Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Reflexão acerca da apreensão dos repetidores
+3
sadhus
[ThunderS]
TechnoZombie
7 participantes
Página 1 de 1
Reflexão acerca da apreensão dos repetidores
Este fim de semana consegui ter uma percepção real dos efeitos desta caça ao repetidor... Desloquei-me de carro do Porto a Guimarães e depois no sentido inverso como faço diversas vezes e, como sempre, levei o rádio em scan durante toda a duração da viagem.
Até hoje o rádio sempre me fez companhia. Havia sempre alguem a comunicar durante toda a extensão do percurso. No directo era raro mas através dos diversos repetidores que se escutam na auto-estrada nesse percurso era certinho!
E quer fosse a ficar apenas na escuta quer fosse a subir para cumprimentar e trocar dois dedos de conversa, o certo é que o meu rádio tinha sempre uso durante este percurso.
Desta vez, nem um único operador ouvi a fazer chamada! Nem um único operador respondeu a chamada. E os repetidores, é obvio, estavam mudos...
Os repetidores fazem muita falta. E parece-me que os operadores estão a começar a temer o que poderá vir a acontecer depois de acalmar esta perseguição aos repetidores. Estarão talvez receosos que comece uma perseguição aos operadores que usam equipamentos de amador para comunicar em PMR e que por isso estarão a começar a manter os rádios desligados...
Os falsos moralistas dirão que quem usar um radio PMR legal, sem alterações nada terá a temer. Mas os realistas dirão que estas perseguições poderão ser o fim de uma banda de "iniciação" como era o PMR.
Se considero ir tirar o exame de amador? Sim, considero... Mas para que? Para legalmente continuar a não poder operar em PMR? Para não poder operar sequer nas bandas de amador por ter de estar dois anos em escuta?
Parece-me que vai ser pior a emenda que o soneto...
E urgente haver uma voz (ou várias, de preferencia) que se levantem contra a situação actual do mundo da radiocomunicação.
Bastaria que a legislação do PMR fosse alterada para que, por exemplo, os radios pudessem ser de antena alterável e poderem operar até, digamos 5w. Duas medidads que me parecem razoáveis. Aí, tenho a certeza absoluta que a grande maioria dos PMRistas nacionais iriam fazer exame de amador para poderem ser proprietários de um rádio que emitisse nestas condições.
Não só iriam cumprir os dois anos de escuta obrigatória em amador como iriam continuar a praticar legalmente na banda de PMR.
Apenas um pequeno desabafo...
Até hoje o rádio sempre me fez companhia. Havia sempre alguem a comunicar durante toda a extensão do percurso. No directo era raro mas através dos diversos repetidores que se escutam na auto-estrada nesse percurso era certinho!
E quer fosse a ficar apenas na escuta quer fosse a subir para cumprimentar e trocar dois dedos de conversa, o certo é que o meu rádio tinha sempre uso durante este percurso.
Desta vez, nem um único operador ouvi a fazer chamada! Nem um único operador respondeu a chamada. E os repetidores, é obvio, estavam mudos...
Os repetidores fazem muita falta. E parece-me que os operadores estão a começar a temer o que poderá vir a acontecer depois de acalmar esta perseguição aos repetidores. Estarão talvez receosos que comece uma perseguição aos operadores que usam equipamentos de amador para comunicar em PMR e que por isso estarão a começar a manter os rádios desligados...
Os falsos moralistas dirão que quem usar um radio PMR legal, sem alterações nada terá a temer. Mas os realistas dirão que estas perseguições poderão ser o fim de uma banda de "iniciação" como era o PMR.
Se considero ir tirar o exame de amador? Sim, considero... Mas para que? Para legalmente continuar a não poder operar em PMR? Para não poder operar sequer nas bandas de amador por ter de estar dois anos em escuta?
Parece-me que vai ser pior a emenda que o soneto...
E urgente haver uma voz (ou várias, de preferencia) que se levantem contra a situação actual do mundo da radiocomunicação.
Bastaria que a legislação do PMR fosse alterada para que, por exemplo, os radios pudessem ser de antena alterável e poderem operar até, digamos 5w. Duas medidads que me parecem razoáveis. Aí, tenho a certeza absoluta que a grande maioria dos PMRistas nacionais iriam fazer exame de amador para poderem ser proprietários de um rádio que emitisse nestas condições.
Não só iriam cumprir os dois anos de escuta obrigatória em amador como iriam continuar a praticar legalmente na banda de PMR.
Apenas um pequeno desabafo...
TechnoZombie- Amador
Re: Reflexão acerca da apreensão dos repetidores
Dou toda a razão e mais alguma, mas existem 2 aspectos a ter em conta.
- A legislação PMR não é só nacional, foi adoptada da UE;
- O Cb que é o CB! não conseguiram aguentar as potências que existiam e foram feitos bastante abaixos assinados e algumas manifs em frente à ANACOM, e mesmo assim, foram avante com os tais 1W e 4W.
Mas o facto de na altura não se ter conseguido mover pedras, não significa que agora não se faça!
- A legislação PMR não é só nacional, foi adoptada da UE;
- O Cb que é o CB! não conseguiram aguentar as potências que existiam e foram feitos bastante abaixos assinados e algumas manifs em frente à ANACOM, e mesmo assim, foram avante com os tais 1W e 4W.
Mas o facto de na altura não se ter conseguido mover pedras, não significa que agora não se faça!
[ThunderS]- Profissional
Boas,
Devido a este pensamento, decidi intervir.
Eu não sou utilizador dos tais PMR's nem tenciono ser porque não vejo qualquer utilidade para um amante de radio, e passo a explicar, para não haver mal entendidos.
Acho que existe actualmente um exagero na utilização dos PMR's, porque pelo que entendo, esses equipamentos e essas frequências devem ser utilizados para pessoas que precisem de um rádio para comunicar com amigos, colegas etc, que partilhem outro hobbie que não a rádio comunicação, por exemplo: Todo terreno (motas ou jipe ou bicicleta), montanhismo, pesca, e por aí fora, ou seja, para que não se gastem toneladas de € (telemóvel) em rápidas comunicações e em curtas distâncias, esses utilizadores compram dois ou mais rádios de utilização livre (PMR's sem licenças ou outra burocracia) e assim comunicam dessa forma.
Julgo que seja essa a verdadeira utilidade de um PMR, estar a fazer pressão para a ANACOM, "liberalizar" pouco ou muito os PMR's não faz sentido algum para a minha pessoa uma vez que existe a Banda do Cidadão e melhor ainda o RadioAmadorismo.
TechnoZombie, não vejo uma pessoa verdadeiramente realista que não entenda o que exponho e dê uma utilização inadequada a um equipamento que não é especifico e muito menos preparado para fazer QSO's como se fazem no RA. Cada um tem a sua utilidade e se começamos a usar os PMR's como RA, deixa de fazer sentido haver os RA's!!!
Cumprimentos,
Hugo Santos
TechnoZombie escreveu:Os falsos moralistas dirão que quem usar um radio PMR legal, sem alterações nada terá a temer. Mas os realistas dirão que estas perseguições poderão ser o fim de uma banda de "iniciação" como era o PMR.
Eu não sou utilizador dos tais PMR's nem tenciono ser porque não vejo qualquer utilidade para um amante de radio, e passo a explicar, para não haver mal entendidos.
Acho que existe actualmente um exagero na utilização dos PMR's, porque pelo que entendo, esses equipamentos e essas frequências devem ser utilizados para pessoas que precisem de um rádio para comunicar com amigos, colegas etc, que partilhem outro hobbie que não a rádio comunicação, por exemplo: Todo terreno (motas ou jipe ou bicicleta), montanhismo, pesca, e por aí fora, ou seja, para que não se gastem toneladas de € (telemóvel) em rápidas comunicações e em curtas distâncias, esses utilizadores compram dois ou mais rádios de utilização livre (PMR's sem licenças ou outra burocracia) e assim comunicam dessa forma.
Julgo que seja essa a verdadeira utilidade de um PMR, estar a fazer pressão para a ANACOM, "liberalizar" pouco ou muito os PMR's não faz sentido algum para a minha pessoa uma vez que existe a Banda do Cidadão e melhor ainda o RadioAmadorismo.
TechnoZombie, não vejo uma pessoa verdadeiramente realista que não entenda o que exponho e dê uma utilização inadequada a um equipamento que não é especifico e muito menos preparado para fazer QSO's como se fazem no RA. Cada um tem a sua utilidade e se começamos a usar os PMR's como RA, deixa de fazer sentido haver os RA's!!!
Cumprimentos,
Hugo Santos
sadhus- Iniciado
bem, eu mantenho sempre que possivel conversas em 446 mhz por meia hora, as vezes prolongamos ate 2 ou 3 horas varios assuntos e preferimos estar ali entretidos do que na faixa amador.. seja via papagaio de portalegre ou em simplex não estamos afim de contemplar pareceres de terceiros sobre limitaçoes de tempos em conversas as vezes bem tecnicas. É logico que este papagaio é muito parado daí podermos estar entretidos o tempo que entendemos quanto a tentações de alterações nos radios nem é necessario dado o alentejo ter por vezes muito campo aberto e ta-se bem.Admira-me só o facto de fazer 50 e tal km directo e por exemplo a outro pmr a 10 km nada! mas isso é do terreno e de 1 certo monte que teimou em estar entre 2 estações -.-
tangará- !BANIDO!
Ora bem,
Quanto à liberalização do PMR para 5W, acho um exagero. 2W no máximo dos máximos, ainda que 0.5W seja mais do que suficiente.
Mas à liberalização de antenas exteriores e repetidores eu acho que é uma estupidez. Qual é o problema disso?
A CB é outra... não causa interferências a ninguém, qual é a cena de liberarem mais um pouquinho de potência?
Quanto à liberalização do PMR para 5W, acho um exagero. 2W no máximo dos máximos, ainda que 0.5W seja mais do que suficiente.
Mas à liberalização de antenas exteriores e repetidores eu acho que é uma estupidez. Qual é o problema disso?
A CB é outra... não causa interferências a ninguém, qual é a cena de liberarem mais um pouquinho de potência?
Taz51- Profissional
Acho que não fui claro!!!
Na minha opnião, considero que cada tipo de rádio comunicação tem a sua função e que devem ser respeitadas.
Os PMR's como indiquei têm a função de disponiblizar um meio rápido de comunicação para actividades ao ar livre.
Os CB's têm a mesma função que os PMR's mas com um pouco mais de potencia e frequências.
E quem realmente quer brincar com antenas, potências, DX's etc, tem o radioamadorismo...
Não sou contra a repetidores para os PMR's, porque pode ser util às actividades de ar livre que tenham grandes distancias, mas não vejo utilidade em aumento de potencia ou ter antenas exteriores, para isso existe o CB.
Lamento discordar de muitas boas pessoas, mas acho que a ilegalidade se deve na maioria à falta de compreensão dos infratores.
Admito que haja neste forum ou noutro espaço para os PMR's que gostem de discutir alterações aos rádios dessa gama, aí não deixa de ser amante da rádio, mas se utilizar esses rádios com alterações indevidas fica por sua conta e risco.
Cumprimentos,
Hugo Santos
Na minha opnião, considero que cada tipo de rádio comunicação tem a sua função e que devem ser respeitadas.
Os PMR's como indiquei têm a função de disponiblizar um meio rápido de comunicação para actividades ao ar livre.
Os CB's têm a mesma função que os PMR's mas com um pouco mais de potencia e frequências.
E quem realmente quer brincar com antenas, potências, DX's etc, tem o radioamadorismo...
Não sou contra a repetidores para os PMR's, porque pode ser util às actividades de ar livre que tenham grandes distancias, mas não vejo utilidade em aumento de potencia ou ter antenas exteriores, para isso existe o CB.
Lamento discordar de muitas boas pessoas, mas acho que a ilegalidade se deve na maioria à falta de compreensão dos infratores.
Admito que haja neste forum ou noutro espaço para os PMR's que gostem de discutir alterações aos rádios dessa gama, aí não deixa de ser amante da rádio, mas se utilizar esses rádios com alterações indevidas fica por sua conta e risco.
Cumprimentos,
Hugo Santos
sadhus- Iniciado
Claro, é isso mesmo. De certa forma. Eu não discordei do colega
Taz51- Profissional
sadhus escreveu:Boas,TechnoZombie escreveu:Os falsos moralistas dirão que quem usar um radio PMR legal, sem alterações nada terá a temer. Mas os realistas dirão que estas perseguições poderão ser o fim de uma banda de "iniciação" como era o PMR.
Um amante de rádio vê utilidade em qualquer frequência... senão não é um amante...
sadhus escreveu:
Existe um exagero na utilização, por vários motivos:
- Custo dos equipamentos;
- Inexistências de taxas;
- Etc.
Mas concordo que é uma banda que foi criada, para colmatar a necessidade de comunicações de curtas distâncias, e de modo gratuito e sem incomodar o espectro de RF. Mas como em todas as bandas, evoluiu-se e foi-se mais alêm, tal como se fez no CB e nas Bandas de Amador. Em alguns casos, legalmente, noutros, nem por isso.
sadhus escreveu:
Não gosto de cortar as asas a ninguém, se os utilizadores de PMR acham que devem pressionar para levar a água ao moinho deles, então dou-lhes a minha força. Eu também fiz parte do grupo de utilizadores de CB que pressionámos a ANACOM (ICP na altura) para não matar o CB e no entanto, pouco ou nada se conseguiu.
Para muitos, a nossa maneira de ser era errada e mal vista, em especial por muitos Srs. Drs. e Engenheiros utilizadores das bandas de amador (nada tenho contra eles, pois também sou Amador), mas sempre achei engraçado ver certos senhores a criticar o CB, quando 90% dos amadores nasceu no CB!
Embora eu pouco ou nada use o PMR, não vou cortar a força de vontade que estes utilizadores têm em tentar mudar algo, resumindo, não vou fazer o que certos amadores, fizeram aos Cbistas na altura (falo em finais dos anos 90!).
sadhus escreveu:
Cumprimentos,
Hugo Santos
Não sei porquê que o PMR não é adequado para se fazerem QSO´s como no RA. Embora sejam coisas independentes e diferentes dá perfeitamente para tal.
E o gozo está exactamente em fazer os QSO´s, só com o equipamento de origem.
Concordo que cada macaco no seu galho. Quem pretende conversar um pouco mais além e fazer outro tipo de rádio (modos digitais, etc.) usa um "macaco", quem pretende algo móvel,e para curta distância, usa outro "macaco", tem muito por onde escolher.
Na realidade, vejo um pouco o PMR como sendo QRP!
Just my 2 cents.
[ThunderS]- Profissional
[ThunderS] escreveu:
Um amante de rádio vê utilidade em qualquer frequência... senão não é um amante...
No meu entendimento e falo pela minha experiencia, um amante de rádio, gasta as suas energias a compreender o funcionamento do rádio, das ondas, da modulação, das antenas, dos componentes, etc. A comunicação é sobretudo a realização da compreensão do funcionamento desses elementos e conceitos, por isso considero irrelevante uma frequencia especifica. Os PMR's operam na banda UHF, se for importante para um amante de rádio falar nessa banda, basta ser radioamador.
O gozo dos QSO's é perceber se as alterações que se façam aos equipamentos resultaram. Como não se deve fazer alterações aos PMR's, não faz sentido para mim, fazer QSO's com os PMR como se fazem no RA.
Se o objectivo de um amante de rádio for apenas modular a sua voz, basta utilizar o telemóvel!
Em relação ao resto do seu comentário, acho que explico bem na minha última intervenção.
Resumindo, eu considero que se "liberalizar" os PMR's, dificultará o crecimento da população de radioamadores e cebaístas, porque deixa de haver a necessidade de fazer o exame e passar por essas burocracias e taxas, uma vez que os PMR's ofereciam uma forma barata de rádio comunicação.
Eu não tenho intenção de cortar as pernas aos PMR's, pelo contrário, estou disponivel para participar em actividades organizadas pelo fórum, ou não, com o intuito de disponibilizar o meu rádio para que novos radioamadores (categoria 3) possam comunicar com outros radioamadores. Porque muitos usuários ainda não entenderam que se pode emitir com a categoria 3.
Cumprimentos,
Hugo Santos
sadhus- Iniciado
Boas,
de alguma forma concordo com o sadhus... mas não entrando por aí para não haver maus entendimentos, apenas reforço o meu pensamento de que nada tenho contra o uso da banda de PMRs.
Aproveito também para informar que a minha estação está disponivel para que qualquer radioamador a possa utilizar.
de alguma forma concordo com o sadhus... mas não entrando por aí para não haver maus entendimentos, apenas reforço o meu pensamento de que nada tenho contra o uso da banda de PMRs.
Aproveito também para informar que a minha estação está disponivel para que qualquer radioamador a possa utilizar.
smd- Profissional
Que fique claro que também não sou contra a utilização dos PMR's, claro, dentro dos termos da lei!
Off-topic: Taz51 se conheceres o Tiago, que tem uma loja e oficina de motas em Asseiceira, manda-lhe cumprimentos do Hugo Santos da Transalp, colega de curso de mecanica de motas.
Off-topic: Taz51 se conheceres o Tiago, que tem uma loja e oficina de motas em Asseiceira, manda-lhe cumprimentos do Hugo Santos da Transalp, colega de curso de mecanica de motas.
sadhus- Iniciado
Só para que conste, pelo que sei, está em cima da mesa, uma proposta de alteração dos 2 anos de escuta, para 6 meses.
Esperemos que vá avante!
Abraço
Esperemos que vá avante!
Abraço
[ThunderS]- Profissional
[ThunderS] escreveu:Só para que conste, pelo que sei, está em cima da mesa, uma proposta de alteração dos 2 anos de escuta, para 6 meses.
Esperemos que vá avante!
Abraço
Eu sou a favor dessa medida, em tempos assinei uma petição, acho que foi na associação de radioamadores de cascais se não me engano, para a alteração ou extinção desse tempo.
Enquanto isso não chega, transcrevo o nº2 do artigo 8 da legislação do radioamador e peço especial atenção às alineas b e c:
2 - Sem prejuízo das limitações fixadas na lei, os titulares de CAN da categoria 3, podem:
a) Utilizar as suas estações individuais de amador, tanto fixas, com o limite de uma estação principal e uma adicional, como móveis ou portáteis, apenas em modo de recepção, nos termos do presente decreto-lei, bem como de todas as regras de execução e procedimentos aprovados e publicitados pelo ICP-ANACOM ao abrigo do mesmo;
b) Utilizar estações individuais de qualquer amador de categoria superior, sob a sua supervisão, nos modos de emissão e recepção, utilizando as faixas de frequências que a este forem permitidas;
c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas faixas de frequências com estatuto primário que a este forem permitidas.
sadhus- Iniciado
Boa Tarde,
"c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas faixas de frequências com estatuto primário que a este forem permitidas."
Sem querer ferir as susceptibilidades de ninguém, na minha opinião esta foi a principal razão de lobby para ser implementada a "lei" dos 2 anos de escuta, ao tentar dar alguma movimentação e ânimo às estações de uso comum/associações por parte dos novos RA.
Será que resultou ou acrescentou algum valor? Eu tenho as minhas sérias dúvidas..
"c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas faixas de frequências com estatuto primário que a este forem permitidas."
Sem querer ferir as susceptibilidades de ninguém, na minha opinião esta foi a principal razão de lobby para ser implementada a "lei" dos 2 anos de escuta, ao tentar dar alguma movimentação e ânimo às estações de uso comum/associações por parte dos novos RA.
Será que resultou ou acrescentou algum valor? Eu tenho as minhas sérias dúvidas..
31PTZ88- Semi-profissional
31PTZ88 escreveu:
Eu partilho dessa perspectiva, mas também sem querer ferir susceptibilidades, a exagerada utilização de PMR's não dificulta o aparecimento de novos RA?
sadhus- Iniciado
Boas Colega,
Apesar de eu particularmente nunca ter operado em PMR, penso que não afastará muita gente do RA. Penso que apesar de partilhar a mesma base, que é o gosto pelas Radio Comunicações, são duas modalidades com especificidades e objectivos finais muito distintos.
Na minha humilde opinião o que afasta os mais novos do RA, são outros factores, mas o facto de se tirar uma licença que custa dinheiro, de pagar taxas de ocupação de espectro sem ter o direito de uso pleno do mesmo , investir muito dinheiro a montar uma estação e no fim estar dois anos impossibilitado da a usar sem ser na companhia de outro RA de uma classe "superior", é para mim sem dúvida, a maior barreira para a captação de novos interessados na modalidade
Apesar de eu particularmente nunca ter operado em PMR, penso que não afastará muita gente do RA. Penso que apesar de partilhar a mesma base, que é o gosto pelas Radio Comunicações, são duas modalidades com especificidades e objectivos finais muito distintos.
Na minha humilde opinião o que afasta os mais novos do RA, são outros factores, mas o facto de se tirar uma licença que custa dinheiro, de pagar taxas de ocupação de espectro sem ter o direito de uso pleno do mesmo , investir muito dinheiro a montar uma estação e no fim estar dois anos impossibilitado da a usar sem ser na companhia de outro RA de uma classe "superior", é para mim sem dúvida, a maior barreira para a captação de novos interessados na modalidade
31PTZ88- Semi-profissional
Sim, admito que esses dois anos são prejudiciais à formação de novos RA's.
sadhus- Iniciado
31PTZ88 escreveu:Boas Colega,
Concordo
Taz51- Profissional