Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
duvida na legislaçao
+5
Pmr2549
toiosoiovoio
PMRzPMR
mouca
paulo lucio
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
duvida na legislaçao
Boas, ando a tentar levantar um projeto na escola com os pmr e levantaram me um.problema em relaçao a linkagem.... o radio é 0.5w com propia antena mas na legislaçao diz "b)estaçoes moveis"
Ora se puser um link "fixo" ligado a corrente passa a ser ilegal? Ou roça a ilegalidade?
Ora se puser um link "fixo" ligado a corrente passa a ser ilegal? Ou roça a ilegalidade?
paulo lucio- Semi-profissional
Re: duvida na legislaçao
Boas,
Se o amigo utilizar a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] vai encontrar n de tópicos falar disso..
Faça um link com um portátil ou ligue a uma bateria..
Duvida esclarecida..
Se o amigo utilizar a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] vai encontrar n de tópicos falar disso..
Faça um link com um portátil ou ligue a uma bateria..
Duvida esclarecida..
mouca- Guru
Ok entao se tiver o link com um pc portatil a coisa ja passa a tar legal?
Colega não existe pmr`s de base..
Um link só pode ser considerado ilegal por fazer retransmissões. Retransmissões são proibidas
O resto e treta..
Os pmr tbem são para uso privativo e as empresas usam-nos e ninguém reclama
Um link só pode ser considerado ilegal por fazer retransmissões. Retransmissões são proibidas
O resto e treta..
mouca- Guru
isso ja alguns de nós sabiam(os), só que não interessava muito o panico x:Dmouca escreveu:Colega não existe pmr`s de base..
O resto e treta..
PMRzPMR- !BANIDO!
mouca escreveu:Colega não existe pmr`s de base..
O resto e treta..
Sempre que alguém diz que não existe PMR de base questiono...então e o INTEK DRS-5070 e o Alan base 446 ?
toiosoiovoio- Profissional
Boas..
Longe de mim criar confusão. Ate sei que estamos a falar de um brinquedo. Sei também que estamos a falar de uma Banda livre onde quase tudo e possível.
Não fui eu que disse..
Isso esta escrito na legislação “terminais portáteis com antenas integradas” se o equipamento se encontra a venda com marca CE e a ANACOM diz que está de acordo com as normas EU.
Sim o radio tem um espeto diferente “ok” mas dai dizer que e um radio de base.
O radio é pilhas dai “Portátil”, Antena integrada, 500 mW, tem CE “quero acreditar “.
Não sei mais que dizer…
Já agora diga-me porque diz que e um radio de base
PMRzPMR escreveu:
isso ja alguns de nós sabiam(os), só que não interessava muito o panico x:D
Longe de mim criar confusão. Ate sei que estamos a falar de um brinquedo. Sei também que estamos a falar de uma Banda livre onde quase tudo e possível.
toiosoiovoio escreveu:
Sempre que alguém diz que não existe PMR de base questiono...então e o INTEK DRS-5070 e o Alan base 446 ?
Não fui eu que disse..
Isso esta escrito na legislação “terminais portáteis com antenas integradas” se o equipamento se encontra a venda com marca CE e a ANACOM diz que está de acordo com as normas EU.
Sim o radio tem um espeto diferente “ok” mas dai dizer que e um radio de base.
O radio é pilhas dai “Portátil”, Antena integrada, 500 mW, tem CE “quero acreditar “.
Não sei mais que dizer…
Já agora diga-me porque diz que e um radio de base
mouca- Guru
Considero ser de base porque pode user usado ligado à electricidade. Mas penso que aqui o que se passa é que a legislação é clara, mas depois temos estes dois rádios com esta característica vendidos como PMR.
Longe de mim também querer criar confusão, mas sim o debate sobre o tema, em jeito de ironia.
Longe de mim também querer criar confusão, mas sim o debate sobre o tema, em jeito de ironia.
A lei é semi-clara nao define certos pontos dai a minha duvida e a criaçao deste topico.
..
..
Tem de ser moveis e depois ha esses de "base"
Eu qero criar um link como projeto para um trabalho de comunicaçoes... e foi me negado pois a lei estipula pmr's moveis
"Alinea b) estaçoes moveis"
Eu qero criar um link como projeto para um trabalho de comunicaçoes... e foi me negado pois a lei estipula pmr's moveis
"Alinea b) estaçoes moveis"
Mas lá está Paulo....este não será de base se ligado à electricidades e móvel se usar baterias ? - Falo do INTEK DRS-5070 que é o que conheço melhor.....
Pois é isso e eu do alan de base.... o pior é ter o "selo" da ce e fcc...
ola! existe uma coisa sobre a qual me questiono,pmrs tal como os intek 5070 e 5050 nao serao inlegais visto terem as frequencias lpd e poderem ser feitas varias alteracoes tais como alteracao de potencia e frequencias?? quanto a mim os lincks so poderao ser considerados legais se os radios forem100% livres de alteracoes,a principal funcionarem a pilhas sem se fazerem alteracoes pa se ligar a corrente! isto e apenas a minha opiniao... 73s
Pmr2549- Amador
nenhum vendedor responsavel aconselharia isso para pmr puro ..para links ainda menos .Pmr2549 escreveu:ola! existe uma coisa sobre a qual me questiono,pmrs tal como os intek 5070 e 5050 nao serao inlegais visto terem as frequencias lpd e poderem ser feitas varias alteracoes tais como alteracao de potencia e frequencias?? quanto a mim os lincks so poderao ser considerados legais se os radios forem100% livres de alteracoes,a principal funcionarem a pilhas sem se fazerem alteracoes pa se ligar a corrente! isto e apenas a minha opiniao... 73s
PMRzPMR- !BANIDO!
pois mas ate hoje ainda nao vi nenhum vendedor aconsselhar o que quer que fosse,muito menos questionar...a unica pergunta e perguntar comodeseija pagar,em dinheiro ou multibanco....hehehehehehe
Pmr2549- Amador
kkk poisPmr2549 escreveu:pois mas ate hoje ainda nao vi nenhum vendedor aconsselhar o que quer que fosse,muito menos questionar...a unica pergunta e perguntar comodeseija pagar,em dinheiro ou multibanco....hehehehehehe
PMRzPMR- !BANIDO!
paulo lucio escreveu:A lei é semi-clara nao define certos pontos dai a minha duvida e a criaçao deste topico.
..
Toda e qualquer lei é dúbia de modo a dar azo a várias interpretações, e é nesse fundamento que existem os advogados para fazerem as interpretações e os juízes para legitimar as mesmas. Se realmente existem leis claras, toda essa estrutura judicial colapsaria por inutilidade.
zeroball- Profissional
Tambem é verdade mas isto gera confusao grande.... comprendo a sua parte mas mesmo assim
Boas
A meu ver vocês estão fazer uma tempestade num copo de água..
Um radio portátil ou pc portátil ou outra treta qualquer agora não pode ser portátil mais logo ter outro nome. É e sempre será um portátil a meu ver..
Vocês podem tirar isso a limpo..
Passam numa loja da especialidade compram um equipamento em questão “como sabem podem devolver o equipamento no prazo de 15 dias “ passam na ANACOM e pedem para eles analisar o equipamento
Logo tiram isso a limpo…
Depois devolvam o equipamento ou fiquem com ele..
Quase todos os pmr`s teem essa função carregar pilhas. Por essa ordem de ideia todos eles são rádios de base
Começo a pensar que ASAE ou ANACOM andam distraídos ou dormir.
"Alínea b) estações móveis"
Um Walkie Talkie e uma estação móvel
Em caso de uma vistoria dos inspetores da ANACOM e caso eles suspeitarem de algo a única coisa que ira para analise cera o radio nunca cabos ou antenas ou outra treta qualquer.
Sei que o português e uma língua traiçoeira..
Um abraço
A meu ver vocês estão fazer uma tempestade num copo de água..
Um radio portátil ou pc portátil ou outra treta qualquer agora não pode ser portátil mais logo ter outro nome. É e sempre será um portátil a meu ver..
Vocês podem tirar isso a limpo..
Passam numa loja da especialidade compram um equipamento em questão “como sabem podem devolver o equipamento no prazo de 15 dias “ passam na ANACOM e pedem para eles analisar o equipamento
Logo tiram isso a limpo…
Depois devolvam o equipamento ou fiquem com ele..
Quase todos os pmr`s teem essa função carregar pilhas. Por essa ordem de ideia todos eles são rádios de base
Começo a pensar que ASAE ou ANACOM andam distraídos ou dormir.
"Alínea b) estações móveis"
Um Walkie Talkie e uma estação móvel
Em caso de uma vistoria dos inspetores da ANACOM e caso eles suspeitarem de algo a única coisa que ira para analise cera o radio nunca cabos ou antenas ou outra treta qualquer.
Sei que o português e uma língua traiçoeira..
Um abraço
mouca- Guru
Caro mouca,axo que nao percebeu...mas,num pc portatil tem a funcao de ligar a corrente,nos pmr carregao as pilhas,mas,enquanto carregao nao transmitem! Serto? E depois temos os intek que de origem trazem os canais lpd! Serto? O que esta em causa e que para ser viavel a sempre alteracoes a fazer...
Pmr2549- Amador
O amigo mouca ate pide ter razao.... o meu problema é que preciso de esclarecimento por parte da anacom.... sera que pode fornecer me o email de alguem da anacom sff
Pmr2549 escreveu:mas,enquanto carregao nao transmitem! Serto?
Este errado. Pelo menos os meus a carga fazem tx “silvercrest”
Pmr2549 escreveu:E depois temos os intek que de origem trazem os canais lpd! Serto?
Não conheço os equipamentos. Mas estou em crer que não. para ter os 4w e LPD tem de fazer [Modificação]
Já vi um manual vou pesquisar depois pois meto aqui “forum”
Pmr2549 escreveu:O que esta em causa e que para ser viavel a sempre alteracoes a fazer...
Olhe que não.. olhe que não eu ate podia meter aqui uma foto de um link para provar que nada foi alterado.. digo link mas para um papagaio e igual
paulo lucio escreveu:email de alguem da anacom sff
Pode ver aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Já li e reli a legislação. Para mim só pode ser ilegal por estar fazer retransmissão.
Mas como estamos falar de uma frequência livre…
Deixo aqui uma breve explicação sobre esta frequência
""O Personal Mobile Radio é o equivalente Europeu do Family Radio Service (FRS) nos Estados Unidos e Canadá.
Basicamente, trata-se de uma frequência rádio (446MHz) que pode ser utilizada através da Europa (ou da sua maioria, pelo menos) por qualquer pessoa que possua um rádio bidirecional PMR446 (tipo um "Walkie Talkie", se quiser), sem qualquer necessidade de licença. Aliás, a grande vantagem do PMR446 é mesmo essa. A partir do momento que compra um rádio pode começar a usá-lo.
A ideia por detrás do PMR (e do FRS) é a de ser utilizado para comunicações particulares, e não para qualquer uso profissional ou comercial (embora o mesmo não seja terminantemente proibido). Usos típicos de PMR incluem, por exemplo, um grupo de amigos a praticar ski/campismo, comunicação entre 2 carros durante uma viagem de família, comunicação pais/filhos em férias/no shopping, combinar uma viagem ao pub/bar com o vizinho do outro lado da rua... Sempre que esteja relativamente perto da pessoa que quer contactar, o PMR446 é uma boa maneira de o fazer sem gastar dinheiro.""
fonte : google
mouca- Guru
Amigo isto e apenas a minha opiniao,serto?! Bem se esses transmitem,eu tambem tenho uns e por acaso nunca tinha experimentado,os outros que tenho nao da! Os intek vem de origem com lpd aberto,quanto potencia,restantes canais e preciso alterar! Eu tambem tenho um. Bem claro que da para fazer um link sem alterar nada,mas fica limitado a bataria... eu proprio ja fiz um,e tambem fiz uma experiencia em sstv,com um mp3 ligado ao radio... amigo o problema0e que por ca importao se mais com coisas inssignificantes,por parte das autoridades... 73s
Pmr2549- Amador
Colega mouca eu percebo mas e sej da lei e ai citou um ponto importante quando fala que o pmr é para uso privativo mas o uso comercial/profissional nao é ILEGAL
O meu problema esta entao nas retransmissoes... o link faz retransmissao ou so transmissao?
O meu problema esta entao nas retransmissoes... o link faz retransmissao ou so transmissao?
Página 1 de 2 • 1, 2