TX RX Fórum
DMR frequencias Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
DMR frequencias Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


DMR frequencias

+6
RavenMaster
Coutada
radiocb
nineâu5
ALF007
Ricardo Correia Almeida
10 participantes

Ir para baixo

DMR frequencias Empty DMR frequencias

Mensagem por Ricardo Correia Almeida Dom 5 Mar 2017 - 22:13

Boa noite, estive a pesquisar mas não vi nenhum tópico sobre o DMR.
fica aberto o tema para quem queira partilhar.
avatar
Ricardo Correia Almeida
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Dom 5 Mar 2017 - 22:43

Bom dia Ricardo Correia Almeida

Isto de DRM tem tabu... lol!
Já descodifica?
Já faz escuta todos esses modos digitais?
DRM é só mais um modo digital...


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Ricardo Correia Almeida Dom 5 Mar 2017 - 22:55

boas, sim já escuto banda amadora comerciais e seguranças
avatar
Ricardo Correia Almeida
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Seg 6 Mar 2017 - 0:01

Deixe-me adivinhar...
Com um plugin instalado no sdr sharp, conectado a um dongle RTLSDR?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Ricardo Correia Almeida Seg 6 Mar 2017 - 2:06

negativo colega, com um radio dmr portatil, já se encontram alguns modelos em conta como RETEVIS RT3, RT8,  TYT MD380, MD390, Radioddity gd55 entre outros.
sdr tenho e já escuto o digital ha muito tempo.
mas lá está como o colega disse e bem é um tabu o DMR....
avatar
Ricardo Correia Almeida
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Seg 6 Mar 2017 - 4:00

Sim eu conheço esses esses equipamentos, mas só de ver pelas paginas e no youtube.
Não tenho equipamento físico para fazer TX&RX em drm.

Para ser 100% verdadeiro consigo... a minha opinião é que não gosto desses modos digitais.
Entendo que é mais um modo como am fm e ssb, mas é um modo muito foleiro. O audio é péssimo, é muito apertado ou compactado.
Um sinal fraco nem chega e no analógico ouve-se algumas palavra e conseguimos construir a o que colega queria dizer.
Tanto é que já foi mais que provado, que o siresp foi um fracasso completamente e a recorrerem ao analógico.

O que eu mais gosto desses modos digitais é... descobrir como se faz o rx desses mesmos modos.
É essa a dificuldade deu-me gozo com todo o trabalho que tive para ultrapassar e conseguir "descodificar".
Agora gastar dinheiro com equipamentos que são parecido com telemóveis antigos, o audio é péssimo e o sinais fracos nem chegam... não para mim.
Atenção, o que escrevi é a minha opinião.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Ricardo Correia Almeida Seg 6 Mar 2017 - 8:47

Correto e afirmativo, respeito à opinião mas a nível de áudio para mim é dos melhores que já ouvi, rede? Rede depende para a função que deseja, como tenho canais privados não me queixo, e outra coisa que tem e TODAS as frequências e modos e bandas deveriam ter era um ID, queres falar ou patilhar, OK, regista te senão não falas e assim acabavam se as brincadeiras e criancices na radiofrequência, e ainda poderíamos estar como antigamente onde se poderia fazer uma escuta a tudo.
avatar
Ricardo Correia Almeida
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Ter 7 Mar 2017 - 5:16

Quanto ao audio... é foleiro.
Não gosto como também detesto as papas de sarrabulho. Inhak... lol

Quanto á sua rede, esta super controlada. Tem os seus benefícios como afirmou e bem.
Não é o puro radio. É muito artificial. É uma tecnologia muito digital e para mim já não radio.

Mas como gosta, força nisso e divirta-se!
Tudo e bom para si!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por nineâu5 Dom 12 Mar 2017 - 14:09

adoro o dmr em relaçao ao d-star ... Cool  depois em d-star so tenho entrada via arrabida, em dmr tenho 3 opçoes mais proximas de entrada em links .As freq desconheço em dmr, pk o radio ja me foi entregue programado Razz
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por radiocb Sáb 25 Mar 2017 - 21:35

tenho retevis rt3 programei e opero com ele muito bom audio, estou operar via repetidor arestal ou coimbra ja pensei em dvmega o dvmini com raspberry mad ainda fica carote.
radiocb
radiocb
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por nineâu5 Dom 26 Mar 2017 - 0:05

Ricardo Correia Almeida escreveu:negativo colega, com um radio dmr portatil, já se encontram alguns modelos em conta como RETEVIS RT3, RT8,  TYT MD380, MD390, Radioddity gd55 entre outros.
sdr tenho e já escuto o digital ha muito tempo.
mas lá está como o colega disse e bem é um tabu o DMR....
Cool pois, o dmr presta-se a muita coisa gira Razz
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Dom 26 Mar 2017 - 0:25

Bom dia!

Quem é o Pró do DRM?

Aos colegas que são Prós sobre o tema DRM... peço-vos para explicar:
- Como funciona?
- Características?
- Benefícios?
- Diga-nos tudo o que ache importante sobre este modo digital.

Este tema ainda é recheado de curiosidades para muitos colegas.
Aqui fica o meu "Muito Obrigado"!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por radiocb Dom 26 Mar 2017 - 14:13

Boas
Para mim o DMR é um modo de comunição bom para o radioamador que habite num condominio e q nao seja possível instalar  antenas pois caso esteja ao alcance de um repetidor dmr através dele pode operar todo o nacional ou WW.
O alcance  deste modo parece me ser maior em relação ao analogico visto que a transmissão é em pacotes digitais.
é um circuito fechado e por isso carece de registo de ID com a respetiva carta de amador, assim sendo também o indicativo  sai para o ar quando é primido o ptt do radio
pode ser visto todo o trafego conectado a internet na pagina brandmeister, e escutado no hoseline.
o radio pode ser programado para comunicação em privado e direto e também funciona em analógico.
na mesma frequência pode ser feita 2 comunicaçoes em simultanio SOLT1 SLOT2 permite o envio de mensagem escrita.
os rádios teem de ser programados no pc.
e se me for permitido deixo aqui um link  com toda a informação necessária.
( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
radiocb
radiocb
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Coutada Dom 26 Mar 2017 - 14:41

Boas...
Concordo com algumas coisas, mas não com o alcance?
O analógico continua a ser melhor pois se tiver alguma interferência ainda escutas o resto, no digital se houver interferência perdes logo o pacote de dados.
Quando poderes testa um sinal fraco em analógico e digital e vais ver o que escutas melhor.
No SDR e igual no analógico um sinal fraco escutas com falhas mas escutas algumas palavras e acabas por perceber alguma coisa no digital tens sinal fraco e com ruído já não descodificas nada.
Por este motivo os aviões ainda continuam no AM pois mesmo com ruido entendes alguma coisa digital não.
Ou seja o analógico para já ainda supera o digital.
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por radiocb Dom 26 Mar 2017 - 16:42

Sim nesse ponto sim mas onde quero chegar é se nos tivermos em direto 10km por ex em dmr chego e analogico nao isso foi o q testei mas como disseste é verdade pois para escutar bem tem de ser -90db para cima senao sai so cortes
radiocb
radiocb
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por RavenMaster Qua 29 Mar 2017 - 19:20

Parei logo neste post, acho que realmente o DMR anda "tabu" por estas bandas. Ora vamos lá por partes:

ALF007 escreveu:
Não tenho equipamento físico para fazer TX&RX em drm.

Pois... abaixo percebe-se isso mesmo  Very Happy

ALF007 escreveu:
Entendo que é mais um modo como am fm e ssb, mas é um modo muito foleiro. O audio é péssimo, é muito apertado ou compactado.

Se o colega está a falar de DStar, concordo parcialmente. Se está a falar de DMR, estamos a trocar alhos com bogalhos. Nem podemos colocar o GD55 no mesmo saco dos MD380/MD390, dado que o primeiro é tier I e os seguintes tier II. DMR para DMR (sem gateways pelo meio) é igual a chamada de telemóvel ou melhor.

ALF007 escreveu:
Um sinal fraco nem chega e no analógico ouve-se algumas palavra e conseguimos construir a o que colega queria dizer.

Correto mas isso tem a ver com a quantidade de informação necessária para o equipamento reconstruir a mensagem. Comparando (de forma muito estranha mas para fazer uma analogia apenas) RTTY, PSK etc têm um nível de ruido mínimo/máximo para trabalhar. Fora disso, também não é descodificado. O meu ouvido não é igual ao do colega etc. Aqui, idem.
O sinal fraco ou forte depende da propagação, potência e sensibilidade do equipamento, seja analógico ou digital. Pode não "abrir o squelch" mas aí o problema é outro e as utilidades também. Ninguém quer fazer DX com DMR ou DStar...

ALF007 escreveu:
Tanto é que já foi mais que provado, que o siresp foi um fracasso completamente e a recorrerem ao analógico.

Isso são outros trezentos.... mais uma vez, alhos e bogalhos. SIRESP/TETRA não são DMR, equipamentos completamente diferentes. Vocês estão a por tudo o que seja digital no mesmo saco, como se um Nokia 3310 fosse igual a um Samsung S8 só porque ambos são telemóveis.

ALF007 escreveu:Agora gastar dinheiro com equipamentos que são parecido com telemóveis antigos, o audio é péssimo e o sinais fracos nem chegam... não para mim.
Atenção, o que escrevi é a minha opinião.

Reler ponto 2, acho que anda para aí muita confusão.
Recomendo ouvir um equipamento DStar e um equipamento DMR ao vivo.
Não é bem assim....[/quote]
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ctjsantos Qua 28 Jun 2017 - 21:28


'ALF007 escreveu:
Agora gastar dinheiro com equipamentos que são parecido com telemóveis antigos, o audio é péssimo e o sinais fracos nem chegam... não para mim.
Atenção, o que escrevi é a minha opinião.'


Bom aqui vai o meu parecer e a minha colaboração:

Dizer que tem um "audio foleiro"!? eu sou radioamador não para aferir a qualidade de áudio mas sim para entender o que me é transmitido. Para qualidade de áudio tenho a aparelhagem de alta-fidelidade. Dizer que os sistemas digitais tem menos cobertura que os analógicos, outro erro... um sinal JT65 é decodificado onde nenhum ouvido humano o ouve. Mas no caso e falando em DMR, onde ouvir um analógico e que consiga uma compreensibilidade de 2/98 no mesmo local com um equipamento DMR irá ter 50/50, portanto se não for bruxo duvido que os seus 2% de receção lhe permitam "imaginar" o teor seja de que conversa for.

Este facto de o DMR ter uma melhor recuperação dos ditos sinais digitais e um factor estranho que o uso do TDMA gera leva a que o equipamento tenha uma sensibilidade que nenhum discriminador seja AM, FM ou SSB se lhe compare.
Um dos meus equipamentos tem, e passo a transcrever 0.22uV 5%BER, isto quer dizer que com um sinal de -124 dBm consigo ter uma comunicação digital com pelo menos 95% de fiabilidade e compreensibilidade. Agora lanço o desafio, ligue lá o seu equipamento analógico e tente ouvir um sinal de -118 dBm.

Esperava que este forum, fosse algo onde houvesse partilha de conhecimentos e a aceitação do existente, mas enganei-me, afinal é selectivo.

Boa noite e muito obrigado a todos pela leitura
ctjsantos
ctjsantos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ALF007 Qui 29 Jun 2017 - 0:59

Bom dia ctjsantos

Uma das grandes carismas do TX&RX is nice! é a partilha de conhecimentos.
Como também a aceitação de qualquer projecto, conceito ou opinião sem tabus.

Eu, simplesmente escrevi que não gosto do DRM. Não me cativou e das poucas vezes que ouvi, detestei o audio e foi só a minha opinião... foi só isso!

Ainda bem que o colega gosta, outros o colegas também adoram, até pelo mundo inteiro.
E cada vez mais, existem vários aficionados, que o seguinte site o prova em tempo real:
- Hoseline

Fique chateado comigo... mas não com TX&RX is nice!
lol!
Agora a falar a serio... Foi só a minha opinião, muito pouca experimentada mas das poucas vezes que provei não gostei. Foi o tal audio foleiro.

Mas com a sua mensagem...
Tive uma ideia!!


Como reparei que o colega é experiente, valoriza e gosta... peço-lhe para fazer um Novo e Excelente Tópico sobre este tema, DRM.
- Mostre todos os beneficios
- Mostre o que mais gosta do DRM
- Mostre também onde tem que ser melhorado
- Partilhe conosco o lado bom do DRM
- Seja o colega a dar-nos uma formação, com o seu entusiasmo divertido sobre DRM

Não sei se já reparou?
Mas muitos colegas não gostam do DRM. Ainda é novidade para muitas pessoas.
E para ser mostrado e apresentado com mais detalhe tem que ser por pessoas que gostam do drm, que têm prazer sobre o tema, sabem o que estão dizer e que se divertêm com este modo.

Eu acho que o colega se encaixa neste perfil!
Aceita este desafio divertido?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ctjsantos Qui 29 Jun 2017 - 22:47

ALF007 escreveu:Bom dia ctjsantos

Uma das grandes carismas do TX&RX is nice! é a partilha de conhecimentos.
Como também a aceitação de qualquer projecto, conceito ou opinião sem tabus.

Eu, simplesmente escrevi que não gosto do DRM. Não me cativou e das poucas vezes que ouvi, detestei o audio e foi só a minha opinião... foi só isso!

Ainda bem que o colega gosta, outros o colegas também adoram, até pelo mundo inteiro.
E cada vez mais, existem vários aficionados, que o seguinte site o prova em tempo real:
- Hoseline

Fique chateado comigo... mas não com TX&RX is nice!
lol!
Agora a falar a serio... Foi só a minha opinião, muito pouca experimentada mas das poucas vezes que provei não gostei. Foi o tal audio foleiro.

Mas com a sua mensagem...
Tive uma ideia!!


Como reparei que o colega é experiente, valoriza e gosta... peço-lhe para fazer um Novo e Excelente Tópico sobre este tema, DRM.
- Mostre todos os beneficios
- Mostre o que mais gosta do DRM
- Mostre também onde tem que ser melhorado
- Partilhe conosco o lado bom do DRM
- Seja o colega a dar-nos uma formação, com o seu entusiasmo divertido sobre DRM

Não sei se já reparou?
Mas muitos colegas não gostam do DRM. Ainda é novidade para muitas pessoas.
E para ser mostrado e apresentado com mais detalhe tem que ser por pessoas que gostam do drm, que têm prazer sobre o tema, sabem o que estão dizer e que se divertêm com este modo.

Eu acho que o colega se encaixa neste perfil!
Aceita este desafio divertido?

Boa noite.

Aceito todas as opiniões, no entanto acho, digo acho.., que num forum onde alguns procuram informação não deve haver publicamente opiniões negativas, isto no meu entender. Posso dizer que não uso equipamentos de HF porque todos eles fazem muito ruído, mas devo-me abster de me basear numa certa marca dizendo que de todas é a pior.

Mas bem aceito a sua "opinião" não concordo de todo com ela, o áudio digital de hoje em dia, não falo nos primórdios do DSTAR, é em tudo igual ao áudio que tem no seu smartphone, se o abrir vai ver que lá dentro tem o mesmo codec, e não o estou a ver a deitar o smartphone fora porque tem um "áudio foleiro" Wink

O tema DMR é demasiado extenso para ser tratado num forum, o que pudesse ser escrito muito provavelmente iria tornar-se enfadonho, posso colaborar em questões que queiram colocar neste tópico, sejam elas, a estrutura técnica, a separação entre a componente RF e a informática, redes e a gestão das mesmas, o uso, a gestão de grupos, e até mesmo software e aplicativos a usar, dentro do software, temos os sistemas operativos (Ruindows e Linux) software livre, compilação e configuração.
Enfim muito se pode dizer e fazer com os novos sistemas de voz digital, dentro do que me for possível e do tempo que disponha sintam-se à vontade para colocar questões ou tirar dúvidas (conto que já hajam por aqui alguns utilizadores).

Boa noite, para todos...
ctjsantos
ctjsantos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Nuno Valente Dom 2 Jul 2017 - 22:37

Ricardo Correia Almeida escreveu:Boa noite, estive a pesquisar mas não vi nenhum tópico sobre o DMR.
fica aberto o tema para quem queira partilhar.



Mandei mensagem
Nuno Valente
Nuno Valente
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por PMR16 Ter 11 Jul 2017 - 13:51

Para quem não sabe o que e o DMR aqui fica uma breve explicação é não se esqueçam que a base do DMR é sempre igual ao Analógico por isso e puro radio só que a portadora do sinal e transmitida em Voz Digital

Muitas vezes confundido com “Digital Rights Management”, DRM também
significa Digital Radio Mondiale.

É um processo de modulação, em que a informação é transportada pela
“portadora” de forma digital (uns e zeros) e não de forma analógica como o
AM e o FM. Como se fosse um MP3 transmitido por rádio.

Na modulação em AM , Amplitude Modulada, o áudio é combinado com a
portadora de forma a alterar a amplitude dessa portadora. Assim
teoricamente, nos intervalos entre os sons, essa portadora é “estreita” e
quando existe um som alto, a portadora se “alarga”. Essa variação é
detectada pelo nosso rádio e amplificada, gerando o som que ouvimos. A
frequência da portadora não varia, é fixa. A modulação em AM é comum em OM
- Ondas Médias de 540 kHz a 1.710 kHz, OT - Ondas Tropicais de 2.300 kHz a
5.060 kHz e em OC - Ondas Curtas, de 5.945 kHz a 26.100 kHz. AM não é uma
faixa de frequência. É um tipo de modulação.

Em FM, Frequência Modulada, o áudio, em vez de fazer variar (modular) a
portadora em sua amplitude, ele faz variar a sua frequência. Assim, na
ausência de som, a portadora está com a frequência fixa, e na presença de
áudio, essa frequência varia. Da mesma forma, em seguida, essa variação de
frequência é detectada pelo nosso receptor de rádio e amplificada,
resultando no som que ouvimos. A modulação em FM se dá comumente na faixa
de VHF.

Já numa modulação digital, o áudio é transformado em bits (zeros e uns) e
aí transmitido. Esses bits devem ser decodificados por meio de software e
hardware e aí amplificados, para que possamos ouvir. É esse o serviço do
DRM, que junto a um hardware (conjunto de circuitos eletrônicos)
transformam o áudio em bits para serem transmitidos e no receptor, recebe
esses bits transformando-os novamente em áudio, para podermos ouvir.

Graças as características de uma transmissão digital, junto a esse áudio,
podemos transmitir outras informações, como textos, imagens, etc. Também é
possível implementar um sistema de correção de erros, que resulta numa
qualidade de serviço excelente. Fato esse, inexistente em uma transmissão
analógica, seja ela em AM ou FM que resulta no nosso bem conhecido “ruído”.

O DRM é o único sistema de digitalização para rádio, que trabalha em todas
as faixas de frequência. Ondas Médias, Ondas Tropicais, Ondas Curtas e VHF.

Também, por se tratar de um sistema aberto, pode-se implementar melhorias e
também adaptações para uma melhor performance, de acordo com as
características necessárias para cada frequência de trabalho e área a ser
atendida por essa transmissão.

Desta forma, a digitalização do rádio é a verdadeira evolução tecnológica,
e não simplesmente a mudança de frequência de trabalho, mantendo uma
modulação analógica, inventada por Edwin Howard Armstrong em 1912, a
frequência modulada.
PMR16
PMR16
Iniciado


Panzer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por ctjsantos Sex 14 Jul 2017 - 20:00

PMR16 escreveu:Para quem não sabe  o que e o DMR aqui fica uma breve explicação é não se esqueçam que a base do DMR é sempre igual ao Analógico por isso e puro radio só que a portadora do sinal e transmitida em Voz Digital


Sim e não! Em FM temos uma componente de áudio que vai "modular" em desvio uma portadora fixa, daí o nome frequência modulada.
Em DMR temos essa mesma frequência mas em vez de o desvio ser feito por um desvio na banda base ele é feito com a imposição de 4 frequências que vão fazer o desvio (em tudo semelhante ao dito acima em FM) mas desta feita cada um deles é um símbolo de amostragem digital. Tem também outra característica, em vez da portadora ser continua, como em FM, ela é partilhada em tempo, cada slot tem 27ms de carrier e 2,5ms de identificação.
É este o segredo que permite dois operadores estarem no mesmo repetidor em comunicações distintas sem interferirem um com o outro. A portadora chama-se TDMA (Time-division multiple access) que é o mesmo que dizer: Acesso Multiplo por divisão de tempo. Os equipamentos de FM utilizam como descritivo de modo o FDMA (um dos exemplos é o Yaesu Fusion).


ctjsantos
ctjsantos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Valter Lopes Seg 20 Ago 2018 - 15:25

Algum dos colegas do DMR me sabe dizer se posso fazer apenas escuta num rádio DMR sem ter um DMR ID? Tenho um Baofeng analógico há 1 ano e gostava de experimentar digital. Como não tenho CAN/indicativo radioamador (venho do mundo CB), não posso ter um DMR ID.

73
Cumprimentos
Valter Lopes
Valter Lopes
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Valter Lopes Qua 22 Ago 2018 - 14:01

Já não vou precisar, já tenho CAN.

73
Valter Lopes
Valter Lopes
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

DMR frequencias Empty Re: DMR frequencias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos