TX RX Fórum
Filipe Silva - Apresentação Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Filipe Silva - Apresentação Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Filipe Silva - Apresentação

4 participantes

Ir para baixo

Filipe Silva - Apresentação Empty Filipe Silva - Apresentação

Mensagem por Filipe Silva Seg 9 Dez 2013 - 20:32

Olá, foi com enorme agrado que descobri este fórum, felicito desde já o seu fundador e todos quantos têm contribuído para a manutenção e divulgação do mesmo.

Estive a ler algumas das histórias de apresentação dos membros e para além de ter gostado muito da forma como as contaram, também eu, me revi em muitos daqueles pormenores de como tudo começou...

A minha história não será diferente da de muitos de vós, a rádio e o interesse pela eletrónica começou pelos meus 13 anos com os "walkie talkie", primeiro a falar com os meus amigos vizinhos e depois a escutar os “macanudos” da CB e a tentar que eles me escutassem…

Até que um dia, um deles respondeu-me! Na altura fiquei assustado, pois achei que só os ouvíamos e nunca seria possível falar com eles, só anos mais tarde entendi que os ditos "walkie talkie" escutavam todo o espectro dos 27 Mhz mas só emitiam, com muito baixa potência, nos 27,125 Mhz (Canal 14 em AM).

Um emigrante em França estava de férias em Portugal e estacionado perto da minha casa, a rodar canais parou no 14 e ficou a escutar a conversa que estava a fazer com o meu amigo José Carlos, o vizinho da frente e o compincha das brincadeiras da altura.
Comentou algo, eu respondi e ele respondeu-me! Eu desliguei tudo e fui espreitar pela persiana para tentar descobrir quem tinha conseguido entrar naquela frequência Smile
Percebi então que afinal podíamos ser ouvidos!

Naquele Verão de 1988, na nossa rua, estacionou uma roulote a vender peças feitas em vidro, cujo artista as fazia com um maçarico e com vidro de lâmpadas fluorescentes…
O que nos chamou a atenção não foram as peças em vidro, mas o facto de a roulote ter uma grande antena instalada no tejadilho (Avante 170) e os carros também terem antenas.
Metemos conversa com aquele que foi o meu padrinho da rádio (Sr. Garcia) com a estação “Arte em Vidro com Garcia” onde nos explicou resumidamente o mundo da CB e nos mostrou a sua base cobra 2000 GTL instalada num dos carros.

Ficamos maravilhados com toda aquela tecnologia e as infinitas possibilidades que nos abria o mundo da CB.
Faço aqui a homenagem ao Sr. Garcia porque aquele homem, devido às suas excelentes recomendações e com a paixão com que falou da rádio, tinha acabado de influenciar toda a minha vida profissional.

Seguimos as duas recomendações dadas pelo Sr. Garcia:

– Compramos o livro Guia prático da banda do cidadão da coleção de livros “tempos livres” e devoramos cada página com um enorme entusiasmo. Simulávamos conversas como se estivéssemos no rádio para praticar o código Q.

– No final do Verão e depois de juntar dinheiro a vender jogos do spectrum aos amigos, eu e o meu amigo José Carlos compramos o rádio que nos tinha sido recomendado pelo Sr. Garcia, o Cobra 19 Plus e uma antena de móvel para instalar na beira da janela Smile

Os meus conhecimentos de eletrónica na altura eram tão bons que tentei ligar o rádio com um transformador de 12 Volt de 500 mA (o rádio nem deu sinal de vida).
Lá pedimos ajuda a um vizinho, mais velho, que eu soube depois que também tinha rádio CB e a experiência necessária de nos recomendar uma fonte de alimentação de 10 Amperes e nos construiu uma antena de 3 radiais (pé de galo).

Nasceu assim a minha estação “Onça 4” e a do meu amigo “Dragão”.

Seguiram-se anos de muitas horas passadas na rádio, muitas rodinhas, muitos DX, muitas diretas e muitas invenções eletrónicas.

Aos 17 anos, pela experiência autodidática em eletrónica consegui o meu primeiro emprego na Philips como técnico de eletrónica.
Especializei-me nas telecomunicações com as centrais telefónicas, instalação e reparação.
5 anos depois, mudo para a Nokia onde entro na reparação GSM.
Fiz o curso de eletrónica da SGO e frequentei o curso de eletrónica e computadores no ISEP
Em 1998 fiz o exame para amador onde me foi atribuído o indicativo CT2HSQ

Depois de uma carreira profissional que se direcionou para a área da gestão de pessoas, liderança de equipas e formação empresarial, hoje o rádio ainda funciona como um escape, um hobby que me ajuda a desligar de tudo e uma saudável forma de continuar ligado à componente técnica e de comunicação.

Esta é a minha história, espero que tenham gostado da partilha, da mesma forma como eu gostei de ler as vossas.

Podem seguir-me e visitar-me na minha página do facebook que criei especificamente para reunir os amigos e temas da Rádio.

Filipe Silva no Facebook

Abraço,
Filipe Silva
Filipe Silva
Filipe Silva
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Filipe Silva - Apresentação Empty Re: Filipe Silva - Apresentação

Mensagem por pmr1989 Seg 9 Dez 2013 - 21:11

Bem vindo aqui ao Tx Rx amigo Filipe.

Tem aí uma ótima história, gostei de ler.

Bons contactos, estamos aqui para ajudar, e com a sua experiência, ser ajudados também.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Filipe Silva - Apresentação Empty Re: Filipe Silva - Apresentação

Mensagem por ALF007 Seg 9 Dez 2013 - 22:26

Boas noites  Filipe Silva

Adorei ler a sua historia.
Gosto mesmo de ler as historias do pessoal quando e como abrasaram o mundo do Radio.
Excelente apresentação.
Tenho a dizer-lhe que também conheci o Sr Garcia, Arte em Vidro com Garcia. Conheci na festa do Senhor de Matosinhos, em Matosinhos (claro) lolol, não me lembro que idade tinha mas era miúdo e andava no clico.

Bem vindo ao  TX&RX is nice! 
Disponha sempre e divirta-se.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Filipe Silva - Apresentação Empty Re: Filipe Silva - Apresentação

Mensagem por PMR3657 Seg 9 Dez 2013 - 23:31

Bem Vindo ao TX&RX is nice! 

Grande História!  I like this! 
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Filipe Silva - Apresentação Empty Re: Filipe Silva - Apresentação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos