TX RX Fórum
CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

4 participantes

Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qua 7 maio 2014 - 13:03

Boas...

Além vê algum inconveniente em ligar um CB a uma bateria de chumbo ?

Tipo esta :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Já agora o que aconselham como mínimo em AH para ter o CB a funcionar uma tarde ?


Obrigado
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Coutada Qua 7 maio 2014 - 16:12

Boas
Mas para que tipo ?
Para ter em casa ou fazer SOTA ?
Essa tem poucos amp no minimo 7amp, pois qualquer radio em TX mesmo com 4wt deve consumir 4amp logo essa bateria diz (12V 3.4AH) não vai aguentar  Evil or Very Mad 
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Qua 7 maio 2014 - 18:33

Tenho ligado esse tipo de bateria no FT897 para utilização portatil, mas o modelo de 7Ah, já mensionado pelo Coutada. Com potencia de 22W em SSB, durou para cerca de três horas sem qualquer problema, na minha ultima utilização.
Já agora o preço é exagerado. Comprei as minhas por 14€...

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Bernardo Lucas Qua 7 maio 2014 - 18:41

toiosoiovoio escreveu:Boas...

Além vê algum inconveniente em ligar um CB a uma bateria de chumbo ?

Tipo esta :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Já agora o que aconselham como mínimo em AH para ter o CB a funcionar uma tarde ?


Obrigado

Diga-me qual as especificações do radio a nivel de consumos. Deve ter algum autocolante lá atrás a dizer quanto consome(deve estar em amperes) caso não tenha nada a dizer os consumos deiga me com que potencia quer operar. E diga me também quantas horas o quer manter ligado. Após isso ja lhe indico qual a melhor bateria a usar.
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qua 7 maio 2014 - 22:56

smd escreveu:Tenho ligado esse tipo de bateria no FT897 para utilização portatil, mas o modelo de 7Ah, já mensionado pelo Coutada. Com potencia de 22W em SSB, durou para cerca de três horas sem qualquer problema, na minha ultima utilização.
Já agora o preço é exagerado. Comprei as minhas por 14€...

SMD

Obrigado pela resposta...onde comprou as suas ?
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qua 7 maio 2014 - 22:58

Bernardo Lucas escreveu:
toiosoiovoio escreveu:Boas...

Além vê algum inconveniente em ligar um CB a uma bateria de chumbo ?

Tipo esta :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Já agora o que aconselham como mínimo em AH para ter o CB a funcionar uma tarde ?


Obrigado

Diga-me qual as especificações do radio a nivel de consumos. Deve ter algum autocolante lá atrás a dizer quanto consome(deve estar em amperes) caso não tenha nada a dizer os consumos deiga me com que potencia quer operar. E diga me também quantas horas o quer manter ligado. Após isso ja lhe indico qual a melhor bateria a usar.

O rádio que maior potência tem fica nos 4W. Quanto ao tempo de utilização não sei prever mas imagino-me num monte a passar uma tarde....no entanto nunca mais de 4 horas....
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qua 7 maio 2014 - 22:59

Coutada escreveu:Boas
Mas para que tipo ?
Para ter em casa ou fazer SOTA ?
Essa tem poucos amp no minimo 7amp, pois qualquer radio em TX mesmo com 4wt deve consumir 4amp logo essa bateria diz (12V 3.4AH) não vai aguentar  Evil or Very Mad 

Ok...Todos referem pelo menos 7AH, vou ter isso em conta. Confesso que na sei o que é SOTA..... Embarassed 
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Bernardo Lucas Qui 8 maio 2014 - 10:14

Penso que não com 7ah nunca dará para esse tempo todo. Não sei em que formula se basearam para dar esse valor, mas a que eu conheço e uso é esta:
Battery Life = Battery Capacity in Milli amps per hour / Load Current in Mill amps * 0.70
The factor of 0.7 makes allowances for external factors which can affect battery life.

E segundo esta fórmula se o radio consome 4000mA e o quiser manter ligado por 4 horas é só resolver a seguinte equação:
4horas=X/4000mA*0.7, de onde vem X=22857mAh
O que dá aproximadamente 23Ah para a bateria. Para tal terá de usar 3 baterias de 7Ah em paralelo
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Qui 8 maio 2014 - 11:31

Bernardo Lucas,
é simples! O rádio não está sempre em TX e em RX não consome 4A. O "tempo de duração" da bateria depende do ciclo TX/RX. Se estiver sempre em RX e com o volume baixinho até dura 1 dia Smile.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Qui 8 maio 2014 - 11:35

toiosoiovoio,
já agora SOTA= Summits On The Air.

É uma modalidade espetacular!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

SMD


Última edição por smd em Qui 8 maio 2014 - 14:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Summits On The Air, sem erros.)
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qui 8 maio 2014 - 13:37

smd escreveu:toiosoiovoio,
já agora SOTA=summints os the air.

É uma modalidade espetacular!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

SMD

Muito interessante. É isto mesmo!
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Bernardo Lucas Qui 8 maio 2014 - 22:33

smd escreveu:Bernardo Lucas,
é simples! O rádio não está sempre em TX e em RX não consome 4A. O "tempo de duração" da bateria depende do ciclo TX/RX. Se estiver sempre em RX e com o volume baixinho até dura 1 dia Smile.

SMD

Não se esqueça que o rendimento nao é de 100%.
É muito pouco 7Ah, o radio mesmo estando em RX consome no minimo em media 800mA. Logo se tiver metade do tempo em RX e a outra metade em TX a media de consumo é de (4A+0.8A)/2= 2.4A. Com uma de 7Ah dura cerca de 2 horas (considerando que a bateria tem um rendimento de 70%)

No minimo dos minimos terá de usar 13Ah(para aguentar as 4 horas)!
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Sex 9 maio 2014 - 11:47

Uiii...mais Ah = mais dinheiro para gastar...
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Sex 9 maio 2014 - 13:41

Bernardo Lucas,
As contas estão certas a formula é que está "errada".
O que quero dizer é que no mundo real, teria que adicionar muitas mais variáveis á formula para ter um resultado real. Como disse anteriormente o ciclo TX/RX é muito importante para a "durabilidade", mas não esquecer ainda que o consumo de 4A também não é constante. Se estiver a operar em SSB o consumo é "ondulante" e poderia arriscar a dizer que a média de corrente era de 2A. Outro factor a considerar é que bateria pode começar por ter uma tensão de cerca de 14V, mas á medida que descarrega esta tensão vai diminuindo, obrigando o rádio a emitir com menos potência e consequentemente a baixar o consumo de corrente. Na prática, e também como já referi anteriormente, utilizei uma bateria destas de 7Ah durante três horas para alimentar um FT897 a debitar 20W em SSB, e não tive "falta de carga".
Já agora, o colega toiosoiovoio falou em 4W e não 4A.

toiosoiovoio,
comprei as minhas baterias de 7Ah na TV Lar em Aveiro por cerca de 14€.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Sex 9 maio 2014 - 13:49

Ok...Obrigado...eu acabei de comprar a minha na Servelec. Comprei a mais barata que experimentar... Se o projecto não for avante, o prejuízo é menor...

Da Diamec 12V, 7Ah ficou não chegou a 13€.

É claro que me esqueci de comprar umas coisitas pelo que tenho de lá voltar....


O meu raciocínio é que o rádio, em particular o INTEK H-520, com pilhas de 2000mAh, não se aguenta e desliga-se ao se carregar na PPT passados minutos, e com pilhas frescas, mesmo que sejam alcalinas. Pelo que para a mesma voltagem e mais Amperes conto que a coisa funcione.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Bernardo Lucas Sex 9 maio 2014 - 19:47

smd escreveu:Bernardo Lucas,
As contas estão certas a formula é que está "errada".
O que quero dizer é que no mundo real, teria que adicionar muitas mais variáveis á formula para ter um resultado real. Como disse anteriormente o ciclo TX/RX é muito importante para a "durabilidade", mas não esquecer ainda que o consumo de 4A também não é constante. Se estiver a operar em SSB o consumo é "ondulante" e poderia arriscar a dizer que a média de corrente era de 2A. Outro factor a considerar é que bateria pode começar por ter uma tensão de cerca de 14V, mas á medida que descarrega esta tensão vai diminuindo, obrigando o rádio a emitir com menos potência e consequentemente a baixar o consumo de corrente. Na prática, e também como já referi anteriormente, utilizei uma bateria destas de 7Ah durante três horas para alimentar um FT897 a debitar 20W em SSB, e não tive "falta de carga".
Já agora, o colega toiosoiovoio falou em 4W e não 4A.

toiosoiovoio,
comprei as minhas baterias de 7Ah na TV Lar em Aveiro por cerca de 14€.

SMD

Ok concordo tudo bem, mas as contas tem se ser feitas sempre para os valores acima da média, para haver uma margem de segurança. Uma coisa muito importante em engenharia e não só!

PS: A fórmula não está assim tão "errada", serve perfeitamente para o calculo em questão. Se formos até esse promenores de que á medida que descarrega vai consumindo menos, assim nem amanhã de manhã daqui saimos só para calcular isso. Smile
E o consumo do aparelho diminui, mas não é logo após começar a descarga. Por assim dizer o aparelho é "obrigado" a consumir menos a partir do momento em que a bateria não consegue satisfazer o consumo do aparelho ou circuito em questão com a energia disponivel.
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Dom 11 maio 2014 - 10:37

Bernardo
A ver se nos entebdemos. Eu nunca afirmei que o que disse estava errado. O que tenho vindo a opinar e que existe uma diferenca entre teoria e pratica. E repare que quando disse que a formula estava errada tive o cuidado de colocar a palavra entre aspas.
Eu nos meus rempos de estudante tambem pensava que a eletronica era cor de rosa mas depois no desempenho da minha profissao descobri que existem muitos fatores que nao se usam nas formulas que nos ensinam (e qoe por vezes nem nos lembramos deles) e que influenciam ativamente o resultado que pretendemos obter.

Tudo de bom
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Coutada Dom 11 maio 2014 - 12:12

Boas
Só para informar pelo que vi essa bateria é de acido logo tem de trabalhar sempre direitinha se não vai durar pouco...
As melhores para esse tipo são as de gel que trabalham de qualquer forma duram mais e tem mais capacidade de descarga...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Dom 11 maio 2014 - 12:15

Pois...Lembrei-me disso quando andou no carro aos tombos... Embarassed Espero que não seja nada...


Última edição por toiosoiovoio em Dom 11 maio 2014 - 17:33, editado 1 vez(es)
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Bernardo Lucas Dom 11 maio 2014 - 12:36

smd escreveu:Bernardo
A ver se nos entebdemos. Eu nunca afirmei que o que disse estava errado. O que tenho vindo a opinar e que existe uma diferenca entre teoria e pratica. E repare que quando disse que a formula estava errada tive o cuidado de colocar a palavra entre aspas.
Eu nos meus rempos de estudante tambem pensava que a eletronica era cor de rosa mas depois no desempenho da minha profissao descobri que existem muitos fatores que nao se usam nas formulas que nos ensinam (e qoe por vezes nem nos lembramos deles) e que influenciam ativamente o resultado que pretendemos obter.

Tudo de bom
SMD

Tudo bem eu também só estou a dar a minha opinião á cerca de como eu calcularia.
Já agora só por curiosidade qual é o seu curso e a sua profissão (só se quiser dizer Smile )?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por smd Ter 13 maio 2014 - 17:52

Boas Bernardo,
sem qq problema em dizer. A formação é mesmo em Electronica (antigos cursos Tecnico-profissionais) e atualmente a exercer funções de gestão de linha de produção de equipamentos electronicos numa empresa de desenvolvimento e industrialização nesta mesma área.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Coutada Qui 15 maio 2014 - 17:11

Boas
Convém ter algum tipo de monitor tipo voltimetro ou um led que indique a voltagem, pois não deve descer a baixo dos 10.5volts pois pode danificar a bateria...
Alguns rádios tem proteção e desligam antes de chegar a esta voltagem, mas alguns não...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Qui 15 maio 2014 - 18:17

Sim vai ter...um voltimetro de isqueiro do carro...O setup, curiosamente a montar esta noite vai ser..

Bateria ligada nos terminais por um cabo DC ao uma ficha dulpa de isqueiro...uma para o tal voltimetro, outra para ligar ao rádio a utilizar, usando no caso do INTEL H-520 Plus o adaptador fornecido que dá para ligar a antena também...
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por toiosoiovoio Sex 13 Jun 2014 - 9:10

Aqui ficam dois videos que fiz para mostar como ficou...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

CB a funcionar ligado a bateria de chumbo Empty Re: CB a funcionar ligado a bateria de chumbo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos