TX RX Fórum
Antena G5RV – 10 A 80 Metros Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena G5RV – 10 A 80 Metros Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena G5RV – 10 A 80 Metros

Ir para baixo

Antena G5RV – 10 A 80 Metros Empty Antena G5RV – 10 A 80 Metros

Mensagem por ALF007 Sáb 23 Jul 2011 - 6:39

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Aviso Importante!
1º- Esta antena é de “banda larga”, ou seja, tem sua ressonância em uma “ampla” (e bota ampla nisto!) gama de frequências.
2º- Deve ser utilizado obrigatoriamente um acoplador de antenas! Não utilize sem um, pois seu equipamento poderá ser danificado.
3º- Altura mínima de instalação, 10 metros.
4ºApesar de muita gente usar cabo coaxial de 50^ e ou fita de TV, isto não condiz com o artigo original de Mr. Louis Varney! A nossa experiência não os recomenda de modo algum, pois pode haver sérios problemas de RFI/TVI!
5º- Instale a linha aberta, o mais longe possível de mastros, torres, antenas parabólicas, antenas de TV externas, bem como os fios de telefone.
6º- Esta antena possui algumas vantagens em relação às dipolos, porém não é uma antena silenciosa. Se quer silêncio vá para VHF/UHF!
7º- Apesar de não ser muito normal, a instalação dessa antena em forma de “V” invertido, não irá produzir resultados espectaculares.
8º- Ninguém disse que o ângulo entre as “pernas” de uma antena em forma de “V” invertido, deve ser exactos 90º (noventa graus). Pode-se usar de 110º até cerca de 160º sem nenhum problema!
9º- Os dois lados são simétricos, ou seja, com as mesmas dimensões; o comprimento total de ponta a ponta é de 31,13 metros.

Confeccionando a antena:
Linha Aberta:
Material, fio de cobre de 2mm.
Espaçamento de 5cm.
Material dos espaçadores: Isolante (não use PVC, acrílico ou fita de TV)! O acrílico deteriorasse (esfarela) com a acção do tempo!
Comprimento entre 4.90metros e 10.90 metros.
Valor nominal aproximado: 10,35 m

Ligação directa da linha aberta ao cabo coaxial:
Não utilize nenhum tipo de balum! Excepto se desejar um Choque de RF (lê-se choque e não choque), de 6 a 8 espiras do próprio cabo coaxial, em uma forma isolante (plástico, PVC, etc), com aproximadamente 15 cm de diâmetro, não embolando as espiras!
Distribua de modo uniforme nesta forma, como uma bobina e as fixe. Atenção, para 15 cm x 6 espiras, serão necessários 7 m a mais de cabo coaxial. Este valor deve estar situado entre um mínimo de 5,50 m e um máximo de 8,50m, sendo que esses comprimentos, são muito mais importantes, que o próprio diâmetro da forma!
Não utilize em hipótese alguma uma forma não isolante, de metal por exemplo!

Cabo coaxial (75Ω) ao equipamento:
Tipo RG-6 ou RG-59 (fino), ou RG-11 (grosso).
Comprimento mínimo do cabo coaxial, 21 metros. Portanto, 21 m +7 m do “choque”, são 28 metros no total de cabo coaxial.
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos