TX RX Fórum
Uniciclo Roda robótica pára em pé sozinha Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Uniciclo Roda robótica pára em pé sozinha Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Uniciclo Roda robótica pára em pé sozinha

Ir para baixo

Uniciclo Roda robótica pára em pé sozinha Empty Uniciclo Roda robótica pára em pé sozinha

Mensagem por ALF007 Sáb 2 Jul 2011 - 21:00

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Todo o robô está acondicionado dentro de uma única roda: motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora.[Imagem: Cieslak et al.])

Robô uniciclo

Pesquisadores poloneses colocaram de pé o ovo de Colombo da robótica.

Patryk Cieslak e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Cracóvia construíram a primeira roda robótica auto-estabilizada.

O chamado "robô uniciclo" tem sido desenhado em todos os quadrinhos e filmes de ficção científica.

Na prática, porém, nenhuma tentativa tinha logrado êxito até agora.

O desafio está em construir uma roda que consiga parar de pé, sem qualquer tipo de apoio, e se movimentar autonomamente sem cair.

Um robô que se sustente sobre uma roda assim terá uma mobilidade imbatível, capaz de se movimentar em qualquer espaço onde ele consiga entrar.

Todo o robô de Cieslak está acondicionado dentro de uma única roda: seu motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora.

Roda auto-estabilizada

O equilíbrio da roda robótica é dado por um peso móvel que se desloca para as laterais da roda para alterar o equilíbrio do uniciclo.

Se a roda começa a cair para a direita, por exemplo, três sensores detectarão o movimento: um inclinômetro para detectar a inclinação, mais um acelerômetro e um giroscópio para detectar mudanças de direção.

Os sinais dos três sensores são enviados para um circuito de controle, que move o peso para o outro lado, para funcionar como contrapeso.

Fazendo esses ajustes várias vezes por segundo, o sistema mantém a posição vertical das rodas.

Visão e navegação

"Há muitos usos potenciais para este tipo de robô por causa de seu corpo fino, da construção simples, boa mobilidade e tração, e a eficiência de usar apenas uma roda," diz Cieslak.

Ele contou que o próximo passo é controlar o rolamento do robô, possivelmente usando o mesmo sistema de peso móvel para dar direção ao robô conforme ele se move, antes de equipá-lo com visão e sensores extras que permitirão que ele navegue autonomamente.

Bibliografia:
The mono-wheel robot with dynamic stabilisation
Patryk Cieslak, Tomasz Buratowski, Tadeusz Uhla, Mariusz Giergiela
Robotics and Autonomous Systems
Vol.: Available online
DOI: 10.1016/j.robot.2011.05.002
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos