TX RX Fórum
A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

+16
Paulo Pinhao
João Gomes
Alexandre Almeida
Cezar
tigre
pmr3309
[ThunderS]
Bluespoon
Alfa31
Snog
pmr2511
pmr3363chaparrito
CT2JKJ
smd
tangará
ALF007
20 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por tigre Sáb 23 Fev 2013 - 11:14

Boas é por cá PMR 1414 Tigre

Pois a minha história não é tão bonita como as vossas literalmente falando, mas por vezes as coisas simples são bem agradáveis também.
Eu conheci a Rádio porque um dia em Paços de Ferreira um tio meu tinha um Radio CB, lembro-me que falava para o Brasil, aquilo era engraçado e despertou a minha curiosidade, mas tinha uns 10 anos, e era dificil dar continuidade.
Aqui hã 2 anos através de uns amigos entrei no FRN, mas apenas para falar, pois era um som nítido tão bom ou melhor que o skype, conforme fui falando fui me lembrando das comunicações do meu Tio, entretanto os meus amigos deixaram aquilo e eu fui explorando entrando em várias salas, onde parei na sala América Portugal do amigo Santos muito boa gente, mas entretanto ele foi desaparecendo e pouco comunicava. Noutras salas as pessoas não sabiam utilizar este meio (vocês sabem do que falo infelizmente) não davam o devido valor a isto, até que deixei.
Passado 1 ano mais coisa menos coisa descobri a sala FRN-Portugal, ouvi com muita atenção e gostei do que ouvi, sinais de respeito e muita amizade, fui ficando, depois com a ajuda do amigo Rui 756, Vasco 2891 e Bruno 3003, não querendo ser injusto para com outros amigos, estes são realmente de quem me lembro na altura de escutar. fui aprendendo a escutar e a conhecer alguns códigos, depois com a impressionante ajuda destes amigos e mais ainda com a infindável e galática paciência do amigo Vasco lá fui comprar cabo de audio e fichas para ligar ao meu radio e hoje conseguir com uma boa modelação até, chegar aos meus amigos no FRN-Portugal. é com prazer que me junto aos amigos e com a certeza de que será para continuar a melhorar, tanto como pessoa, como "profissional" e com equipamentos mais actuais e sofisticados.
Não queria deixar de dar uma palavra de agradecimento ao nosso amigo Manuel, que sem ele com certeza muita coisa do que se passa aqui, não seria possível, o meu muito obrigado a todos.
tigre
tigre
Iniciado


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty como me tornei radioamador

Mensagem por Cezar Sáb 1 Abr 2017 - 3:22

boa noite, bom eu me tornei radioamador nas forças armadas do Brasil ,entrei para o Exercito na área de comunicação, ai me apaixonei e ai já vai para 47 anos que sou radio amador, como radioamador gosto de tudo na área, mais gosto mais de um bom áudio hi-fi áudio digo áudio diferenciado e um pouco de antena o mais gostaria de aprender muito com os amigo
pp1cn
Cezarr
Serra ES
Brasil
avatar
Cezar
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Sáb 1 Abr 2017 - 4:42

Bom dia Cezar

Também sou fã do audio essb e conncordo com o que escreveu "aprender muito com os amigo". Aprender até morrer!
Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e disponha sempre.
Tudo de bom para si!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Tudo começou em PX

Mensagem por Alexandre Almeida Dom 30 Abr 2017 - 1:28

Minha experiência com rádio, foi quando nós morávamos em um prédio no centro da capital de Brasilia, um belo dia meu pai que na ocasião era militar da aeronáutica, me pediu para que eu o ajudasse a instalar uma antena no alto do prédio, na banda de 11 metros, conhecida com Rádio Cidadão PX.
Sempre quando eu chegava da escola, lá estava o meu pai no seu pequeno quarto que tinha improvisado e transformado em quarto de transmissão de radio, naquele momento ele já o perava nas bandas de: 80, 40, 11, 2 e 70 cm.
Ficava deslumbrado quando via meu pai falar com pessoas de norte a sul do Brasil, pessoas que moravam em plena floresta Amazônica, cidades que ficavam acima do Rio Solimões, uma distancia de mais de 3 mil quilômetros em linha reta.
Ainda hoje, muitas cidades no norte, ainda se comunicam via rádio.
Anos depois se passaram e o meu interesse pelo rádio amadorismo é crescente, com a WEB eu sempre descubro algo novo para explorar, é isso que faz com que esse Hobby seja tão incrível.

Alexandre Almeida
PU2CAM

Brasília-DF
Brasil
Alexandre Almeida
Alexandre Almeida
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Dom 30 Abr 2017 - 3:04

Bom dia Alexandre Almeida

Adorei ler a sua historia como conheceu este magnifico mundo da radio-comunicações.
Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e disponha sempre!
Tudo de bom para si!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por João Gomes Ter 2 maio 2017 - 0:18

Comecei com o gosto pela Banda do Cidadão por volta dos 22 anos de idade com mais três amigos, primeiro com rádios PMR, depois passamos aos Rádios da Banda do Cidadão e fomos evoluindo criando as nossas estações base, comunicando com todo o Mundo.
João Gomes
João Gomes
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Sex 5 maio 2017 - 0:35

Bom dia João Gomes

Isto do radio, começamos sempre por causa de alguém, que nos apresenta o radio e ficamos curiosos e nem nos apercebemos que já estamos apaixonados pelas radio-comunicações.
Mostre aos seus 3 amigos o TX&RX is nice! porque nos todos temos a mesma paixão... o radio, qrm antenas e muito mais!...

Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e disponha sempre.
Tudo de bom para si e ate jazz.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Apresentação

Mensagem por Paulo Pinhao Sáb 29 Jul 2017 - 22:12

BOAS Caro colega desde muito sempre tive o bichinho pela RF o meu primeiro radio foi em 1980 um maxon so de um canal 14 tinha um raio de alcance muito reduzido AM cerca de 500 metros .durante algum tempo foi este radio que fiz muitos contatos aqui perto da minha casa um passo em frente era a minha antena dipolopara os 11 metros mais tarde um cobra 19 plus AM depois um GE ... COBRA 148 GTL .... JACKSON LINCON E FINALMENTE UM SUMMERKAMP TS 2000DX GRANDE MAQUINA Very Happy MUITOS QSOS DX etc..etc Ha ia me esquecendo zethagui 600w e um 550P com 600w 12v 24v.
O QRZ sou de Aveiro Cidade dos Canais ou Veneza de Portugal QRA ANJO DOURADO OU "PAULINHOCRAMALHEIRA" este ulimo foi batizado por um colega que ja nao se encontra entre nos e tem sido este nick desde que tenho utilizado desde que partiu esta e um pouco da minha historia na banda do cidadao muitos amigos e grandes convivios feitos desde sempre
cumprimentos
73s
avatar
Paulo Pinhao
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Qua 2 Ago 2017 - 16:29

Bom dia Paulo Pinhao

Então colega Paulo é da velha guarda.
Como iniciou em 1980, tenho a certeza que foi um sortudo porque teve a oportunidade de surfar com excelentes propagações. Bons ciclos solares.
Gosto de ler estás historias "como começamos a fazer radio e a continuidade que aconteceu.

Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e tudo de bom para si!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty O começo...

Mensagem por CT1DSO Qua 6 maio 2020 - 0:48

Tudo começou no final da década de 70.
Construção de um pequeno emissor que acho que ainda tenho por aí o esquema.
Fui o terror das interferências na televisão dos vizinhos. Smile
Mais tarde, no serviço Militar "calhou-me" a Arma de Transmissões.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CT1DSO
CT1DSO
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty como comecei o radioamadorismo

Mensagem por ruimendes72 Dom 7 Fev 2021 - 20:32

Boa noite chamo me rui mendes e vivo e trabalho em lisboa ,desde o serviço militar que trabalho com radios ,neste caso radios moveis ,conheci a Associaçao de radioamadores de lisboa, atraves da junta de freguesia ,eles estavam procurando pessoas da area da junta de freguesia da penha de frança para serem agentes locais de protecçao civil ,eu como sou vigilante ,ja tinha nocoes em relaçao a protecçao civil, ajudei a construir a sede da associaçao ,ja tive em alguns projetos dessa area de comunicaçao ,tive formaçao nos bombeiros em relaçao a incendios e socorrismo Very Happy
ruimendes72
ruimendes72
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Dom 7 Fev 2021 - 20:44

Bom dia ruimendes72

Estou a ver que o colega é da velha guarda como se costuma dizer.
Tem muito experiencias para contar do antigamente.
Apanhou excelentes ciclos solares.

Obrigado pela sua apresentação.
Bem vido ao TX&RX is nice!
Divirta-se!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


ruimendes72 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Apresentação

Mensagem por Chagas Sex 7 Abr 2023 - 23:47

Olá pessoal, eu sou o Chagas PU1VBB, moro atualmente em MG no Brasil sou radioamador, PX  e rádio escuta.
Chagas
Chagas
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Como comecei na Rádio

Mensagem por npipas Ter 10 Out 2023 - 20:42

Cumprimentos a todos
O meu nome é Nuno Martins e descobri há pouco este fórum.
Em relação a como comecei na Rádio, foi por influência familiar, o meu pai nos anos 80 do século passado era camionista e bombeiro e como tal era indispensável ter CB, para usar nos camiões e escutar o "canal 9" dos bombeiros. Posto isto sempre me intrigou aquela "coisa" a fazer barulho, só a partir dos meus 9/10 anos é que o meu pai me deu permissão para usar o CB, com o nome de estação dele e respetivo indicativo e pronto foi tal como alguns colegas já aqui descreveram, primeiro muito timidamente, mas depois horas e horas e noites perdidas de conversação...
Entretanto o meu pai por razões várias desmonta a estação até que alguns anos mais tarde com dinheiro meu que poupei dos lanches da escola e afins compro uma antena (skylab) e remonto a estação, mais velho (mas ainda adolescente) e já com algum conhecimento anterior fez com que este recomeço fosse mais fácil, conheço novos colegas e com eles começo a aprofundar os meus conhecimentos na rádio, uns tempo mais tarde alguns deles fazem exame para amador e convencem-me a fazer o mesmo, infelizmente como gosto da rádio numa parte mais "operacional" e menos técnica (ou seja não percebo nada de eletrónica) chumbei na categoria "B" ficando-me pela "C" com o indicativo CT5GRH.
Fiz o exame de amador em 1997, mas em 1995 dei-me voluntário para a Marinha e naturalmente vou para as comunicações, em 1998 tiro o curso de radio operador com morse acústico e a partir daí toda a minha vida começou a girar na rádio, na Marinha operava todas as faixas de frequências desde o MF-HF ao SHF, morse (que foi extinto a nível militar em 2000), fonia, dados, satélite, etc., isto e mais a componente operacional e vida embarcado fez com que pusesse o radioamadorismo de lado, chegando a vender tudo o que tinha a nível de equipamentos e antenas.
Entretanto há pouco tempo e com parte da minha vida profissional resolvida, voltou o "bicho", tenho me dedicado muito à escuta, entrei no maravilhoso mundo dos SDRs e estou a pensar seriamente subir de categoria de amador. Já vi que muita coisa mudou a nível de classes e categorias e a nível de emissões com coisa que ainda nem sei bem o que são como DMR, Dstar, etc.
Peço desculpa pelo alongar e é esta a minha "história".
Bem-haja a todos
Nuno
npipas
npipas
Caloiro


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Citar para as fotos aprecerem

Mensagem por ALF007 Qui 25 Abr 2024 - 3:45

ALF007 escreveu:No verão de 1992, fins de Agosto, um colega do meu falecido Pai falou com a minha Mãe, que estava interessado em comprar a estação completa.

A minha Mãe como não estava por dentro dos valores ($$$ na altura), resolveu ir á loja que conhecia para avaliar o valor dos equipamentos em segunda mão que poderia pedir.
Era um President Grant + Fonte de alimentação + Amplificador C.T.E International - Speedy 2 + Antena Starduster (CB - 11 metros).

President Grant

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Fonte de Alimentação - era de fabrico caseiro, construida pelo meu Pai.


Amplificador C.T.E International - Speedy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Antena Starduster (CB - 11 metros)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Claro que não se levou a antena porque estava montada do meu telhado. (lol)
Eu também fui com a minha mãe e ainda bem que fui!!!

E lá fui com a minha mãe á Gitei!
Lembro-me que o Sr. Teixeira experimentou o radio e convidou-nos para mostrar que o radio e o amplificador estavam de perfeita saúde.
Eu e a minha mãe como não percebíamos nada da coisa, apenas ouvimos o que nos disse... valores ($$$) e eu a ver aquilo tudo, uma loja cheio de equipamentos, ouvi com mais atenção o ruido do QRM em AM, senti a tecnologia do fazer Radio mas não sabia o que era isto tudo e deu-me o impulso da curiosidade.
Era um puto com 15 anos e ao ver como se ligava o radio a uma fonte de alimentação com o cabo vermelho e preto, cativou a minha atenção. Fiquei super curioso e lembrei-me que o meu pai ficava a falar no radio até mais tarde com pessoas.
Lembro-em que muita coisa veio á minha mente e estes todos impulsos ocupou a o meu cérebro!

Quando cheguei a casa, um pouco antes das 20 horas disse para minha mãe:
- Vou montar o radio...
- Onde esta o cabo da antena?
E montei... radio + antena + Fonte de Alimentação. Não sabia como ligar o amplificador por isso deixei de parte.
O que eu mais queria, era ouvir o que se passava na radio... já estava super curioso.

O radio ligou-se, estava em AM (porque o Sr. Teixeira disse que maior parte do pessoal anda em AM), a minha mãe disse que o meu Pai chamava os amigos em canal 11, não mexi  nos botões porque me disseram que assim o radio estava pronto para falar e eu andava ali todo baralhado, com a curiosidade em alta.
Corria os 40 canais varias vezes, parava uns segundos quando estavam pessoas a falarem, escutava 15 segundos e rodava novamente, encontrava outras pessoas e continuava a rodar, ia ao canal 11 e não gostava da qualidade do audio porque muitas vezes não percebia nada (era a malta toda a falarem uns por cima dos outros).
Passei quase uma hora nisto.
A minha mãe chamou-me para jantar... lembro que durante o jantar fazia varia perguntas.
A minha mãe disse-me que eu não podia falar porque não estava legal (lolololol), ela chamava a esta coisa do radio de "Radio Pirata" e contou-me que o meu pai teve que comprar um radio dos mais baratos (era o pirusas), para poder legalizar e contou coisas tipo do género, que existia  uma policia especial andava na caça das pessoas que não estavam legais. (lolololol)!!!
Eu ouvia esta toda informação e mais curioso ficava. Já estava 10000% atraído pelo Radio CB e nem reparei. Já era o meu inconsciente a trabalhar: "Radio + Radio + Radio e + Radio".
Depois disso tive que sair e a minha mente não parava de processar, estava no mundo da lua, com vontade de ir para casa para ir ao radio.

Quando regressei a casa, lá estava eu a rodar canais e parei num canal porque um senhor que estava a falar era divertido e fiquei na escuta.
Fiquei ali sempre a escuta e assim iniciou a minha vontade de falar, mas não sabia o ia dizer e continuava na escuta. Eram 2 colegas no ping e no pong e eu a ver tv e a ouvi-los.
... ... ...

Até que se despediram e eu no fim QSO digo: Boa noite ou xau ou até amanha.
O tal colega mais divertido chamou-me e convidou para subir... envergonhado e assustado só dizia "Boa noite ou xau ou até amanha",  (era a estação Biquinha, Op. Dias) e disse-me: -  vai subir ou via continuar na brincadeira.
Eu, então subi e disse: sou o Manuel, sou novo disto, não percebo nada disto, estou ouvi-lo bem e não sei o que dizer mais.
(lololololo, Muito lololol...) o Dias riu-se e á maneira dele, começou a puxar por mim fazendo perguntas para eu responder, conseguiu por-me a vontade e assim fiz o meu primeiro QSO.
Estava nervoso e suava (lolol)... a minha Mãe e Tia repararam que eu estava a falar no radio e vieram para minha beira ouvir o que falava e quando dei por ela já passavam as 2 da madrugada.
Despedi-me do Dias, disse que já era tarde  e que amanha estava no radio.

Quando disse "que amanha estava no radio" lembrei-me que os equipamentos iam ser vendidos. Não sabia quando era a venda mas tinha a certeza que era naquela semana.

Até acordei mais cedo, para ligar o radio mas ouvia pouca coisa. Lembro-me que nem sai de casa, fazia varias coisas mas sempre com atenção no radio.
No canal 11 estavam sempre pessoas, e foi nessa tarde que aprendi a escutar a confusão desse canal. Mas como não ouvia o Dias não falava com ninguém...

Entretanto chega a hora de jantar e assim chega a hora da verdade.
Peço a minha mãe para não vender o radio: - Mãe... não vendas o radio. Como eu passei de ano e ainda não me deste nada de prenda, o radio fica ser a minha prenda. Assim já nem gastas ($$$) na prenda.

A minha mãe disse que sim.
E hoje vejo que ela foi inteligente ao dizer que sim.
Ela reparou que fiquei caseiro, nem pedi para ir ter com os meus amigos ou andar de bike e assim controlava-me com facilidade.
A minha Mãe sabe muito... lolol e ainda bem que foi assim!

Já estava viciado no radio e nem sabia... era o meu novo e super brinquedo.
Em canal 11 reconheci a voz do Dias, sigui o canal para onde foi, chamei e fui recebido.
O Dias apresentou-me a muitas a muitos colegas, entretanto conheço na radio pessoas da minha idade (+/-) e assim fiz o meu grupo de amigos do radio.

Nesse tempo eram muitos operadores a fazerem radio. Muitas vezes tinha-se que escolher um canal desocupado dos 40 canais.
Comecei a ter um canal fixo... era o 26 AM onde o meu grupo de amigos estávamos por la, era o nosso paradeiro.
Muitas portadoras levei, muitas portadoras meti porque acha que era o y ou x (lol) e assim fui aprendendo.

Sem mais nem menos as minha férias grandes acabaram, comecei a estudar, alguns amigos da escola e vizinhos arrastei para mundo da radio, cheguei a ter péssimas notas por causa do radio, fiquei de castigo sem o radio, só podia fazer radio fim de semana.

O meu pior castigo foi quando a minha Mãe, teve a ideia de tirar o meu único mic para não poder falar.
Como tinha dinheiro da mesada, comprei ás escondidas um Mic dos mais baratos, e falava á noite as escondidas com phones nos ouvidos até altas horas. Cheguei ao cumulo de despedir-me dos colegas da radio para depois ir tomar banho, pequeno almoço e ir para aulas. (lolol)
As minha notas ficaram piores, estive em risco de reprovar de ano mas não aconteceu porque meti o objectivo que se passa-se de ano a minha mãe dava-me um mic pré-amplificado, uma Sadelta Echo Master Plus Classic.
Naquela altura um mic pre-amplificado era muito importante e com echo ainda melhor... (lolol)
Foram momentos espectaculares da minha infância!!
Aconteceu muita coisa boa!

Depois conheci o DX.
Falar para Espanha, França... Europa era muito gratificante!
O valorizei bastante as trocas de QSLs, e poder confirmar varias divisões.
Adorei a fase de confirmar as 50 divisões  para poder entrar no Grupo ALFA TANGO.
Foi no inicio do outono de 1998 que consegui as 50 divisões, foi um verão todo sempre a dar-lhe com W, foram as minhas ferias grande a fazer muitos DX's.
Lembro-me que eu, mais o meu vizinho (31AT134 Pedro a 50m em linha reta das nossas Avanty 170), ficávamos a acordados a noite  toda para apanharmos a propagação a abrir e caçarmos os primeiros contactos.
Até jogávamos batalha naval via radio para passar o tempo porque estávamos focados no objectivo das 50 divisões confirmadas.
Foi uma grande vitoria para mim!

Entretanto as coisas iam mudando... evolução!
A minha vida ia tomando o seu rumo, estava a crescer.
Namoradas, borgas, trabalhar, ganhar dinheiro, namoradas, caipirinhas, trabalho, €€€€€, futuro profissional e muitas outras coisas fez com que as pessoas da minha geração se esquecem-se do radio.
Lembro-me que arrumei a tralha toda, até pensei em vender mas não passei acção.
Ainda bem que não vendi!
Estive vários anos ausente da radio, com tudo desligado.

Num inverno de 2005 bateu-me a saudade do radio.
Num sábado á noite montei a tralha, ligo o radio e descubro que estava tudo diferente.
Ouvia-se poucas pessoas, não era a mesma coisa.
Não havia a confusão. lolol

Devido a isto criou-se a curiosidade de saber o que se passava nas outras frequências.
Recorri á net para tentar saber o que se passava, fui conhecendo outras bandas outros equipamentos e muitas outras coisas.
Fiz um upgrad de conhecimento bastante individual e antes aprendia-se muito via radio, com muitos QSO's e muitas noites perdidas a falarmos do que mais gostávamos.
Imagine os Tópicos do  TX&RX is nice!  , serem os temas de conversa em frequência.
Era assim que antes se fazia radio, com uma mistura de muitas diversões.

E foi assim a minha iniciação no radio.
Depois tudo aconteceu naturalmente porque quem corre por gosto sempre alcança!

O fazer Radio é o meu hobbie favorito, também faço caça submarina e pesco mas em 1º lugar é o Radio!

Para acabar em grande (lololo...) aqui ficam 2 e únicas fotos que tenho da altura:

Em 1992:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1994
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1995:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Qui 25 Abr 2024 - 3:46

Conte a sua historia como entrou neste mundo da Rádio!
É divertido.
Ate jázzz!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! - Página 2 Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos