TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO

Divulgação

Novos contadores EDP

Ir em baixo

Novos contadores EDP

Mensagem por zeroball em Ter 26 Maio 2015 - 22:41

Deparei-me a seguinte noticia:
"EDP vai instalar 4,8 milhões de contadores inteligentes de eletricidade" - Fonte da Notícia
A minha primeira reacção foi 'Até que enfim!', sabendo eu que andam a falar neles há pelo menos 8 anos. Mas a meio da leitura, deparei-me a frase PLC, que me deixou apreensivo e com a sensação de que vai existir mais 1 foco de poluição no espectro radiofónico.
A notícia em sí é muito parca em explicações e dados sobre o assunto, mas acho que devíamos estar atentos com esta situação para nos precavermos.

Última edição por zeroball em Qua 16 Set 2015 - 14:20, editado 1 vez(es)
zeroball
Profissional

Re: Novos contadores EDP

Mensagem por ALF007 em Ter 26 Maio 2015 - 23:59

PLC não.
Os PLC's são proibidos?

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por paulo lucio em Qua 27 Maio 2015 - 21:41

Ja ha intereferencias em hf vi num post de um.colega
paulo lucio
Semi-profissional

Mensagem por toiosoiovoio em Qui 28 Maio 2015 - 13:39

ALF007 escreveu:PLC não.
Os PLC's são proibidos?

Penso que não são proibidos pois são vendidos na maior parte das lojas tipo radio popular, worten, media markt e afins.
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por vtx em Qui 28 Maio 2015 - 15:30

de 1 a 30 MHz vai ser uma coisa louca. vai acabar o HF.
vtx
Iniciado

Mensagem por paulo lucio em Qui 28 Maio 2015 - 16:04

Malta juntos podemos tentar fazer algo... temos de nos unir e agir de algum modo...ou á. EDP OU ANACOM mas temos de fazer antes que a praga seja maior...
paulo lucio
Semi-profissional

Mensagem por vtx em Qui 28 Maio 2015 - 16:10

paulo lucio escreveu:Malta juntos podemos tentar fazer algo... temos de nos unir e agir de algum modo...ou á. EDP OU ANACOM mas temos de fazer antes que a praga seja maior...

O governo português por lei é obrigado a instalar as PLCs.
vtx
Iniciado

Mensagem por paulo lucio em Qui 28 Maio 2015 - 18:21

E esses plcs nao poderam ser alterados ou arranjarem maneira de diminuir os ruidos?
Ja sao poucos os que fazem HF entao assim.... eu comecei ha 6meses em cb quero ir fazer ct3 para puder evoluir para ct2 e ct1... s
paulo lucio
Semi-profissional

Mensagem por Coutada em Qui 28 Maio 2015 - 19:55

Boas
Não compliquem...
Podemos usar os nossos radios e dar troco na mesma moeda? What a Face
Usem a cabecinha hihihihihi
Coutada
Profissional

Mensagem por 31bc013 em Qui 28 Maio 2015 - 22:32

Boas
Já instalaram esses contadores aqui no prédio onde moro em Novembro do ano passado e não fiquei com nenhumas interferências em HF aqui na minha estação. Agora o consumo de electricidade é igual, não notei diferença nenhuma.
31bc013
Iniciado

Mensagem por zeroball em Qui 28 Maio 2015 - 23:01

31bc013 escreveu:Boas
Já instalaram esses contadores aqui no prédio onde moro em Novembro do ano passado e não fiquei com nenhumas interferências em HF aqui na minha estação. Agora o consumo de electricidade é igual, não notei diferença nenhuma.

Posso pedir-te que tires umas fotos pormenorizadas de um desses contadores? Estou curioso de saber as características deles.
zeroball
Profissional

Mensagem por PMR3657 em Sab 30 Maio 2015 - 0:43

Estou na área da Baixa Tensão - Contadores, e ainda não montamos contadores com esta "nova" tecnológica, continuamos a montar os normais, estáticos.
PMR3657
Guru

Mensagem por 31bc013 em Sab 30 Maio 2015 - 16:59

zeroball escreveu:

Posso pedir-te que tires umas fotos pormenorizadas de um desses contadores? Estou curioso de saber as características deles.

Boas as imagens não tem grande qualidade porque foram tiradas com o  telemovel  mas dá para ter uma ideia

31bc013
Iniciado

Mensagem por zeroball em Sab 30 Maio 2015 - 21:13

31bc013 escreveu:
zeroball escreveu:

Boas as imagens não tem grande qualidade porque foram tiradas com o  telemovel  mas dá para ter uma ideia

OK, graças as fotos do colega, vamos ter uns 'meninos' à nossa porta que emitem entre 35 - 91 khz, segundo as normas estabelecidas pela indústria.
Mais info: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
zeroball
Profissional

Mensagem por vtx em Dom 31 Maio 2015 - 1:53

Boa. Se tiverem a poluir fora disso a ANACOM tem que resolver.
vtx
Iniciado

Mensagem por zeroball em Dom 31 Maio 2015 - 23:45

Esta historia das plc's fez-me lembrar que a EDP no saudoso ano de 2005, em parceria com a ONITELECOM, andou a fornecer net através da rede eléctrica.
'Fibraram' vários postos de transformação e através de modems plc induziam a net nos cabos de baixa tensão e forneciam aos clientes que tinham também do seu lado plc's nas tomadas. Lembro-me perfeitamente de encontrar esses equipamentos em Alfragide, deve ter sido um teste piloto, pois nunca mais vi ou ouvi falar nesses equipamentos em mais lado nenhum e foi por essa altura que a EDP se desfez da ONI e a vendeu à Optimus.
Infelizmente não fiquei com fotos dos mesmos para partilhar... Sad

Mas voltando ao assunto que iniciou o tópico, eles vão ter instalar algo do género nos postos de transformação para receber os dados dos contadores e enviar para um servidor central, estas frequências seriam fortemente atenuadas pelos transformadores de MT-BT, dificilmente conseguiria a transmissão pelos cabos MT ou mesmo de AT, vão ter de investir muito além dos contadores. Pode não ser fibra, mas tem de ser algo com largura de banda suficiente para receber e transmitir dados, que resultar em mais frequências ocupadas se não usarem por exemplo 4G.
Cá estaremos para ver...
TX&RX is nice!
zeroball
Profissional

Mensagem por PrimePMR em Qua 16 Set 2015 - 10:37

Ao que me informaram, nos novos contadores os sinais de rf (na  area de alguns khz) não vão passar pela media nem alta tensão, simplesmente vai dos nossos lares até ao pt onde vai levar um modulo gsm que envia os dados portanto  os dados da leitura só vão passar pela baixa tensão e vai ser só no periodo nocturno e no final de cada mês, embora o fornecedor electrico possa aceder em qualquer momento aos dados do contador
PrimePMR
Amador

Mensagem por PMR16 em Sex 9 Out 2015 - 12:56

Boas esta semana foram instalar um contador desses na minha residência e ate a data não foi detetada nenhuma interferência tanto em HF com Vhf\Uhf o que me foi dito e que já não era preciso vir ninguém contar a luz dentro de casa pois o contador emitia um sinal para um aparelho que a pessoa que conta a luz trás consigo.
O mais engraçado e que o meu contador esta na escada mas foi me dito que tem ordem para trocar todos os contadores Bihorários.

Fiz teste com um analyzer ao pé do contador e não detetei nenhum sinal de RF.

Acho que o contador só deve emitir sinal quando deteta a presença do outro aparelho.

PMR16
Iniciado

Mensagem por nineâu5 em Sex 9 Out 2015 - 21:24

será por  micro ondas? [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ou então o InovGrid [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
nineâu5
Profissional

Mensagem por nineâu5 em Sex 9 Out 2015 - 21:35

ou então por wan interface como se vê aqui : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
nineâu5
Profissional

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: