TX RX Fórum
Baofeng/Waccom UV-5R Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Baofeng/Waccom UV-5R Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Baofeng/Waccom UV-5R

+6
Bluespoon
pmr1931
pmr2511
pdbernardo
Joaquim Rosa
RavenMaster
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qua 4 Abr 2012 - 11:17

O novo menino vindo da China é ligeiramente maior que o UV-3R e menor que o UVD1P, tendo cerca de 99% das funcionalidades deste último. O Baofeng tem 4w enquanto o Waccom já tem 5w. De resto, são exatamente iguais em tudo.

Frequency Range: 136-174 / 400-480MHz
Dual-Band Display, Dual Freq. Display, Dual-Standby
Output Power: 4 (5) / 1Watts
128 Channels
50 CTCSS and 104 CDCSS
Built-in VOX Function
1750Hz Brust Tone
FM Radio (65.0MHz-108.0MHz)
LED Flashlight
Large LCD Display
Hight /Low RF Power Switchable
25KHz/12.5KHz Switchable
Emergency Alert
Low Battery Alert
Battery Saver
Time-out Timer
Keypad Lock
Monitor Channel
Channel Step: 2.5/5/6.25/10/12.5/25KHz
ROGER SET


Nota-se que o UV-3R continua a ter mais qualidade sonora e mais sensibilidade, estando também por isso mais susceptível a ruídos mas os QSOs chegam ao destino com um audio mais "corpulento".

Alguns Baofengs trazem antenas brandded by Baofeng, como:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O calcanhar de Aquiles do UV-5R são os drivers dos cabos chineses, mas eu tive a sorte de receber um Prolific "puro". O único problema que tive foi ao permitir há uns tempos que o Windows atualizasse os drivers que estavam instalados para a última versão via Microsoft Update.
Reverti e voilá, tudo funciona perfeitamente.

O software de 05/03/2012 está melhor e já suporta 2.5K de step. Tem alguns (vários) bugs, como o Save As não funcionar e quando se faz Save ele voltar sempre para a pasta de instalação de programa... se os nossos ficheiros de configuração estão numa pasta com 5 níveis, temos de voltar até à raiz do disco e procurar o ficheiro com o rato... não tem uma janela de explorador pura nem suporta abrir os ficheiros com o "Abrir Com", ao contrário do software do UV-3R e UV-X4 que podemos associar os ficheiros .3r.

Tem uma excelente qualidade de construção, tendo em conta a potência/preço. A base de carga de secretária é um adicional muito bem vindo, facilitando na busca de cabos quando se chega a casa. A base passa entre piscar vermelho/verde (sem rádio), vermelho fixo (carregar) e verde fixo (carregado).
Vem com auricular, antena dual band, clip de cinto e fita de pulso.

Baofeng:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Waccom:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PS: Nota negativa para o adaptador SMA-F - SMA-F e a flex... fica bem pior do que eu esperava.
Se esperam andar com ele na rua/carro, comprem uma Nagoya 701SF (recomendado) ou uma Nagoya 666SF.
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por Joaquim Rosa Qua 4 Abr 2012 - 22:29

RavenMaster escreveu:O novo menino vindo da China é ligeiramente maior que o UV-3R e menor que o UVD1P, tendo cerca de 99% das funcionalidades deste último. O Baofeng tem 4w enquanto o Waccom já tem 5w. De resto, são exatamente iguais em tudo.

Frequency Range: 136-174 / 400-480MHz
Dual-Band Display, Dual Freq. Display, Dual-Standby
Output Power: 4 (5) / 1Watts
128 Channels
50 CTCSS and 104 CDCSS
Built-in VOX Function
1750Hz Brust Tone
FM Radio (65.0MHz-108.0MHz)
LED Flashlight
Large LCD Display
Hight /Low RF Power Switchable
25KHz/12.5KHz Switchable
Emergency Alert
Low Battery Alert
Battery Saver
Time-out Timer
Keypad Lock
Monitor Channel
Channel Step: 2.5/5/6.25/10/12.5/25KHz
ROGER SET


Nota-se que o UV-3R continua a ter mais qualidade sonora e mais sensibilidade, estando também por isso mais susceptível a ruídos mas os QSOs chegam ao destino com um audio mais "corpulento".

Alguns Baofengs trazem antenas brandded by Baofeng, como:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O calcanhar de Aquiles do UV-5R são os drivers dos cabos chineses, mas eu tive a sorte de receber um Prolific "puro". O único problema que tive foi ao permitir há uns tempos que o Windows atualizasse os drivers que estavam instalados para a última versão via Microsoft Update.
Reverti e voilá, tudo funciona perfeitamente.

O software de 05/03/2012 está melhor e já suporta 2.5K de step. Tem alguns (vários) bugs, como o Save As não funcionar e quando se faz Save ele voltar sempre para a pasta de instalação de programa... se os nossos ficheiros de configuração estão numa pasta com 5 níveis, temos de voltar até à raiz do disco e procurar o ficheiro com o rato... não tem uma janela de explorador pura nem suporta abrir os ficheiros com o "Abrir Com", ao contrário do software do UV-3R e UV-X4 que podemos associar os ficheiros .3r.

Tem uma excelente qualidade de construção, tendo em conta a potência/preço. A base de carga de secretária é um adicional muito bem vindo, facilitando na busca de cabos quando se chega a casa. A base passa entre piscar vermelho/verde (sem rádio), vermelho fixo (carregar) e verde fixo (carregado).
Vem com auricular, antena dual band, clip de cinto e fita de pulso.

Baofeng:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Waccom:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PS: Nota negativa para o adaptador SMA-F - SMA-F e a flex... fica bem pior do que eu esperava.
Se esperam andar com ele na rua/carro, comprem uma Nagoya 701SF (recomendado) ou uma Nagoya 666SF.


"O Baofeng tem 4w enquanto o Waccom já tem 5w. De resto, são exatamente iguais em tudo."

Já li que em várias analises de spectro o Baofeng tem 5w.
Devem de ter muitos radios Waccom em stock e querem despachar os mesmos por estes terem 5w no autocolante.
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Qui 5 Abr 2012 - 17:47

RavenMaster escreveu:...(...)Nota negativa para o adaptador SMA-F - SMA-F e a flex... fica bem pior do que eu esperava.
Se esperam andar com ele na rua/carro, comprem uma Nagoya 701SF (recomendado) ou uma Nagoya 666SF.
Boas,
O adaptador que testaste foi este: SMA - female to SMA - female (SMA -I join) x1?
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qui 5 Abr 2012 - 17:59

Nem mais
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Qui 5 Abr 2012 - 19:02

Estava com ideia de comprar a Flex e esse adaptador... Mas que qual o problema? Desempenho, folga, tamanho???
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qui 5 Abr 2012 - 19:24

Basicamente... aspeto Very Happy
Nota-se o boost da antena mas não gosto de ver o rádio com o adaptador Sad
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Qui 5 Abr 2012 - 19:41

Pensei que ficava tudo oculto sem se perceber se tinha adaptador, pensei que a antena quando enroscada ficava junto ao corpo do radio de forma normal como se outra qualquer fosse, à excepção do tamanho da antena, mas... Rolling Eyes
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qui 5 Abr 2012 - 19:51

Também eu... Sad
Tirando isso, impecável.
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Qui 5 Abr 2012 - 20:18

Então e qual será a melhor antena, ou melhor, qual a equivalente à Flex em 446Mhz? As que foram acima referidas?

E dualband, as de origem no UV-5R e UV-3R+ Plus, serão medianas ou é mesmo recomendado adquirir alguma em especial?

Cumps
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qui 5 Abr 2012 - 21:42

As duas que refiro são boas alternativas, já que não são muito grandes e têm uma boa qualidade para o preço. A 666 é uma "flex", a 701 é mais rija mas também dá a sensação de ser mais resistente.
As de origem não são más de todo, mas nota-se diferença com uma antena dessas. Eu tenho uma 701 no 3R e noto bem o aumento de performance.

Era a isto que eu me referia:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qua 11 Abr 2012 - 20:08

Let the games begin!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

701XSM (do 2845)
Flex
701SM
Origem

Para estar completo só falta a Nagoya, mas dá muito trabalho ir buscá-la ao carro Very Happy
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qua 11 Abr 2012 - 22:21

Mais uma vez se prova que tamanho não significa... vocês perceberam. Cool
Teste muito básico, com uma longa distância entre um UV-5R e um Intek 5050, utilizando o s-meter do Intek como referência de comparação das antenas, estando este estável e quieto em cima de uma superfície plana:

701XSM - 4/6 estável, chegando ao 5/6
Flex - 5/6 estável, chegando ao 6/6
701SM - 5/6 estável
Origem - 4/6 estável

No segundo teste que fizemos, só por brincadeira, a Flex estabilizou durante todo o teste em 6/6.

A 701XSM está anunciada como 144Mhz(2dBi) 430Mhz(3.4dBi) 900Mhz(5.5dBi), a 701SM como 2.15db e a de origem... bem, ninguém sabe bem 😉
A Flex, apesar de dual band, só temos a informação de 4dBi de ganho nas lojas online, não encontro mais informação sobre ela, mas sem dúvida que é a melhor antena de todas as que me passaram pela mão, chegando um áudio limpo e com mais força.

Confesso que estranhei o resultado da xsm... tanto que o repetimos. Igual...
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Qua 18 Abr 2012 - 12:20

Quanto ao adaptador SMA, f/f da RMS que eventualmente seria mais pequeno, fica igualmente grande...
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Qua 18 Abr 2012 - 12:47

Vou testar a solução sugerida por muitos americanos: o-ring à medida do espaçamento e da largura da antena Smile
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Sáb 21 Abr 2012 - 11:47

Boas,

RavenMaster, preciso de um favor Laughing

Testa se um UV-5r e o UV-3r II transmitem quando estão em carga, e caso positivo como eu espero, se notas algum ruído induzido pela carga, ou se verificas tudo normal sem interferências...

Obrigado

Pedro Bernardo

pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por Joaquim Rosa Sáb 21 Abr 2012 - 13:37

pdbernardo escreveu:Boas,

RavenMaster, preciso de um favor Laughing

Testa se um UV-5r e o UV-3r II transmitem quando estão em carga, e caso positivo como eu espero, se notas algum ruído induzido pela carga, ou se verificas tudo normal sem interferências...

Obrigado

Pedro Bernardo


Os rádios quando estão a carregar não devem estar em funcionamento. Pode danificar os circuitos.
Aconselho meter á carga apenas a bateria (sem incluir o rádio)
Cumps
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Sáb 21 Abr 2012 - 14:51

pdbernardo escreveu:Boas,

RavenMaster, preciso de um favor Laughing

Testa se um UV-5r e o UV-3r II transmitem quando estão em carga, e caso positivo como eu espero, se notas algum ruído induzido pela carga, ou se verificas tudo normal sem interferências...

Obrigado

Pedro Bernardo


Não, no único teste que fiz não mas...

Joaquim Rosa escreveu:
Os rádios quando estão a carregar não devem estar em funcionamento. Pode danificar os circuitos.

...nem mais.
Para utilização em casa, só com o battery eliminator!
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pdbernardo Sáb 21 Abr 2012 - 15:21

A ideia é mesmo o rádio em casa em TX e RX com alimentação, 24h por dia, com o Battery Eliminator já não terei problema ok, em conjunto com este adaptador poderá funcionar 24h por dia, ou...

Boa dica, obrigado Wink
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Sáb 21 Abr 2012 - 16:28

Serve pois, mas o mais utilizado é uma fonte de alimentação como

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pmr2511 Sex 25 maio 2012 - 12:41

Boa tarde dos colega que adquiriram este equipamento alguém confirma se funciona bem em vhf tx e rx ?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por RavenMaster Sex 25 maio 2012 - 18:09

Claro que sim Smile
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pmr2511 Sex 25 maio 2012 - 18:13

Ok so perguntei porque ouvi relatos que funcionava mal nos 145 já nos 160 rolava bem
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 15:20

Boas pessoal!

Eu tenho um Baofeng UV-5R será que me podem dar umas dicas de como devo configurar os repetidores e as frequências de PMR?

Digo isto porque apesar de ter as memorias como "narrowband" quando uso o rádio por exemplo com tons para um repetidor, o outro rádio recebe mesmo com tons ou sem tons e já testei até com a potência mínima e acontece o mesmo, é suposto?

Outra coisa que acontece é que se outro rádio transmitir com tons eu por vezes oiço mesmo não tendo os tons configurados.

Obrigado desde já.
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por Bluespoon Qui 2 Ago 2012 - 21:48

Eu tambem tenho um e acho que isto entra por todo o lado com ou sem tons.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 22:05

Bluespoon escreveu:Eu tambem tenho um e acho que isto entra por todo o lado com ou sem tons.

Pois é que tenho testado as configurações com o meu outro rádio o intek mt 5050 e isto torna-se confuso.

Eu para os Links e para os repetidores configurei os tons para RX e para TX, não é suposto ficar assim?

Por exemplo, no link frn oiço tudo seja com os tons ou sem, ontem o canal 1 era uma confusão porque misturava-se tudo.

Outra coisa é que se tiver a escutar um repetidor (por ex o de palmela 5.22) qualquer transmissão que façam no canal 5 vai interferir com a minha escuta no 5.22...
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Baofeng/Waccom UV-5R Empty Re: Baofeng/Waccom UV-5R

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos