TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO

Divulgação

O CB morreu?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O CB morreu?

Mensagem por pmr465 em Qui 5 Jan 2017 - 20:32

Olá pessoal desde já os meus cumprimentos.
Venho por este meio perguntar se alguém ainda usa o CB para comunicar com alguém?
É que por aqui pelas minhas bandas "Alentejo" não se escuta nada, nem aquelas rodinhas de antigamente que duravam horas... Será que as novas tecnologias sobrepuseram-se ao CB e derivados?
Ainda há rodinhas na minha zona? Setúbal, Montijo e afins?
Ou é o meu radio que já não capta nada?
Falo do CB para não falar das outras bandas todas... Porque está tudo igual... Mortooooooooo...
Aquele abraço amigo e 73's
pmr465
Iniciado

Re: O CB morreu?

Mensagem por crucem em Sex 6 Jan 2017 - 14:34

Caro amigo Nelson.

Se morreu ou não, isso não sei. Wink

Isto que vou escrever é a minha prespectiva pessoal e a partir das zonas onde me encontro.

Eu não posso falar muito, pois tenho pouca experiência de rádio só há 15 anos faço rádio cb.

Desde que faço rádio a grande maioria do pessoal com que eu falava continuam a falar. E cada vez mais vou conhecendo mais operadores.

Até agora, nos dias que ligo o rádio semprei fiz QSO´S. Uns dias mais, outros dias menos, depende de muita coisa.

Até tenho tido a sorte de participar em rodinhas e de escutar normalmente muitas estações. É claro que ando mais ou menos na região de Lisboa e ás vezes em Setúbal e não na sua zona.

Depende de muitos fatores, da sua localização geográfica, se existe ai ou não macanudos que transmitem, pois conheço alguns que só escutam, que tipo de estação possue e possuem os outros Portátil, Móvel ou Base, que tipo de Modelação: AM/FM/LSB/SSB e também do tipo e qualidade da sua estação e potência...e mais umas quantas coisas que não me lembro agora.

Na minha zona os canais que mais têm actividade são: 16 AM, 22 AM, 31 AM, 34 LSB,37 LSB.

O melhor talvez é ir tentando escutar a ver se escuta alguém. Ás vezes AM e FM surpreendem bastante quando as banda laterais não dão.

Eu lembro-me bem dos primeiros contactos que fiz quando começei com um Alan 42 com 4 Wats e uma antena Midlan 145 de base magnetica que nem sequer era afinada pois não sabia que era preciso . Ia com o carro para cima dum monte e passava ás vezes uma tarde de Domingo a tentar falar com alguém.Ficava todo contente quando estabelecia um contacto de 20 quilómetros e então quando dava para falar para Itália e para o Brazil ena que vitória.

Agora pelo dia de Natal e no dia de Ano Novo foi praticamente o dia inteiro e a noite inteira actividade no canal 34 LSB, foi bom para conhecer novas estações e saber as suas localizações.Ouvi quase Portugal inteiro.

Bem mas para o poder tentar ajudar descreva a sua estação se faz favor. Equipamento e montagem.

crucem
Iniciado

Mensagem por pmr465 em Sex 6 Jan 2017 - 17:45

Olá amigo crucem boa tarde.
Eu também já tenho uns bons anos disto, o meu primeiro rádio foi um Danita 1240 FM e uma 145 montada no tejadilho do carro, sem base magnética... Furei logo o carro he he he...
Por agora aqui por casa tenho JOPIX ITACA e um ZETAGI BV131, uma groundplane já com uns aninhos mas bem afinada.
Eu ainda escuto por aqui malta durante o dia mas muito pouqinha e há noite então é para esquecer, não digo que não exista pessoal a fazer rádio mas cada vez somos menos e por aqui na minha zona acho que sou o unico que ainda teima em ligar os radios.
Toda aquela malta camionista que por aqui há a maior parte já se reformou e por consequência desligaram os radios.
Também passei pelo PMR e aquilo é que foi uma febre enorme que por aí apareceu mas como tudo morreu.
Tenho saudades daqueles tempos em que passava noites em claro a falar para toda a europa, para os meus vizinhos e tantos outros que andavam a trabalhar durante a noite, hoje as novas tecnologias arrumaram com este velhinho hobby.
Vou tentar procurar em AM ou FM logo há noite a ver no que dá.

Abraço amigo e bom fim de semana. 73's
pmr465
Iniciado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: