TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação


Veleiro solar termina missão em mergulho espetacular

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Veleiro solar termina missão em mergulho espetacular

Mensagem por ALF007 em Sex 23 Dez 2011 - 10:17


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
(As velas solares impulsionam as naves usando a força dos fótons do Sol, que incidem sobre uma finíssima película de material reflexivo - a "vela" da nave. [Imagem: NASA])

Veleiro solar

O experimento da NASA com uma vela solar, chamada NanoSail-D, terminou espetacularmente com a reentrada da pequena nave na atmosfera.

As velas solares impulsionam as naves usando a força dos fótons do Sol, que incidem sobre uma finíssima película de material reflexivo - a "vela" da nave.

Esse novo tipo de propulsão é visto como promissor para tirar satélites em desuso de órbita, evitando o acúmulo de lixo espacial, ou para levar espaçonaves além do Sistema Solar, aproveitando unicamente a luz do Sol e das estrelas.

Há poucos anos, era fácil encontrar cientistas citando teorias para afirmar que as velas solares não funcionariam.

Tudo começou a mudar com a missão japonesa Ikaros, em todos os sentidos mais avançada do que a NanoSail da NASA - a vela solar Ikaros usou cristais líquidos para controlar a navegação, um mecanismo essencial para qualquer missão prática.

Retirada de lixo espacial

A pequena NanoSail ficou 240 dias navegando ao redor da Terra, demonstrando que o empuxo produzido pelo choque da luz solar contra a vela espacial é suficiente para trazer de volta um satélite no fim da sua vida útil, fazendo-o queimar na atmosfera.

A NanoSail fez isso na prática, queimando-se ela própria nas camadas superiores da atmosfera, e fornecendo dados sobre como e com que velocidade ocorre essa reentrada.

"A missão NanoSail-D produziu uma quantidade muito rica de dados, que serão úteis para entendermos como esse tipo de dispositivo passivo para retirada de naves de órbita reage na atmosfera superior," disse Joe Casas, cientista responsável pelo projeto.

Embora agora já saibam que, no geral, o conceito funciona, os cientistas vão precisar de tempo para analisar esses dados e projetar novos experimentos antes que a propulsão a vela solar seja utilizada na prática.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
avatar
ALF007
Administrador Fundador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum