TX RX Fórum
Trovoadas e antenas Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Trovoadas e antenas Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Trovoadas e antenas

+2
PMR3657
Bernardo Lucas
6 participantes

Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Qui 10 Jul 2014 - 15:08

Boas

Tenho uma antena para cb instalada em casa, que cuidados tenho que ter com trovoadas, visto que a antena como é de metal e está muito alta vai atrair os raios?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por PMR3657 Ter 15 Jul 2014 - 19:30

Penso que basta ter uma ligação à terra... Mas não tenho a certeza.
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Ter 15 Jul 2014 - 19:35

Mas no radio ou no mastro da antena?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por PMR3657 Ter 15 Jul 2014 - 19:58

Ambos?  scratch Mas como disse não tenho a certeza...
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por toiosoiovoio Ter 15 Jul 2014 - 20:20

Mesmo com essa ligação à terra e se se confirmar, eu diria que se te for possível, desligasses o cabo da antena do rádio sem que essa situação (trovoada) ocorrer...
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Ter 15 Jul 2014 - 20:25

Pois mas mesmo assim se um raio for atraido e cair na antena que tipo de problemas posso ter?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por PMR3657 Ter 15 Jul 2014 - 20:32

Algo tipo assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Ter 15 Jul 2014 - 20:34

Então e como posso proteger a antena disso?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por pmr1989 Qua 16 Jul 2014 - 12:26

Boas,

Como deves imaginar, e visto que estás a estudar dentro da área da electricidade, não é fácil proteger uma instalação a 100%. No entanto ha certas medidas que podem reduzir o risco. Existem diversas, umas mais baratas, outras mais caras e complexas.

Podes instalar pára-raios ( aqui entra a velha historia de que este equipamento atrairá o raio, e o conduz, etc), podes instalar sistemas de terra de diversos tipos, sempre com o cuidado de ter uma para cada tipo de instalação. Por exemplo, a terra da tua estação não deve ser a terra da tua casa. Não utilizar canos água, caleiras e afins. Podes instalar supressores de raios, externos (ou internos, preferencia externos), intercalados entre a antena e o equipamento, instalar protectores de sobretensão, enfim, uma panóplia de coisas, isoladas ou em conjunto.

No entanto, como já referido aqui, uma boa prática será sempre que possivel ( ou sempre que não o estejas a utilizar), desligar o cabo e afastá-lo ligeiramente do rádio ou de outros equipamentos, principalmente metal. O raio ( simplificadamente sendo electricidade, irá percorrer o caminho mais curto, ora o circuito não estando ligado, o raio "não vai por lá", se é que me faço entender.

Há quem defenda a ligação de equipamentos, mastros, antenas, ou so de mastros, ou so dos equipamentos, enfim depende da tua antena, da tua zona, etc.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Qua 16 Jul 2014 - 12:45

Pois é bastante dificil proteger instalções eletricas de trovoadas. Eu a terra da minha estação tenho ligado á terra apenas de uma parte da casa que engloba duas maquinas de roupa e um termoacumulador, pode ser assim ou terei de fazer outro cabo terra só para a estação. Mas também em caso de trovoada de tiver o cabo da antena desligado do radio já não vai haver terra para a antena, se calhar deveria ligar o mastro à terra  Exclamation  Question 
Mas caso um raio seja atraido pela antena mesmo tendo o cabo desligado do radio o que me pode acontecer à antena ou à casa?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por PMR3570 Seg 8 Set 2014 - 3:29

Boas amigo não é muito díficil proteger as instalações desde que se faça as devidas protecções logo a nascença dessa instalação, no teu caso podes e deves ter um cabo ligado directo á terra no poste da antena, porque o raio ao cair no poste se este não tiver percurso por onde percorrer a antena fica como o amigo PMR3657 mostrou ( booommm ), agora podes tambem meter protectores contra sobretensões na antena como se faz na TDT o que estes suportam basicamente a carga dos raios, agora nos equipamentos aconselho a meteres protecções a nivel de fusiveis e resistores porque caso haja uma descarga grande estes arrebentam e já não estraga nada, por segurança mete protecções na entrada e na saída da antena e depois também no radio, porque um deles irá arrebentar de certeza e assim protege-te o sistema, já agora se tiveres uma UPS ficará excelente porque além de protegido ficas sempre com o sistema ligado durante uns minutos mesmo se não tiveres energia..

Hoje em dia temos de trabalhar sempre com protecções sem quase todas as instalações, dá um pouco mais de trabalho mas a segurança é garantida, antes os fusiveis do que os equipamentos de dezenas ou centenas de euros..

Cumps..
PMR3570
PMR3570
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Bernardo Lucas Seg 8 Set 2014 - 10:57

Obrigado pela explicação. Esses fusiveis metem-se no cabo da antena? No cabo de alimentação do radio já tenho, mas também se não tiver a usar está sempre tudo desligado da tomada...
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por pmr1989 Seg 8 Set 2014 - 12:25

Viva.

E elas ( as trovoadas) estão de regresso.

Quanto aos fusiveis, a maioria dos cabos dc incorporam um porta fusivel. Por segurança, é sempre bom ter um fusivel de calibre superior a montante, embora, normalmente o que o cabo tem chega. Isto para estações moveis e/ou fixas.

No equipamento propriamente dito, há quem ligue a carcaça (ou há rádios com local proprio), e ligam à terra ou barramento para o efeito, terra esta distinta da da instalação eléctrica.

Ligando os mastros ou elementos metálicos ( tambem ha quem ligue as antenas) atraves dos diversos tipos de ligação à terra existentes, jogará pelo seguro, que é sempre o ideal. 100% protegido nunca se está. Mas há maneiras de ficarmos um pouco mais descansados.

No cabo da antena há dispositivos que se podem intercalar entre este e o equipamento terminal, que foi o que o colega 3570 frisou.

Enfim, há de tudo um pouco. Smile
73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por pmr3309 Ter 9 Set 2014 - 17:39

Só uma achega às trovoadas Smile eu tenho a minha antena de CB montada num mastro extensível que fiz com um prumo da construção civil, fica com a altura aproximada de 7 metros para o suporte da antena, quando encolhe o suporte fica a sensivelmente 2,5 metros.
É também uma hipótese para tentar diminuir a exposição aos raios.
Outro cuidado que tenho é desligar o cabo de antena do equipamento.
avatar
pmr3309
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Trovoadas e antenas Empty Re: Trovoadas e antenas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos