TX RX Fórum
Projecto OSCAR 1.1 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Projecto OSCAR 1.1 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Projecto OSCAR 1.1

5 participantes

Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Ter 13 Set 2011 - 11:12

Este projecto tem por objectivo a comemoração da colocação em órbita do primeiro satélite de amador, o OSCAR 1. Faz 50 a 12 de Dezembro!

O e-mail citado, foi enviado por mim a um colega aqui de uma associação e fica aqui ao dispor de todos para que também tenham conhecimento do mesmo.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: David Martins <cr7aek@gmail.com>
Data: 1 de Setembro de 2011 14:46
Assunto: Um projecto que pode passar a ser real! Peço que percas um pouco de tempo a ler....
Para: david dias


Olá Wink.
Tenho estado aqui a ler umas coisas e a magicar outras e penso que tenho aqui uma ideia que podia ser bem aproveitada Smile.

Bom primeiro, gostava só que desse por aqui uma vista de olhos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E também por aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como deves então ter lido, o OSCAR 1 foi lançado para o espaço em 12 de Dezembro de 1961, há 50 anos!
Visto que, segundo sei, a ARBB nunca fez nenhum colóquio, podia aproveitar esta data (no caso, um fim de semana próximo ao dia 12, de preferência um fim de semana antes dessa data) e realizar algo, como manda a lei!

Teria de ser uma coisa bem feita, porque nós somos capazes também de realizar algo bom!

Tive então a ideia de, à semelhança do SimSat, lançarmos também uma radio baliza suspensa num balão de hélio.
O balão comunicaria com Terra via morse. Eu sei que aqui a ideia já começa a ser rejeitada, mas morse é comunicação rádio também.

Este balão seria uma forma didáctica de até numa escola mostrar as rádio comunicações.
Como?
Ora a "bordo" desse balão voaria um pequeno e barato transmissor de PMR, juntamente com uma Unidade de Processamento e Controle (desta encarrego-me eu!), que vamos chamar de UPC.
Esta UPC servir-se-ia do rádio PMR para enviar uma mensagem em morse a cada 2 min, como por exemplo ".- .-. -... -..." (ARBB). Após isso, esta UPC levaria um sensor de temperatura e há medida que ia subindo enviaria também os dados recolhidos via morse!
Em Terra, um simples receptor, uma antena e um computador tratariam do resto. Não faltam aí na Internet programas que detectam o Morse e passam-no de imediato para letras e números.

A uma determinada altitude, o balão rebentaria e faria accionar o paraquedas.... só ainda não sei como depois encontrar e recolher a sonda, pois lembrei-me de tudo isto enquanto dormia e ainda não tive muito tempo para planear tudo.

Teríamos com certeza o apoio de muitas associações e até mesmo o apoio de algumas entidades que suportariam o custo relativamente baixo de tudo isto!

Quanto ao balão teria de se falar com o controlo aéreo português, mas com toda a certeza não haveria problema, até porque o balão não chegará tão alto...


Eu sozinho não consigo levar isto a lado nenhum, mas todos nós juntos conseguiremos, caso estejam de acordo com tudo isto.


É esta a minha ideia e gostava de saber a tua opinião. Também tendo tu uma visão diferente, quais seriam as hipóteses de conseguirmos levar isto a bom porto.
Na minha opinião, o aniversário do OSCAR 1 seria uma boa oportunidade para colocar a ARBB no mapa.




Fico a aguardar Wink.



Grande abraço!
David Martins, CR7AEK



Venho assim também "colher" algumas opiniões e, sei que há por aqui alguém ligado à aviação nacional, pedir alguns esclarecimentos sobre esta questão do balão de hélio.





Cordais 73 Wink
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por ALF007 Qui 15 Set 2011 - 5:29

Boas David Martins.

Gostei de ver, esta iniciativa.
Como isso esta?
É para ir em frente?

Eu praticamente tenho o meu balão preparado para ser lançado.
Podia-mos lançar no mesmo dia para comemorar o Aniversario do Óscar 1.

É um projecto em que acredito, vai ser divertido e tenho a certeza que vai ter muitos seguidores.
Em Abril de 2011 vi pela primeira vez uma publicidade da Toshiba:



Quando vi este magnifico video, pensei logo, podia fazer algo parecido.
Por isso é que me lembrei da activação balão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O Balão que vou lançar vai enviar sinais em SSTV. Varias imagens vão ser enviadas para os colegas na terra para coleccionarem varias imagens.

Fico contente em saber que o DavidM também pretende enviar um balão. Gostei do seu projecto...
Como é?
Vamos combinar uma data para Dezembro?

O que é melhor do que 1 Balão? lol!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por pmr504 Qui 15 Set 2011 - 12:16

cordiais para todos
desde já devo de dar os parabéns pela iniciativa dos colegas,acho o projeto muito interessante até eu gostaria de participar num projeto desta envergadura mas tenho muitas condicionamtes de natureza pessoal e profissional portato só me resta partilhar alguma informação que vou recolhendo da net.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

um abraço 73 51

ps:vou estando atento a mais novidades sobre o projeto
pmr504
pmr504
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Qui 15 Set 2011 - 12:18

Melhor? Só se for um satélite que vá até ao espaço a bordo de um foguetão eheheh.

Isto está demasiado parado por aqui... mas assim que começar as aulas eu logo dou um outro rumo à coisa.

Já agora... fiquei curioso, qual o sistema que vai utilizar para enviar imagens de SSTV? Vai enviar um leitor de mp3, por exemplo, e este vai enviar os sinais... será isso?

Eu queria enveredar por uma parte mais autónoma... em que ás pessoas, junto da estação em terra, se pudesse explicar e mostrar um outro lado do Morse. Queria mostrar que não está ultrapassada esta forma de comunicação e pode ser utilizada em vários projectos.

Como expliquei no e-mail, seria um desperdício ter um balão grande no ar (pois 1litro de hélio apenas levanta 1 grama) e não tirar o máximo proveito disto. Então se se pudesse unir os radioamadores aos amantes da meteorologia (por exemplo...) seria bem melhor!



Mas pronto... não há gente motivada nem com vontade de apoiar este tipo de projectos e a sair tudo do mesmo bolso sairá carote.


Já algumas associações, incluindo a própria REP, entraram em contacto comigo, mas ficou tudo em águas de bacalhau...


Resta aguardar por novos desenvolvimentos...


PS: alguém tem conhecimento sobre as restrições a este tipo de balões?


73
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Qui 15 Set 2011 - 13:42

Sensor que estava pensar utilizar neste projecto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um sensor barométrico e de temperatura. Através dele recolher-se-iam várias informações, como altitude, temperatura que seriam enviadas de imediato para terra...


Wink
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por ALF007 Sex 16 Set 2011 - 21:10

Boas noites caríssimos colegas!

pmr504
Muito obrigado pelos os sites sobre o assunto que partilhou connosco.
Realmente é um projecto muito interessante e divertido para se fazer...

DavidM:
Melhor do que 1 balão, são 2 balões a serem lançados na mesma data... lolol
Ate Dezembro ainda falta muito... mas o tempo passa e ás vezes nem nos apercebemos... Faça uma lista do que lhe falta e insista neste projecto.

Quanto sistema para enviar as imagens em SSTV vai ser mesmo com um leitor de MP3 com varias imagens gravadas em Audio que depois será activado pelo vox do equipamento PMR.
Também vou colocar uma câmara digital de filmar para registar toda a subida do balão como também a sua queda.
(Só de escrever até já fico com minha curiosidade activada a 9+60 para ver video... lol)

Eu acho que Dezembro é um bom mês para ser lançado.
David... vamos lá trabalhar neste projecto. Insista!
ok?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
...esta engraçado, é uma boa ideia mas não pretendo comprar, obrigado!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Sex 16 Set 2011 - 21:29

ALF007 escreveu:activado pelo vox do equipamento PMR

É preferível arranjar um pequeníssimo circuito para fazer introduzir logo o áudio no micro.

Com a altitude e o aumento da pressão, temo que não funcione muito bem por VOX... além que de o próprio vento ia interferir muito...

Wink

avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por ALF007 Sex 16 Set 2011 - 21:44

Sim... sim... correcto.
Tirei o mic do equipamento e o cabo do audio que vem do MP3 esta soldado onde estava o mic que foi removido.
Lembrei-me de fazer isto por causa do próprio vento que vai ser muito.

Com a altitude e o aumento da pressão, temo que não funcione muito bem por VOX...


Esta afirmação é que não percebi?
Explique-me melhor, por favor.
Porquê que o VOX, talvez não funcione?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Sex 16 Set 2011 - 22:31

ALF007 escreveu:
Com a altitude e o aumento da pressão, temo que não funcione muito bem por VOX...


Esta afirmação é que não percebi?
Explique-me melhor, por favor.
Porquê que o VOX, talvez não funcione?

Sem problema Wink.

Eu estava a pensar que ia usar o VOX a ser activado por um pequeno altifalante (como já em alguns sítios). Com a altitude, há um aumento da velocidade do vento e da pressão que faria com que a membrana do microfone estivesse sempre a movimentar-se a a activar o VOX.

Assim, como vai usar um cabo de áudio, não tem o menor problema Wink.

avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por ALF007 Sáb 17 Set 2011 - 7:21

ok... Ainda bem que não problema nenhum.
É que de electrónica não sou entendido. Mas sei soldar umas PLs. lol!

Onde estou a ter alguma dificuldade é com a alimentação do equipamento PMR.
Numas 3 a 4 horas o balão vai atingir a altitude máxima, o Balão arrebenta e inicia-se a queda.
Não faço a mínima quanto tempo vai demorar a cair na terra solida.
Talvez umas 6 horas no total... e o equipamento vai estar sempre a fazer tx.
Como devo aumentar a autonomia de uma forma que resulte e leve?
Aceito sugestões.

Hoje vou iniciar os teste do para-quedas. lol!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Sáb 17 Set 2011 - 12:27

ALF007 escreveu:
Talvez umas 6 horas no total... e o equipamento vai estar sempre a fazer tx.
Como devo aumentar a autonomia de uma forma que resulte e leve?


Vai estar sempre a fazer TX? Se estiver em VOX, só deverá activar o TX quando houver modulação. Tem de colocar um filtro passa baixo antes do micro para que entre o mínimo de ruído e o TX não active apenas por má gravação do ficheiro.

O que eu aconselho é passar todo o ficheiro de áudio por um programa de edição de som e reduzir-lhe o "noise". Depois com um filtro passa baixo simples (resistência + condensador) fazer a ligação ao microfone.

Se quiser eu depois coloco aqui a forma como tem de ligar as coisas e qual o valor da resistência e do condensador Wink.
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Ter 20 Set 2011 - 17:18

Encontrei este link fantástico que aqui partilho : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


73
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por joma Seg 31 Out 2011 - 18:29

DavidM escreveu:
ALF007 escreveu:activado pelo vox do equipamento PMR

É preferível arranjar um pequeníssimo circuito para fazer introduzir logo o áudio no micro.

Com a altitude e o aumento da pressão, temo que não funcione muito bem por VOX... além que de o próprio vento ia interferir muito...

Wink


Boa Tarde,

Eu peço desculpa de me estar a meter na discussão, mas parece-me que o colega David, está a incorrer num erro ao pensar que a pressão cresce com a altitude, pois o que sucede é precisamente o contrário, ou seja na troposfera a pressão atmosférica, bem como a densidade e a temperatura decrescem com a altitude, sendo nas condições padrão ISA, a pressão atmosférica decresce 1 hPa por cada 27 Pés.

73's
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Seg 31 Out 2011 - 19:11

Sim de facto é o que acontece.... eu estava a fazer no que acontece à membrana do microfone que corrigi num tópico mais recente.

Alerto todos os que tenham o intuito de fazer algo deste género, para as autorizações que são necessárias! Muito importante!

Pode ser lido aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Autorização da ANA, Aviação Civil, NAVE, etc...

Não façam sem consentimento das autoridades, porque se correr mal (atingir por exemplo um aparelho voador) pode-se criar um enorme problema!


Cordiais 73 Wink
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por joma Seg 31 Out 2011 - 19:59

DavidM escreveu:Sim de facto é o que acontece.... eu estava a fazer no que acontece à membrana do microfone que corrigi num tópico mais recente.

Alerto todos os que tenham o intuito de fazer algo deste género, para as autorizações que são necessárias! Muito importante!

Pode ser lido aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Autorização da ANA, Aviação Civil, NAVE, etc...

Não façam sem consentimento das autoridades, porque se correr mal (atingir por exemplo um aparelho voador) pode-se criar um enorme problema!


Cordiais 73 Wink

Mais uma vez peço desculpa por estar aqui a dar uma achega sobre o assunto, mas a entidade competente para autorizar qualquer tipo de operações no nosso espaço aéreo é o INAC - Instituto Nacional da Aviação Cívil, cujo site é: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quanto à probabilidade de atingir uma aeronave em voo esta é diminuta, já o mesmo não se pode dizer na altura da queda, os danos causados a terceiros, mesmo que autorizado o lançamento pelo INAC, serão sempre da responsabilidade do proprietário (fazendo o paralelo com as aeronaves, em que se incluem os Balões tripulados). No entanto será talvez pertinente escolher um local de lançamento fora dos corredores aéreos e das áreas de protecção dos aeródromos. Existem cartas disponíveis na Net, no site do AIP Portugal (NAV).

73's
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Seg 31 Out 2011 - 20:57

joma escreveu:
Quanto à probabilidade de atingir uma aeronave em voo esta é diminuta

Porque diz isso Question .


Quanto ao resto, agradeço a informação, tratarei de dar uma vista de olhos.

Cumps
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por CT1END Seg 31 Out 2011 - 22:09

Caros colegas
No forum indicado o Sena deu as dicas todas como realizar um simulador de satélite "SimSAT", podem ver alguns dados em artigos da REP em :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ou
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Em todos há um factor importante, o orçamento.
Dai o planeamento é importante para o objectivo que se pretende atingir.
Contactei o David-CR7AEK quando lançou a sua ideia no Facebook, para saber mais pormenores, vejo que há interesse, mas nada de planos.

Burocracia do lançamento, ter uma equipa só para tratar dela.

73 e Força
Carlos Nora, CT1END
NNNN

CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por DavidM Seg 31 Out 2011 - 22:28

CT1END escreveu:
Contactei o David-CR7AEK quando lançou a sua ideia no Facebook, para saber mais pormenores, vejo que há interesse, mas nada de planos.

Amigo Carlos Nora, planos há! Mas não vamos colocar os mesmos em pratica.

É complico pedir verbas para um projecto destes, sem ter primeiro a certeza de que pode ser concretizado.
Esta Quarta-feira próxima eu e mais um colega vamos fazer um inventário de todos os sensores disponíveis e vamos levar os mesmos para o Lab. de investigação e projectos... mas temos medo de começar a fazer tudo ás avessas, ou seja, de trás para a frente... porque se não se conseguir autorização para até final do ano, o nome OSCAR 1.1 deixa de ter sentido e então tem de se reformular todo o projecto novamente....


Vamos fazer alguns contactos, junto da AMRAD e da INAC (esta sugerida anteriormente) para que possam der dadas algumas orientações a seguir, de modo a que se consiga as autorizações.


Até haver as mesmas... isto anda, mas devagarinho....



Cordiais 73's
David - CR7AEK
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por joma Seg 31 Out 2011 - 23:09

DavidM escreveu:
joma escreveu:
Quanto à probabilidade de atingir uma aeronave em voo esta é diminuta

Porque diz isso Question .


Quanto ao resto, agradeço a informação, tratarei de dar uma vista de olhos.

Cumps

Colega basta verificar a dimensão do balão que pretende utilizar, o número de aeronaves que circulam no nosso espaço aéreo, bem como as dimensões do mesmo, para que com algum cuidado e planeamento da sua parte (evitar corredores e zonas de protecção a aeródromos, bem como outras áreas restritas e/ou perigosas, militares e não só, bem como prever através das cartas dos ventos de superfície e altitude qual a rota provável do balão) a probabilidade de colisão no ar ser bastante baixa, provavelmente inferior aí a uns 5% (este número é meu mas não tem qualquer fundamento teórico é mera suposição). Até lhe digo que se houver alguma probabilidade de ocorrer uma colisão, o INAC não o deve autorizar, pelo que lhe sugiro que estude bem o cenário antes de lhes fazer qualquer pedido de autorização. Eu pessoalmente e sem o querer melindrar até acho bem que não autorizam pois a minha segurança também poderá estar eventualmente em jogo, isto claro está se houver algum perigo de colisão.

73's
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Projecto OSCAR 1.1 Empty Re: Projecto OSCAR 1.1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos