TX RX Fórum
Os comboios interferem no CB? Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Os comboios interferem no CB? Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Os comboios interferem no CB?

4 participantes

Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Miguel Santos Qui 12 Jan 2017 - 0:48

Nos últimos meses, aquando do meu regresso ao CB, lá fui ligando o rádio a ver se ouvia alguma coisa. Notei que por vezes, especialmente à noite parecia-me, apanhava umas portadoras variáveis, tal e qual como se fossem em móvel. Apenas portadoras, mas cujos sinais variavam muito atingindo até o fundo de escala.
O curiosos é que a principal era no canal 13, mas também recebia outras no 9, 17, etc... pelo menos 7 ou 8 canais apresentavam o mesmo comportamento.
Um dia à noite quando estava parado num desses canais, sinto a portadora a aumentar e resolvi ficar à escuta. O sinal foi aumentando até que ouvi um comboio passar e de seguida a portadora foi reduzindo até desaparecer.
Estava assim descoberto o mistério das portadoras em móvel. São todas provenientes dos comboios, e do mesmo. Mas porquê? Sistemas de quê? E tantos canais afetados embora o principal seja o 13? Serão batimentos as outras? Ou aquilo que oiço já é um batimento de outras frequências?
Aguardo sugestões sobre o que possa ser.
Miguel Santos
Miguel Santos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Coutada Qui 12 Jan 2017 - 23:26

Boas...
Os comboios são eléctricos ?
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Miguel Santos Sex 13 Jan 2017 - 0:11

Ora ai está uma boa pergunta... não me lembro.
Julgo que sim mas agora de noite não vejo o suficiente. Amanhã vou lá ver e depois digo.

73
Miguel Santos
Miguel Santos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Miguel Santos Sáb 14 Jan 2017 - 21:01

São mesmo combóios elétricos. Aguém tem um palpite sobre as tais potrtadoras mistério?
Miguel Santos
Miguel Santos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por nineâu5 Dom 15 Jan 2017 - 19:34

Miguel Santos escreveu:Nos últimos meses, aquando do meu regresso ao CB, lá fui ligando o rádio a ver se ouvia alguma coisa. Notei que por vezes, especialmente à noite parecia-me, apanhava umas portadoras variáveis, tal e qual como se fossem em móvel. Apenas portadoras, mas cujos sinais variavam muito atingindo até o fundo de escala.
O curiosos é que a principal era no canal 13, mas também recebia outras no 9, 17, etc... pelo menos 7 ou 8 canais apresentavam o mesmo comportamento.
Um dia à noite quando estava parado num desses canais, sinto a portadora a aumentar e resolvi ficar à escuta. O sinal foi aumentando até que ouvi um comboio passar e de seguida a portadora foi reduzindo até desaparecer.
Estava assim descoberto o mistério das portadoras em móvel. São todas provenientes dos comboios, e do mesmo. Mas porquê? Sistemas de quê? E tantos canais afetados embora o principal seja o 13? Serão batimentos as outras? Ou aquilo que oiço já é um batimento de outras frequências?
Aguardo sugestões sobre o que possa ser.
só escuto sinal radio de comboios em 467.000 /467.800MHz é um apito contínuo e a voz deve estar *escondida* por baixo desse mesmo apito acústico; nem o meu dmr nem o d-star descodifica aquilo :s . Em 27 MHz só se for harmónica forte ou lincagens
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por ALF007 Dom 15 Jan 2017 - 20:10

Não será lixo no espectro?
Se recuarmos uns 5 anos, não havia lixo ou qrm nos 27 mhz. E agora há.

Tive uma ideia...
Vamos excluir a hipótese de ser uma interferência vinda do interior da própria casa.
Ligue o radio a uma bateria.
Em seguida desligue o geral de sua casa, tudo desligado, tudo nas escuras.
Depois com o radio alimentado a uma bateria, veja se a mesma portadora aparece.
Aproveite boleia e veja como esta o nivel de qrm.

Hoje em dia, muitos electrodomésticos, lâmpadas, computadores e outras coisas ligada aos 220v podem provocar interferências.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Miguel Santos Dom 15 Jan 2017 - 21:38

ALF007 escreveu:Não será lixo no espectro?
Se recuarmos uns 5 anos, não havia lixo ou qrm nos 27 mhz. E agora há.

Tive uma ideia...
Vamos excluir a hipótese de ser uma interferência vinda do interior da própria casa.
Ligue o radio a uma bateria.
Em seguida desligue o geral de sua casa, tudo desligado, tudo nas escuras.
Depois com o radio alimentado a uma bateria, veja se a mesma portadora aparece.
Aproveite boleia e veja como esta o nivel de qrm.

Hoje em dia, muitos electrodomésticos, lâmpadas, computadores e outras coisas ligada aos 220v podem provocar interferências.

Vem mesmo dos combíos porque:
A portadora varia como em móvel tendo o seu auge quando ouço o combóio passar a uns 300 metros de minha casa.
Acontece sempre que passa um combóio. Se eu fechar o squelch no canal 13, aquilo funciona como um aviso e segundos depois lá passa um combóio.
A portado é a mesma com um equipamento portátil.
Mesmo sem QRM, à noite, acontece sempre o mesmo.

O que mais me surpreende é acontecer em vários canais simultaneamente, embora no 13 o sinal seja mais intenso.
Miguel Santos
Miguel Santos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Coutada Dom 15 Jan 2017 - 22:59

Boas...
Como são eléctricos podem geral ruídos pois nas maquinas industriais não querem saber das interferências...
Mas vou estar atento pois também estou perto da linha do comboio mas por cá ainda são a gasóleo. What a Face
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Coutada Seg 16 Jan 2017 - 23:20

Boas...
Eu por cá também escuto é verdade quando o comboio passa aparece interferência 27.115 USB com tom 800Hz.
Ps por cá os comboios são a gasóleo.
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Miguel Santos Dom 22 Jan 2017 - 21:51

Coutada escreveu:Boas...
Eu por cá também escuto é verdade quando o comboio passa aparece interferência 27.115 USB com tom 800Hz.
Ps por cá os comboios são a gasóleo.

Mas é só uma portadora. Por isso em banda lateral aparece o tom. Passe a AM e veja o sinal a variar.
Continuo sem saber o que é, mas vem dos combóios
Miguel Santos
Miguel Santos
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Os comboios interferem no CB? Empty Re: Os comboios interferem no CB?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos