TX RX Fórum
Montar Estação Portatil Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Montar Estação Portatil Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Montar Estação Portatil

5 participantes

Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Montar Estação Portatil

Mensagem por crucem Sex 28 Abr 2017 - 8:48

Eu gostaria de usar um dos meus rádios cb que estão parados tipo o President Linchon ou President Grant para fazer uma estação Portátil.

Estou a pensar montar numa estrutura metálica (tipo caixa) e ai colocar o rádio.Para mais tarde ser utilizada como mala para ser fácil o transporte. Como fonte de alimentação utilizarei uma bateria tipo de mota.

A antena a usar será uma ML 145 ou Santiago 1200.

O problema que encontro é..... Qual a medida do cabo a usar entre o rádio e a antena?

Algum tamanho especifico ou quanto mais pequeno melhor? É que isto vai ter pouca dimensão.

Espero que me possam ajudar.

73/51

Oscar Bravo

Crucem
crucem
crucem
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por ALF007 Sex 28 Abr 2017 - 15:45

Bom dia crucem

A medida do cabo pode ser qualquer uma.
Quanto mais curto melhor. Mais curto significa menos perdas a chegar á antena.
Veja a medida suficiente do cabo que realmente vai precisar e aplique.

Esqueça aquelas medidas ou aquela maneira de calcular o comprimento do cabo. Isso é mito.
O comprimento do cabo é o que precisarmos para conectar o radio à antena.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty medida cabo

Mensagem por carlos alves Sex 28 Abr 2017 - 22:42

Boas Crucem
diz que isto vai ter pouca dimensão, o Alf 007 já respondeu . Porem deve-se fazer contas em multiplos de onda ,1/2 onda ,1/4 onda para o centro de banda que vai operar.
isto dá o comprimento elétrico do cabo para o comprimento fisico deve ser menos 5%.
Eu diria para utilizar em movel ensaiar com cabo da antena ao rádio e verificar se bate no comprimento elétrico de um dos multiplos antes de cortar.
Se tiver que acertar não será +1 metro que vai influenciar perca potencia nos 11 metros.
Bons trabalhos
73 s Carlos
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por ALF007 Sáb 29 Abr 2017 - 0:06

Concordo!
1 metro de cabo (nem que seja 3 ou 5 metros) nos 11 metros não afecta nas perdas. Se fosse em vhf e uhf já havia perdas significativas.

Colega carlos alves... vamos conversar na boa e aprendemos todos juntos. Aprender até morrer.
Eu sei que muitos colegas fazem essas contas, no comprimento do cabo... confiam e acreditam que é importante.
Eu não não faço essas  contas. Quanto mais curto, menos perdas e ponto final. (é assim a minha teoria).

Sobre o comprimento do cabo, as contas em múltiplos de onda ,1/2 onda ,1/4 onda
Mas porquê?
Qual é o benéfico ou vantagem das contas em múltiplos de onda ,1/2 onda ,1/4 onda para o centro de banda que vai operar?
Qual é a função do cabo?
O swr afina-se na antena?
Ou no cabo?

Quero aprender e perceber, porque essas contas em múltiplos de onda ,1/2 onda ,1/4... são importantes para obter mais desempenho, ou porque é melhor.

carlos alves... só quero perceber porque essas contas, são importantes. Não vou armar-me em esperto e nem vou reprovar o conceito das contas do comprimento do rg.
O objectivo, é sermos honestos e compreender do porquê. Eu posso estar errado e aprendemos todos juntos.

Até jazz!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por crucem Sáb 29 Abr 2017 - 14:41

Desde já obrigado ao Alf e ao Carlos por terem respondido a esta questão.

A maior parte dos operadores de rádio que eu conheço fazem as contas a partir da frequência que vão operar e depois cortam o fio com as medidas certas.

Eu não me lembro já dessas contas.

Eu quando montei as minhas antenas de base uma President Black Pirate o sr. Garcia fez as contas e fez-me o cabo e eu foi só montar.

Quando montei Sirio 827 os da Rms perguntaram-me o número de metros que eu precisava e cortaram. Na altura penso que me disseram que não interessava fazerem as contas.

Ambas as antenas fazem bons qs´os. Mas como estão montadas com alturas diferentes e as próprias antenas são diferentes e respectivos cabos não consigo confirmar. Só mesmo testando no laboratório ;-)

Já nas montagens nos barras moveis. O Pedro (Sol da Madrugada) experimentou varias medidas padrões.E montou o que ficou melhor. Na altura disse-me que que ás vezes pode até estar tudo certinho e afinadinho das estacionarias e a modelação não sair bem.

Como esta montagem sai fora do normal tenho dificuldade em saber ao certo o que fazer. Mas conto com a vossa ajuda. Ficamos todos a aprender.
crucem
crucem
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por pmr2511 Sáb 29 Abr 2017 - 21:01

Boa noite não sei explicar o porquê mas sei que as medidas minimas tem de ser 1.825m ou multiplos sucessivamente.

Tive a expriência no meu barra movél onde comprei uns metros de cabo e montei no barra movél mas afinar estacionária não estava facíl.

Falei com um conhecido expert na materia e ele passou a informação que a medida minima tinha de ser 1.825m mas como necessitava de mais metros ele disse para fazer multiplos então la fiz as conta e resultou estacionária ok
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por 31bc013 Dom 30 Abr 2017 - 12:00

Bom dia, como o colega ALF007 disse isso dos comprimentos de cabo é um mito. A única situação em que se tem de calcular comprimentos de cabo e quando pretendemos enfasar 2 ou mais antenas, aí sim para fazer o casamento de impedâncias. Fora isso pode ter qualquer comprimento, dado que por exemplo o cabo coaxial de 50 ohm vai ter sempre 50 ohm quaquer que seja o comprimento. A impedância para a SWR ajusta-se é na antena.
31bc013
31bc013
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty montar estação portatil ( medida cabo)

Mensagem por carlos alves Dom 30 Abr 2017 - 16:05

Olá
boa tarde
eu quando digo centro da banda é normalmente onde as antenas monobanda tem as melhores caracteristicas para irradiar toda a energia transmitida.
Assim,não será um mito ( frequência e comprimento de onda)
velocidade da luz (em metros/segundo) a dividir pela frequencia usada (em hertz).
300 000 000 dividir por 27 000 000 = 11 metros aproximadamente.
Logo 1/4 onda 2.75 metros isto no movel será um pouco complicado logo é estratagema numa ant. movel utilizar bobines( auto indutancia) normalmente na base o que faz com que o comprimento fisico da ant. seja mais curto fisicamente.O tamanho de uma antena nunca é determinado ao acaso.depende com efeito do comprimento de onda para o qual se encontra sintonizado.
O colega 31bc03 diz cabo coaxial 50 ohm vai ter sempre 50 ohm estou de acordo mas,enquanto não é ligado entre o emissor e a ant. aqui o resultado passa a ser outro .
Enfasamento de ant. em paralelo ,antena de 50 ohm com mais outra da mesma impedancia passa a ter 25 ohm logo aqui o enfasamento com cabo coaxial é feito com cabo de 75 ohm transformador de 1/4 onda colocado em série com o cabo de 50 ohm que vai a cada ant.( lei de ohm)já experimentaram colocar 2 resist.do mesmo valor em pararelo 50+50=25ohm já nos condensadores é o inverso isto é soma 50+50=100 picofarads.
Desculpem não estar de acordo com algumas coisas mas para bons resultados mais vale não sermos apressados na bricolage.
Bom domingo
73s
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Montar Estação Portatil Empty Re: Montar Estação Portatil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos