TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO

Divulgação

Estacionárias e Linha de Terra

Ir em baixo

Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por ppereira em Seg 11 Jan 2016 - 10:21

Bom dia Fórum
A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma outra casa onde vou de vez em quando, gostaria de levar o meu equipamento e fazer por lá umas escutas e conversetas.
Não tenho nem quero instalar uma antena grande.
Será que colocando uma Santiago 1200 numa varanda e fazendo uma ligação da massa do suporte da antena à terra de uma tomada eléctrica faz um bom plano de terra?
Antes de me meter em "avarias" nada como perguntar aqui aos Gurus do Fórum, pois não me apetece nada queimar o equipamento nas experiências.
ppereira
Amador

Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por zeroball em Seg 11 Jan 2016 - 15:52

ppereira escreveu:Bom dia Fórum
A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma outra casa onde vou de vez em quando, gostaria de levar o meu equipamento e fazer por lá umas escutas e conversetas.
Não tenho nem quero instalar uma antena grande.
Será que colocando uma Santiago 1200 numa varanda e fazendo uma ligação da massa do suporte da antena à terra de uma tomada eléctrica faz um bom plano de terra?
Antes de me meter em "avarias" nada como perguntar aqui aos Gurus do Fórum, pois não me apetece nada queimar o equipamento nas experiências.
Tenho pouca experiência com antenas, percebo mais de electricidade, o que posso diz sobre isso é que a terra da tomada é um erro, funciona mas é demasiado 'poluída' e há o risco de queimar os equipamentos.
Uma terra independente é o ideal. Tenho a certeza que outros membros do fórum concordaram comigo.
zeroball
Profissional

Mensagem por ALF007 em Ter 12 Jan 2016 - 1:07

Bom dia.

Até dá para colocar uma Santiago 1200 ou uma outra antena móvel fixando numa grande xapa ou em zonas de ferro que tenha em sua casa, para fazer o plano de massa que precisa.
Medir as estacionarias é obrigatório. E faça essas medições nas varias zonas onde houver xapa, ferro ou metal até atingir as estacionarias mínimas.

Mesmo assim a antena móvel não vai dar o seu rendimento total porque este tipo de antenas estão preparadas e foram construídas para receber o plano de massa que a xapa e a carroçaria de um carro oferece.
Uma antena móvel obtém a sua performance total é no carro.
Fazendo o papel de base, em casa é um desenrasque. Torna-se numa antena "compromisso" mas com vários resultados que poderão satisfazer e divertir-se fazendo radio.

Uma outra solução que vou recomendar é construir uma Antena Delta Loop.
A construção fica-lhe barata.
É uma construção simples.
Vai ter uma performance melhor.
E já fica com uma antena na casa 2.

Apresento-lhe a Delta Loop:
- Link

Qualquer duvida disponha!

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por ppereira em Ter 12 Jan 2016 - 10:25

Alf007, obrigado, o ficheiro da antena já está em arquivo, realmente a santiago não faz muito.
Montei a mesma num caleiro das aguas da chuva e apesar de ter 1 e 1.2 de estacionárias, a testar com um macanudo aqui da região eu chegava muito em baixo e ele a 9, eu deveria chegar igual a ele.
Será mesmo falta de massa.
ppereira
Amador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: