TX RX Fórum
Robô sobe pelas paredes imitando lagartixas Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Robô sobe pelas paredes imitando lagartixas Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Robô sobe pelas paredes imitando lagartixas

Ir para baixo

Robô sobe pelas paredes imitando lagartixas Empty Robô sobe pelas paredes imitando lagartixas

Mensagem por ALF007 Sáb 10 Dez 2011 - 9:40



Robôs bioinspirados

Há muito tempo os engenheiros tentam construir um robô que imite a capacidade das lagartixas para escalar paredes e tetos.

Jeff Krahn e sua equipe da Universidade Simon Fraser, no Canadá, estão quase lá.

Este é o primeiro robô que consegue rodar naturalmente ao subir e descer por superfícies homogêneas, sejam metálicas, de plástico ou de vidro - ou mesmo paredes bem lisas.

Outras tentativas já usaram ímãs, ventosas, espinhas dorsais robóticas e até garras, mas nenhuma até agora teve sucesso em superfícies variadas.

Krahn e sua equipe se voltaram então para os materiais bioinspirados, que tentam imitar a adesão em escala microscópica usada pelas lagartixas, cujos pés possuem pequenas saliências que aderem à superfície pela força de Van der Waals.

Superando obstáculos

O Stickybot lembra muito mais uma lagartixa, mas o agora apresentado TBCP-II (Timeless Belt Climbing Platform) é mais rápido.

Com as microssaliências autoadesivas espalhadas por suas quatro esteiras (ou lagartas), o robô de 240 gramas move-se a uma velocidade de 3,4 centímetros por segundo.

Outra vantagem é que a sustentação gerada pelos dois conjuntos de esteiras é suficiente para permitir que o robô supere os cantos, passando de uma superfície horizontal para uma superfície vertical.

Ele ainda não consegue andar de cabeça para baixo, mas pode superar caixas ou outros obstáculos que encontrar pelo caminho, desde que sempre haja uma superfície com área suficiente para apoiar pelo menos um dos seus conjuntos de suas esteiras.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(As minúsculas almofadas que recobrem as lagartas do robô - também conhecidas como adesivos fibrilares secos - têm o formato de pequenos cogumelos. [Imagem: MENRVA Research Group])

Pés em formato de cogumelo

As minúsculas almofadas que recobrem as lagartas do robô - também conhecidas como adesivos fibrilares secos - têm o formato de pequenos cogumelos, medindo 17 micrômetros de diâmetro por 10 micrômetros de altura.

Elas foram fabricadas com um polímero chamado PDMS (polidimetilsiloxano).

"Embora as forças de van der Waals sejam consideradas relativamente fracas, as saliências superficiais em formato de cogumelo garantem que a área de contato entre o robô e a superfície seja maximizada," disse Krahn.

O próximo passo da pesquisa é desenvolver uma estratégia para que robô consiga carregar sua própria fonte de energia e um "cérebro" capaz de permitir que ele navegue autonomamente.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos