TX RX Fórum
LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento

Ir para baixo

LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento Empty LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento

Mensagem por Alfa31 Qui 16 Ago 2012 - 22:13

Ao que parece, as últimas listas de frequências de rádio-escuta publicadas estão a gerar alguns "eczemas" nas peles mais sensíveis, logo está na hora de "curar" esse problema.

Já me chegou aos ouvidos (e por mais de uma vez), que houve até quem se registasse no TX&RX de propósito para vir reivindicar sobre listas de frequências de radio-escuta recentemente publicadas. Até agora não intervi no assunto, mas esta história já começa a cheirar mal, logo está na hora de sanar o assunto de uma vez por todas:

é óbvio que estas listas tiveram origem num fórum dedicado exclusivamente à modalidade em questão. Não fui eu que as fui lá buscar (nem sequer conheço o referido fórum), nem foi o ALF007.
Alguém, que é utilizador de lá, se deu ao trabalho de as compilar num único ficheiro, e resolveu partilhar esse mesmo ficheiro por email com amigos praticantes de rádio-escuta e rádio-amadorismo. Partilhou e fez muito bem, ao contrário de um artista que em tempos por aqui apareceu na secção de vendas com uma enorme lata a querer vender (salvo erro por 15€) uma lista semelhante a esta. Partilhou, e o TX&RX Fórum partilhou convosco, pois o objectivo de um fórum é isso mesmo: partilha de informação.
E então? Qual é o problema? Se estas listas estão também partilhadas num outro fórum de acesso público, então qual é o problema de estarem partilhadas aqui também? Por acaso foram partilhadas pelo ALF007 que é, como todos sabem, administrador deste fórum tal como eu, mas podiam muito bem ser partilhadas por qualquer utilizador do TX&RX. Incorrecto seria alguém partilhar estas listas e acrescentar lá alguma frase que desse a entender que seria ele o autor das mesmas quando na verdade não o é, mas não foi isso que aconteceu, pois não?
Felizmente, já muita informação se partilhou neste fórum: listas de frequências (anteriores às recentemente partilhadas), esquemas de antenas, rádios, esquemas electrónicos, etc, etc, e nunca vi ninguém a saltar da cadeira para reivindicar direitos de autor de terceiros, por isso não entendo porque razão estas novas listas estão a causar comichão a algumas pessoas...

Volto a referir: ninguém aqui se fez passar por autor de nada, apenas se partilhou informação como sempre se fez neste fórum e em qualquer outro fórum que seja dedicado a este ou a qualquer outro tema. Fazer-se passar por autor de algo que não foi criado por nós, isso sim é uma atitude altamente reprovável e condenável, e se alguém dentro desta casa o fizesse, então certamente que seria chamado à atenção e eventualmente punido por tal atitude.

Quanto ao real autor destas listas, caso ele ande por aqui no TX&RX, se quiser reclamar direitos de autor, então que retire as mesmas de todos os fóruns públicos onde as publicou, faça um livro e venda-o.


Com isto espero que de uma vez por todas este assunto esteja encerrado, pois não vamos estar aqui a perder mais tempo com "não assuntos" criados por quem não tem mais preocupações na vida.


Última edição por Alfa31 em Seg 3 Set 2012 - 3:36, editado 1 vez(es)
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento Empty Re: LISTAS DE FREQUÊNCIAS DE RÁDIO-ESCUTA: esclarecimento

Mensagem por Alfa31 Dom 2 Set 2012 - 3:37

Realmente é de lamentar as atitudes e falta de maturidade revelada por algumas pessoas...

Passo a explicar:

Como vocês já podem ter verificado através de um outro tópico que recentemente coloquei nesta área de rádio-escuta, tenho andado à procura de informação sobre onde comprar dentro da Europa equipamentos da marca Uniden. Ora bem, devido à confusão criada por algumas pessoas relativamente às listas de frequências, fiquei a saber da existência de um fórum português dedicado à actividade de rádio-escuta, fórum esse de onde "supostamente" as tais listas tiveram origem... Mas acho que esse assunto já foi demasiado debatido, ou melhor, assunto não, nunca passou foi de um "não assunto" criado por quem não aprendeu a ler e certamente tem demasiado tempo livre e pouco para fazer, por isso adiante...
Como eu dizia, tenho andado à procura de onde comprar Uniden dentro da Europa, e para além de ter criado o tópico aqui, já que naquela altura fiquei a saber da existência do tal fórum, decidi procurá-lo e pesquisar por lá a informação que pretendia. Mas aquele fórum também obriga a registo apenas para consulta, e como quem não deve não teme, registei-me com o meu username habitual: Alfa31. Ora bem, uns dos Srs. administradores do dito fórum ao ver o meu registo, enviou-me a seguinte mensagem:

De: radioescuta
Para: Alfa31
Colocada: Sex Ago 31, 2012 9:37 pm
Assunto: Benvindos ao forum Scannerportugal
Caros colegas ALF007 e Alfa31,

Queremos dar-vos as boas vindas ao nosso pequeno forum de radio escuta.
Aqui poderão encontrar toda a espécie de informação, com maior ou menor grau de exactidão, sobre o que se espera poder escutar em cada faixa de frequências.

Como podeis observar temos poucas regras. A informação é de consulta livre e não temos qualquer obrigatoriedade de participação, nem reserva na partilha da informação publicada. Aqui, por regra, também não controlamos nem censuramos os nossos colegas. Sabemos, no entanto, o valor de cada um.

Prezamos acima de tudo a discrição e baixo perfil, e por isso somos avessos a confusões.
Para além disso, julgamos que apenas se aplicam as regras da ética, do bom senso e do respeito pelo trabalho alheio. Não vemos com bons olhos que os nossos colegas vão colocar esta informação nos seus foruns, como se esta fosse sua propriedade ou de sua autoria, como aconteceu recentemente convosco.

Diz-se que as águas passadas não movem moinhos e realmente não nos interessa gastar tempo e energia com esse caso, apenas dizer que acharíamos muito mais correcto da vossa parte apagar essa informação indevidamente publicada, que esperamos que o façam, e que vos agradecemos por isso.

Resta-nos desejar-vos uma profícua estadia no nosso forum, quer decidam contribuir com algo, ou não.

73


Até aqui tudo bem, e como pessoa educada que sou respondi:

De: Alfa31
Para: radioescuta
Colocada: Sáb Set 01, 2012 1:31 am
Assunto: Re: Benvindos ao forum Scannerportugal

Caro colega Radioescuta,

em primeiro lugar e antes de mais quero agradecer a mensagem de boas vindas.


Quanto ao segundo assunto, o qual já foi demasiado debatido sem razão dentro do TX&RX Fórum, apenas tenho a dizer meia dúzia de coisas (visto que eu nunca falei contigo sobre isto):

1) Como podes verificar, eu só hoje me registei aqui e só tomei conhecimento da existência do teu fórum quando a "confusão" se instalou dentro do TX&RX. Nunca antes tinha sequer ouvido falar do ScannerPortugal. Ou seja, se alguém aqui veio buscar a informação para depois a difundir por outros meios (no caso em concreto por email que o ALF007 e mais umas dezenas de pessoas receberam), essa pessoa de certeza não fui eu, logo não tenho nada a ver com o assunto e apenas me limito a tomar uma posição como admin do TX&RX e nada mais;

2) Como referi, o email que espalhou a informação continha dezenas de endereços de email (infelizmente o meu não constava da lista), entre os quais o do ALF007. Esse email em lado algum referia a fonte original da informação, da mesma forma que o seu emissor também nunca referiu que a informação era de sua autoria, ou seja, ele apenas se limitou a pegar nas listas de frequências de escuta e resolveu partilhar pelos seus contactos e amigos ligados ao mundo do rádio-amadorismo, da mesma forma que qualquer um de nós já enviou ou recebeu emails de anedotas sem se fazer passar por autor do que quer que fosse;

3) O ALF007 (e esquecendo que ele também é admin do TX&RX, pois ele até poderia ser apenas um simples utilizador do TX&RX) tendo recebido uma informação que considerou ser de elevado interesse para a nossa secção de rádio-escuta, resolveu partilhar (por acaso foi ele, mas poderia ter sido outro utilizador qualquer). E quando a confusão se instalou, eu próprio andei a ver os tópicos todos um a um e em lado nenhum vi o ALF007 a fazer-se passar como autor da informação... a única coisa que vi foi a informação partilhada, apenas isso;

4) Tendo aquelas listas de frequências origem neste fórum, isso significa que aqui estão partilhadas publicamente, e informação de domínio público é informação de partilha livre, logo não compreendo, não aceito e não irei aceder ao pedido de a eliminar do TX&RX. A informação está lá partilhada da mesma forma que está também partilhada muita outra informação, como por exemplo esquemas de antenas, de circuitos electrónicos, de como modificar certos equipamentos de rádio, etc, etc, e tal como vocês aqui também partilham manuais, antenas, rádios, etc. O objectivo de qualquer fórum, seja qual for a temática do mesmo, é a partilha de informação, desde claro que não se violem direitos de autor nem se partilhe informação que não seja de partilha livre, o que claramente não é o caso das listas de frequências, porque se as ditas listas não fossem de partilha livre, então nunca deveriam ser publicadas num fórum público e sim deveriam ser públicadas num livro para ser vendido (em formato de papel ou digital).


Como acima referiste "Como podeis observar temos poucas regras. A informação é de consulta livre e não temos qualquer obrigatoriedade de participação, nem reserva na partilha da informação publicada. Aqui, por regra, também não controlamos nem censuramos os nossos colegas. Sabemos, no entanto, o valor de cada um.", nem mais, dentro do TX&RX Fórum é exactamente a mesma coisa: são para ser cumpridas sem excepção, mas regras temos poucas (claro, não abrimos mão do cumprimento criterioso das regras de ética, boa educação e respeito pelos demais - temos sim um controlo um pouco mais apertado no que toca a regras de classificados, mas são essencialmente para que essa área funcione de forma mais eficaz e organizada).

"Prezamos acima de tudo a discrição e baixo perfil, e por isso somos avessos a confusões."
Da nossa parte é igual. Damo-nos bem com toda a gente, com outros fóruns, e não permitimos que utilizadores nossos (nossos e comuns a outros fóruns) venham para dentro do TX&RX falar mal de outros fóruns, porque não queremos que as pessoas desses outros fóruns fiquem a pensar que apoiamos que se diga mal deles. Ou seja, imagina que alguém vai ao TX&RX dizer mal do ScannerPortugal e eu como administrador não faço nada disciplinarmente sobre essa pessoa, tu ao assistires a essa situação que irias pensar? Certamente irias pensar que se a administrção do TX&RX permite que se fale mal do ScannerPortugal, então é porque apoia essa atitude... E isso é errado: não apoiamos, não queremos e não permitimos que dentro do TX&RX se "lave roupa suja" de problemas vindos de outros fóruns. E é por essa mesma razão que já no passado algumas pessoas foram punidas devido a dentro do TX&RX dizerem mal do PMR446, e é também por essa mesma razão que preferimos que dentro do TX&RX não se fale sequer de outros fóruns, precisamente para evitar confusões desnecessárias e que em nada reflectem a posição ou imagem que a administração do TX&RX tem sobre outros fóruns.
E em relação a esta confusão que se instalou por causas das listas de frequências, como também "somos avessos a confusões", os utilizadores que tiveram uma postura de "pegar fogo ao circo" foram devidamente punidos, acabando o principal elemento causador de disturbios por ser expulso permanentemente (disturbios nos tópicos e até mesmo mensagens privadas de conteúdo ordinário).

"Não vemos com bons olhos que os nossos colegas vão colocar esta informação nos seus foruns..."
Nisto não concordo contigo. Por mim qualquer utilizador do TX&RX Fórum pode divulgar seja que informação for que adquiriu dentro TX&RX Fórum. O fórum serve para aprender e partilhar informação, quer seja dentro do próprio fórum entre os seus utilizadores, quer para que eles possam partilhar também com amigos, conhecidos, colegas, outros fóruns, etc, etc.

"...como se esta fosse sua propriedade ou de sua autoria, como aconteceu recentemente convosco."
Pois, quanto a esta parte também não vemos com bons olhos que alguém se faça passar por autor de algo que não é seu. O que está aqui errado nesta tua frase é "como aconteceu recentemente convosco." porque tal como já atrás referi em lado nenhum o ALF007 se fez passar por autor das ditas listas de frequências. Eu dei-me ao trabalho de ir ver isso tópico a tópico, e não vi lá nada que desse a entender que ele seria o autor.

"Diz-se que as águas passadas não movem moinhos e realmente não nos interessa gastar tempo e energia com esse caso, apenas dizer que acharíamos muito mais correcto da vossa parte apagar essa informação indevidamente publicada, que esperamos que o façam, e que vos agradecemos por isso."
Concordo que águas passadas não movem moínhos, e este assunto na realidade é um "não assunto" que não merece (nem nunca mereceu) a energia e tempo dispendidos. E mais, eu nunca tive nenhum problema contigo ou com o ScannerPortugal, o problema surgiu sim essencialmente de um utilizador em particular (ex-utilizador), o qual acabou por perder o privilégio de poder continuar a fazer parte da comunidade TX&RX Fórum, tanto pela atitude incorrecta, pelas falsas acusações que fez, e por ter chegado ao ponto de baixar para um nível de educação que não faz parte da nossa postura.
"apenas dizer que acharíamos muito mais correcto da vossa parte apagar essa informação indevidamente publicada", quanto a isto, tal como já disse antes, não iremos apagar nada porque simplesmente não achamos que tenha sido indevidamente publicada. Indevidamente publicada era se a informação não fosse de carácter público e alguém indevidamente se tivesse feito passar por autor da mesma, mas como não é esse o caso...

"Resta-nos desejar-vos uma profícua estadia no nosso forum, quer decidam contribuir com algo, ou não"
Mais uma vez volto a agradecer, e eventualmente irei contribuir, se bem que a minha vida profissional já me deixa muito pouco tempo livre até mesmo para o TX&RX, e como podes ter tido oportunidade de reparar o TX&RX tem beneficiado imenso do nosso esforço e dedicação para evoluir, o que acho que tem dado resultados muito positivos dado o seu ainda curto tempo de vida e enorme evolução. Claro que nesse aspecto também ajuda e muito o facto de não ser um fórum apenas dedicado a uma área em particular como o ScannerPortugal ou o PMR446. Nós tentamos abranger tudo o que se refere a rádio-comunicações, e claro que isso acaba por puxar mais gente. Ainda assim, irei participar sempre que possível, mas confesso que me registei por algo mais específico: queria mais informação sobre os scanners da Uniden, ou melhor, queria saber onde comprar cá em Portugal ou dentro da Europa... Mas pelos vistos também não se fala muito sobre eles...

Abraço, 73,
Jorge.


Até aqui tudo normal... O indivíduo não respondeu mais e por mim está tudo bem e assunto encerrado... ou melhor, estava...
Hoje pela primeira vez decidi explorar um pouco o tal fórum e ver o que ele contem de interesse (ou não), e eis que me deparo com a "retaliação" de quem decididamente não é homenzinho nem com "h" pequenino... Andava eu a correr todas as secções do fórum (já o tinha feito no dia do registo, mas não com atenção), e quando chego à área onde estão publicadas as "supostas" listas originais deparo-me com isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Confesso que fiquei triste por esta atitude, pois pela mensagem inicial que recebi, até fiquei a pensar que o user radioescuta fosse um individuo que merecia a minha consideração, mas afinal enganei-me e fiquei triste por isso, por isso e por verificar dia a dia que neste mundo existe muita gente assim como ele, mas mais triste seria era se eu fosse como ele ou me pautasse pela mesma bitola de valores de pessoas como ele, isso sim seria realmente triste... Mas como felizmente não sou como aquele tipo de gente, e nem o ScannerPortugal me faz falta alguma, então apenas lhe enviei esta mensagem:

De: Alfa31
Para: radioescuta
Colocada: Dom Set 02, 2012 2:02 am
Assunto: Re: Benvindos ao forum Scannerportugal
Carissímo,

já que demonstras atitudes tão "maduras" como a de bloquear o meu acesso a certas zonas do fórum apenas por birrinha, então faz-nos a ambos um favor: apaga a minha conta.

Fica bem.


No fim desta história toda apenas tenho a dizer: há gente que precisa mesmo de crescer um bocadinho!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos