TX RX Fórum
Cartolinas (QSL Cards) Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Cartolinas (QSL Cards) Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Cartolinas (QSL Cards)

+4
PMR2574 - JOSE
smd
airlomba
joma
8 participantes

Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por joma Sex 27 Jul 2012 - 23:58

Boas,

Gostava de saber qual o melhor método para trocar cartolinas. Ou seja o mais pratico, o mais eficaz e o mais económico ...

O meu método actual prevê que o companheiro de QSO veja os meus dados no QRZ11.net e escolha o método de envio de preferência por email. Diga-se de passagem que não tenho tido muito sucesso.

No caso de envio por correio, qual o método mais económico?
Será que vale a pena mandar imprimir as cartolinas numa tipografia? Já o fizeram, que serviço escolheram?

Certos membros de grupos como o Alfa Tango, etc., cobram pelo "envio", como é que se processa com estes "senhores".

Existe por aí algum Howto com os procedimentos no que toca à troca de cartolinas?

Obrigado pelas dicas.

Bons QSO's.

joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por airlomba Sáb 28 Jul 2012 - 21:26

Olá Jorge,

Eu mandei fazer a minha QSL neste site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
São boas e baratas.

Pode ver a minha QSL aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E as que recebi até hoje aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para a troca de QSLs, durante o QSO informo se estou interessado em receber confirmação da divisão contactada. Aí o colega informa-se se confirma ou não. Há radio-operadores que só coleccionam contactos mas não confirmam. Isto é, não querem saber de QSLs para nada.

As minhas coordenadas estão publicadas em vários sites, desde o meu até ao cluster.dk, passando pelos qrz11.

No que toca à troca de QSLs, é um acordo de cavalheiros. Cada um arca com as respectivas despesas de envio. Porém, no caso da activações organizadas por grupo, como os AT, ET, etc. Além de enviar a QSL, tem (na maior parte dos casos de enviar uma contribuição monetária (1 ou 2 dólares) para pagar a despesa de resposta... Actualmente, só confirmo activações que não requeiram contribuição ou cujas divisões sejam de difícil contacto.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por smd Dom 29 Jul 2012 - 11:57

Como radioamador, a minha politica de sobre as QSLs é a seguinte:
"A troca de QSL é a ultima cortesia de um QSO. Baseado nesta ideia, eu envio sempre de forma directa, a minha QSL, colocando a decisão de retorno nas mãos de quem a recebe, ou seja, se quer retornar ou não e de que forma o quer fazer, directo ou bureao. Se responderem fico satisfeito, se não, paciencia."

Mas existem diversas opiniões acerca da troca de QSLs. Eu respeito todas, enbora não concorde.
Até ao momento tenho impresso as minhas na Staples 2 por folha A4 e depois corto em casa. Neste momento estou a rever a apresentação da mesma e a considerar mandar imprimi-las em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Parece-me terem preços bastante bons. Dê uma vista de olhos.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por PMR2574 - JOSE Seg 30 Jul 2012 - 10:07

Bom dia,
A minha opinião vai muito ao encontro do amigo Smd , uma QSL, é um cartão que irá ser a tua imagem, o teu registo , ou mesmo o teu agredecimento no final de uma QSO.
O obvio que sendo uma cortesia, cabe sempre á pessoa decidir se envia ou não....dependo do espirito do Operador...
E depois depende sempre do gosto da pessoa,
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por ALF007 Ter 31 Jul 2012 - 0:20

Boas noites!

Eu adoro esta modalidade de trocar QSLs.
Faço um contacto e peço para trocar de QSL... é uma maneira de confirmar o contacto.
Imagine fazer um contacto distante e difícil... Quando a QSL tiver em suas mãos é muito gratificante.
É um simples papel mas muito valioso!

Já imaginou fazer o mundo todo?
Já imaginou ter o mundo todo confirmado com QSL.
Isso dá uma enorme colecção de QSLs

Experimente!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por airlomba Ter 31 Jul 2012 - 6:55

Olá,

E melhor do que receber a QSL, é receber a QSL num envelope com selo artístico em vez daqueles selos automáticos.

Quando envio QSL a um particular no estrangeiro, envio sempre com selo artístico e com um mapa de Viana do Castelo que no verso tem um pouco de história e descrição dos ex-libris da cidade. Às vezes, dependendo do QSO, envio um pouco mais do que isso.

Lembro-me de uma vez, um colega do Costa Rica pedir selos com bombeiros. E recordo o meu primeiro contacto com a Irlanda, em que o colega enviou junto com a QSL, uma bandeira do país, um pin e um emblema bordado! Quando vi o tamanho do envelope dentro do apartado, nem queria acreditar que era para mim. Smile

Como já foi dito aqui: a QSL é o melhor agradecimento que se pode fazer por um bom QSO. Agora obviamente que não se enviam QSLs a cada QSO que tem com o mesmo radio-operador., a menos que as condições sejam diferentes ou que o tipo de modulação seja outro. Wink

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty qsl cards

Mensagem por nineâu5 Ter 31 Jul 2012 - 8:26

ola, eu recebi 1 unica cartolina de 1 pmr bem gira e em modo pdf por mail .. cá fica a minha humilde dica Cool
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 31 Jul 2012 - 9:42

Bom dia a todos,
Eu comecei a enviar qsl há pouco tempo , por norma envio fazendo referencia ao local do meu QTH , mostrando um pouco de Portugal.
Contudo acabei por fazer um Modelo, que vou começar a enviar mais elaborado... e sem duvida uma coisa mais engraçada, isto porque so feito em cartolina é que se torna engraçado.
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por nineâu5 Ter 31 Jul 2012 - 10:10

sim, em postal ou ate em papel simples mesmo a preto e branco ( ainda guardo minha primeira do c.b. muito simples, a tinta da china Razz ) todas teem valor.. se o dono da qsl enviada autorizar posto aqui my last dx in pmr pdf format Basketball
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por Gonncalo Ter 31 Jul 2012 - 11:18

O QRZ PMR daria para trocar QSL's, essa era uma das nossas ideias...
Isto sem envolver um único tostão...

Visto que nos deitaram a ideia a baixo, fica o sonho...

Bons QSO's...
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 31 Jul 2012 - 11:28

Bom dia amigo,
Eu acho que fazes mal em baixares os braços assim... é logico que seria gratificante na Banda PMR , existir tambem trocas de QSL , contudo da forma gratuita conforme mencionas , so mesmo via email e digital , porque caso contrario existe sempre o custo do envio, tambem nao é por ai ...
Falo por mim , que nao tinha muito o habito de enviar inicialmente, porque nao recebia nenhum tambem.
Podes porem começar por malta mais conhecida e com o tempo tentar novos horizontes ...
mas tens de estar preparado para nao receber nada... eu agora envio...nem que seja por email ... e espero que chegue alguma coisa... isto se existir informaçoes de email na listagem...

Eu pessoalmente faço assim:

Se é activaçoes geralmente envio a foto do local onde me encontro, por isso ando sempre de telemovel e trabalho a mesma.
Claro que nao me interessa muito sair da zona do QTH para ativar...por isso é sempre uma imagem familiar da zona.
Neste ultimos ate tem ido por email...

Mas por exemplo estes dias chegou um ao meu QTH, que parecia um postal mesmo..
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por joma Ter 31 Jul 2012 - 16:23

Boa Tarde,

Agradeço a todos as respostas e sugestões.
Parece-me que estou no bom caminho.

Aproveito para partilhar que consegui registar o domínio da minha estação (voxpopuli.pt), bem como o alojamento por um ano na Amen por 12€+IVA.
Julgo que o website facilita em muito a passagem das coordenadas para a QSL Card.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por Gonncalo Ter 31 Jul 2012 - 16:26

Parece que já sei a sua morada e o assalto vai começar...

MUAHAHAHAAHAHHA...
(Riso a Osama Bin Laden)

Já viste as QSL do amigo 265? Aquilo nunca mais acaba xD

avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por joma Sáb 4 Ago 2012 - 18:40

airlomba escreveu:Olá Jorge,

Eu mandei fazer a minha QSL neste site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
São boas e baratas.

Pode ver a minha QSL aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E as que recebi até hoje aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para a troca de QSLs, durante o QSO informo se estou interessado em receber confirmação da divisão contactada. Aí o colega informa-se se confirma ou não. Há radio-operadores que só coleccionam contactos mas não confirmam. Isto é, não querem saber de QSLs para nada.

As minhas coordenadas estão publicadas em vários sites, desde o meu até ao cluster.dk, passando pelos qrz11.

No que toca à troca de QSLs, é um acordo de cavalheiros. Cada um arca com as respectivas despesas de envio. Porém, no caso da activações organizadas por grupo, como os AT, ET, etc. Além de enviar a QSL, tem (na maior parte dos casos de enviar uma contribuição monetária (1 ou 2 dólares) para pagar a despesa de resposta... Actualmente, só confirmo activações que não requeiram contribuição ou cujas divisões sejam de difícil contacto.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Emmanuel.

Olá,

Mais uma vez obrigado Emmanuel.
Como envia a contribuição monetária?
Coloca a nota dentro do envelope? Penso ser ilegal, não?

73,

joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por PMR2767 Seg 12 Nov 2012 - 21:39

Boas Camaradas com o word é eficaz e simples de se fazer QSL CARDS
Em cerca de 3 minutos fiz este exemplo que podem ver:

[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img248/9990/qsocards.png][/IMG]

avatar
PMR2767
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Cartolinas (QSL Cards) Empty Re: Cartolinas (QSL Cards)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos