TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação

Radio NASA - Faça Play para ouvir

Robô é projetado para resgate em minas subterrâneas

Ir em baixo

Robô é projetado para resgate em minas subterrâneas

Mensagem por ALF007 em Sab 27 Ago 2011 - 9:11


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
(O Gemini-Scout é um robô totalmente à prova d'água e semi-anfíbio, capaz de navegar por até meio metro de água.[Imagem: Randy Montoya/Sandia])

Em busca de informações

O Gemini-Scout é um robô-batedor, destinado a entrar em minas subterrâneas depois de um acidente, avaliar a situação e passar informações para as equipes de resgate.

Segundo os engenheiros dos Laboratórios Sandia, dos Estados Unidos, o histórico recente desses acidentes revela que o desconhecimento das condições do local e os riscos potenciais para os bombeiros têm retardado os esforços de resgate a ponto de perder vidas - dos mineiros acidentados - que poderiam ter sido salvas.

Para isso eles projetaram o Gemini-Scout para dar às equipes de resgate a ferramenta mais importante nesses casos: informações sobre as condições do local.

"Nós projetamos este robô para que ele vá à frente da equipe, avaliando a situação e os possíveis riscos e permitindo que as operações sejam conduzidas mais rapidamente," explica Jon Salton, líder do projeto.

À prova d'água e semi-anfíbio

O robô é equipado com sensores de gás, uma câmera termal para localizar sobreviventes, e uma câmera comum, para fornecer imagens do local em tempo real.

Todo o esforço foi colocado na capacidade de andar por lugares estreitos e cheios de obstáculos: o robô é capaz de escalar rochas, subir em ladeiras escorregadias ou de terreno solto e virar em espaços exíguos.

Mas a característica que mais chama a atenção é que o Gemini-Scout é um robô totalmente à prova d'água e semi-anfíbio, capaz de navegar por até meio metro de água - inundações são uma situação sempre presente nos acidentes em minas subterrâneas.

Medindo cerca de 1 metro de comprimento e 60 centímetros de altura, o robô pode ser usado para levar medicamentos, alimentos e cilindros de oxigênio para os mineiros caso as equipes humanas não possam se aproximar rapidamente. Ele é equipado com rádios, podendo ser usado para passar instruções para os mineiros.

Controle de XBox

Como é comum a presença de gases explosivos em minas subterrâneas, toda a parte eletroeletrônica do robô é blindada, de forma a não gerar qualquer fagulha ou aquecimento que possa causar transformar a tentativa de ajudar em um desastre maior.

"Para projetar um robô para fornecer o nível de assistência desejada tivemos que levar em conta as pressões e os gases existentes nesses ambientes," disse Clint Hobart, membro da equipe. "Assim, tivemos que garantir o uso de materiais cuja resistência daria conta do recado, e tivemos que manter tudo leve o suficiente para que o robô possa navegar com facilidade."

Para facilitar a navegação, permitindo que o robô seja operado por equipes sem treinamento intensivo, o Gemini-Scout é dirigido com o controle de um console Xbox 360, com comandos que lembram muito os jogos.

O robô já está sendo validado pela Administração de Saúde e Segurança na Mineração dos Estados Unidos, e deverá ser licenciado para fabricação para uma empresa privada.
avatar
ALF007
Administrador Fundador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum