TX RX Fórum
Antena para 28.5MHz construção caseira Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena para 28.5MHz construção caseira Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena para 28.5MHz construção caseira

+3
Alfa31
mouca
smd
7 participantes

Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Qua 12 Set 2012 - 12:10

Boas,
conforme já mencionado num outro tópico, apresento aqui um projecto de uma Yagi de 4 elementos para a banda dos 10 metros.
A antena foi modelada usando o QuickYagi4 e depois ajustada usando o método tentativa erro, até se conseguir o melhor resultado. Quanto aos parâmetros de ressonância e swr ficaram muito próximos do pretendido.
Ficou uma construção robusta e agradável a vista (na minha opinião). Já levou com ventos de 80 a 100km/h durante um dia e não caiu. Smile

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Não me vou alongar muito com explicações sobre como construir uma yagi porque penso que todaa gente sabe (se estiver errado digam), mas apenas fazer uma referência ao Gamma Match que aqui tem a função de eliminar o efeito indutivo da antena e também fazer a adaptação de impedâncias entre o coaxial de 50Ohm e antena com cerca de 23Ohm. Este gamma e conseguido fazendo passar no interior do tubo de aluminio a parte central de um coaxial: condutor e isolante. Eu usei o LMR400 apenas por uma questão de rigidez, mas pode ser usado o RG213 ou RG8. Desta forma consegue-se um condensador de alguns pF. Aqui há dois ajustes a fazer: o valor do condensador e a distância da "ligação" entre o gamma e elemnto radiante.

Comentem, sff.
Dúvidas, é só dizer...

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por mouca Qua 12 Set 2012 - 14:16

Bom trabalho amigo e obrigado por partilhares connosco
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Alfa31 Qua 12 Set 2012 - 18:36

Mais uma vez excelente! Nada a apontar!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por ALF007 Qui 13 Set 2012 - 0:34

Eu, tenho uma duvida...
Com esta antenas facilmente consegues-se afinar para os 27,555?
Julgo que sim... Mexendo no gamma match... mexendo no o valor do condensador e a distância da "ligação" entre o gamma e elemnto radiante.
Certo?

Mesmo com a antena preparada para os 28,500... quais são as estacionarias que o amigo SMD tem, nos 27,555?

Esta antena com o tunner ligado deve ser uma maravilha para os 27, 28 e 29 Mhz!!!

Obrigado pela partilha.
Esta antena vale ouro!
Esta aqui um excelente projecto! bounce

Já andava a pensar em construir uma antena assim, com 3 ou 4 elementos no máximo, para aumentar o meu ganho de recepção e de emissão.
Tenho um receio... estou num buraco, a minha casa é muito baixa em relação ao prédios que tenho em redor do meu QTH.
Será que vai valer a pena?
Será que os prédios que tenho a volta, vão fazer efeito de espelho?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Sex 14 Set 2012 - 13:43

Obrigado pelos comentários.
Houve aqui uma falha grave da minha parte: não coloquei as fotos com alguns pormenores da construção.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Para responder ás questões do ALF:
na verdade nunca testei o rendimento no 27.555, mas acredito que não seja o melhor...
Quanto ao ajuste de SWR atravé do gamma match para uma frequencia diferente, pode muito bem ser possivel, ou usando um tuner também, mas como disse o rendimento não será o mesmo pelo menos no que toca ao F/B, ou seja perderá a direcionalidade.
Fiz uma contas rápidas e usando a mesma estrutura, é só "acrescentar" uns mm ao comprimento total dos elementos para ter uma antena para os 27.55, da seguinte forma:
Ref +16.8mm
Drv +19.0mm
Dr1 +19.8mm
Dr2 +17.6mm
e depois fazer o respectivo ajuste no gamma match, quer a nivel do condensador, quer a nivel do gamma rod. Em principio não deve fugir muito das medidas apresentadas, pelo menos em teoria. A distancia entre o gamma e o elemento pode ser a mesma.

Quanto aos buracos ou predios são sempre um obstaculo, mas acredito que será sempre muito melhor que uma vertical. Estando também a falar de DX e consequente reflexão das ondas nas camadas da atmosfera, e dependendo da distancia dos obstaculos á antena, este até poderão não ser um grande problema.
O proprio diagrama de radiação vertical, a uma inclinação de 30º ainda tem um bom ganho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Claro que quanto mais alto melhor... mas quando comparada com uma vertical a diferença é brutal quer em recepção quer em emissão. Além de todas as vantagens de uma yagi temos também de ver que se trata de uma antena com polarização horizontal.

Em conclusão: mesmo no buraco e com predios acredito que faz a diferença!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Alfa31 Sex 14 Set 2012 - 20:18

Muito bom, sim Sr.! Parabéns!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por ct5kcc Ter 18 Set 2012 - 1:29

Boa noite. Muito bom projecto. para ter uma ideia, que valor que gastou no fabrico da mesma? obrigado
avatar
ct5kcc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Ter 18 Set 2012 - 14:04

Boas,

diria que para os resultados obtidos até ficou muito em conta.

Detalhando um pouco mais:

Aluminio 22.1mm (2x6m) - 10€

Aluminio 19mm (2x6m) - 8€

Chapa aluminio 100x100x10 (x4) e 200x200x10 - 0€

U-bolt 50mm (x13) - 25€

U-bolt 22mm (x8) - 24€

Parafusos, porcas , anilhas M3 - 2€

Conector SO - 1.5€

Caixa plastica - 1.5€

Coaxial LMR400 (1m) - 3.5€



Nota importante. Os custos do aluminio são simbolicos. Foram cedidos por um amigo e acredito vivamente que os preços cobrados podem estar fora da realidade. As placas foram cedidas pelo mesmo colega a custo zero.

Resultado final, ficou em... em... em... bem é só fazer a conta! Smile
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Alfa31 Ter 18 Set 2012 - 15:18

Os sítios que conheço a vender tubo de aluminio, realmente esticam-se um pouco e esta antena ficaria muito mais cara, mas ainda assim não é nada de especial quando comparado com antenas semelhantes de compra, pois essas chegam por vezes a várias centenas de €'s.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por ct5kcc Ter 9 Out 2012 - 11:04

Muito obrigado pela disponibilidade. cumps

smd escreveu:Boas,

diria que para os resultados obtidos até ficou muito em conta.

Detalhando um pouco mais:

Aluminio 22.1mm (2x6m) - 10€

Aluminio 19mm (2x6m) - 8€

Chapa aluminio 100x100x10 (x4) e 200x200x10 - 0€

U-bolt 50mm (x13) - 25€

U-bolt 22mm (x8) - 24€

Parafusos, porcas , anilhas M3 - 2€

Conector SO - 1.5€

Caixa plastica - 1.5€

Coaxial LMR400 (1m) - 3.5€



Nota importante. Os custos do aluminio são simbolicos. Foram cedidos por um amigo e acredito vivamente que os preços cobrados podem estar fora da realidade. As placas foram cedidas pelo mesmo colega a custo zero.

Resultado final, ficou em... em... em... bem é só fazer a conta! Smile
avatar
ct5kcc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 12:38

Já agora as ligações foram feitas por "encosto"??
Qual será a diferença entre 3 e 4 elementos??

O que é U-Bolt?? Pesquisei no google e só apareceu relógios. Laughing


Última edição por Snog em Ter 9 Out 2012 - 12:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de mais conteúdo.)
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Ter 9 Out 2012 - 13:59

As ligacoes sao feitas precisamente pelo gamma match. E so fazer umas pesquisas que se encontra n explocacoes sobre o seu funcionamento.

U-bolt sao parafusos com formato de U. Podem ver-se nas fotos a unir os elementos/bomm a placa de aluminio.

Diferencas, entre tres e quatro elementos, e falando apenas no contexto funcional, esta no ganho e na direcionalidade. Quantos mais elementos maior serao estas duas grandezas.

Nota: as minhas desculpas pelas falta de acentuacao mas nao tenho paciencia para os procurar no movel..
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 16:05

smd escreveu:As ligacoes sao feitas precisamente pelo gamma match. E so fazer umas pesquisas que se encontra n explocacoes sobre o seu funcionamento.

U-bolt sao parafusos com formato de U. Podem ver-se nas fotos a unir os elementos/bomm a placa de aluminio.

Diferencas, entre tres e quatro elementos, e falando apenas no contexto funcional, esta no ganho e na direcionalidade. Quantos mais elementos maior serao estas duas grandezas.

Nota: as minhas desculpas pelas falta de acentuacao mas nao tenho paciencia para os procurar no movel..

Muito obrigado colega.
Penso que esta antena pode ficar muito barata e a construção não me parece ser difícil.
Estava a procura de uma antena para me oferecerem para o natal, pensei no dipolo rígido, mas com uma antena dessas ficava mais bem servido??
Conheci um rádio-amador experiente que me pode ajudar...

Eu moro num prédio e de facto uma grande antena aqui até pode chamar a atenção, será que vale a pena??
Depois tinha de ser a torre, uma antena dessas não deve conseguir aguentar sem estar numa torre...

No entanto só estava a supor não estou a dizer que o vou fazer mas é melhor começar a pensar...
Um dipolo rígido é como fosse uma yagi de um elemento certo??
Será que dois elementos dará?? Very Happy Very Happy Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Ter 9 Out 2012 - 16:43

É como disse: quantos mais melhor... Claro que na prática há um número limite quer por questões de comprimento de boom quer por questões relativas ás próprias caracteristicas técnicas como a impedância que decresce á medida que se "adicionam" elementos, quer pelo próprio proveito que se retira desta adição ou seja o aumento do ganho não é linearmente proporcional ao numero de elementos. Um bom compromisso para estas frequências é até seis ou sete elementos. Claro que dois elementos é sempre melhor que apenas o dipolo, mas atenção que neste caso já se está a adicionar direcionalidade, enquanto o dipolo simples (horizontal) irradia em dois sentidos, desfazados 180º. Quanto á colocação numa torre, será preferivel mas não obrigatório, contudo tem influência no rendimento. E um rotor também será muito util, senão ficas preso a um sentido.
A minha de momento está colocada a cerca de 12m do solo. Podes ver as fotos no topico "Fotos da minha estação".
Só para fazer uma pequena comparação, tenho uma vertical Diamond BB7V que em certas ocasiões com esta antena o radio está surdo e quando comuto para a Yagi tenho sinais de 3 a 5 S. Há cerca de uma semana fiz um teste com um colega da Polinésia Francesa em que utilizei apenas 5W e chegava com um sinal 3 S com algum QSB e com 100W 9 S +.
Isto tudo para dizer que esta antena é a menina dos meus olhos...
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 16:59

Penso que com uma antena horizontal consigo melhores resultados do que com uma vertical, isto na minha opinião...

Penso que a dipolo será uma boa aposta, o problema é que não tem nenhum tipo de ganho...
Nunca percebi o que é "ganho" é mais potencia?? Recebe melhor??
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Ter 9 Out 2012 - 17:15

Dois pontos:
1 - A polarização vertical é por norma utilizada em comunicações locais. A polarização horizontal é normalmente utilizada em DX. Muito se poderia agora desenvolver nas afirmações que acabei de proferir mas suponho não ser a questão aqui. Mas respondendo directo á tua questão: sim, na minha opinião terias melhores resultados.
2 - Sobre o ganho, e de uma forma muito básica, sem querer entrar em grandes pormenores e muito menos em cálculos matemáticos, imagina uma antena com ganho como um amplificador. Uma antena que tenha um ganho de 3dB, e em que lhe é aplicado 1W, esta irradia 2W, ou se tiver um ganho de 6dB e aplicando o mesmo 1W esta irradia 4W, e assim sucessivamente. por cada 3dB multiplica o sinal por dois. O mesmo acontece no sentido inverso, ou seja na recepção.

smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 17:26

Esta aqui tem 8dB e também 30dB...

Fazemos com os de 8.
Se emitir com 24watts teremos que multiplicar 3...
Então vou ter: 72watts de saida???

Então uma antena com ganho é um alfa-lima falso? Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por smd Ter 9 Out 2012 - 18:04

Bem... tentei deixar a matemática de lado mas...
Não. Não multiplicas por 3. Neste caso, em que o ganho é expresso em dB trata-se de uma grandeza logaritmica e relativa a outra grandeza: ganho(dB)=10log*P0/P1.
A cada passo de 3dB é multiplica por 2
3dB= x2
6dB= x2 x2
9db= x2 x2 x2
12dB= x2 x2 x2 x2
e daí por diante...

se aplicas 24W, nesta antena que tem ganho de cerca de 8.5dB, irradia 170W, isto quando comparado com uma antena em que o ganho é de 0dB (Ex: antena isotropica).

Os 30dB aplicam-se á relação entre a frente e a traseira da antena. Significa que o sinal emitido / recebebido na frente é 2^10 vezes inferior.

Mas atenção: isto é tudo teoria. Na prática as coisas são um tanto ou quanto diferentes.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 18:11

Hmm, estou a entender é como fosse o resultado ao quadrado certo??
Não vamos entrar por esses campos pois farto de matemática estou eu, até aos olhos... xD

Eu queria uma antena com ganho para compensar o cabo.
O que eu queria era manter a potencia com que irradio, se eventualmente perder alguma potência pelo caminho de cabo a antena re-transmite o sinal com o valor de potencia aproximado.

Nem que seja com dois elementos, desde que a potencia esteja lá...
E que aquilo que recebo seja bom (como o cabo tivesse ao pé de mim)...

Negociações de RG's estão a acontecer...
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por airlomba Ter 9 Out 2012 - 20:56

Snog,

Não te quero mandar ler o handbook da ARRL (se bem que se lesses, deixarias de colocar aqui muita pergunta). No entanto, aconselho-te a ler as duas páginas seguintes (espero que entendas inglês):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se tiveres dúvidas, pergunta!

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Snog Ter 9 Out 2012 - 21:45

airlomba escreveu:Snog,

Não te quero mandar ler o handbook da ARRL (se bem que se lesses, deixarias de colocar aqui muita pergunta). No entanto, aconselho-te a ler as duas páginas seguintes (espero que entendas inglês):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se tiveres dúvidas, pergunta!

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

Muito obrigado cole Airlomba o primeiro link foi o que me ajudou mais! Very Happy
Boas páginas...

Mas no entanto continuo a pensar, Yagi 2 elementos?? Terá ganho suficiente para compensar no cabo?
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 28.5MHz construção caseira Empty Re: Antena para 28.5MHz construção caseira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos