TX RX Fórum
Várias Antenas - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Várias Antenas - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Várias Antenas

+9
rodriguesf
joma
smd
Snog
pmr3363chaparrito
Coutada
tangará
CT2JKJ
[ThunderS]
13 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por pmr3363chaparrito Sex 25 Jan 2013 - 23:46

[ThunderS] escreveu:hihihi, Boa sorte nisso. Depois deixa ver fotos e resultados =)
ok ok
se a chegar a construir kkkkkkkkkkkkkk
é k 1º ainda tenho de ver duas coisas:
se a senhoria me deixa meter a antena
e se a troika nao me xumba o orçamento kkkkkkk
xau 73
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Sex 25 Jan 2013 - 23:59

faz pena ver pessoal querer meter os tarecos a bombar e tar dependente dos senhorios.. Shocked é dar graxa á madama ou bater coro que é para serviço de *utilidade pública* e por acaso nunca se sabe, o c.b ja tem salvo muita gente de más ondas diga-se de passagem Suspect
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Sáb 26 Jan 2013 - 18:24

Bem, e agora para quem percebe da coisa...

O esquema q eu mostrei, os radiais, não vêm demonstrados no esquema, onde vão ligar. Mas presumo que seja à malha, certo?? ou tou para aqui a dizer disparates?
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Sáb 26 Jan 2013 - 19:48

os radiais correspondem sim á parte da malha e plano de terra da antena.. a origem de radiais em antenas e seus efeitos é pesquisavel na network Cool encontrei logo isto : Antena "passo em frente" ou plano de terra:
As antenas passo em frente de 1/4 de onda são as antenas mais simples de construir e nos primórdios do CB eram as antenas mais utilizadas por cá. Estas são basicamente constituidas por dois elementos um "radiante" e um "radial". O elemento radiante liga ao "vivo" e o radial liga á "malha" do cabo coaxial. EM :http://www.g-sat.net/cb-banda-do-cidadao-920/antena-passo-em-frente-triplo-112660.html Razz
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Sáb 26 Jan 2013 - 19:56

tangará escreveu:os radiais correspondem sim á parte da malha e plano de terra da antena.. a origem de radiais em antenas e seus efeitos é pesquisavel na network Cool encontrei logo isto : Antena "passo em frente" ou plano de terra:
As antenas passo em frente de 1/4 de onda são as antenas mais simples de construir e nos primórdios do CB eram as antenas mais utilizadas por cá. Estas são basicamente constituidas por dois elementos um "radiante" e um "radial". O elemento radiante liga ao "vivo" e o radial liga á "malha" do cabo coaxial. EM :http://www.g-sat.net/cb-banda-do-cidadao-920/antena-passo-em-frente-triplo-112660.html Razz

Eu referia-me à minha imagem e não à passo em frente. Da passo em frente eu sei, pois já tive uma. Relativamente ao esquema da bobine que eu coloquei é q desconheço, mas em principio são todas iguais =)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Sáb 26 Jan 2013 - 20:45

aqueles 91 centimetros deve ser o afastamento minimo de paredes e nao os radiais mas vou tentar detetar a origem da foto caso ela ainda esteja na internet para ver melhor o assunto Idea ou será onde diz derivaçao na bobine ? ´té pode ser aí os radiais ! study


Última edição por tangará em Dom 27 Jan 2013 - 14:51, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Dom 27 Jan 2013 - 0:34

tangará escreveu:aqueles 91 centimetros deve ser o afastamento minimo de paredes e nao os radiais mas vou tentar detetar a origem da foto caso ela ainda esteja na internet para ver melhor o assunto

A foto aparece em muitas paginas. A informação é muito escassa...

Mas tenho quase a certeza q são radiais, para fazer o plano terra.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 27 Jan 2013 - 12:07

[ThunderS] escreveu:
tangará escreveu:aqueles 91 centimetros deve ser o afastamento minimo de paredes e nao os radiais mas vou tentar detetar a origem da foto caso ela ainda esteja na internet para ver melhor o assunto

A foto aparece em muitas paginas. A informação é muito escassa...

Mas tenho quase a certeza q são radiais, para fazer o plano terra.
nao é k eu perceba alguma coisa disto mas..........os radiais normalmente nao teem um angulo ( tipo 133º ou perto disso )
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Dom 27 Jan 2013 - 12:23

ha radiais a 90 gaus a 45 graus.. depende do desenho das antenas facto é que se la estão fazem falta pro ganho ou impedancia da antena
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 27 Jan 2013 - 13:00

tangará escreveu:ha radiais a 90 gaus a 45 graus.. depende do desenho das antenas facto é que se la estão fazem falta pro ganho ou impedancia da antena
haaaa ok
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Dom 27 Jan 2013 - 17:32

E este esquema, pelo que percebo, leva 4 radiais, 90º entre si.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Dom 27 Jan 2013 - 18:06

[ThunderS] escreveu:E este esquema, pelo que percebo, leva 4 radiais, 90º entre si.
se eu tivesse o site da foto era fix embora n seja nenhum campeão nessa materia..
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Dom 27 Jan 2013 - 22:40

Como disse, já vi esta foto em vários sites e o texto e igual em todos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

está para o fim da página.

"Vamos construir uma excelente antena 5/8 de ondas. Basta ter um pouco de capricho e alguns cuidados para se ter boas reportagens. Siga todas as medidas e tome cuidado com as soldas e arrebites pois eles são fáceis de dar mal contatos e provocar R-O-E alta. Sem falar em TVI e o pior: A desistência do montador de fazer a antena."
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por tangará Seg 28 Jan 2013 - 6:18

Musquiteiro – Rádio .. cá diz-se musiqueiro -) e o vhf e uhf de amador band não interfere assim tanto em tdt, pode é uma portadora relativamente perto de uma antena de plasmas grundig meter a tv em stand by passados 2 minutos de portadora contínua mas isso ja pertence ao campo experimental (a) Like a Star @ heaven
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por Snog Seg 28 Jan 2013 - 8:33

Colega thunders, o outro colega chaparrito já encontrou a solução!! Very Happy
Passo a colocar as imagens do site:

Antena para CB!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antena para VHF!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao olhar para a antena de VHF, podemos concluir que afinal aquelas linhas perpendiculares à antena são radiais...
Ou seja a antena de CB tem 91cm de comprimento nos radiais!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por CT2JKJ Seg 28 Jan 2013 - 11:23

tangará escreveu:os radiais correspondem sim á parte da malha e plano de terra da antena.. a origem de radiais em antenas e seus efeitos é pesquisavel na network Cool encontrei logo isto : Antena "passo em frente" ou plano de terra:
As antenas passo em frente de 1/4 de onda são as antenas mais simples de construir e nos primórdios do CB eram as antenas mais utilizadas por cá. Estas são basicamente constituidas por dois elementos um "radiante" e um "radial". O elemento radiante liga ao "vivo" e o radial liga á "malha" do cabo coaxial. EM :http://www.g-sat.net/cb-banda-do-cidadao-920/antena-passo-em-frente-triplo-112660.html Razz

Olá

Mas, a malha está ligada na ficha fêmea PL no desenho, eu acho que os radiais não estão ligados a nada, penso eu de que. Acho eu.
Posso estar enganado. Embarassed
Acho que as X-50 e por ai fora, também não esta nada ligado aos radiais.
Fica aqui mais uma duvida. Shocked
No passo em frente, é que tem de estar ligado o vivo á vareta de está na vertical e a malha na vareta que está na horizontal. Acho eu ou será que estou a fazer confusão

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 28 Jan 2013 - 14:09

CT2JKJ escreveu:
tangará escreveu:os radiais correspondem sim á parte da malha e plano de terra da antena.. a origem de radiais em antenas e seus efeitos é pesquisavel na network Cool encontrei logo isto : Antena "passo em frente" ou plano de terra:
As antenas passo em frente de 1/4 de onda são as antenas mais simples de construir e nos primórdios do CB eram as antenas mais utilizadas por cá. Estas são basicamente constituidas por dois elementos um "radiante" e um "radial". O elemento radiante liga ao "vivo" e o radial liga á "malha" do cabo coaxial. EM :http://www.g-sat.net/cb-banda-do-cidadao-920/antena-passo-em-frente-triplo-112660.html Razz

Olá

Mas, a malha está ligada na ficha fêmea PL no desenho, eu acho que os radiais não estão ligados a nada, penso eu de que. Acho eu.
Posso estar enganado. Embarassed
Acho que as X-50 e por ai fora, também não esta nada ligado aos radiais.
Fica aqui mais uma duvida. Shocked
No passo em frente, é que tem de estar ligado o vivo á vareta de está na vertical e a malha na vareta que está na horizontal. Acho eu ou será que estou a fazer confusão

Um abraço
as k tenho visto sao tds assim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 28 Jan 2013 - 14:57

uma antena bastante portatil Smile
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por [ThunderS] Seg 28 Jan 2013 - 19:41

Snog escreveu:Colega thunders, o outro colega chaparrito já encontrou a solução!! Very Happy
Passo a colocar as imagens do site:

Antena para CB!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antena para VHF!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao olhar para a antena de VHF, podemos concluir que afinal aquelas linhas perpendiculares à antena são radiais...
Ou seja a antena de CB tem 91cm de comprimento nos radiais!

Olá Snog, obrigado pela opinião. Certo, eu também tinha quase 100% de certeza que seriam radiais. A minha duvida, agora, é se vão ligar à malha ou não ligam a nada.

Sad
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por smd Seg 28 Jan 2013 - 22:42

Sim, são radiais e têm que ligar á malha. Só assim fazem de plano de terra.

smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por CT2JKJ Seg 28 Jan 2013 - 23:28

Olá
Estou a falar da antena de HF que o desenho está em cima.

Como no caso da antena Solarcon a-99 e outras é uma antena que fica em curto como podem ver nas ligações na ficha PL femea, onde se vai ligar um cabo coaxial com vivo e malha e a malha e o vivo fica em curto, logo e aqui está a minha duvida. Não se deve ligar a malha do cabo aos radiais se for o caso de se colocar os radiais. Porque aqui os radiais vão fazer um plano de terra "fictício", os radiais aqui são só para ajudar na sintonia da frequência e ajudar ao ângulo de radiação.
Como acontece nas antenas X-50 e x-510, e outras de CB, os radiais não vão ser ligadas a nada. Como até nós sabemos, e está por ai uma foto de uma antena sem radiais
Por isso, eu acho que naquela antena de HF, não se deve ligar a malha aos radiais. agora na de VHF isso já não sei.

É a minha opinião, vale o que vale Wink

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por joma Ter 29 Jan 2013 - 18:15

CT2JKJ escreveu:Olá
Estou a falar da antena de HF que o desenho está em cima.

Como no caso da antena Solarcon a-99 e outras é uma antena que fica em curto como podem ver nas ligações na ficha PL femea, onde se vai ligar um cabo coaxial com vivo e malha e a malha e o vivo fica em curto, logo e aqui está a minha duvida. Não se deve ligar a malha do cabo aos radiais se for o caso de se colocar os radiais. Porque aqui os radiais vão fazer um plano de terra "fictício", os radiais aqui são só para ajudar na sintonia da frequência e ajudar ao ângulo de radiação.
Como acontece nas antenas X-50 e x-510, e outras de CB, os radiais não vão ser ligadas a nada. Como até nós sabemos, e está por ai uma foto de uma antena sem radiais
Por isso, eu acho que naquela antena de HF, não se deve ligar a malha aos radiais. agora na de VHF isso já não sei.

É a minha opinião, vale o que vale Wink

Um abraço

Boa Tarde,

Assino por baixo.

Os radiais servem para simular um planto de terra, pelo que não estão ligados à malha..
A malha está ligada à bobine, bem como o vivo, ficando estes assim em curto (em DC), tal como mostra a figura.

Outro exemplo de uma antena destas é a Sirio 827 que está no meu chapeu.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por CT2JKJ Ter 29 Jan 2013 - 18:40

Olá colega Joma

Qual a sua opinião sobre a sua antena Sirio 827?
Temos um colega que faz com ela dos 10 m aos 17 m e só utiliza AT para os 20 metros, confirma?
E ele até diz que trabalha melhor estas bandas todas se não tiver radiais.
Obrigado

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por joma Ter 29 Jan 2013 - 18:49

Boas,

Quanto à Sirio 827, posso dizer que apesar de ruidosa, o que numa vertical é normal, ainda para mais em cidade, tem um excelente comportamento, quer em recepção quer em emissão.

No que diz respeito às faixas em que é utilizável, tem uma excelente largura de banda nos 10/11m, e no meu caso é utilizavel também nos 20m, mesmo sem AT, tendo na generalidade da faixa um baixo SWR.

Nos 17, 15 e 12m, nunca tive a curiosidade de verificar qual o comportamento, mas logo quando chegar ao QTH, vou verificar e depois faço por cá o report, obviamente que só a nível de SWR, porque quanto ao resto a minha licença não permite! Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por Coutada Ter 29 Jan 2013 - 18:54

Boas
Até no chão funciona hehehehe
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Várias Antenas - Página 2 Empty Re: Várias Antenas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos