TX RX Fórum
Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel" Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel" Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel"

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel" Empty Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel"

Mensagem por nuno_pmr480 Sex 14 Set 2012 - 16:17

Boas
Costuma-se dizer que quem tem vergonha passa fome, e quem não pergunta morre parvo, portanto, aqui vai, sem medos, mas com um pedido de desculpa pela ignorância.

Fui despertado para esta hipótese por este tópico ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

Tenho um CB Alan 78, que foi usado um par de vezes na jipose, com uma antena de base magnética.
A alimentação era feita através do isqueiro, com uma daquelas fichas semelhantes às dos errr....carregadores de isqueiro.
Tenho pena de ter o equipamento parado a ganhar pó, e gostava de o usar em casa, uma vez ou outra quando o tédio ataca Smile

Pergunta: posso ligar o CB em casa nas seguintes condições?

Alimentação - ligar o CB à corrente através de um adaptador como este , aproveitando a ligação "de isqueiro" ?

Antena - usar a base magnética e colocar a antena sobre o aparelho de ar condicionado que está na varanda ?

Como disse, o uso seria muito esporádico, o material seria retirado quando não em uso, e caso não escute nada, também não devo transmitir muito. O ar condicionado estaria desligado.

Agradeço sugestões, tendo em conta o parágrafo anterior e a influência da troika nas nossas poupanças Very Happy Very Happy

Obrigado desde já.
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel" Empty Re: Ajuda sobre alimentação "fixa" para CB "móvel"

Mensagem por airlomba Sex 14 Set 2012 - 16:42

Olá Nuno,

Para alimentar o rádio, sim, recorrendo a uma fonte de alimentação de PC é possível e barato.

O mais preocupante aqui é a antena. Estou a imaginar a máquina de AC encostada á parede da casa; ou seja, a antena também ficará junto da parede. Isto vai fazer disparar as ondas estacionárias. Outro problema é o plano de massa. A máquina de AC tem caixa metálica e está ligada á terra ou à massa da antena? Duvido. Além disto tem uma área muito pequena para que a antena opere devidamente.
Das duas uma, ou arranjas outro plano para montar a antena ou fabricas uns radiais. Ou transformas a tua antena em algo do género da Sirio Boomerang 27W. Mas isto será muito trabalhoso em um analizador de antenas.

Se só tens hipótese de montar a antena numa janela ou varanda em vez de um telhado, investe numa Sirio Boomerang 27W. Eu tenho uma e com ela, desde uma fachada virada a Sul fiz mais de metade dos meus contactos nos 11 metros e consigo operá-la no 10, 13 e 15 metros com um acoplador de antenas. É uma boa antena para quem não pode meter nada no telhado e não chega a 50€ (não que seja pouco dinheiro).

Se tiveres oportunidade de montar antena no telhado ou num local mais espaçoso, constrói uma antena passo-em-frente ou duplo-passo-em-frente. Gastas uma dúzia de euros e ficas muito bem servido.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos