TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação


Rede Nacional de Rádio

Ir em baixo

Rede Nacional de Rádio

Mensagem por pmr1989 em Sex 7 Nov 2014 - 15:25

Para todos os amantes de radiocomunicações, emergência, protecção civil e todos os temas relacionados, porque não fazer uma coisa semelhante a esta cá em Portugal, ainda na sequência dos tópicos relacionados com redes privadas de radiocomunicações?

Vejam:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O que uns tentam fazer no pmr446, outros no CB, interligações com sistemas em uso maioritário por radiomadores, como por exemplo o APRS, é possivel fazer tudo e ligar todas as valencias das radiocomunicaçoes, agradando a todos. Sendo titular de uma rede dessas, porque não replicar mais a nivel nacional, e interligá-las, sejam em semi-duplex, simples, analógicas ou digitais... Isto já aqui foi discutido, a adesão a redes privadas de radiocomunicações, tendo gerado mau estar nuns, e interesse noutros, por diversos motivos. Mas agora a ideia era outra, a nivel distrital, haver redes privadas ( desde 50€ /ano até 500€/ano - licenças), conforme sejam redes em simplex, semiduplex, UHF, VHF alto, VHF médio, etc.

Penso que seria um projecto interessante. Se se juntar pessoal em diversas zonas, é possivel criar as coisas. Vejam o link. Trata -se de um protocolo DMR digital mobile radio, mais propriamente o DMR da Motorola (Mototrbo), mas a ideia é bastante interessante, podendo ser feita mesmo em analógico convencional. Existem redes privadas isoladas, porque não interligá-las por rádio, IP, etc, e formar uma rede nacional? Mesmo podendo ser interligada à rede telefónica, entre outras coisas.

73s,
avatar
pmr1989
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por PMRzPMR em Sex 7 Nov 2014 - 22:47

um dia tudo isso será possivel, gratis sem medos e sem licenças..
avatar
PMRzPMR
!BANIDO!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por paulo lucio em Sab 8 Nov 2014 - 10:35

espero que esse dia venha rapido
avatar
paulo lucio
Semi-profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por pmr1989 em Ter 11 Nov 2014 - 10:19

Continuando com o tópico.... ninguém acha a ideia interessante e plausivel?

73s,
avatar
pmr1989
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por paulo lucio em Ter 11 Nov 2014 - 13:12

É plausivel e boa ideia... poderá é demorar tempo a mudar as leis....espanga temncb sem licensa
avatar
paulo lucio
Semi-profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por PMRzPMR em Ter 11 Nov 2014 - 13:48

pessoalmente, prefiro contribuir para um bom link de pmr do que para redes de privados, e ficar dependente das ideias *de cima* .
avatar
PMRzPMR
!BANIDO!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por pmr1989 em Ter 11 Nov 2014 - 15:20

A ideia não será as pessoas contribuirem para redes de rádio de privados, ficando "nas mãos" do respectivo titular da licença.

A ideia seria fundamentalmente seguir os passos de outros países ( conforme o link que deixei no primeiro post), e criar uma rede rádio a nivel nacional, onde cada um possa contribuir com o que possa e saiba. Como é obvio não seria uma rede substituta do radioamadorismo, e certamente poderiam fazer tudo o que actualmente se anda a fazer na banda 446, além de outras coisas potencialmente interessantes.

Dada a legislação em Portugal no que toca a redes privativas, e a atribuição de frequencias ser um pouco conforme as zonas do País, a solução para Portugal não seria muito igual aquela apresentada no link do primeiro post (rede na norma mototrbo), mas podia ter muita coisa semelhante. Já que em Portugal há um certo "medo" neste campo e dúvidas na criação de redes privadas deste tipo, como é normal, numa primeira fase, tudo passaria por criar redes locais de rádio (simplex, semi duplex, numa das bandas destinadas ao Serviço Movel Terrestre), e depois interligá-las por exemplo por links monovia ou até IP. Quem sabe se depois disto avançar, não seria possivel em termos colectivos, pedir uma rede digital do genero da do link apresentado, ca para Portugal, com o melhor do analógico e do digital.

Vejam o link com atenção.

73s,
avatar
pmr1989
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por vtx em Dom 17 Maio 2015 - 11:25

Ha quem já tenha isso em coimbra. Gostava de fazer isso no porto/aveiro para falar com pessoal. Mas ha um problema é que é necessário um rádio profissional (programar as frequências pot usb e nao ha LCD) para usar. Qualquer radio amador não se pode usar. mas se usar dentro de casa quem é que vai ver? xD
Se for barato por mim eu alinho.
avatar
vtx
Iniciado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rede Nacional de Rádio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum