TX RX Fórum
Dipolo para 11m - review por Gonncalo Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Dipolo para 11m - review por Gonncalo Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Dipolo para 11m - review por Gonncalo

3 participantes

Ir para baixo

Dipolo para 11m - review por Gonncalo Empty Dipolo para 11m - review por Gonncalo

Mensagem por Gonncalo Qua 20 Jun 2012 - 19:16

Eheh, devem estar a pensar: "este gajo pá, anda aqui a fazer reviews de coisas básicas de fazer"...

Como sabem estou aqui pelo o forum a muito pouco tempo um forum no qual eu gosto de estar, onde os tópicos são muito interessantes e que até falam de coisas divertidas...

Quando entrei para o CB toda a gente dizia que uma dipolo é muito fácil é 2,59 para casa lado e tal, muito fácil, eu já fazia isso e tal, só que não é bem assim...

Vamos então a lista de Material:
- Fio de Cobre 2,5mm (5,28m)
- Cabo RG-58 (os metros que precisarem)
- Uma caixa de derivação
- Uma ficha PL
- Ferro de Soldar (E solda)
- Fio de Nylon (Os metros que precisarem)
- Caixa de Junção

- Rádio CB (básico xD)

Como fazer?

Então vamos por passos:

1- Numa das pontas do RG-58 instalar a ficha PL

Video:


2- Na caixa de derivação fazer dois buracos laterais onde vai entrar os dois fios de cobre

Imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3- Fazer um buraco na parte inferior da caixa de derivação onde irá o cabo RG-58

4- Porque eu disse que o cabo tinha que medir 2,64 sabendo que a medida é 2,59?
O cabo no final vai ter que "dobrar" para trás, fazendo assim uma espécie de circulo, este circulo
vai ser onde o fio de nylon vai ficar

Imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa dobra vai ter que medir 5cm...

5- Retirar o plástico do RG-58, e separar a malha para um lado e o vivo para o outro

Imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

6- Colocar o RG-58 na caixa de derivação + os dois cabos de 2,5mm de cobre e fazer as ligações com as duas caixas de junção

Imagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

7- Antena feita...

---//---//---
Como afinar?

1- Aconselho primeiro a afinarem num quintal antes de passar para o chapéu.

2- Ir recolhendo as pontas para dentro (isto dos dois lados) até ter menos de 1,5 de estacionárias!

Se tiver mais que 1,5 de estacionárias não emita!!!


---//---//---
Como montar?

1- Colocar num sitio alto, como o chapéu (telhado)

2- Sem esquecer que a antena tem que ficar em linha recta!

3- A Antena tem que ficar afastada pelo menos 1,50m de obstáculos

---//---//---
Bem vamos a minha opinião...

Mesmo eu estando em um buraco, onde não escuto nada, escuto muito...
A minha antena está situada num mau sitio, está rodeada de prédios... ):
Mas como aquela vai ser "a antena movel" para quando vou de férias e como estive a afina-la já dá para uns QSO's engraçados...

E mais uma informação! A ASTROPLANE JÁ É MINHA!!! Very Happy Very Happy

Para o DX escuto, Itália, França, Espanha...

Gosto desta antena, mas pouco posso opinar pois ela é a minha primeira antena para estas bandas!

Vejam o video da Dipolo a escutar:


---//---//---

Pelo trabalho que deu vamos lá comentar, e opinar acerca deste review!! Não vos custa nada!! Very Happy
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Dipolo para 11m - review por Gonncalo Empty Re: Dipolo para 11m - review por Gonncalo

Mensagem por Alfa31 Qui 21 Jun 2012 - 1:00

Bom tópico, apesar de ser uma antena básica, este tipo de tópicos é sempre muito bem vindo!

E mais, posso adiantar que, por experiência própria, com um dipolo bem sintonizado, bem feito e com material de qualidade, e bem instalado/orientado se conseguem contactos muito interessantes. Eu consegui fazer o Brasil por várias vezes com uma antena destas!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Dipolo para 11m - review por Gonncalo Empty Re: Dipolo para 11m - review por Gonncalo

Mensagem por nineâu5 Qui 21 Jun 2012 - 12:59

Idea os parafusos da caixa de junção podem cortar o fio do vivo ao apertar ... Cool monta la a astroplane para os radioescutas te ouvirem : D Basketball
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Dipolo para 11m - review por Gonncalo Empty Re: Dipolo para 11m - review por Gonncalo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos