TX RX Fórum
CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

4 participantes

Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por ALF007 Qui 6 Dez 2012 - 3:33

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

- Link - Ultra-High Precision 24-Bit/96 kHz Equalizer, Analyzer, Feedback Destroyer and Mastering Processor





1 - RESET -  Com o DEQ2496 desligado, pressione os botões “Compare” e “Memory” simultaneamente  e ligue o DEQ2496.

2 - Eliminar qualquer distorção de alta frequência -  No DEQ, # 3, paginas 1, 2 e 3, no threshold, que inicialmente está com parâmetro de -15 dB, ajustar.

______________________________________________________


eSSB Hi Fi Setup - Usando o Behringer DEQ-2496 Mastering Processor

O Behringer DEQ-2496 é um polivalente processador "Mastering" que dá um excelente controle sobre a dinâmica vocal e adequada EQ. Eu poderia apontar que este processador pode não ser para todos. Se você é um operador casual e  não tem necessidade de qualquer tipo de processamento intenso ou cirúrgica, o 2496 será, provavelmente, um exagero para você, mesmo que você ainda possa se beneficiar dele. No entanto, se você precisa o melhor em EQ e dinâmica de processamento de Mid-Fi, Hi-Fi para SSB e / ou áudio AM, então o DEQ2496 é uma jóia para o preço.

O sistema de menus é muito rico e leva um pouco de tempo para se dominar. Esta página foi desenvolvida para auxiliar na configuração inicial do 2496. Espero que ele não seja muito doloroso como experiência. Tentei mante-lo tão organizado quanto possível.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________________________________________________

Ligar e observar a versão do software

A primeira coisa que devemos fazer é verificar a versão do software do 2496. Isto é feito pressionando a tecla "UTILITY". A versão é relatada no canto superior direito da janela de exibição. Versão 2.5 é a revisão mais recente do software da Behringer e inclui algumas correcções, bem como algumas funções mais variável. Se sua versão é inferior a este, considere o download da versão mais recente do software e baixe o "Midi-Ox", programa de controle de midi usado para transferir as informações do software do seu computador para o 2496. Instruções sobre como actualizar o 2496 através de uma transferência de midi está disponível no "DEQ2496-upgrade" num outro arquivo nosso. O DEQ2496 pode vir carregado com a versão 1.2b ou 1.3, ou outras, que ainda funcionam muito bem, se você não desejar actualizar.

_________________________________________________________________

Menus and Setup

Os menus principais são a cessados ​​pressionando um dos 9 botões do lado direito da 2496.

Primeiro você deve observar que no painel traseiro existe um interruptor "MAX". Mudar para o nível de 22 dBu. Isto estabelece um extra de 10 dBu de capacidade de ganho máximo e permitirá um pouco mais "headroom" com picos de sinal.
__________________________________________________________________

UTILITY Menu Pages 1, 2 & 3

Pressionando o botão UTILITY será exibida uma das três "páginas" de menus. Seleccione a Página 1 (GENERAL SETUP) premindo o botão "PAGE", no canto superior esquerdo da tela principal. Ajuste o contraste da tela (CONTRAST) girando o botão superior menor, marcado “PUSH / TURN”. Uma pequena seta à esquerda da tela irá se mover ao girar esse botão. Uma vez que a seta está apontando para CONTRASTE, altere seu valor, girando o botão grande. O meu (software versão 2.5) é definido para um valor de contraste de 50. Seleccione o que funciona melhor para você.

Seguindo os mesmos procedimentos para a selecção e os valores do parâmetro, certifique-se que os valores indicados nas páginas 1, 2 e 3 do menu UTILITY são como mostrado abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

BYPASS Menu

O menu "Bypass" permite seleccionar quais módulos você vai ou não vai estar usando. Gostaria de sugerir que você ignore os módulos que você não vai usar. Você pode fazer isso seleccionando o módulo usando o botão grande, e em seguida, empurrando o botão grande, resultando em um módulo que fica marcado com um "X". Eu escolhi “bypassar” os módulos GEQ e LIMITER desde que realmente você não irá precisar desses e se o PEQ e módulos DYN acabarem configurados correctamente. Veja a ilustração abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

I/O Menu Pages 1, 2 & 3

O menu "I / O" (Entrada / Saída) permite que você configure quais entradas e saídas que você irá utilizar e também configura a fonte de entrada RTA (Real Time Analyzer). Veja as ilustrações abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

NOTA IMPORTANTE: Você pode achar que os valores numéricos indicados no menu a seguir não podem ser encontrados em seu DEQ2496. Isso é porque você está usando o modo "Course" no botão que selecciona os valores. Basta pressionar o botão e uma resolução mais fina ficará disponível.

______________________________________________________________

Behringer DEQ2496 - premissa para os parâmetros abaixo

Os seguintes parâmetros universais (útil para todos os aplicativos) foram derivados de testes extensivos pelo radio-amador Tyler, KA0KA, usando o seu gerador de função e um osciloscópio para determinar os melhores parâmetros para o mínimo de distorção de uma fonte de sinal de onda na saída do DEQ2496.

Além disso, as frequências centrais DEQ, e suas respectivas larguras de banda, foram optimizados para simular um compressor multi-banda verdadeiro que cobre todo o espectro de áudio: 20Hz ~ 20kHz.

Para mostrar um exemplo de parâmetros incorrectos vs parâmetros correctos, ver os padrões nos seguintes escopos

Parâmetros incorrectos gerados inicialmente nos testes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parâmetros correto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_____________________________________________________________

As configurações óptimas para o Behringer DEQ2496, são as seguintes

Seção Extendida para baixo (Se não usarmos o Compressor - Recomendado)

DYN Pagina 1 (EXPA. iluminado – texto preto e fundo laranja)
Ratio: 1:1.6

DYN Pagina 2
Attack: 13.18 ms
Release: 49.9 ms

DYN Pagina 1 novamente
Não falando, ajuste o "Threshold" de forma que o "LR GAIN" level fique -15
Quando você falar normalmente, a marcação do "LR GAIN" deverá reduzir-se para 0.
(Meu controle "Threshold" finalizou bem nos testes com -45dB)

_________________________________________________________________

Seção Compressor (Se não usarmos o “EXPA” (Expander))

DYN Página1 (COMP)
*Ratio: 1:X


DYN Página 2 (COMP)
Attack: 2.77 ms
Knee: Usar a sua preferência
Release: 85 ms


*O “Ratio” utilizado irá depender do material de programa usado como preferência…
Ratios acima de 20:1 podem ser classificadas como suaves e duras como limite
Ratios acima de 6:1 podem ser classificadas como suares e duras como compressão
Ratios acima de 2:1 podem ser classificadas como nivelamento macio a média compressão.

______________________________________________________________________

Seção “Limiter”


DYN Página 2 (LIMIT MENU)
Hold: 30.6 ms
Release: 304.2 ms

Seção DEQ

DEQ #1

DEQ Página 1, DEQ #1
M-Gain: -15dB
Ratio: 1:100

DEQ Página 2, DEQ #1
Attack: 2.77ms
Release: 105.4ms

DEQ Página 3, DEQ #1
Mode: BP
Frequency: 40.4
BW (OCT): 4

DEQ #2

DEQ Página 1, DEQ #2
M-Gain: -15dB
Ratio: 1:100

DEQ Página 2, DEQ #2
Attack: 61.59ms
Release: 50.9ms

DEQ Página 3, DEQ #2
Mode: BP
Frequency: 408
BW (OCT): 5

DEQ #3

DEQ Página 1, DEQ #3
M-Gain: -15dB
Ratio: 1:100

DEQ Página 2, DEQ #3
Attack: .30ms
Release: 20ms

DEQ Página 3, DEQ #3
Mode: BP
Frequency: 10023
BW (OCT): 5

Notas:

Depois de entrar com todos os parâmetros correctos, como acima, os limites individuais “Threshold” para DEQ NO # 1 e DEQ NO # 2, devem ser redefinidos para -5dB de redução de ganho.

Importante

No DEQ NO #3, o controle de “threshold” poderá ser ajustado de forma a eliminar interferências nas freqüências altas.

Os valores centrais de freqüência do DEQ e a largura de banda (bandwidth) geradas através dos ajustes acima são: DEQ1: 20Hz~300Hz, DEQ2: 300Hz~2.5kHz, DEQ3: 2.5kHz~20kHz

__________________________________________________________________

PEQ (Equalizador Paramétrico) Páginas 1 & 2


Your PEQ settings will vary depending on several factors: Transceiver bandwidth, the microphone being used, your voice and the desired audio you want to produce. In the generic example displayed below, I have adjusted for a TX bandwidth of about 3 to 4 kHz using a dynamic microphone. If you will be using a condenser microphone, do not add as much low frequency boost because a condenser will have about 6~10dB more of low frequency amplitude available.

Suas configurações PEQ irão variar dependendo de vários factores: largura de banda do transceptor, o microfone a ser utilizado, a sua voz e de áudio que você quer produzir. No exemplo genérico exibido abaixo, eu tenho ajustado para uma largura de banda TX de cerca de 3 a 4 kHz usando um microfone dinâmico. Se você usar um microfone  de condensador, não coloque parâmetros de forma a aumentar as frequências muito baixas, porque um microfone a condensador terá cerca de 6 ~ 10dB de amplitude nas frequências mais baixas.

Nota: Os filtros PEQ abaixo, são apanas exemplo!

eSSB Settings usando um microfone “dinâmico” (3~4kHz de largura de banda)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se a sua largura de banda, por exemplo, for de cerca de 6 kHz, então o DEQ ficará significativamente diferente. Veja o exemplo abaixo, onde tenho as configurações para uma largura de banda de 6kHz:

Hi-fi eSSB Settings usando um microfone de "condensador" (6kHz de largura de banda)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

NOTAS

Tente evitar qualquer corte ou aumento na largura de banda (menos de um quarto de oitava) na área inferior baixo, pois isso pode causar algumas distorções de DSP no áudio.

As configurações acima funcionam para a minha voz e transmissor, mas não podem necessariamente trabalhar para outra pessoa. Vai levar tempo e paciência para você encontrar as suas configurações que fiquem boas para você, então experimente!

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Traduzido por PY1WZ - Valério
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por ALF007 em Sáb 13 Fev 2021 - 22:52, editado 3 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por ALF007 Dom 17 maio 2015 - 1:28

Bom dia, amigos do audio.
Estou numa fase muito divertida. Deixei o software multirack e resolvi apostar no hardware.

Estou numa fase inicial, com a minha rack e com o meu Deq2496 muitos parâmetros tenho para explorar.
Estou em formação e muitas experiências vou fazer, para aprender e conquistar o meu audio ao meu gosto.

Como já tenho o Deq2496:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gostava de ver outras possíveis configurações e varias opiniões  sobre o Deq2496.
Estou seguindo as configurações presentes na primeira mensagem, deste tópico de um formato stander, com objectivo de descobrir o audio ao meu gosto.
Mas gostava de ver o pessoal experiente mostrando como o seu audio esta configurado.
Partilhe a sua experiência, vamos aprender consigo e com as partilhas de todos.
Eu preciso de mais tempo para explorar e vou partilhar.
Por isso acordo este tópico...

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por Coutada Dom 17 maio 2015 - 13:32

Boas
Esta muito fixe...
Mas não te esqueças do RX os DSPs tambem fazem milagres
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por ALF007 Ter 19 maio 2015 - 0:53

Bom dia Coutada
Obrigado por me lembrar do RX.
Vai ser a seguinte fase.
Agora estou focado no Audio TX.
Ando com muitas experiências com o objectivo de tratar por tu o deq2496.
Por isso é que gostava de ler e ver as opiniões e as configurações do pessoal do audio experiente.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por airlomba Seg 25 maio 2015 - 20:56

Alf,

Se quiseres combinamos uns QSOs que eu gravo o teu audio e envio-te as gravações por e-mail para te autocriticares. Já fiz isto com alguns OMs, tal como fizeram comigo e deu muito jeito.

73,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por MOL Sex 28 Jun 2019 - 13:18

Esta muito fixe!
Para quem tem o DEQ2496, esta aqui a papinha toda.
MOL
MOL
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por ALF007 Sáb 13 Fev 2021 - 22:53

Acabei de fazer um full reset, vou começar no zero a programa-lo. Hoje vou ter serão!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por ALF007 Dom 28 Jan 2024 - 22:13

Dentro do Áudio eSSB foi a melhor compra. Quem os tem que o trate bem porque já descontinuado. O meu melhor Mic esta aqui. E podemos usar o outro canal para o RX. Muito top!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES Empty Re: CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, NAS TRANSMISSÕES

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos