TX RX Fórum
fm e nfm Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
fm e nfm Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


fm e nfm

3 participantes

Ir para baixo

fm e nfm Empty fm e nfm

Mensagem por paulo lucio Sáb 22 Nov 2014 - 21:15

Fm- frequencia modelada.... o que significa nfm e as vantagens/disvantagens em relaçao ao fm?

(Espero tar no sitio certo para criar este topico)
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

fm e nfm Empty Re: fm e nfm

Mensagem por zeroball Sáb 22 Nov 2014 - 23:30

Estamos a falar de VHF e UHF, certo?
Temos emissões com largura de banda de 12.5khz (denominadas em FM), de 6.25khz (NFM - narrow) e de 50khz (WFM - wide). As duas primeiras são usadas em comunicações bidireccionais (PMR e rádioamadorismo), a terceira é usada em comunicações unidireccionais (emissoras de FM em stereo).
Posso ter sido demasiado simplista nas definições mas basicamente é isto, mas corrijam-me se estiver errado.
zeroball
zeroball
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

fm e nfm Empty Re: fm e nfm

Mensagem por paulo lucio Dom 23 Nov 2014 - 14:03

Oscar bravo sim é em uhf/vhf... ainda bem que foi simplista pois assim percebi muito bem

73's
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

fm e nfm Empty Re: fm e nfm

Mensagem por pmr1989 Seg 24 Nov 2014 - 18:12

Boas,

O NFM é o FM que normalmente se fala. Para simplificar costumam vir só mesmo as duas letras FM. O outro é o WFM.

O NFM é o chamado FM estreito (a portadora pode desviar aproximadamente 2.5 kHz para cima e para baixo da frequência central; a largura da banda/canal pode ser 6,25 kHz a 12,5 kHz, dependendo do desvio do transmissor). Esta modulação é usada essencialmente em comunicações rádio.

O WFM é o chamado FM largo. A portadora normalmente pode ter desvios de 5 kHz até 75 kHz para cima e para baixo da frequência central. A largura de banda é normalmente de 20 kHz, dependendo do desvio do transmissor. A radiodifusão usa este tipo de modulação.

Diferenças além das "aplicações":

Se se escutar um áudio NFM com o rádio programado para WFM, o som irá parecer baixo, e é possível ouvirem-se interferências de canais adjacentes.

Se se escutar um áudio WFM com o rádio em NFM, o som irá estar bastante elevado, e com possível distorção.

Isto em recepção. Se for em transmissão, o 2º caso é bastante mais grave, pois é possível que o teu áudio "vá" para as frequências próximas, uma das razões para não se usar WFM em radiocomunicações com pouca largura de banda. Há sistemas digitais (Tetra) que usam 25 kHz de largura.

Espero ter ajudado. Se alguém quiser corrigir, está à vontade, mas é este o entendimento que tenho, pode não estar cientificamente correcto, mas é o que me foi transmitido e que fui aprendendo ao longo destes anos como aficionado de rádio. xD

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

fm e nfm Empty Re: fm e nfm

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos