TX RX Fórum
Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia Popup110

Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!

Divulgação

Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia

+8
rodriguesf
joma
PMR2574 - JOSE
Snog
ALF007
pmr1989
Taz51
Alfa31
12 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Escolha de indicativo

Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 06_i_v1073%Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 08_i_v10 73% 
[ 8 ]
Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 06_i_v1027%Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 08_i_v10 27% 
[ 3 ]
Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 06_i_v100%Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia 08_i_v10 0% 
[ 0 ]

Total de votos : 11

Votação encerrada

Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia Empty Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 0:01

Bom, de acordo com uma ideia que nasceu neste tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], decidi criar este tópico dedicado ao assunto.

Ora bem, discute-se aqui a possibilidade de criação de um grupo DX nos 11m à semelhança do já existente PMRAct, ou melhor, grupo de CB para DX e claro activações.

Continuemos então a discussão de ideias por aqui.

Última edição por Alfa31 em Seg 17 Set 2012 - 23:13, editado 5 vez(es)
Alfa31
Alfa31
Guru

Ir para o topo Ir para baixo

Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia Empty Re: Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia

Mensagem por Taz51 Ter 4 Set 2012 - 0:14

Uma ideia interessante. Alguém com capacidade pegue nisto e faça um projeto como deve de ser Very Happy
Taz51
Taz51
Profissional

Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia Empty Re: Novo grupo de DX nos 11m - O início de uma ideia

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 0:28

A nomenclatura de indicativos tem de ser algo muito bem pensado para que seja minimamente lógico, e não entre em choque com outros grupos já existentes.
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por pmr1989 Ter 4 Set 2012 - 1:39

Boas!

Que tal a divisão por distritos para facilitar a identificação? Aproveitar mais ou menos os indicativos de CB que temos (quem os tem é claro), ou algo parecido, porque senão tornam-se indicativos a mais para uma pessoa decorar loooool digo eu xD

Tipo o pessoal dizer umas numenclaturas, e pegar nas mais lógicas e ir a votos, que tal?

Não esquecer que no caso de dx o 31 deve la estar xD

Cts,

:TX&RX is nice!:
pmr1989
pmr1989
Guru

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 1:47

O formato deveria ser 31XX###, ou seja, fazer a nomenclatura por distritos como o PMTAct é complicado...

Acho que o melhor mesmo é o "XX" ser obviamente identificativo do nome do grupo, e o "###" ser o número de registo do membro, que até poderia ser o numeral do extinto CB27.org, mas quem é que realmente liga para esse indicativo do CB27? Aquilo nunca pegou como os indicativos PMR...

Mas no meu caso seria algo do tipo 31TX297... e quem não tem esse indicativo do CB27.org? Ainda por cima aquilo agora já não existe...
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por pmr1989 Ter 4 Set 2012 - 1:57

Sim, concordo com esse formato. O XX é k devia ser algo que fosse facil de dizer q que tivesse logica e que indentificasse o grupo, tipo tx ou rx ou algo do genero. Quanto ao indicativo CB que alguns têm, eu inclusive, tambem seria bom usar, quem não tem realmente tinha de se arranjar uma alternativa.

Eu por acaso as vezes uso esse tal indicativo do cb27, como complemento ao nome da estação, por ser um número facil de dizer e rápido, em comparação por exemplo com os numerais de pmr, acredito k haja por aí muitos que a conjugação de 4 números nao seja facil de dizer, já outros ficam bem loool Essa lista ainda existe, o cb27 ainda existe, mesmo sendo de quem é, tem neste momento mais actividade que o irmão 446, mas isso são outras histórias.

Quanto ao indicativo realmente é isso. Por exemplo, vou dar uma sugestão:
31XXC01, sendo 31 portugal, XX codigo do forum txrx, C01 coimbra estação nº1 de coimbra por exemplo.... XX poderia ser TRF de TxRxForum ou apenas TR xD

Opinem e deem sugestões. É para isso que servem os foruns xD

:TX&RX is nice!:
pmr1989
pmr1989
Guru

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 2:12

Quanto à questão do CB27, sim está extinto como conceito conforme começou. Agora não é mais do que uma página dentro do OndaLivre, eu já não me lembro é se o OndaLivre já antes tinha ou era um fórum... como nunca frequentei... mas lá está, tudo muda... até o PMR446 mudou de mãos... pelos vistos o "cabecilha" das duas coisas fartou-se e ofereceu os fóruns para quem lhes quisesse pegar... Mas isso já não é da minha conta, muito menos to TX&RX Fórum, porque nós estamos cá para ficar e crescer cada vez mais, e sinceramente os outros fóruns não nos dizem grande coisa porque simplesmente nenhum deles tem nada de novo para oferecer...

Quanto aquilo que interessa, todos os grupos DX usam indicativos no formato ##xx###, logo era o que deveríamos fazer. A ideia dos distritos era interessante, mas já somos tão poucos a nível nacional que sinceramente acho que perde um pouco o interesse, e para além disso como se trata de DX o distrito acaba por ser irrelevante para a estação que nos está a ouvir do outro lado...

A minha sugestão é 31xx### em que:

xx - letras representativas do grupo DX do TX&RX Fórum;
### - pode ser o número da ordem de inscrição no grupo, ou o número de inscrição no próprio TX$RX Fórum (sim, cada utilizador para além do username tem um número de registo interno que apenas nós administradores vemos, mas o problema é que depois de passarmos os 1000 utilizadores deixamos de respeitar a nomenclatura dos 3 dígitos).

Mas vão sugerindo! Mais ideias precisam-se!

Manuel, opina sff!!! José, tu também porque a ideia foi tua!!! És o pai da criança!!!
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por ALF007 Ter 4 Set 2012 - 2:48

Eu faço já a minha reserva do meu indicativo: 31TX07.

Adorei a ideia de um Grupo DX, nos 11 metros que nasce drento do :TX&RX is nice!:
Isto é muito bom.
Vamos lá trabalhar para o novo Grupo DX.
Eu gostei do 31TX... já estou a imaginar a usar o indicativo 31Tango Ex-Ray 07
Mas isto tem que ser muito bem pensado para ficar bem organizado.
Quem corre por gosto sempre alcança.
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 3:03

Sendo assim reservo também já o meu:

31TX031

E Manuel, seria 31TX007... esqueceste-te de um "0" Wink

Nós dois podemos pensar e organizar a coisa, mas já que foi o José a ter a ideia vamos deixá-lo a tomar conta da criança lol! lol! lol!
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 3:41

Pessoal,

aberta a votação para escolha de nomenclatura do grupo: interessados podem votar. A votação estará aberta durante 2 dias, pois queremos isto a andar a todo o vapor.

Meanwhile, o nome oficial foi de fácil escolha e decidido por nós pois trata-se de um grupo "filho" do TX&RX Fórum, ou seja:

TX&RX DX Group

Já está também registado o espaço e nome para a página oficial do grupo, a qual será divulgada a seu tempo e dentro de uma nova secção do fórum a ser criada. Nessa página estarão também as regras e regulamentos do grupo, QSL oficial e afins, ou seja, tudo o que um grupo DX tem direito.

Stay tunned! E já agora votem Wink
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por Snog Ter 4 Set 2012 - 8:34

Acho que o ideal era mesmo criar uma página do tipo CB27 com os indicativos.
Uma pergunta; o grupo é aberto a todos ou só aos utilizadores do forum??
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 10:09

Ainda estamos a decidir esses promenores todos. Mas para já passa por criar um grupo à semelhança dos que já existem (por exemplo o SD).
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 4 Set 2012 - 10:22

bom dia a todos!
Desde já agradeço a forma com abraçaram a ideia, o que é um sinal que a ideia pelos menos tem força para andar.
Os indicativos, por razoes funcionais não devem ser muito complicados, ate para faclitar a comunicaçao.
A razão de inicalmente ter escolhido por exemplo o 31TX???? , foi por ter pesquisado na base de dados e nao existirem registos de indicativos ja existentes.
Uma coisa que tambem achava interessante , no registo dos membros, no grupo era que cada membro fize-se um registo de um email do tipo 31tx001@...... isto porque queria fumentar a troca de QSLs, por isso para cada membro do possivel grupo, estara um email visivel.

31TX001
31TX031
31TX007
31TX300

Última edição por PMR2574 - JOSE em Ter 4 Set 2012 - 11:36, editado 2 vez(es)
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group

Mensagem por joma Ter 4 Set 2012 - 11:29

Bom Dia,

Acho a ideia excelente. Tinha inclusive postado à poucos dias no forum CB do Onda Livre a pergunta se existiam grupos de DX nacionais activos.
Faço uma sugestão, embora o indicativo 31TX seja apropriado no âmbito do forum, se a ideia tem cariz nacional porque não usar o CR, CS ou CT, que são as indicativos atribuídos a Portugal, não só para Radio-Amadores, pois por exemplo as matrículas dos aviões civis portugueses também são todas começadas por CS. Não sei, é se este conjunto de letras já estão a ser utilizados por outros grupos.

Eu para mim e se possível reservo por cá o 300, seja ele 31TX300, ou outra coisa qualquer, se possível. Podem pois contar comigo.

Já agora deixo aqui outra sugestão, porque não a escolha de um QAP, para ver se o pessoal começa por aí a cruzar antenas, e a dar movimento aos 11m!?

P.S.: Deviam ter tido era a ideia um bocadinho mais cedo pois acabei de mandar imprimir QSL Cards. Mas mandar duas cartolinas em vez de uma também não fica mal. Very Happy

73,
joma
joma
Semi-profissional

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 4 Set 2012 - 12:10

A MEDIDA QUE OS INDICATIVOS FOREM ESCOLHIDOS, VOU ANEXAR UM FICHEIRO EM EXEL PARA CONSULTA POR EXEMPLO NO FORUM.
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group

Mensagem por Snog Ter 4 Set 2012 - 12:32

A ideia do amigo PMR2574 não é nada má...

No youtube existe de como fazer e-mails do tipo 31TX***@portugal.pt, ou @txrx.com...
É algo de facto muito simples e claro da para memorizar melhor o e-mail...

Ou então algo do tipo:
- Criar um site onde lá esteja o indicativo mais o e-mail para contacto e para dar as tais QSL's.
Esta ideia penso que seja melhor, pois com a página podia-se divulgar o nosso pais tanto como o grupo/forum...

A ideia que o amigo Joma referiu também é muito boa, a criação de o QAP nacional daria muito jeito...

Fica ai as sugestões...
Acho que é uma ideia com pernas para andar.

73.
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 4 Set 2012 - 12:40

Por mim é siga com isso, preciso da ajuda de todos Smile
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 12:47

Calma pessoal Wink

Todas as ideias são obviamente bem vindas, mas estamos já a tratar dos promenores (site, logotipos, qsls, etc...).

Assim que hajam mais novidades venho cá divulgar.
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por ALF007 Ter 4 Set 2012 - 12:48

Boas tardes.

O site já esta a ser feito e já estamos a dar da perna. lolol
Quanto ao indicativo, tem que ser mesmo simples, exemplo: 31TX007.
A QSL Card oficial do grupo também vai ser feita e vamos mandar imprimir... preços ainda não sei ao certo, talvez seja: 100 QSL são 10€ e ainda vamos analisar o melhor preço.
Não queremos ganhar dinheiro com isto, vai ser tudo feito com amor á camisola

Obrigado pelas sugestões, são bem vindas.

ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por Snog Ter 4 Set 2012 - 13:15

Quanto mais rápido melhor, estou ansioso por ver o trabalho final...
Após o fim das férias, carregar as pilhas para voltar ao trabalho e ao mundo da rádio...

Por exemplo criar activações mistério para CB???
Divulgação deste hobbie aos mais novos???

Snog
Snog
Profissional

Mensagem por ALF007 Ter 4 Set 2012 - 13:19

Por exemplo criar activações mistério para CB???
Nem era preciso disso, é claro que vai haver activações mistério.

Divulgação deste hobbie aos mais novos???
Vamos chegar aos mais novos, sim.

Tudo a seu tempo.
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por ALF007 Ter 4 Set 2012 - 13:24

Quanto ao indicativo... 31TX### vai a frente!
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 4 Set 2012 - 13:25

EU ESTOU SEM PALAVRAS... ESTOU A GOSTAR...

Posso tambem partilhar uma ideia que estava a pensar, para turnar isto um pouco singular, a nivel de QSL.

Como o Manel diz, 100 cartolinas chegam a 10euros ou assim, e estou de acordo que sejam identificativas do GRUPO, normalmente pelo que vejo vem o indicativo da pessoa e o nome do grupo.

Gostava que algures na QSL fosse possivel inserir o um pequeno espaço em branco para por exemplo inserir um numero, isto para que?

isto para que cada pesso quando enviar coloca o numero de serie da QSL , isto é ao fim de algum tempo verificamos o seguinte, olha a minha QSL numero 5 está em um site nos USA, individualiza cada qsl por si só...

Última edição por PMR2574 - JOSE em Ter 4 Set 2012 - 13:37, editado 1 vez(es)
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 13:28

Quanto às QSL's e preços das mesmas, como muitos de vós sabem, eu tenho uma empresa na área do design, multimédia e impressão é uma das áreas, mas neste caso não me quero envolver a nível profissional por uma questão de ética e porque isto é claro um hobbie e não um negócio. Para além disso, logisticamente seria complicado de gerir por uma questão de distribuição geográfica. Ou seja, tal como estou a tratar do site, logotipo, etc, etc, também estou a tratar do design de uma QSL oficial padrão, a qual cada um pode depois mandar imprimir onde quiser e conseguir melhores condições - digo isto porque eu trabalho a nível de impressão digital com equipamentos de quase 300000€, o que claro permite cartões de visita, flyers, etc, etc, qsl's, etc... de elevadíssima qualidade, mas 100 qsl's nunca na vida ficariam a 10€. Por isso prefiro que cada um as leve à gráfica que preferir, até porque quem já mandou fazer qsl's no passado de certeza que já tem o "acordo" feito com o seu fornecedor para os melhores valores possíveis.

Para além da qsl padrão ou oficial, iremos também ceder o logotipo para que quiser criar a sua própria qsl personalizada.

Mais novidades em breve. Até já.
Alfa31
Alfa31
Guru

Mensagem por ALF007 Ter 4 Set 2012 - 13:44

Boas jorge.

Existem locais onde imprimem QSLs baratas. Não fica caro.
Demoram a chegar umas 3 semanas ou 4 porque vem da Bolgaria, do Nasko (178TRC01) e de outros locais fora de Portugal e os preço são muito atrativos.
O pessoal do DX, tanto dos 11 metros como das bandas amadoras, manda imprimir as QSLs assim dessa maneira.
Logo vou procurar devidos sites para as impressões das QSLs
Vamos analisar.
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo