TX RX Fórum
Moxon 10/11m Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Moxon 10/11m Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Moxon 10/11m

+7
31PTZ88
CT2JKJ
tangará
ALF007
Bluespoon
DanielB
joma
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Moxon 10/11m

Mensagem por joma Seg 10 Dez 2012 - 12:32

Boas,

Já verifiquei que existem por cá posts com informações e testes efectuados por colegas com antenas Moxon mas em frequencias das Bandas V e U.
O que eu gostava de saber é se algum colega já usou este esquema nos 10/11m ou abaixo, e em caso afirmativo quais os resultados?

Encontrei pela Net um esquema, que me parece ser super fácil de construir, em que julgo que a maior dificuldade será mesmo o dobrar o alumínio, dificuldade essa que penso eu, poderá ser superada, substituindo o alumínio por fio de cobre nas zonas em que temos que efectuar uma curva a 90º, sem que com isso se perca rendimento.

O projecto que encontrei está aqui:

Antena Moxon 10/11m em alumínio e pvc

A minha ideia será prolongar o tubo de alumínio de maior secção até aos 3,851m, e fazer o restante em fio de cobre ligado por corda de nylon.

Agradecem-se comentários, sugestões, e feedbacks de experiências com antenas deste tipo.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por DanielB Seg 10 Dez 2012 - 13:44

Olá Jorge.

Deixo aqui alguns links que encontrei na net, inclusive o site do projecto.
Não sei se já conhecias.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma Moxon antenna é uma mistura de Yagi com Spider Beam, não acham?
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Seg 10 Dez 2012 - 15:59

Boas,

Obrigado, pelo link, mas efectivamente já o conhecia, inclusive ele já consta aqui do arquivo do forum.

Aproveito para partilhar aqui outro link com outro método de construção (que resolve o problema de fazer as curvas em aluminio):

Antena Moxon 11m

Quanto à antena, podemos classificá-la de antena direccional, tal como o são a Yagi e a Spider/Hexa Beam. Em termos de construção e dependendo dos materiais utilizados vai-se assemelhar mais, ora às Yagis (de dois elementos) ora às Spider/Hexa Beam.

Das características que vi, verifica-se que o ganho é inferior às Yagis, mas a relação frente/costas (direccionalidade) é semelhante ou na maioria dos casos superior, sendo por isso mais silenciosa. O que eu gostaria de saber mesmo é se alguém já usou este tipo de construção em HF, e se resultados obtidos foram satisfatórios e condizentes com o que teóricamente é afirmado.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por Bluespoon Seg 10 Dez 2012 - 23:26

Boas a todos
Caro colega joma , eu costumo dobrar o tubo de alumínio de forma a vincar e depois bato com o martelo e ele ganha resistência novamente .
Espero que ajude , fica vincado mas muito resistente em curvas de ângulo recto .
73's
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Ter 11 Dez 2012 - 1:30

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esta antena parece-me bem.
Não ocupa muito espaço para uma antena direccional.
Até fiquei com vontade de construir uma e experimenta-la.
4,7 dBd é pouco ganho para uma antena direccional.
A minha antena vertical (Avanty 170 Sigma II) tem mais ganho do que esta moxon.

E se colocar mais um elemento?
E se acrescentar um director?
Como devo calcular?

Com mais um elemento deve aumentar o ganho uns 3 dBd (+/-)


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Ter 11 Dez 2012 - 1:43

Boas,

Para calcular as Moxon existe o programa que o Manuel penso que já utilizou e que esta no site do Moxon Project.

Existem lá exemplos de Moxon multibanda e julgo que também Monobanda em que acrescentam um director.

Já agora a Avanty tem mais que 4.7Dbd de ganho ou será Dbi? Para uma vertical não será muito?

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por tangará Ter 11 Dez 2012 - 2:25

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tá lá o ganho dela e não só Smile
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Ter 11 Dez 2012 - 2:38

ups... tem razão. A avanti 170 tem 5,14 dBi.
Ok, já estou mais contente e mais motivado porque a moxon tem mais ganho.

dBi = dBd + 2,15

dBi = 4,7 + 2,15

Dbi = 6,87

São quase 7 dBi .... Maravilha....
Eu já fiz uma moxen para os 446 mhz mas testei pouco tempo. Andei 2 ou 3 dias de moxen na mão e chegava bem ao repetidor de Famalicão. Tamém fiz uns contactos bacanos pelas redondezas do Porto e Gaia.

O que me chamou atenção nesta moxon para os 11 metros é que ocupa pouco espaço e tem bom ganho.
Em relação ao tamanho e ganho parece-me que é de aprovar.
Só mesmo experimentado!


Última edição por ALF007 em Ter 11 Dez 2012 - 11:07, editado 1 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Ter 11 Dez 2012 - 3:04

Bluespoon escreveu:Boas a todos
Caro colega joma , eu costumo dobrar o tubo de alumínio de forma a vincar e depois bato com o martelo e ele ganha resistência novamente .
Espero que ajude , fica vincado mas muito resistente em curvas de ângulo recto .
73's


Não estou a entender como vou conseguir dobrar (ou vincar) o tubo de alumínio.
Fico com a impressão que ao dobrar, o alumínio vai partir.
Tenho de experimentar.

Julgo que quando começar a dobrar, o alumínio vai vincar e para não partir vou batendo com o martelo.
Vou ter quer fazer varias vezes este processo de dobrar lentamente e ir batendo com o martelo.
Estou correcto?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Ter 11 Dez 2012 - 11:55

ALF007 escreveu:ups... tem razão. A avanti 170 tem 5,14 dBi.
Ok, já estou mais contente e mais motivado porque a moxon tem mais ganho.

dBi = dBd + 2,15

dBi = 4,7 + 2,15

Dbi = 6,87

São quase 7 dBi .... Maravilha....
Eu já fiz uma moxen para os 446 mhz mas testei pouco tempo. Andei 2 ou 3 dias de moxen na mão e chegava bem ao repetidor de Famalicão. Tamém fiz uns contactos bacanos pelas redondezas do Porto e Gaia.

O que me chamou atenção nesta moxon para os 11 metros é que ocupa pouco espaço e tem bom ganho.
Em relação ao tamanho e ganho parece-me que é de aprovar.
Só mesmo experimentado!

Bom Dia, Manuel

Eu faria as contas de conversão de DBd em DBi de outra forma, e mais generosa:

1 DBd = 2.15 DBi => 4.7 DBd = 2.15 x 4.7 = 10.105 DBi

Quanto à dobragem do alumínio, também é um problema para mim. Estou a pensar em socorrer-me de uma serralharia de aluminio onde comprarei o tubo e aproveitando peço para cortar (com alguma folga para acertos) e "dobrar".
De qualquer forma coloquei um segundo link, em que a solução adoptada utiliza fio de cobre grosso na zona das dobras, o que evita as mesmas. É também uma solução, embora pessoalmente acho que a primeira alternativa seja melhor, dado que juntar materiais com condutividades diferentes (comportamente electrico), levará eventualmente a mais acertos em termos de dimensões e não sei se será a melhor solução, mesmo em termos de corrosão dado que o alumínio em contacto com outros metais fica mais sujeito a problemas deste tipo.

Continuo a estudar a solução, mas penso que esta antena é um excelente compromisso, considerando os factores preço, facilidade de construção, ganho e relação frente/costas.

Estou aberto a outras propostas, se houver algum colega com alguma experiência a este nível que queira partilhar.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por CT2JKJ Ter 11 Dez 2012 - 12:19

Olá

Já ajudei a montar uma moxon para os 20 metros, mas na polarização vertical e tivemos muitos bons resultados, claro que como era monobanda foi muito fácil a sua afinação.
Utilizamos tubo telescópico de fibra de vidro (cana de pesca) e para a parte superior e inferior utilizou-se tudo de PVC, aquele que se utiliza para instalações eléctricas.
A antena durou a quase um ano, com muitos bons reportes.
Pena foi o vento que deu cabo dela.
Tambem já fiz uma para os 432Mhz e tive muitos bons resultados, e como fica muito pequena, dá para mudar de polarização muito facilmente.
Na minha opinião seria melhor utilizar alumínio, porque cobre oxida, mais tarde ou mais cedo e é muito mais pesado que o alumínio.
Se há a possibilidade de alguém o dobrar mecanicamente é sempre uma mais valia, porque fica perfeito. Tem é de fazer com que as medidas sejam as mais certas possíveis para as dobras serem feitas no sítio certo.

Aqui pode meter as frequência que quer operar e respeitar as medidas, depois só tem muito pequenos acertos conforme o sitio que a quer colocar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Download MoxGen.exe


Boa sorte

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por 31PTZ88 Ter 11 Dez 2012 - 13:07

ALF007 escreveu:
Bluespoon escreveu:Boas a todos
Caro colega joma , eu costumo dobrar o tubo de alumínio de forma a vincar e depois bato com o martelo e ele ganha resistência novamente .
Espero que ajude , fica vincado mas muito resistente em curvas de ângulo recto .
73's


Não estou a entender como vou conseguir dobrar (ou vincar) o tubo de alumínio.
Fico com a impressão que ao dobrar, o alumínio vai partir.
Tenho de experimentar.

Julgo que quando começar a dobrar, o alumínio vai vincar e para não partir vou batendo com o martelo.
Vou ter quer fazer varias vezes este processo de dobrar lentamente e ir batendo com o martelo.
Estou correcto?


Colega Alf,

Pode utilzar a técnica de encher o tubo de almuninio com areia durante a processo que assim evita-se que crie um vinco ou parta na dobra.

Esta técnica é usada em tubos de PVC e penso que poderá funcionar para o aluminio.

31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Ter 11 Dez 2012 - 15:57

Boa Tarde,

Existe um pormenor que me esqueci de referir é que as dimensões do primeiro exemplo que postei me parecem centradas nos 28Mhz, considerando uma largura de banda de 1Mhz, funcionará com um SWR aceitável entre os 27,5 e 28,5Mhz, já o segundo está centrada nos 27,8Mhz, fazendo dos 27,3 aos 28,3Mhz.

Convém pois a alguém que se proponha a cortar o alumínio para fazer a antena, pensar primeiro na frequência teorica de sintonia, simular no software existente e só depois se por a cortar, não vá o aluminio ficar curto! Very Happy

As minhas ideias sobre a construção da Antena:

Estive a verificar o aluminio em tubo que existe e verifiquei, que podemos utilizar duas varas de tubo, uma de 20mm e outra de 16mm. Como as varas que existem à venda têm 6m, a minha ideia é na serralharia pedir para cortar a de 20mm em duas (com 3m) e a de 16mm em quatro (com 1,5m). Aos 4 segmentos de 1,5m pedir para efectuar uma dobra, que forme um ângulo de 90º, na proporção de 70cm para um lado e 80cm para outro. No que diz respeito ao aluminio estamos tratados, pois em seguida só faltaram executar os cortes mais precisos, por forma a respeitar as medidas, bem como dividir um dos tubos de 20mm com 3m em dois para o dipolo. Como o tudo de 16mm encaixa com uma folga ligeira, dentro do de 20mm, pretendo abrir dois pequenos cortes nos topos deste por forma a introduzir o tubo de 16mm e apertar com uma abraçadeira, o que permitirá ajustar o comprimento da antena (frequência de sintonia), quando da sua instalação.
Para o boom (gondula), a minha ideia será utilizar tubo PPR de 25mm (1''), sendo que penso ser boa ideia reforçar o seu interior com um tubo de alumínio de 20mm, colocar dois T's nos topos e acrescentar aos mesmos tubo PPR no sentido do comprimento da antena, afim de a este podermos aparafusar os tubos de aluminio de 20mm do reflector e dipolo.

Tenho ainda dois pontos para os quais não tenho uma solução definida (bem, o atrás exposto também não é definitivo, atenção!), que são:

a) A utilização ou não de um Balun 1:1, na alimentação da antena e que tipo de Balun utilizar;
b) Peça de material não condutor que permita unir os "braços" do dipolo e do reflector e que para além de dar mais rigidez à estrutura impeçam que estes andem a "bambolear" com o vento.

Todas as sugestões são bem vindas ...

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por mouca Ter 11 Dez 2012 - 22:46

ALF007 escreveu:
Bluespoon escreveu:Boas a todos
Caro colega joma , eu costumo dobrar o tubo de alumínio de forma a vincar e depois bato com o martelo e ele ganha resistência novamente .
Espero que ajude , fica vincado mas muito resistente em curvas de ângulo recto .
73's


Não estou a entender como vou conseguir dobrar (ou vincar) o tubo de alumínio.
Fico com a impressão que ao dobrar, o alumínio vai partir.
Tenho de experimentar.

Julgo que quando começar a dobrar, o alumínio vai vincar e para não partir vou batendo com o martelo.
Vou ter quer fazer varias vezes este processo de dobrar lentamente e ir batendo com o martelo.
Estou correcto?

tem ai malta que te pode soldar isso… cortas tudo depois e só soldar..
Neste momento não tenho tido tempo mas e mais uma antena para construir
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por Bluespoon Ter 11 Dez 2012 - 23:56

ALF007 escreveu:
Bluespoon escreveu:Boas a todos
Caro colega joma , eu costumo dobrar o tubo de alumínio de forma a vincar e depois bato com o martelo e ele ganha resistência novamente .
Espero que ajude , fica vincado mas muito resistente em curvas de ângulo recto .
73's


Não estou a entender como vou conseguir dobrar (ou vincar) o tubo de alumínio.
Fico com a impressão que ao dobrar, o alumínio vai partir.
Tenho de experimentar.

Julgo que quando começar a dobrar, o alumínio vai vincar e para não partir vou batendo com o martelo.
Vou ter quer fazer varias vezes este processo de dobrar lentamente e ir batendo com o martelo.
Estou correcto?


Boas amigo
Amanhã vou tentar fazer uma dobra em video para todos perceberem a minha técnica,.
Entretanto vou tentar explicar
Dobramos o tubo sem medo de forma a ele ficar completamente vincado a 90º, depois nas duas pontinhas que vão ficar mais largas que o tubo vai de martelo para cima de um lado e outro sem deixar abrir o ângulo e vão ver como fica resistente e de uma forma muito rápida . Não tenham medo de vincar o tubo que ele só parte na desdobrarem .
Testem primeiro.
Boas dobragens
73
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Ter 18 Dez 2012 - 3:22

Boas noites amigos.

Amanha, de manha vou comprar os alumínios, abraçadeiras, e tubo PVC para fazer o esqueleto / suporte da Antena Moxon 11 e 10 metros.

E como vai a construção dos meus amigo?
Hum?

Como vão fazer o esqueleto / suporte da Antena?

Eu vou fazer com tubo pvc (tubos de agua), mais ou menos parecido como esta na imagem:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Primeiro construo a antena... depois com antena afinada faço o suporte com segurança mais que suficiente.
Em breve vou mostrando umas fotos e quem sabe uns vídeos. (lolol)

Mas falem-me do vosso bricolage Moxon...

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por Açoreano Ter 18 Dez 2012 - 9:18

força no projecto . e vai colocando fotos. I like this!
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por DanielB Ter 18 Dez 2012 - 9:43

O colega ALF tem rotor?
Ficará um pouco difícil movimentar a antenória, a menos que vá ao chapéu. lol!
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Ter 18 Dez 2012 - 11:37

ALF007 escreveu:Boas noites amigos.

Amanha, de manha vou comprar os alumínios, abraçadeiras, e tubo PVC para fazer o esqueleto / suporte da Antena Moxon 11 e 10 metros.

E como vai a construção dos meus amigo?
Hum?

Como vão fazer o esqueleto / suporte da Antena?


Bom Dia, Manuel.

Em termos de construção, tenho a planificação já feita. Tem-me faltado tempo para ir à uma serralharia de aluminio para mandar cortar o dito.
De qualquer forma mudei alguma coisa em relação, ao que está descrito na imagem, a saber:

Cheguei à conclusão que as medidas que o autor utilizou para "desenhar" a antena e colocar no software foram:

Tubo: 18mm
Fequência de Sintonia: 28 Mhz

O meu projecto:

Pretendo cortar o aluminio, de forma a que a frequencia de sintonia seja ajustável de 27,5Mhz até 28,5Mhz. Assim utilizarei o seguinte material:

1 x Tubo 6m de Alumínio 19mm cortado ao meio => 2 x 3m Tubo 19mm
1 x Tubo 6m de Alumínio 16mm cortado em 4 => 4 x 1,5m Tubo 16mm (dobrar este tubo a 90º na proporção de 80cm para um lado e 70cm para outro)
2 x Placa Alumínio 250mm x 100mm x 8mm (placas que serão aparafusadas ao Boom para suporte dos elementos)
1 x Placa Alumínio 100mm x 100mm x 8mm (placa aparafusada ao boom para ligação ao mastro)
1,5m x Tubo Aluminio 40mmx20mmx2mm para o Boom
1 x Placa de Cozinha em PVC da loja do Chinês para o isolamento entre os elementos e o Boom
2 x Tubo PVC 12mm com 25cm para fazer a ligação do Driven ao Reflector e aumentar a segurança da estrutura.
Parafusos, porcas e anilhas quanto baste.

Para isolar os elementos (Reflector e Driven) da restante estrutura aparafusarei à placa que liga ao boom por cima e por baixo duas placas de PVC (do Chines) de igual dimensão, sendo que a de baixo será cortada ao meio e retirada a largura do boom (20mm). Ou seja placas de PVC:

2 x Placa PVC (250mm x 100mm) - Uma para o reflector e outra para ao Driven
4 x Placa PVC (115mm x 100mm) - Duas para o reflector e duas para o Driven

Para impedir que os parafusos (4x) que permitem a ligação dos elementos à placa, entrem em contacto com a placa de aluminio, abrirei nas placas de aluminio (250x100) quatro orificios com um broca craneana com cerca de 10mm de diametro e preencho os mesmos com material isolante.

Para fazer a ligação entre os tubos de 19mm e 16mm, abrirei os pequenos rasgos nos tubos de 19mm e utilizarei abraçadeiras para apertar. Quanto a antena estiver devidamente ajustada, colocarei também um parafuso, anilhas e porca para dar mais segurança.

As minhas dimensões de projecto calculadas pelo Sw disponível no MoxonProject são:

Frequencia de Sintonia: 27,5 Mhz
Tubo: 18mm

A - 3922,9 mm
B - 526,9 mm
C - 175,5 mm
D - 752,2 mm
E - 1454,7 mm

Espero que o texto apesar de longo seja compreensivel. Prefiro fazer assim pois não tenho nenhum jeito para desenhar.

O preço comercial normal de uma antena destas ronda os 170 a 200€ mais portes. Com a solução atrás descrita espero gastar bastante menos como podem imaginar.


73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Ter 18 Dez 2012 - 13:28

Eu centrei a antena nos 27,800:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Comprar o alumínio é barato.
Julgo que com 50€, no máximo faço a antena.
O cabo RG213 vai ser mais caro do que antena!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por mouca Sáb 29 Dez 2012 - 1:23

boas malta encontrei um esquema de um colega fazer uma Quadra-cúbica deixo aqui umas fotos do colega a dobrar alumínio

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Torno de bancada um parafuso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vamos la ver se para o principio do ano meto mãos a obra
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por mouca Qui 3 Jan 2013 - 1:20

já temos projetos em marcha ?
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por ALF007 Qui 3 Jan 2013 - 1:30

Boas mouca!

Obrigado pela dica das fotos, é uma excelente referencia.
Os meus tubo são ligeiramente mas grosso, vou ter que por areia dentro dos tubos para não partirem ou vincar.
Não tenho tido tempo.
Vou ter que sair da cama de manha para me dedicar á construção.
Normalmente tenho as manhas livre mas custa sair da cama... lolol

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por joma Qui 3 Jan 2013 - 1:52

Boa Noite,

Nem de propósito hoje contactei uma serralharia de alumínio minha conhecida e propuseram-me soldar os tubos a 90º que dizem que fica mais resistente. Como o preço para soldar até não é nada de especial, vou aproveitar. Em principio para a semana já deve ter algum material reunido.

Para quem como eu desesperou à procura de abraçadeiras para isolar os elementos, aqui vai um link para a página de o importador da Stauff cá em Portugal:

Saicipo

Achei o preço bem acessível, comparado com mandar vir de fora. Parece-me que tem todo o tipo de abraçadeiras (plásticas, metálicas, etc).

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por mouca Qui 3 Jan 2013 - 14:45

Obrigado pela info.. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] muito útil .
Eu tbem não tenho tido tempo. tbem vou ter de comprar alumínio que o que tenho não chega, tbem vou optar pela solda, fica mais robusto..
Vamos la ver se em fevereiro tenho a minha pronta
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Moxon 10/11m Empty Re: Moxon 10/11m

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos