TX RX Fórum
Cp-5 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Cp-5 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Cp-5

4 participantes

Ir para baixo

Cp-5 Empty Cp-5

Mensagem por [ThunderS] Sex 27 Set 2013 - 15:28

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Boas,

Arranjaram-me uma Diamond CP-5.

Como estou nas limpezas e reparações, abri este topico, onde irei partilhar com vocês algumas fotos e experiências.

Para começar, já deu para ver que a antena tem alguns defeitos de fabrica, que deveriam ser reforçados. Algo que irei fazer, como nos pontos de solda dos traps.

A fixação dos radiais à antena, também considero que seja um ponto negativo. É de varão enrroscado, onde, com porca, contra-porca, se apertam os mesmos.

Também terei de os substituir, pois os varões partiram-se todos na desmontagem da antena, visto que estavam oxidados.

Logo que possa, coloco fotos.

abraços
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por ALF007 Sex 27 Set 2013 - 16:19

I like this! 
Força nisso!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por CT2GGX Sex 27 Set 2013 - 21:28

[ThunderS] escreveu:Boas,

Arranjaram-me uma Diamond CP-5.

Como estou nas limpezas e reparações, abri este topico, onde irei partilhar com vocês algumas fotos e experiências.

Para começar, já deu para ver que a antena tem alguns defeitos de fabrica, que deveriam ser reforçados. Algo que irei fazer, como nos pontos de solda dos traps.

A fixação dos radiais à antena, também considero que seja um ponto negativo. É de varão enrroscado, onde, com porca, contra-porca, se apertam os mesmos.

Também terei de os substituir, pois os varões partiram-se todos na desmontagem da antena, visto que estavam oxidados.

Logo que possa, coloco fotos.

abraços
há pessoas com sorte
só a mim não me aparece uma dessas Surprised
mas força nisso gostava de conhecer essa antena "por dentro"
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por [ThunderS] Sáb 28 Set 2013 - 13:11

Obrigado pelo apoio.

Irei expor as fotos da antena, e até pode ser que me dêem dicas para a reparação da mesma.

Outra coisa que reparei, é que tal como diz as caracteristicas, é uma antena que suporta apenas 200W. Pois, pelo diametro do material usado para a bobine, não se espera que suporte mais que isso.

Para uma antena, de 400€, bem poderia ser mais robusta.

Outra coisa, que me dá ideia, é que é fácilimo transformá-la numa CP6.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por [ThunderS] Sáb 28 Set 2013 - 14:37

Aqui ficam as fotos prometidas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um trap de um radial completo, com as respectivas borraxas de isolamento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A borracha de isolamento do trap.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O trap sem a borracha de isolamento e a indicação (setas) dos locais que fixam o tubo de protecção do trap (bobine).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um dos pontos fracos da antena, que é um dos que tenho de reparar, em todos os radais. Ou seja, o varão enrroscado que apoia o radial e que vai apertar num anel na base da antena, usando uma porca - contra - porca para isso, como se pode ver na foto seguinte.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os 2 aneis, onde vão apertar os radiais, onde é visivel a contra porca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se bem se lembram das setas acima, que indicavam os locais de fixação, podem ver aqui que foi necessário furá-los, para remover o tubo de aluminio que protege a bobine.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A "dita cuja"!! Podem verificar mais um ponto fraco, de fábrica, que são os pontos de soldadura dentro das bolas vermelhas. Partem-se com grande facilidade. Na realidade, o do lado direito, já estava partido. Irei reforçar todos os pontos de solda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
No ponto 1, temos o arrebite de fábrica, quem mantem "esticada" a bobine. No ponto 2, seria um outro arrebite, com uma chapinha muito fininha (local onde partiu a soldadura, ou seja, partiu-se a chapinha), onde por sua vez, este arrebite e respectiva chapinha, dão a continuidade da condução entre o trap e a base da antena.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui está a o que referi acima, o tubo de aluminio onde oarrebite está agarrado. O tubo de aluminio, nesta foto, não está no respectivo local. As marcações feitas a caneta, que são visiveis na foto, mostram a parte de aluminio que fica dentro do isolamento de plastico.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui está o problema já demonstrado anteriormente, mas agora com mais pormenor. Alguém tem ideias de como fazer algo assim??
O tubo de aluminio exterior, tem 2 cm´s de diametro. Depois, no "cu" do tubo, entra um outro tubo, de diamentro inferior, mas este por sua vez é fechado, mas sustenta o varão enrroscado... não faço ideia de como fazer isto...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui está o interior do tubo de cima. É visivel, o que eu disse, ou seja, um tubo de aluminio de menor diamentro, entre dentro do tubo de 2 cm´s e é totalmente fechado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ponto 1 - tubo de 2 cm´s de diamentro. Ponto 2 - Varão enrroscado partido e a porca. Ponto 3 - Uma anilha de mola e o respectivo tudo fechado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui está um outro radial, que também já estava a rachar o aluminio.. como referi, ponto fraco destas antenas.


Os aneis de suporte, vou mandar fazer a um torneiro. Como disse, é fácil adaptar/transformar a CP5 numa CP6, é comprar o radial (no caso de não querer fazer um) custa 50€ no "Espanhol", e visto que vou mandar fazer os aneis de suporte, em vez de os aneis terem, um 3 e o outro 2 furações, passam a  ter 3, 3 cada um.

O problema dos aneis, é fácil de resolver... mas, como resolver o problema do fecho do tubo de aluminio e o respectivo suporte do varão enrroscado ?!?

Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por RedWarrior Qua 2 Out 2013 - 2:12

Boas!
Boa foto-reportagem... é sempre bom haver quem partilhe as suas "bricolas", pois eu próprio já tive tentado na aquisição de uma antena dessas, felizmente mudei de ideias!
Parece-me realmente, independentemente da performance, uma antena demasiado frágil para o valor de aquisição!
Espero realmente que essas fracturas sejam reparáveis, e que daqui a algum tempo, possamos ter por cá reporte dos testes!
73, Miguel.
TX&RX 
RedWarrior
RedWarrior
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por CT2GGX Ter 15 Out 2013 - 10:26

RedWarrior escreveu:Boas!
Boa foto-reportagem... é sempre bom haver quem partilhe as suas "bricolas", pois eu próprio já tive tentado na aquisição de uma antena dessas, felizmente mudei de ideias!
Parece-me realmente, independentemente da performance, uma antena demasiado frágil para o valor de aquisição!
Espero realmente que essas fracturas sejam reparáveis, e que daqui a algum tempo, possamos ter por cá reporte dos testes!
73, Miguel.
TX&RX 
Para a marca em questão esperava bastante
melhor realmente é muito frágil.
Mas estou certo que se reforçares isso tudo vai ficar bastante melhor...
boa bricolage...Very Happy 
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cp-5 Empty Re: Cp-5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos