TX RX Fórum
SWR´s e as perdas Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
SWR´s e as perdas Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


SWR´s e as perdas

4 participantes

Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty SWR´s e as perdas

Mensagem por [ThunderS] Sáb 3 Nov 2012 - 22:00

Para os que não sabem, aqui fica uma tabela que encontrei numa pesquisa pela net:

The importance of good SWR is often overrated!


Let me start with the obvious: bad SWR can kill your transceiver! But there’s more to it than that. I often see and hear ham operators going to extreme lengths to get the SWR down to absolute perfect values. Even 1:1.1 is not acceptable to some!

Allow me to put this into perspective. An SWR ratio of 1:1 means 100% of the power of your transceiver get transfered to your antenna (or transfer line). But a ratio of 1:2 doesn’t mean 50% is lost. It means 88.9% gets transfered, thus only 11% gets lost. And even with a ratio of 1:3 75% of your power still makes it to your antenna system. Unless your transmitting with huge amount of power, your transceiver will be able to cope perfectly fine with this.

To end the story, here’s a table with SWR ratios and their efficiencies:

[/tr]
SWR Radiated % Loss
1100NONE
1.398.30.08 dB
1.5960.18dB
1.891.80.36dB
2 88.90.51dB
2.581.60.86dB
3751.25dB
3.569.11.61dB
4641.94dB
555.62.55dB

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por [ThunderS] em Dom 4 Nov 2012 - 13:38, editado 2 vez(es)
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por tangará Sáb 3 Nov 2012 - 22:22

Conclusão prática :2 de estacionarias dava perca de 25% de p.a.r.se não me engano
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por [ThunderS] Sáb 3 Nov 2012 - 23:12

Não dá para se perceber bem a tabela pq o forum não está a aceitar a formatação Sad

Mas com atenção conseguem perceber a mesma!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por CT2JKJ Dom 4 Nov 2012 - 1:34

Olá

Dá para perceber a tabela. obrigado

5 de SWR já o meu radio tinha ido para o lixo Wink

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por tangará Dom 4 Nov 2012 - 10:43

O manual do 13b da G.E. e do 3-5804D mencionavam isso das swr muito explicadinho ; )
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 4 Nov 2012 - 11:09

lol!
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por tangará Dom 4 Nov 2012 - 13:09

lol não.. eu vi-me e desejei-me para portar isso via tlm X) o wifi da menina rosa do 3º esqº sempre a cair e etc, ufff tongue
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por [ThunderS] Dom 4 Nov 2012 - 13:25

tangará escreveu:lol não.. eu vi-me e desejei-me para portar isso via tlm X) o wifi da menina rosa do 3º esqº sempre a cair e etc, ufff tongue


lol! lol! lol!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por [ThunderS] Dom 4 Nov 2012 - 13:38

Finalmente... consegui colocar a tabela =)
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por tangará Dom 4 Nov 2012 - 15:14

Por definição a antena é um transdutor usado para transmitir ou receber ondas eletromagnéticas.
Qualquer condutor pode servir como antena, mas selecionar ou construir umas antena eficiente, requer um pouco de conhecimento.
Existem várias antenas, desde a mais simples as mais sofisticadas, aqui neste site vou abordar apenas as mais usadas na faixa dos 11 metros.



Antenas mais usadas na faixa do cidadão



Plano Terra - É o exemplo clássico de antena tipo omnidirecional, isto é, irradia igualmente o sinal no plano horizontal. É uma excelente antena para falar local e médias distâncias.



Antena L - É uma antena com característica "semi-direcional". Fácil e barata de fazer. O esquema segue abaixo, clique na figura para ampliar. O ajuste da estacionária na antena L é feito subindo ou descendo a vareta vertical (+), isto é modificando a distância entre as duas varetas.






5/8 de onda - É considerada uma das melhores e mais eficientes antenas para comunicação local, com o custo um pouco mais elevado em relação a plano terra, a 5/8 de onda vale a pena o investimento.


Direcional ou Yagi - Se a sua praia for DX, essa é a sua antena. Elas podem ter 2, 3 (como a foto), 4, 5, 7 ou mais elementos. Quanto mais elementos maior é o ganho (concentração do sinal na direção da transmissão ou recepção).




Dipolo - Uma das antenas mais simples e baratas. É uma antena que tem sido usada desde os primordios da rádiocomunicação. Sua simplicidade e eficiência faz com que muitos macanudos a usem, principalmente quando ainda está começando no Hobby. Clique na figura abaixo para detalhes de construção de uma dipolo. A estacionária na antena dipolo depende do seu tamanho e da sua distância em relação ao solo. Clique na figura para ampliar.









Ganho da antena


Quando dizemos que a antena tem 5dB ou 10dB de ganho, isso se traduz pela eficiência e concentração com que essa antena emite ou recebe o sinal.
As antenas do tipo direcional (Yagi) e quadra cubicas, apresentam um ganho maior em uma direção específica; Já uma antena 5/8 de onda ou plano terra distribuem esse ganho em todas as direções.
O ganho ou quantidade de dB (decibéis) que a antena possui é fundamental para a eficiência da estação. Veja tabela a baixo.

1 dB
1.25 X a potência do rádio

2dB 1.6 X a potência do rádio
3dB
2.0 X a potência do rádio

10dB 10 X a potência do rádio

Portanto uam antena de 10dB multiplicaria por 10 a potência do rádio. Se a potência máxima permitida para AM é de 7 watts, com uma antena de 10 dB (7X10=70 Watts). Se você estiver usando uma antena de 1dB de ganho precisaria de uma linear (bota) de 56Watts para ter o mesmo benefício.
É claro que é muito mais vantagem investir em uma boa antena ao invés de instalar amplificadores lineares que além de ilegais, custam caro, prejudicam a saúde e aumentam muito as chances de TVI (interferência). sunny




















avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

SWR´s e as perdas Empty Re: SWR´s e as perdas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos