TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação

Radio NASA - Faça Play para ouvir

O cartão QSL, como preencher ?

Ir em baixo

O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por CT1END em Qua 26 Out 2011 - 13:32

Prezados colegas

Quando iniciamos o "pagamento" de cartões QSL, referentes às várias expedições que realizamos na nossa vida de Radioamador, podemos verificar, que alguns cartões QSL recebidos, foram preenchidos incorretamente, provavelmente por falta de prática ou por desconhecimento e que devido a estarem incorrectamente preenchidos podem ser considerados não válidos para Diplomas (Nacionais e Internacionais).

O cartão QSL, é a cortesia final de um QSO, além de servir para confirmar o próprio QSO, serve também para aquele que o recebe, solicitar diplomas patrocinados por associações de radioamadores das mais diversas partes do mundo. Os diplomas que nos referimos acima, não são aqueles diplomas emitidos pela própria expedição. As expedições de radioamadores, normalmente, não emitem diplomas, apenas o cartão QSL. Os diplomas que nos referimos, são aqueles que o radioamador precisa cumprir um determinado regulamento, para ter direito a requisita-lo, por exemplo, o diploma CTDX 100 da REP.

Dos vários diplomas existentes em Portugal, muitos podem ser solicitados com o uso do seu cartão QSL, porém, para isso, seu cartão QSL deve estar correctamente preenchido, se não, ele não será aceito pelo gestor ou responsável do diploma.

Nada mais desagradável, do que receber um QSL preenchido incorrectamente, principalmente quando este QSL é muito esperado, exactamente por ser o que completaria a tarefa para solicitar um determinado diploma.

Com o objectivo de ajudar os colegas iniciantes e não só, no nosso hobby, e que gostam de confirmar o cartão QSL, vamos falar um pouco sobre o seu preenchimento, para que eles não percam sua validade e possam fazer a alegria daqueles que gostam e coleccionam diplomas.

A explicação aqui apresentada, é fruto apenas do aprendido com outros colegas mais experientes e pela prática nestes poucos anos como Radioamador.

Os campos básicos, comuns, que um cartão QSL deve possuir são os seguintes: INDICATIVO, DATA, UTC, MHZ, 2-WAY, RST e QSL INFO.

Vamos comentar, um a um .

INDICATIVO - é aqui você coloca o indicativo da estação que você trabalhou. Observe que se você trabalhou CR6W, expedição à ilha de Insua em 2010, coloque este indicativo. Mas, sendo uma estação especial de actividade colectiva, não impede que você mande também outro cartão QSL, para o operador que falou com você, naquela ocasião.
Note que CR6W, é um indicativo especial, com um prefixo também especial (CR6), válido para vários diplomas, principalmente o WPX, um dos mais famosos e cobiçados.

DATA - é como o próprio campo já diz, aqui você lança a data do QSO. Como existem vários formatos de data, (é comum o americano usar a sequência mês/dia/ano), para que não haja confusão, quando fizer seu cartão QSL, faça-o já com este campo subdividido em dia, mês e ano. Outra forma de lançar a data para que não haja dúvida, é colocar o mês em algarismo romano.

UTC - é este o campo destinado à hora do QSO. Habitue-se a utilizar o horário UTC. Este procedimento, possibilita que um QSO realizado com qualquer colega, de qualquer parte do mundo, seja registado nos livros registos de cada um, no mesmo horário, facilitando a sua localização e identificação. Não se preocupe com a diferença que possa ocorrer nos minutos, sua variação é mínima e não tem influência na validade do seu cartão QSL, ele só não pode estar rasurado.

MHZ - é aqui você coloca, a frequência. Se o QSO foi em 40 metros, coloque apenas "7" , se foi em 10 metros, coloque apenas "28" e assim por diante.

2 WAY - é neste campo, você coloca o meio utilizado no QSO. Pode ser Fonia, CW, RTTY, SSTV, etc. Se o QSO for em SSB, você pode colocar SSB, porem o usual internacionalmente é a sigla J3E. Se for em CW, você pode colocar CW, porem o usual internacionalmente é A1A, e assim por diante.

RS e RST - é aqui que você deve lançar a reportagem de sinal, como você copiou o colega. Em fonia, usamos normalmente apenas dois algarismos para expressar-mos o RS e o maior sinal é 59 (cinco nove). Em CW usamos três algarismos para expressar-mos o RST e o maior sinal é 599 (cinco nove nove).

Diariamente, estamos dando reportagens de sinal aos nossos colegas, ou ouvindo nossos colegas dizendo que recebe cinco nove ou cinco nove mais vinte etc. Quando você dá uma reportagem, você sabe sobre o que está falando ?? veja o que significa cada uma destas letras.

R - READIBILITY (INTELIGIBILIDADE) VARIA DE 1 ATÉ 5

S - STRENGHT - (INTENSIDADE DO SINAL) VARIA DE 1 ATÉ 9

T TONE (TOM - UTILIZADO SOMENTE EM CW) VARIA DE 1 ATÉ 9


A reportagem de sinal, quando é dada com convicção, ajuda o colega a avaliar seu equipamento/antenas, propagação etc e identificar um possível problema no sua estação.
Como exemplo, certa vez, recebi uma reportagem de um colega da Polónia, em CW, de 597. Fiquei preocupado e pedi para confirmar e ele confirmou, 597.
Esta reportagem, com a tonalidade = 7, dizia que meu sinal não estava totalmente limpo. Fui verificar e vi que a fonte de alimentação que estava usando, não estava suportando a potência que estava irradiando. Eu estava "soprando". Eu tinha que trocar de fonte ou diminuir a potência do rádio.

QSL INFO - é aqui você coloca a informação do QSL MANAGER da estação contactada, caso haja essa indicação.

Além destas informações básicas, você pode colocar no seu cartão QSL, algumas informações adicionais que podem auxiliar o colega na conquista de alguns diplomas, como por exemplo: Zona CQ, Zona ITU, Grid Locator, IOTA, DCFP, DIP, etc etc etc . . .em cartões padronizados é comum observar o termo VY 73 ou seja, um forte abraço. Não esqueça de assinar (e colocar seu nome no cartão).

Outro detalhe, o cartão QSL tem um padrão de tamanho e peso que dever ser respeitado, se não, ele poderá ter sua aceitação recusada pelo bureau.
O tamanho padrão é de 9 x 14 cm com o peso máximo de 150 gramas por cm quadrado.
Consultar Regulamento do Serviço de QSL Bureau da REP

Cartões que não são enviados via BUREAU por diversos motivos (o radioamador não ser associado da REP, ter urgência na remessa etc), às vezes implicam em certas despesas extras, como ter que enviar SASE , que é um envelope auto-endereçado e selado para retorno, com mesmo dinheiro (dólar) para remessa do retorno ou o IRC (International Reply Coupon).

Caso envie o seu cartão QSL para uma estação que trabalhe com QSL MANAGER o operador deve escrever essa informação (ex. QSL via .... ) e a sua ordenação para envio pelo bureau deve ser incluído no País correspondente ao Manager. Os cartões de QSL deverão ser enviados ao Serviço de QSL ordenados por ordem alfabética de prefixos dos países a que se destinam. Exceptuam-se os dirigidos à Austrália e aos Estados Unidos da América, que deverão ser ordenados pelos números da respectiva "Call Area".

Quando seu cartão QSL está sendo manuseado entre milhares de outros pelo pessoal do bureau e surgir virado, o verso, a pessoa que estiver fazendo este serviço de separar entre os mais diversos países, terá que olhar do outro lado, para ver a quem ele se destina, por isso, é importante que você coloque também o indicativo do destinatário no verso.
O pessoal do bureau agradece.

Envio de cartões QSL para países que não possuam bureau, tal como:

A3 Tonga
S9 Sao Tome & Principe
ZD9 Tristan da Cunha
A5 Bhutan
SU Egypt
ZK1 North & South Cook
A6 United Arab Emirates
T2 Tuvalu
3B Mauritius
CN Morocco
T3 Kiribati
3C0 Pagalu Island
D2 Angola
T5 Somalia
3C Equatorial Guinea
E3 Eritrea
T8 Palau
3DA0 Swaziland
FJ Saint Barthelemy
TJ Cameroon
3W, XV Vietnam
J5 Guinea-Bissau
TL Central African Rep
3X Guinea
J8 St. Vincent
TN Congo
4W Timor
KH0 Mariana Is.
TT Chad
5A Libya
KH1 Baker & Howland Is.
TY Benin
5R Madagascar
KH4 Midway Island
UK Uzbekistan
5T Mauritania
KH5 Palmyra & Jarvis Is.
V3 Belize
5U Niger
KH7K Kure Island
V6 Micronesia
5V Togo
KH9 Wake Island
VP2E Anguilla
7O Yemen
KP1 Navassa Island
VP2M Montserrat
7P Lesotho
KP5 Desecheo Island
XU Kampuchea
7Q Malawi
P2 Papua New Guinea
XW Laos
4W Timor
P5 North Korea
XZ Myanmar (Burma)
8Q Maldives
PZ Suriname
YA, T6 Afghanistan
9N Nepal
S0 Western Sahara
Z2 Zimbabwe
9U Burundi
S7 Seychelles
9X Rwanda

A forma de envio para estes Países deve ser consultada nas publicações de DX existentes na Internet, ou consultar o QRZ para saber o QSL Manager ou como enviar, e deve ser evitado o envio para o serviço de QSL Bureau, pois será devolvido pelo serviço.

O tratamento dos cartões QSL em papel é muito especial, pode-se apreciar na mão, é um cartão nosso de visita,
1. nunca envie um cartão sujo ou amachucado,
2. nunca rasure um dado, preencha-o de forma legível, de preferência em letra de imprensa,
3. procure ter seu próprio cartão, ou seja, personalizado (não é vital),
4. nunca deixe de pagar um cartão, pois ser considerado um caloteiro de cartão, logo se espalhará pelo mundo a sua fama;
5. nunca deixe de pagar um cartão de um RADIOESCUTA, pois em muitos países, o cartão para ele, pode significar o Certificado de Amador. Ele necessita de uma certa quantidade comprovativo de cartões para receber a licença;
6. registe todos os seus contactos no livro de registo de comunicados,

Espero que esta informação seja útil para a preparação do envio dos vossos cartões QSL, seja via bureau ou directo.

Fonte Informação: AHRB (PS7AB), AHRAP

--
73 e Obrigado , Carlos Nora - CT1END
NNNN
avatar
CT1END
Semi-profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por Alfa31 em Qua 26 Out 2011 - 14:38

Muito bom post Wink
avatar
Alfa31
Guru


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por smd em Qua 26 Out 2011 - 18:31

Faço minhas as palavras do Alfa31:

Muito Bom Post

Ob
SMD
avatar
smd
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por ALF007 em Qui 27 Out 2011 - 2:46

Excelente Tópico.
Vou passar preencher a data com algarismo romano, coisa que não sabia.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
avatar
ALF007
Administrador Fundador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por Açoreano em Ter 4 Dez 2012 - 20:38

Como vi este tópico achei melhor perguntar as minhas duvidas aqui.

ando a começar a dar os primeiros passos no DX.

e por isso já tenho algumas QSL. Very Happy

mas tenho uma duvida que passo a dizer, já procurei e perguntei mas ninguém respondeu. No


que é o que quer dizer ( PSE QSL TNX ) ?

É que todas a QSL que recebi tem isso . PSE QSL e esta riscado por baixo .
avatar
Açoreano
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por joma em Ter 4 Dez 2012 - 20:51

Boas colega,

Traduzindo:

PSE QSL - Please (por favor envie cartão QSL)
TNX QSL - Thanks (obrigado pelo cartão QSL).

O colega recebeu o meu email?

73,
avatar
joma
Semi-profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por tangará em Ter 4 Dez 2012 - 21:54

pse = por favor ; qsl confirmaçao de contacto tnx=obrigado -> exemplo : tnx qsl : obrigado pela sua qsl; pse qsl: envie sua qsl Like a Star @ heaven

tangará
!BANIDO!


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por Açoreano em Qua 5 Dez 2012 - 1:22

tangará escreveu:pse = por favor ; qsl confirmaçao de contacto tnx=obrigado -> exemplo : tnx qsl : obrigado pela sua qsl; pse qsl: envie sua qsl Like a Star @ heaven


obrigado ao 2 assim já sei toda a informação que esta numa QSL. cheers
avatar
Açoreano
Profissional


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O cartão QSL, como preencher ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum