TX RX Fórum
Solução de problemas de ruído e motores elétricos  Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Solução de problemas de ruído e motores elétricos  Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Solução de problemas de ruído e motores elétricos

Ir para baixo

Solução de problemas de ruído e motores elétricos  Empty Solução de problemas de ruído e motores elétricos

Mensagem por mouca Ter 29 Nov 2022 - 17:05

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sofre com aqueles problemas irritantes de ruído, causados ​​por interferência elétrica?

Bem, nós temos algumas soluções possíveis para si!

Causas comuns de interferência

   Ruído de uma fonte de ruído electromagnético, como luzes, interruptores e arcos na fiação ou equipamento elétrico.
   Sobrecarga de sinal causada por um sinal de rádio próximo que o seu equipamento pode não conseguir rejeitar. Nesse caso, seu sistema pode precisar de filtros ou blindagens adicionais para obter um melhor desempenho.
   Emissões espúrias causadas por um transmissor transmitindo sinais fracos em uma frequência não projetada para esse transmissor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Correções comuns

Se tiver um recurso de bloqueador de ruído ou limitador automático de ruído (NB/ANL) no seu rádio CB, certifique-se de que esse recurso esteja activado.
Se possível, tente conectar os cabos de alimentação do CB diretamente à bateria. Isso reduzirá a probabilidade de ruído elétrico de outros sistemas entrarem no seu disjuntor através dos cabos de alimentação.
Certifique-se de que os cabos de alimentação e o cabo coaxial não estejam próximos de outras linhas elétricas por longas distâncias, pois isso pode resultar em “sangramento” de interferência. Embora geralmente não seja possível rotear cabos coaxiais e de energia para que NUNCA cheguem perto de outros componentes elétricos, tente limitar isso o máximo possível.
Use cabo coaxial de alta qualidade.
Verifique todas as suas conexões.
Um som de estalo, clique ou estalo pode ser causado por uma vela de ignição ruim. Tente testar/substituir. Se houver um zumbido, pode ser um rolamento ou seu alternador. É importante ter tudo aterrado.
Se, quando a antena for desconectada, você ainda tiver estática/ruído, então sabe que provavelmente não é ruído do lado da antena – apenas certifique-se de não ligar o microfone sem que o rádio esteja conectado à antena enquanto faz esse teste!

Os filtros de ruído CB devem ser usados ​​em conjunto com as etapas preventivas listadas acima para obter o melhor desempenho.

Se o ruído vier do lado da antena, pode usar um cortador de ruído/supressor de ruído, como o NR400, que se conecta entre o rádio e a antena e amplifica o sinal e reduz o ruído da interferência elétrica. Não se esqueça de obter um jumper coaxial!
Do lado da alimentação, o filtro de ruído IBNF10 reduz e elimina a interferência de motor! Pode colocar isso em qualquer lugar entre o rádio e a fonte de energia.

Muitas vezes, é impossível eliminar TODO o ruído do motor em veículos problemáticos, mas as etapas acima devem ajudar a reduzi-lo e tornar o sinal de entrada mais limpo.

Informações adicionais sobre silenciador (squelch) e ruídos

Os rádios CB podem ser afetados por movimentos do motores, transmissões de telemóveis e fios elétricos que podem causar ruído branco e estática no CB, reduzindo dessa forma a eficácia do rádio. Além dos filtros, usar a função squelch no rádio pode ajudar a reduzir o ruído. O silenciador é necessário para transmitir e receber corretamente, mas pode ajustá-lo até que o ruído desapareça, então gire-o apenas o suficiente para receber uma pequena quantidade de estática.

 

Extra: Problemas de interferência devido a luzes externas/luzes estroboscópicas ou outros itens

Para solucionar problemas de onde vem a interferência, pode usar o processo de eliminação de desconexão de quaisquer causas potenciais.
Verifique a fiação quanto a danos.
Verifique se há conexões de terminais soltas.
Se tiver uma opção de redução de ruído no seu rádio, certifique-se de que ela esteja ligada.
Certifique-se de que a(s) luz(ões) ou outros itens estejam suficientemente aterrados – talvez tente aterrar diretamente na bateria.
Verifique suas conexões para as luzes.
Se tiver várias luzes / itens, tente isolar qual deles está a causar o problema, desligando-os um de cada vez.
Pode tentar enrolar o fio de alimentação do rádio CB em papel alumínio.
Pode também tentar proteger seu rádio usando papel alumínio.
Pode ainda tentar mover seu rádio ou redirecionar sua fiação.
Tente usar um rádio diferente para garantir que seu rádio não esteja com problemas.
Tente usar o seu sistema num local diferente para certificar-se de que a interferência vem do seu veículo.
Tente executar sua energia de uma maneira diferente – se estiver conectado diretamente à bateria, tente a caixa de fusíveis ou vice-versa.
Certifique-se de ter um cabo coaxial de alta qualidade.

Se souber a fonte do ruído, poderá utilizar um RF Choke Snap-On, como os supressores de ruído RFC2, RFC3 ou RFC4.

Mais Informações

Os rádios têm receptores diferentes, filtros diferentes, bem como cabos de alimentação diferentes, os quais podem afetar a interferência de ruído.

Se sabe que é o alternador que está a causar o ruído, tente “aterrar” o próprio alternador. Entendemos que parece que o alternador estaria suficientemente aterrado, mas nem sempre é o caso. Outra solução poderá ser o filtro de ruído IBNF10. Além disso, certifique-se de ativar ANL (limitador automático de ruído) e NB (redutor de ruído).

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

__________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Repetidor PMR (Barcelos) (CH3/T38) Repetidor PMR (Famalicão) (CH5/T10) off


My Blog:  http://pekrrico.cf/

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A minha mulher deu-me a escolher.... ou radio ou ela.... eu as vezes sinto falta dela...... : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos