TX RX Fórum
O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

2 participantes

Ir para baixo

O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Empty O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

Mensagem por ALF007 Qui 26 Dez 2013 - 23:11

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

SunSDR2-transceptor - é um sistema de up-to-date da comunicação de rádio amador nas faixas de frequências de HF e VHF com o processamento de sinal digital. Este dispositivo é considerado a trabalhar com o PC via Ethernet (LAN) sem instalar os drivers ou via Wi-Fi. Receptor baseia-se no princípio da conversão directa, do transmissor - a síntese directa.

Descrição do SunSDR2 transceptor
Este transceptor foi elaborado sujeito ao trabalho de longa data da empresa sobre a questão do equipamento SDR-técnico. Ele combina vantagens da conversão direta e síntese direta de sinais de rádio, a saber: alta rejeição de imagem para recepção e transmissão, alta bloqueando faixa dinâmica. Interface para conexão com o PC - rede local (Ethernet LAN) permite o trabalho remoto com o transceptor, usando a rede local. Por exemplo, transceptor pode ser localizado no barraco de rádio junto com quilowatts amplificadores barulhentos, eo operador pode realizar conexões no PC, sentado em uma tranquila dezenas planas metros.

Principais recursos
- Receptor independente separado com base em direto Down Conversion (DDC)
- Transmissor independente separado, baseado no Up Conversão Direta (DUC)
- Modo Full ou half-duplex
- Interruptor de antena para 2 antenas em HF
- Built-in de energia metros e SWR metros em HF
- Built-in de energia metros em VHF
- Conector de controle externo para outros dispositivos, 10 teclas poderosas com coletor aberto
- Conector ALC para amplificadores de potência externos
- Entrada Jack para conexão PTT pedal
- Entrada Jack para conexão de CW-chave
- Saída Jack para fones de ouvido, impedância de 8-10000 ohm
- Entrada de microfone Jack para microfone de eletreto
- Conector de microfone com PTT Yaesu MH-31, que contém o microfone, o botão PTT e 3 botões funcionais adicionais
- Proteção contra reversão polairty
- Interface Ethernet LAN fornece isolação galvânica entre transceptor e PC
- Transceptor calibrações são mantidos no interior do dispositivo. Não há necessidade de calibragem primário
- Possibilidade de controle remoto. PTT pedal e CW-chave estão ligadas ao painel, microfone e-Coder - para o PC
- Para o trabalho normal do transceptor PC deve ter as seguintes características do sistema. Transceiver pode trabalhar com mais up-to-date plataformas, que ultrapassam os requisitos do sistema.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Descrição da construção do transceptor SunSDR2
SunSDR2 é realizada no dia 4 - camadas PCB, 160х160 tamanho мм. A maioria dos componentes é colocada em uma camada. Esta placa é colocada na estrutura de alumínio anodizado luz 165х165х35 mm de tamanho. Na tampa superior da armação existe um radiador para a remoção de calor. Sistema de arrefecimento passivo é usado no transceptor em conta de convecção de ar natural.
Receiver (parte de rádio-freqüência) é dividido em duas partes separadas para HF e VHF. Diagrama de blocos completo é apresentado a seguir na aplicação com fotos.

Receptor de banda HF é composto dos seguintes nós funcionais:
-   Antena alternar - permite escolher a fonte do sinal, vindo do primeiro ou do segundo conector de antena, e também se conecta ao transmissor estes conectores de antena no modo de TX. Com este modo half-duplex do transceptor duplex interruptor da antena ou pode ser organizada.
-   atenuador - permite entrar atenuação do sinal para a 20dB de nível ou nível 0 dB (sem atenuação), se não for necessário.
-   unidade BPF - consiste de 9 suboctave filtros passa-banda com o qual uma faixa de 0-65 MHz é coberto. É composto por LPF adicional com a freqüência de banda de 65 MHz passagem para a pesquisa panorâmica de toda a faixa de HF ou para o trabalho em diferentes bandas amadoras por 2 receptores independentes.
-   Pré-amplificador - permite aumentar o sinal depois de filtros para 12 dB nível ou pode ser desligado.
Aqui termina a parte analógica do receptor gama HF.

Receptor de banda VHF é composta pelos seguintes nós funcionais:
-   Antena - interruptor . realiza a antena alternar entre transmissor e receptor
-   atenuador - permite entrar atenuação do sinal para a 20dB de nível ou nível 0 dB (sem atenuação), se não for necessário.
-   Preamp 1 - permite aumentar o sinal para o nível de 26 dB ou pode ser desligado.
-   unidade BPF - é composto de 2 filtros de passagem de banda VHF. Primeiro filtro é de banda estreita, que abrange faixa de freqüência 144-148 MHz, segundo filtro que tenha uma gama passa-banda larga de 95-148 MHz.
-   Preamp 2 - permite aumentar o sinal após os filtros para o nível de 12 dB ou pode ser desligada.
Aqui termina a parte analógica do receptor gama VHF.

O coração do receptor é uma especializada RF-unidade LTM9001CV-BA, que consiste em ADC de alta velocidade com taxa de amostragem de 160 MHz e um amplificador operacional com ganho de 20 dB. Esta unidade produz conversão instantânea analógico para digital de todos os sinais de rádio de entrada. Após a conversão do sinal transforma-se no código digital. Todas as outras conversões são executadas de uma forma digital e são o conjunto de funções matemáticas. Um sinal, conversei por RF-unidade vem com o esquema lógico programável (FPGA), que tem 2 (que será possível utilizar 4) DDC quadratura independente - receptores. A principal tarefa da DDC - receptor é a transferência dos sinais de entrada da região de alta freqüência para a região de baixa freqüência e receber IF sinais em quadratura (com o 90 ° turno). Em seguida o sinal entra no PC através da rede local (ethernet ou Wi-Fi), para posterior processamento. Refira-se que a primeira DDC - receptor é usado para demodulação do sinal de entrada, processamento de DSP e dando para fones de ouvido, segundo DDC - receptor é usado apenas para o cálculo e mapeamento espectro no panadapter do software ExpertSDR.
Aqui não é um bloco-diagrama de firmware FPGA.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Figura 1. Dois receptores de quadratura independentes dentro FPGA)

NXP Cortex-M3 LPC1778 MCU executa funções de controle do relé, por ExtCtrl conversão de sinal do conector do sensor de corrente de PA e poder metros / SWR metros e transferência de dados entre o PC e receptores / transmissores do transceptor. Todo o processamento básico, a saber: a filtragem, demodulação, processamento digital de sinais (NB, NR, NF, ANF) ocorrem dentro do PC com a ajuda de SDR-software.

Transmissor baseia-se na síntese directa de sinais de rádio e está separada fisicamente do receptor. Esta forma de construção transceptor permite usar receptor e transmissor simultaneamente, trabalhando em modo full duplex ou utilizando o transmissor como gerador de sinal, eo receptor como analisador de espectro.

O coração do transmissor é um chip Digital Up Converter especializada (DUC) . QI-sinais gerados em FPGA são transmitidos pelo bus de forma digital para o chip DUC. DUC produz operações matemáticas em IQ-sinais e gera um sinal do tipo de modulação necessário. Sinal gerado é transformada a partir da forma digital para analógico por um embutido do conversor digital-para-analógico (DAC). DAC trabalha com taxa de amostragem de 640 MHz e tem 14 bits de resolução. Chip de DUC presente é capaz de cumprir a síntese sinal direto de qualquer forma de 0 a 300 Mhz faixa de freqüência. Há LPF na saída DUC com corte 220MHz listra para componentes de alta freqüência filtração inerente aos conversores digitais / analógicos. Após este LPF há comutação de sinais de HF e VHF transmissor. Como é sabido, os diferentes elementos impulsionando são usados ​​em bandas de freqüência de HF e VHF, incluindo estágios de saída poderosos, por isso a sua eficaz para separar HF e VHF.

O transmissor está separada em duas partes:. HF e VHF transmissor HF é baseado no amplificador de potência de duas fases. Primeira fase é baseada no chip OPA2674. Chip é composto por dois amplificadores de potência de banda larga, compreendidos pelo circuito de ponte, e funciona de uma gama de 1 MHz a 75 MHz de ligação entre as fases anteriores e seguintes, em que o receptor é cumprido por transformadores de banda larga. Segunda etapa é baseada em push-pull circuito em RD16HHF RF transistores MOSFET. Fase Transistor trabalha em classe AB e consome 1,2 A no modo de repouso. Correntes do preconceito são formadas automaticamente pelo controlador. Taxa de aquecimento do transistor é dirigido para o radiador. Esta etapa é capaz de desenvolver a energia até 20 W, que é passada ainda para o receptor. Próxima etapa é a unidade LPF. Na unidade LPF há 7 filtros passa-baixa de terceira ordem. Nível de Supressão destes filtros para além da faixa de freqüência de aprovação é o suficiente para obter a supressão geral curva harmônica de 50-60 dB. Alguns filtros cobrir duas bandas amadoras de rádio, por exemplo, 10 MHz e 14 MHz, 18 MHz e 21 MHz, porque as curvas harmônicas de bandas inferiores não entrar no mais elevado. Nó funcional próximo do receptor é SWR metros e medidor de energia. Nesta parte de controle de potência de saída transceptor tem lugar e sua carga SWR. No caso de cabos de aço sobrecarga ao determinada taxa, o sistema dá uma mensagem no visor do software e automaticamente e reduz o poder de muda-lo. Em seguida, trata interruptor de antena, descrito abaixo.

VHF transmissor também se baseia no circuito de dois estágios. Na primeira fase do emissor de VHF existe um chip do amplificador de potência de banda larga PIG-6286. Por meio do sinal de ligação capacitiva impulsionado é dado para o próximo estágio amplificador. Estágio de saída é baseado no Mitsubishi RF módulo de potência RA08H1317M. Este módulo de potência dá até 10 W de potência de saída para carregar no MHz-170 MHz faixa de freqüência 135. Impulsionado sinal é filtrado por LPF com a banda de frequência de passagem de 170 MHz. Na saída do LPF existe um medidor de potência de saída. Sinal filtrado é dado para carregar através de interruptor de antenas.
SunSDR2 foi concebido de tal forma que o software pode atualizar ExpertSDR FPGA e firmware microcontrolador automaticamente, entretanto transceptor será dotado de novas funções, que irão trabalhar durante toda a vida do produto.

Para o transceptor HF tem um built-in switch antena 2, dando a possibilidade de trabalhar para 2 antenas tanto com duplex e half-duplex. Para a faixa de VHF 2M há apenas um conector de antena. Na figura 2 existe um circuito impresso com os conectores de antena montados.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Figura 2 - conectores transceptor de antena (1 e 2 - para o HF e 3 - para VHF).)

Ambos os chips, ADC e FPGA aquecer a placa com força suficiente, portanto, há uma base de alumínio de espessura, fixo, do outro lado do tabuleiro (Figura 3).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Figura 3 - Base de alumínio de remoção de calor)

Interface LAN permite o uso de pontos de acesso Wi-Fi, proporcionando trabalho sem fio do PC e transceptor, tornando-o mais conveniente. De utilizador de PC pode ser em qualquer lugar num plano, enquanto que o emissor-receptor pode estar num lugar, por exemplo, em cima da mesa, ligado ao amplificador poderoso. Além disso, opcionalmente, o ponto de acesso pode ser integrado dentro SunSDR2 transceptor para reduzir a quantidade de dispositivos adicionais. Este ponto de acesso é uma pequena unidade de up-to-date do padrão 802.11n.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Figura 4 - Unidade de WiFi podem ser opcionalmente integrado dentro SunSDR2 transceptor.)

Valor comercial de SunSDR2 transceptor sem opção WiFi ______ 1.960 USD
Prazo aproximado de liberação mercado ___________ 15 jul 2012
Ethernet a cabo e software CD são fornecidos com seu transceptor.
Você pode comprar além transceptor alimentação EE-PS-02 15В 5А _ 70 USD.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outras apresentações do O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Copiado / colado e traduzido pelo google:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Empty Re: O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

Mensagem por ALF007 Qui 26 Dez 2013 - 23:15


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Empty Re: O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

Mensagem por ALF007 Dom 29 Jun 2014 - 10:34

Sun SDR 2 a ser construído!





__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Empty Re: O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

Mensagem por PMR3657 Dom 29 Jun 2014 - 11:35

Muito Bom!  I like this! 
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor Empty Re: O DUC / DDC HF / VHF SunSDR2 transceptor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos