TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação


Licença de CB extinta em Espanha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Ter 13 Maio 2014 - 12:57

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Por cá podíamos seguir o mesmo caminho. Pagar os famosos 75€ para....nada....de nada serve.
avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Ter 3 Jun 2014 - 13:24

Não fazia ideia...a utilização é livre por toda a Europa em necessidade de pagamento do que quer que seja...salvo duas excepções.



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por PMR3657 em Ter 3 Jun 2014 - 13:28

Acham que a ANACOM vai seguir o exemplo de Espanha, e, terminar com as licenças?!?  Suspect 
avatar
PMR3657
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Ter 3 Jun 2014 - 13:34

Estava a contar com isso mas até agora não se confirma...será uma questão de tempo ?

Por vezes as autoridades portuguesas dão o exemplo do que se passa lá fora para justificar decisões internas. Era uma boa altura para fazerem o mesmo  Cool 


avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Ter 3 Jun 2014 - 13:41

A Locura Digital aproveitou a ocasião para fazer umas promoções. Nada de especial ou em material interessante mas não deixa de ser um promoção.

Talvez o Lafayette Trucker seja o q mais me atrai, mas não tem SSB  Crying or Very sad
avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por PMR3657 em Ter 3 Jun 2014 - 20:44

Também penso que seja uma questão de tempo....
avatar
PMR3657
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por pmr1989 em Qua 4 Jun 2014 - 14:07

Viva,

Há algum tempo que se fala deste tema. No entanto, e pessoalmente, não acho que esta mudança traga beneficios para a Banda do Cidadão e para Portugal. Se o CB já é a bandalheira que é, licenciada, quando for livre ficará pior.

Agora que muitos grupos, associações e até mesmo organismos de PC e socorro voltavam a compor o CB como meio alternativo de comunicações, surge esta medida pela Europa. Se Portugal transpuser a mesma legislação para cá, como de facto costuma fazer num abrir e fechar de olhos noutras normas e decretos-lei, então aí penso que não faz sentido nenhum existirem duas bandas livres isentas de licença, e que muita gente passará a olhar para os 27 MHz como banda equivalente aos 446.

73s,
avatar
pmr1989
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Qua 4 Jun 2014 - 14:25

PMR não é pago e nunca foi propriamente uma bandalheira, daquilo que eu conheço pelo menos, e salvo raras exceções que as há em todo o lado. Mas o ambiente sempre foi muito elogiado. Diria mesmo que deixou de ser alvo de "parvoíce" (à qual sempre defendi que deve ser implicada a indiferença e a devemos ignorar...) desde que desapareceram os repetidores, embora isto tenho duas leituras também devido ao decréscimo no numero de utilizadores dos 446Mhz exatamente por deixarem de existir repetidores e logo menos "parvoíce".

Pode ser que o facto de não ser pago traga para a banda outras pessoas sem historial na radio, sem vícios, atraídas pela possibilidade de fazer DX para fora de PT que o PMR não permite...Quem sabe ? E assim com outra postura e atitude uns vão puxando pelos outros....gosto de acreditar nisso...até porque é a minha intenção e sentimento de momento. Posso estar totalmente enganado mas quantos de nós, PMR's, têm um CB....muito pessoal anda a dar o salto para o 27Mhz.


A parte boa é o não pagamento de 75€ com os quais se pode comprar um radio de entrada de gama, base magnética e antena...
avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por vildor em Qua 4 Jun 2014 - 17:51

Porque raio é que nos outros paises têm duas bandas livres (nalguns casos até têm mais), incorporadas a nível estatal\oficial com os organismos de proteção civil (não é como as associações de proteção civil à Portuguesa que nem reconhecidas pela ANPC são), as coisas funcionam e não iria funcionar cá?
O "tuga" é um ser muito especial não pode ter coisas de borla e que funcionam?
Chiça... já cansa isto de andarem sempre a dizer mal logo à partida sem ver se funciona.
Se fosse algo evidente, que prejudicasse claramente os utilizadores, então aí dava toda a razão para se "mandar abaixo", agora assim não encontro motivos. É o mal-dizer e porreirismo-pessimista Português.

O CB é uma bandalheira? Pois é... mas também praticamente não tem uso e há por aí muita gente a querer enfiar as unhas naqueles poucos Mhz para realizar capital.
Mas pode ser que um dia os "verdadeiros cebeistas" deixem de usar os 27.555 e radios de 10m...


EDIT:
P.S: Outra coisa que a "nova norma" (que esperemos venha a ser adoptada pela ANACOM) tem de interessante é permitir 4W em FM\AM e 12W em SSB, tendo apenas os rádios que ser CE certified. Com jeitinho ainda se pode voltar a usar os rádios "antigos" de forma legal.

vildor
Amador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por pmr1989 em Qui 5 Jun 2014 - 11:20

Bom dia,

Respondendo rapidamente, não estava a criticar nem a dizer mal, apenas estava a exprimir a minha opinião sobre o assunto.

Quando falava em instituições, referia me mesmo a Corpos de Bombeiros, Unidades da CVP e outras instituições do género, e não propriamente associaçoes que andam agora a implementar indicativos novos e a divulgá-los.

Não uso os 27555 nem radios de 10 m, nem coisa que o valha. Faço parte de um grupo que usa pmr puro e simples, e cb puro e simples. E as comunicações conseguem-se na mesma. Não é preciso serem nos 27555 para "se chegar lá". O que se faz nos 27555, tambem se faz entre o canal 1 e o canal 40. Mas em todo o mundo ainda há quem não perceba isso. Eu proprio não percebo a insistencia nos 27555 e a confusao entre o canal 34 e essa frequencia, que nem faz parte da Banda do Cidadão. É uma frequencia perdida.

Quanto a bandas livres, existem por aí muitas bandas livres em Portugal, não tiveram foi a expressão que o PMR446 tiverem. E se calhar muitas delas nem equipamentos de radiocomunicações existem para operar nelas. É tudo uma questão de bom senso. Estamos aqui estamos a assistir às escolas de condução, lojas e afins a meterem cb, pelo menos as primeiras, quando souberem do cb livre, e quando souberem que afinal o PMR446 não é uma banda privada só deles, como já tive o prazer de assistir e ouvir. E de ouvir "respostas". O que vale é que agora serão mais canais.

E o facto de ser livre, não pensem que a ANACOM vai deixar fazerem o que querem, antes pelo contrário, vão começar a andar em cima dos utilizadores, pelo menos aqueles que irão logo pensar em repetidores e links.

Veremos os proximos desenvolvimentos deste tema.

PS.: Tambem não concordo com o pagamento de uma taxa tao elevada, até concordo com a anexação de um valor simbolico à licença de RA, ou um valor mais baixo, mesmo vitalicio, ou entao por equipamento\utilizador. Agora que irá trazer mais ou menos utilizadores, isso ja nao sei. O que deviam mudar, e aí sim teria mais logica, era acabar com os 2 anos de escuta para subida de categoria nas bandas de amador. Aí sim seria uma coisa logica de se fazer, não é o pessoal estar a pagar como se fosse radioamador, e não poder utilizar as bandas. Pelo menos na cat 3 deveria ser permitido os 28 por exemplo.

73s a todos,
avatar
pmr1989
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Qui 5 Jun 2014 - 13:12

pmr1989 escreveu:O que deviam mudar, e aí sim teria mais logica, era acabar com os 2 anos de escuta para subida de categoria nas bandas de amador. Aí sim seria uma coisa logica de se fazer, não é o pessoal estar a pagar como se fosse radioamador, e não poder utilizar as bandas.

Apoiado, como de resto penso que seja pela maioria...

pmr1989 escreveu:Pelo menos na cat 3 deveria ser permitido os 28 por exemplo.

Boa ideia!

avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por vildor em Qui 5 Jun 2014 - 16:09

Pronto, tenho de pedir desculpas e realmente diz aí umas coisas bem acertadas. Não tinha sequer equacionado a hipotesse de algumas entidades querem utilizar o CB como usam o PMR (escolas de condução, centros comerciais, etc). Tem toda a razão e é muito bem pensado.
Quanto a entidades oficiais estarem a voltar a dar atenção ao CB não sabia de tal coisa, mas é sempre uma boa noticia.

Quanto aos Cat.3 (nos quais me incluo), eu diria algo diferente: permitirem algo destas 4 coisas simples (ou todas):
- Não ter de pagar o mesmo que alguém de categoria superior (1,2,A,B,C),
- Bandas WARC,
- Ou o VHF ou o UHF,
- Poder fazer exame para subida de categoria antes dos 2 anos (mesmo que se tivesse de esperar 6meses).

Claro que o custo da licença de CB é ridiculamente elevado, especialmente tendo em conta a baixa utilização e o facto de ser muito interessante para quem não quer dar o "salto" para amador (sejam sinceros, "carta" de amador dá outras possibilidades, quando acima de cat.3).

vildor
Amador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por PMR3657 em Qui 5 Jun 2014 - 18:41

vildor escreveu:Pronto, tenho de pedir desculpas e realmente diz aí umas coisas bem acertadas. Não tinha sequer equacionado a hipotesse de algumas entidades querem utilizar o CB como usam o PMR (escolas de condução, centros comerciais, etc). Tem toda a razão e é muito bem pensado.
Quanto a entidades oficiais estarem a voltar a dar atenção ao CB não sabia de tal coisa, mas é sempre uma boa noticia.

Quanto aos Cat.3 (nos quais me incluo), eu diria algo diferente: permitirem algo destas 4 coisas simples (ou todas):
- Não ter de pagar o mesmo que alguém de categoria superior (1,2,A,B,C),
- Bandas WARC,
- Ou o VHF ou o UHF,
- Poder fazer exame para subida de categoria antes dos 2 anos (mesmo que se tivesse de esperar 6meses).

Claro que o custo da licença de CB é ridiculamente elevado, especialmente tendo em conta a baixa utilização e o facto de ser muito interessante para quem não quer dar o "salto" para amador (sejam sinceros, "carta" de amador dá outras possibilidades, quando acima de cat.3).
~
Era bom era... !

73,
CR7AJM
avatar
PMR3657
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por toiosoiovoio em Sex 6 Jun 2014 - 13:44

O que são as Bandas WARC ?
avatar
toiosoiovoio
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por 31PTZ88 em Sex 6 Jun 2014 - 14:12

toiosoiovoio escreveu:O que são as Bandas WARC ?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
31PTZ88
Semi-profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Licença de CB extinta em Espanha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum