua 23 Jul 2014 - 17:35

pmr465 escreveu:
"Adicionalmente, informamos que não é permitida a utilização de estações de base (repetidoras ou não repetidoras)."


Sei que as minhas habilitações não são com canudo.
Mas ainda sei que um radio a pilhas nunca será uma estação de base.
No meu tópico anterior tenho tudo bem explicado uma experiência com os senhores da ANACOM.
Cada um e responsável por tudo que faz…
Eu não fujo as regras ..

mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Qua 23 Jul 2014 - 17:46

Já agora faço parte de um grupo de amigos onde temos um link. Só nos falta licença já mandei email os senhores para virem vistoriar a coisa … [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
divirta-se esta vida são 2 dias e um já passou…
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por 31PTZ88 Qua 23 Jul 2014 - 18:00

Amigo Mouca, vai-me perdoar mas como tem tantas certezas, do género:

"Mas ainda sei que um radio a pilhas nunca será uma estação de base. "

Será que também sabe se um rádio preso a um computador por um cabo e colocado na ponta de um mastro, por exemplo, configura uma estação móvel?

com esta "I rest my case" neste tema
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Qua 23 Jul 2014 - 19:21

Um radio a pilhas e uma estação móvel. Isso esta escrito mas se o amigo me conseguir provar o contrário força.
Sim pode ser uma estação móvel.. Se falarmos de um portátil, pode estar no mastro como pode estar na prateleira
Essa do preso não entendi… então se o radio estivera carregar as pilhas pela porta usb proibido isso sim e estar dependendo do pc para estar vivo.
Uma frase pode ser interpretada de várias maneiras, sabe a lei foi feita por um inteligente sendo ela prestórica pode estar actual

31PTZ88 escreveu:

com esta "I rest my case" neste tema

Não faça isso e de membros participativos como o amigo que este fórum vive
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por 31PTZ88 Qui 24 Jul 2014 - 11:38

Caro amigo Mouca,

O que eu queria dizer, era que a minha participação neste tema em concreto estava finalizada, pois para além de já não conseguir aportar mais nenhuma mais valia, acho que já existem pontos de vista, argumentos e informação suficiente para que cada interessado possa tirar as sua próprias conclusões e agir em conformidade. Eu tenho as minhas o meu amigo tem as suas e outros participantes no fórum terão com certeza as próprias.

Por fim só gostaria de salientar que na minha modesta opinião, apenas acho que às vezes se tende a despender demasiada energia e tempo a encontrar bases de sustentação em causas de enquadramento muito discutível e pouco geradoras de consensos, como podemos observar neste e noutros tópicos neste fórum, quando por exemplo podíamos investir na credenciação necessária para se poder usar repetidores, echolinks e mais um conjunto de possibilidades muito alargada de forma completamente inequívoca e devidamente enquadrada.

Mas, como sempre digo, cada um sabe de si.
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Convidado Sáb 2 Ago 2014 - 5:44

No mínimo seria de esperar que o pessoal que não é RA (como eu) e que realmente quer comunicar tentasse outras vias com mais possibilidades, a possibilidade das redes licenciadas é a melhor que conheço e o custo baixíssimo, 25€ por pessoa por ano é uma piada e nem merece mais voltas com assuntos de criação de links e repetidores que são legalmente duvidosos, que ao mínimo obstáculo são inúteis, alem da frequência do pmr não ser minimamente garantida e regulada, quer dizer, não existe muito a favor do pmr, ok é livre mas isso beneficia em perto de nada, quer dizer que qualquer Zé compra um radio e começa a transmitir e nem sequer tem indicativo ou percebe minimamente do que se passa, liga o radio de vez em quando manda uns sopros e fica por ai, na altura em que o Lidl tem os famosos SilverCrest é uma festa de sopros lol quando se chama no mesmo canal ficam com vergonha e não respondem muitas das vezes lol, voltando ao assunto.. licenciar um repetidor e ter um grupo de pessoal que sabe minimamente o que faz e que pode até estar espalhado por distritos vizinhos e ainda assim em comunicação quando bem quer é outra coisa, não sei se percebem a diferença. Acho que o maior motivo para ainda existirem estas "discussões" é mesmo o pessoal desconhecer a facilidade com que pode licenciar um repetidor que pode usar até 25W lol imaginem só as possibilidades..
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por smd Sáb 2 Ago 2014 - 15:02

Nao quero lancar mais polemica mas...
No meio desta questao toda porque nao se tornarem radioamadores? Essa e que eu nao entendo. Porque? Sera que alguem me pode explicar? E por favor nao venham com a mesma historia dos dois anos, porque para muitos frequentadores deste forum os dois anos ja passaram a muito tempo...
Nao tenho nada contra os PMRs mas parece me que se pretende transformar os 446 numa banda igual ao que existe para os RA. Ou seja inventar a roda.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Convidado Sáb 2 Ago 2014 - 16:10

Falo por mim, não vejo grande utilidade em ser RA, existem alternativas para começar a comunicar por longas distancias e poder fazer repetidores sem reinventar a roda, sem que se seja RA, sem ter de esperar os 2 anos e alem de que os echolinks e afins já devem ter tido melhores dias porque aqui na zona centro é rara a semana em que se troca mais de meia dúzia de palavras. Acho de muito mais valor juntar um grupo de pessoas ativas, unidas e organizadas para criar um repetidor e legaliza-lo.. pronto acabaram-se as chatices, não há tempos de espera, não há problemas com leis nem testes para ir fazer. É a minha opinião.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por campeao06 Qua 20 Ago 2014 - 0:52

custa-me a ver por aqui tanta gente que se acham donos da sabedoria mas no fundo tem é dor de cotovelo e falam falam mas não vejo ninguém agir. Eu sou utilizador pmr, tenho licença de radio cb e espero um dia fazer exame de radioamador. Porque ainda não o fiz? Não não é pelos 2 anos porque o tempo que perco a lamentar disso já passaram 2 e mais ainda. Não fiz umas vezes por falta de tempo, outras por andar desmotivado com as comunicações e com os comentários que vou encontrando por ai e outras vezes não o fiz apenas porque não.
Não percebo porque tanta rivalidade só porque é radioamador ou porque é utilizador pmr ou porque é sei lá o que... para mim a comunicação fascina-me seja como radioamador onde posso comunicar a 100km ou com um pmr que consigo um qso a 5km. O que nos une é a comunicação! claro que cada banda tem as suas limitações, as suas leis e a sua forma de operar mas no fundo todos partilhamos o mesmo gosto. Claro que no mundo das comunicações nós queremos sempre mais mas desde que façamos as coisas dentro da legalidade só precisamos ter imaginação. Se o colega quer pagar para ter um repetidor privado que pague desde que esteja legal, se o colega prefere fazer exame de radioamador que faça desde que esteja legal, o assunto deste tópico sugere a criação de um repetidor pmr, que se faça desde que esteja legal. Em vez de virem para aqui inundar um tópico com acusações, cada um a achar-se mais esperto que o outro e onde todos pensam que sabem de leis mas interpretam a maneira que mais lhes convém seria mais fácil esclarecer este assunto com a entidade competente. A lei é só uma, a entidade reguladora é só uma, o projeto existe, então em vez de se estar para aqui com o pode ou não pode e numa troca de acusações, que se apresente o projeto a anacom e eles que dem um parecer oficial se é legal ou não. A partir dai só é multado quem quer. Não se preocupem que a anacom não multa ninguém só por apresentar um projeto.
Se for legar o projeto tem todo o meu apoio, e que saudades que tenho da altura dos repetidores, não que gostasse de os ouvir porque o papagaio é irritante mas porque nessa altura ainda se consegui uns bons qso's, muitas vezes nem era preciso o papagaio porque havia muito mais gente por ai a fazer radio, desde essa altura o pmr para mim quase morreu. Faço caminhadas diárias e levo sempre o radio comigo mas por estas bandas anda tudo as moscas, não se ouve viva alma.
Já pensaram que se de repente toda a gente que tem pmr se lembrasse de ir para a rua durante uns dias fazer radio ao mesmo tempo... nem precisávamos de repetidores para nada.
resumindo: projeto para repetidor legal ok tem todo o meu apoio e na minha opinião será uma mais valia para quem quer utilizar, quem é contra, é simples não usa.
O projeto está fora da lei ok não contem comigo para o realizar mas existem outras formas de se ressuscitar o pmr é preciso é imaginação. Isto é como uma bola de neve, eu não utilizo porque o colega não utiliza, o colega não utiliza porque nunca se ouve ninguém ok então vamos arranjar formas e motivar as pessoas para todos utilizarem e fazer cada vez mais pessoas se juntarem. Ficar a dormir a sombra da bananeira e mandar comentários inúteis para os fóruns não resolve a situação de certeza.
Eu vou contribuindo com a minha parte ou chamar diariamente no rádio mesmo sabendo que dias e dias e muitos dias ninguém responde.
E tu tens contribuído com a tua parte?
campeao06
campeao06
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por mouca Sex 5 Set 2014 - 0:36

31PTZ88 escreveu:
Não entendi?
O amigo diz que na lei e proibido os repetidores nos pmr?
Já agora onde leu isso?
No site da “anacom” não foi ..
Um abraço

Mais uma vez sem querer fazer juizos de valor, mas sim numa tentativa de tentar contribuir para o esclarecimento deste tema que é recorrentemente aqui discutido mas que vão persistindo as diversas interpretações, deixo aqui a minha visão.

Transcrição integral do decreto lei:
-------------------------------------------------------------------------------------
Portaria n.º 802/99, de 20 de Setembro
Publicada no D.R. n.º 220 (Série I-B), de 20 de Setembro.

A Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, dispensa de autorização tutelar determinadas categorias de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, desde que devidamente homologados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

Atendendo à crescente utilização de equipamentos de pequena potência designados «PMR 446» como suporte de uma gama alargada de actividades, nomeadamente em locais tais como hotéis, aeroportos ou centros comerciais, torna-se conveniente proceder à inclusão desta nova categoria de equipamentos no anexo à Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, nos termos do disposto no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 147/87, de 24 de Março, que seja aditada ao anexo da Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro, e que desta faz parte integrante, uma nova categoria de equipamentos de radiocomunicações de pequena potência e curto alcance, nos termos seguintes:

2.9 - Equipamentos de pequena potência PMR 446

2.9.1 - Caracterização dos equipamentos:
Estes equipamentos caracterizam-se por:

a) Destinarem-se a uso privativo;
b) Configurarem apenas estações móveis;
c) Operarem numa base de não coordenação de frequências sem direito a protecção contra interferências causadas por outros utilizadores do mesmo serviço;
d) Obedecerem ao especificado na norma ETS 300 296 do ETSI no que respeita a procedimentos de avaliação de conformidade;
e) Utilizarem antena incorporada.

2.9.2 - Faixa de frequências e valor máximo de potência aparente radiada (p. a. r.).
A faixa de frequências designada para esta categoria de equipamentos está compreendida entre 446,0 MHz e 446,1 MHz e planificada para uma separação de 12,5 kHz entre canais adjacentes.
As frequências centrais para operação desta categoria de equipamentos são as seguintes:

F1 - 446,00625 MHz;
F2 - 446,01875 MHz;
F3 - 446,03125 MHz;
F4 - 446,04375 MHz;
F5 - 446,05625 MHz;
F6 - 446,06875 MHz;
F7 - 446,08125 MHz;
F8 - 446,09375 MHz.

A p. a. r. máxima permitida é de 500 mW.


O Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, João Cardona Gomes Cravinho, em 26 de Agosto de 1999.
-------------------------------------------------------------------------------------

Sem querer entrar em muito "legalês", atentem às alíneas a) e b) do ponto 2.9.1.

Definição de "uso privativo" -Próprio; exclusivo; particular.

"privativo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [consultado em 23-07-2014].

Relativamente ao uso privativo, deixo a pergunta: - Será que se usar um PMR para dar serviço de comunicações a terceiros, considerando adicionalmente que o próprio dono nem precisa de estar envolvido nas mesmas, encaixa nesta definição?

Relativamente à configuração de apenas estações móveis, eu tenho as minhas dúvidas que um rádio a trabalhar em modo de "repetidor" ligado a um computador que por sua vez passa as transmissões para a Internet, também encaixe nesta definição.

Cada um vê as coisas da forma que mais nos interessa, é uma característica humana muito comum, mas eu pessoalmente tenho poucas dúvidas de que se uma fiscalização da Anacom encontrar-se com um PMR todo “legal” com a antena, potências, alimentações e etc de origem mas a dar serviço de repetidor/link/gateway, tem a matéria necessária para pelo menos dar muitos aborrecimentos e diligências ao seu proprietário, sempre se para isso essa entidade para aí estiver virada.

Espero ter dado algum contributo e que pelo menos apele a reflexão, cada faça aquilo que entenda desde que não prejudique terceiros, mas nunca se esqueçam que o facto de acreditarmos muito e arranjarmos todas as justificações e argumentos possíveis, não torna necessariamente o ilegal ou pelo menos duvidoso em legal.

Seria muito mais importante e válido era alguém interessado colocar directamente a pergunta directa e sem rodeios à Anacom do que pretende fazer e aguardar pelo seu parecer (e já agora partilha-lo com a restante comunidade), assim não haveriam mais dúvidas, penso eu de que Smile


Disclaimer: Não sou por principio contra ninguém, incluindo quem faz PMR, CB ou RA ou mesmo Pesca, BTT, Sueca, chinquilho e etc..

Boas desculpe estar desenterrar de novo este tema, mas como não gosto de deixar a malta sem resposta aqui estou eu.

Alguma coisa aqui não esta bem .. Shocked

Começo a duvidar de quem escreveu esta legislação

Então :
31PTZ88 escreveu:Atendendo à crescente utilização de equipamentos de pequena potência designados «PMR 446» como suporte de uma gama alargada de actividades, nomeadamente em locais tais como hotéis, aeroportos ou centros comerciais, torna-se conveniente proceder à inclusão desta nova categoria de equipamentos no anexo à Portaria n.º 859/94, de 23 de Setembro.

Depois diz :
31PTZ88 escreveu:a) Destinarem-se a uso privativo;

Quem a escreveu "legislação" não estava nos melhores dias “ok” tudo bem..
Nos sabemos que a mata dos hotéis, aeroportos ou centros comerciais tem frequências para o efeito que não a dos pmr



mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Mário Costa Qua 10 Set 2014 - 16:17

Caros Colegas, boa tarde para todos.
Li e reli as vossas opiniões sobre um Repetidor para fazer a cobertura da grande Família de PMRs.
E o Local mais central quanto a mim seria a Serra da Estrela. Então o que é que falta para levar este projecto em frente...!!!
Será preciso uma Associação de Radioamadores...!!! para que o mesmo seja uma realidade.
Mário Costa
PMR-025
CT2-IMP
Mário Costa
Mário Costa
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por campeao06 Qua 10 Set 2014 - 19:36

penso que o que falta é o pessoal se unir e não desunir como tem acontecido ultimamente
campeao06
campeao06
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por ALF007 Qua 10 Set 2014 - 22:59

Na Serra da estrela era uma maravilha em qualidade full HD.
Era o dono do restaurante / café, ser PMRista e colocar lá um repetidor.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding - Página 2 Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos