TX RX Fórum
Balun's Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Balun's Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Balun's

5 participantes

Ir para baixo

Balun's Empty Balun's

Mensagem por joma Seg 14 Jan 2013 - 22:52

Boa Noite,

Ando a pensar em construir dois balun's:

Um Balun 1:1 para a minha Moxon cujo material está a chegar;
Um balun 1:4 para uma delta loop que penso vir a instalar;

Tenho visto por aí na Net, vários esquemas, mas aqueles que me parecem mais adequados são uns cujos núcleos são "ar", ou sejam são construídos sobre um tubo de PVC, que são mais interessantes pois não têm problemas de saturação e aquecimento (das ferrites e toroides), sendo que por isso suportam mais facilmente potências superiores.

O problema que tenho é que enquanto para o 1:4, já encontrei esquemas e "medidas" para o fazer utilizando fio de cobre eléctrico flexível de 2.5mm (no caso dois enrolamentos), procurem por delta loop e aparece um exemplo, para o 1:1, os esquemas que tenho visto usam sempre fio de cobre esmaltado AWG 16 (neste caso três enrolamentos), que não consigo encontrar em Portugal e do estrangeiro o preço cá colocado fica para cima de um dinheirão e tira-me logo a vontade de construir um e em pensar em optar por um Ugly Balun.

Gostaria de saber se algum colega tem algum esquema de um Balun 1:1, com núcleo de ar, em que se utilize fios de cobre de instalações eléctricas, ou em alternativa um vendedor em Portugal de fio de cobre esmaltado a preços acessíveis, de preferência com venda ao metro.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Bluespoon Seg 14 Jan 2013 - 23:23

Boas
Também quero aprender a fazer esses Balum's , se poder deixe uns links .
Vendedor com venda a metro? é melhor procurares um rebobinador de motores, o rebobinador com quem eu trabalho quando está bem disposto (depois do almoço) até me oferece uns metros grandes.
A outra forma é desmontar transformadores do tipo 300VA halogéneo ferro-metálicos que teem lá dentro fio ao molho.lol.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por [ThunderS] Seg 14 Jan 2013 - 23:52

Também tenho estado a ver baluns 1:1, pois vou precisar.

A solução de uglyballun, parece-me muito dispendiosa..
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por joma Seg 14 Jan 2013 - 23:59

Boa Noite,

Um pouco de teoria:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

com exemplos práticos dos mais variados tipos de Balun's.

O Balun 4:1 com a utilização de fio de cobre de electricidade:

Delta Loop - Balun 4:1

O Balun 1:1

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero em breve acrescentar mais links sobre o assunto.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Bluespoon Ter 15 Jan 2013 - 0:30

joma escreveu:Boa Noite,

Um pouco de teoria:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

com exemplos práticos dos mais variados tipos de Balun's.

O Balun 4:1 com a utilização de fio de cobre de electricidade:

Delta Loop - Balun 4:1

O Balun 1:1

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero em breve acrescentar mais links sobre o assunto.

73,


Gostei.
I like this!
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Coutada Ter 15 Jan 2013 - 0:54

Boas
Sem nucleo tens este
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A forma da bobina é um tubo de PVC de 25 a 40 mm de diâmetro. Para operar a partir de 80 metros, cada enrolamento terá 15 espiras. O diâmetro do fio isolado não é crítico, desde que suporte a corrente proporcionada pela potencia do sinal TX.

Mas dicas deste link
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por CT2JKJ Ter 15 Jan 2013 - 10:31

Olá

Fica aqui mais um link

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por joma Ter 15 Jan 2013 - 11:08

Coutada escreveu:Boas
Sem nucleo tens este
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A forma da bobina é um tubo de PVC de 25 a 40 mm de diâmetro. Para operar a partir de 80 metros, cada enrolamento terá 15 espiras. O diâmetro do fio isolado não é crítico, desde que suporte a corrente proporcionada pela potencia do sinal TX.

Mas dicas deste link
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Boas,

Agradeço a rápida resposta.

Esse esquema de balun de 1:1 é semelhante ao que eu coloquei, embora o exemplo que postei tenha um nucleo de ferrite.
O problema é que na maior parte dos exemplos o fio utilizado é o fio de cobre esmaltado e não o fio de cobre flexivel usado nas instalações electricas. Será que usando o fio das instalações electricas se obtem um resultado satisfatório?

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por CT2JKJ Ter 15 Jan 2013 - 11:17

Olá
O fio esmaltado tem um verniz que é isolante e o outro fio de cobre normal não tem esse isolante, e depois penso que o diâmetro desses fios tem muita influencia para o que se quer fazer. Penso eu de que.

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por CT2JKJ Ter 15 Jan 2013 - 11:22




Uma grande quantidade de dispositivos e componentes eletrônicos como bobinas, motores, solenoides, relés, e choques de RF são “fabricados” com fios esmaltados das mais diver- sas espessuras. O projetista e o montador, frequentemente, se veem diante de grandes dificuldades para calcular a quantidade de fio esmaltado necessária a uma aplicação, assim como para determinar a espessura de um fio que seja aproveitado de um componente fora de uso, ou encontrado numa bobina em estoque sem especificações. Como fazer tudo isso é o que veremos neste artigo


Newton C. Braga*


Os fios esmaltados, também chamados de AWG ou magnéticos, são condutores de cobre recobertos por uma fina capa de esmalte isolante.
Estes fios, ao contrário do que muitos pensam, são completamente isola- dos de modo que, ao enrolarmos uma bobina, mesmo que as espiras fiquem umas sobre as outras, entre elas não existe nenhum contato elétrico.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por [ThunderS] Ter 15 Jan 2013 - 12:42

Este assunto das espiras tem tanto pormenor que baralha...

[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por joma Ter 15 Jan 2013 - 14:24

Boas,

O problema é onde encontrar o fio de cobre esmaltado, e o respectivo preço quando comparado com o fio de cobre de instalação eléctricas com a mesma secção.

Cá em Portugal, só encontrei à venda o esmaltado na Castro Electrónica!

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por CT2JKJ Ter 15 Jan 2013 - 15:04

Olá

Estive a ver na net, há por ai algumas casas comerciais que vendem, agora o preço não consegui ver. E aqui no trabalho tambem não deixa abrir algumas paginas.

Coloque no google " fio de cobre esmaltado preço" e aparece alguns links.

Um colega nosso comprou fora do nosso pais e na altura disse-me que saia mais barato, mesmo com os portes.
Ver se falo com ele...........

Um abraço e boa sorte
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Coutada Ter 15 Jan 2013 - 18:59

Boas TX&RX is nice!
Esse fio tem em oficinas de fazem reparações de motor eu por cá tenho 3 casas perto lol!
Mas na minha opinião não compliquem façam com qualquer fio isso funciona...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por joma Ter 15 Jan 2013 - 19:08

Coutada escreveu:Boas TX&RX is nice!
Esse fio tem em oficinas de fazem reparações de motor eu por cá tenho 3 casas perto lol!
Mas na minha opinião não compliquem façam com qualquer fio isso funciona...

Caro Coutada,

Era precisamente essa a minha dúvida. Será que mantendo o diâmetro do núcleo e o número de espiras (principalmente este), mas usando fio de cobre de instalações eléctricas do flexível, a coisa não manterá os mesmos resultados?
É que o referido fio de cobre, é bastante mais fácil de arranjar, inclusive com diâmetros superiores, o que permitirá aguentar uns W's a mais! Very Happy

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Coutada Ter 15 Jan 2013 - 19:39

Boas
Se fizeres umas pesquisas pela web vais ver que alguns baluns de fabrica tem fio de 1mm e aguentam 1000w por isso podes tirar algumas conclusões.
Cool
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Bluespoon Ter 15 Jan 2013 - 23:43

Sim colegas , pelo que tenho visto o fio isolado e o fio esmaltado funcionam na fabricação de balum's. já a indução entre as espiras vai variar, tal como funcionar a ar ou a ferrite.
eu não tenho experiência nos balum's mas sei que varia, logo as medidas terão de ser diferentes.
Pelo que vi já não sei onde , 7 voltas de rg58 com 1,4Mt fáz um balum, mas 15 espiras X3 fio V 1,5mm fáz outro tipo de balum, isto está muito confuso na minha cabeça. hehehe.
tenho a certeza que está par cá alguém com mais experiência e nos vai esclarecer .
quero ter a certeza da antena e do balum que vou fazer, e dai o meu interesse .
Abraços e corrijam-me se eu estiver errado.(que estou de certeza)hehe
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Balun's Empty Re: Balun's

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos