TX RX Fórum
Radio cb homologado Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Radio cb homologado Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Radio cb homologado

+2
31PTZ88
tigre
6 participantes

Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Radio cb homologado

Mensagem por tigre Ter 7 Jan 2014 - 15:34

Boas meus Amigos,

Gostaria de saber quais os radios da banda do cidadão que são homologados em portugal. Obrigado.
tigre
tigre
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Ter 7 Jan 2014 - 16:09

tigre escreveu:Boas meus Amigos,

Gostaria de saber quais os radios da banda do cidadão que são homologados em portugal. Obrigado.

Segundo as disposições da Anacom os rádios devem de forma sumária obedecer às seguintes disposições no aviso Publicado no D.R. n.º 138 (Série III), de 16 de Junho de 2000:

1 Watts de potência de portadora em AM
4 Watt em pico para SSB
4 Watts de potência de portadora para FM

Faixa de frequências permitidas: 26.960 MHz e 27,410 MHz com o primeiro canal a começar nos 26.965 Mhz e o último nos 27.405 Mhz (40 canais)

Relativamente às questões das marcas CE e outras, atente-se o que diz o mesmo aviso:

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 10º do Decreto-Lei nº 47 2000, de 24 de Março, que estabelece o regime jurídico aplicável à utilização do Serviço Rádio Pessoal, banda do Cidadão (CB). O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) torna público o seguinte:

1 - É permitida a livre circulação e utilização de estações de CB transportadas por cidadãos estrangeiros nas suas deslocações temporárias no território nacional que ostentem as seguintes marcas:

a) Marca CE, nos termos da legislação aplicável;
b) Uma das seguintes marcas adoptadas pela Conferência Europeia das Administrações de Correios e de Telecomunicações (CEPT), nos termos das decisões e recomendações aplicáveis:

    - CEPT PR Y (em Y representa o símbolo do país responsável pela emissão do certificado de homologação).
    - Rxxxx PR27 (em que xxxx representa o número da entidade que emitiu o certificado de homologação).

2 - É igualmente permitida a livre circulação e utilização de estações de CB nas situações previstas no nº 1 nos termos de acordos reciprocidade celebrados para o efeito, mediante a representação da correspondente carta de circulação e desde que as estações de CB ostentem a marcação nesta indicada.

29 de Maio de 2000. - O Presidente do Conselho de Administração, Luís Filipe Nunes Coimbra Nazaré.

Após esta pequena introdução, e respondendo directamente ao colega, do meu conhecimento o único rádio que actualmente temos disponível com modo de operação SSB incluido é o President Jackson II. Com apenas AM/FM penso que existiram muitos mais.

Se outros colegas têm conhecimento de outros rádios dentro destas disposições, cheguem-se à frente  Very Happy 
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por tigre Ter 7 Jan 2014 - 17:44

Muito Obrigado Amigo Pedro.

73/51
tigre
tigre
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por toiosoiovoio Qua 8 Jan 2014 - 14:14

Posso acrescentar que recentemente  (2 dias) pedi informações semelhantes semelhantes à ANACOM.

A minha questão ia no sentido de saber que documentos deveriam esta na minha posse, caso fossem solicitados pelas autoridades, visto que a idea era ter o CB no carro.

A resposta foi a seguinte...

Acusamos a receção do mail em referência, que nos mereceu a melhor atenção e informamos o seguinte:

O Decreto-Lei nº 47/2000, 24 de Março, estabelece o regime jurídico aplicável à utilização do Serviço Rádio Pessoal - Banda do Cidadão (CB).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A utilização do serviço CB exige registo prévio na ANACOM. Para o efeito, deve apresentar formulário instruído com os elementos que permitam a sua identificação e pagar a correspondente taxa de registo, no montante de EUR 74.82.

Sugerimos uma consulta ao Balcão Virtual [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (035) onde poderá encontrar o requerimento mencionado e proceder ao pagamento da taxa.

O que deverá apresentar será o certificado de registo que lhe é atribuído pela ANACOM.

Os equipamentos funcionando em modulação angular (FM) e em modulação de amplitude (AM), que, de acordo com ao artºs 18º, 19º e 36º do Dec.-Lei nº 192/2000 de 18 de Agosto tenham a sua conformidade avaliada através de um dos procedimentos previstos no referido Diploma, não carecem de licenciamento, conforme estabelece o artº 4º do Dec.-Lei nº 47/2000, de 24 de Março.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A figura de homologação de equipamentos deixou de existir, devendo aplicar-se os procedimentos constantes do DL-192/2000 de 18 de Agosto, que aprova o regime de livre circulação, colocação no mercado e colocação em serviço no território nacional dos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações, bem como o regime da respetiva avaliação de conformidade e marcação, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva 1999/5/CE do Parlamento Europeu e do Conselho.

Assim, não são emitidas licenças de CB e os equipamentos a utilizar deverão estar de acordo com o referido.
Poderá ter a declaração de conformidade do equipamento, no entanto, esta não é obrigatória.

Para esclarecimento adicionais relacionados com este assunto deverá contactar o Serviço de Atendimento ao Público, todos os dias úteis, das 9h00 às 16h00, através da linha verde de utilização gratuíta 800 20 6665 ou pelo telefone 217211000.


Ainda não li tudo....mas parece-me que esta informação está espalhada por vários sitios e complica a consulta.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Qua 8 Jan 2014 - 14:21

A resposta que recebeu corrobora a leitura que eu tinha feito do dito decreto lei e avisos associados.

Ou seja não existe homologação ou registo de equipamentos, estes apenas têm que respeitar a questão das potências, modos e os canais de funcionamento ditados em decreto
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por ALF007 Qua 8 Jan 2014 - 14:50

Boas tardes...

Radio homologado com FM, AM e SSB só existe o President Jackson II?

Tudo de bom até jazz?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por toiosoiovoio Qua 8 Jan 2014 - 14:58

Parece-me que é isso mesmo...no entanto temos Decreto-Lei com vários artigos e reportam a outros Decretos ou avisos da ANACOM, também publicados em Diário da Republica....não é fácil...

Exemplo de excerto extraido do Decreto-Lei nº 129 de 2000...

"SECÇÃO II
Colocação no mercado
Artigo 7.o
Condições de colocação no mercado
1 — Só podem ser colocados no mercado os aparelhos
que satisfaçam os requisitos essenciais aplicáveis referidos
no artigo 4.o, tenham sido objecto de procedimento
de avaliação de conformidade e estejam devidamente
marcados, nos termos constantes do presente diploma.
2 — Nas situações referidas no n.o 3 do artigo 4.o,
e quando estejam em causa aparelhos já colocados no
mercado, é permitida a sua manutenção no mercado
pelo período indicado na decisão a que se refere o n.o 4
do artigo 4.o
"

e o artigo 4º diz o seguinte.....

"SECÇÃO I
Requisitos
Artigo 4.o
Requisitos essenciais
1 — São aplicáveis a todos os aparelhos os seguintes
requisitos essenciais:
a) A protecção da saúde e da segurança do utilizador
ou de qualquer outra pessoa, incluindo
as disposições quanto aos objectivos e condições
de segurança previstos no Decreto-Lei
n.o 117/88, de 12 de Abril, com excepção das
disposições relativas à aplicação do limite de
tensão;
b) Os requisitos de protecção contidos na Portaria
n.o 767-A/93, de 31 de Agosto, e demais legislação
aplicável.
"

Enfim...

e isto também não me parece nada claro....

"Artigo 18.o
Normas harmonizadas
1 — Presumem-se conformes com os requisitos essenciais
aplicáveis os aparelhos conformes com as normas
harmonizadas pertinentes ou com partes dessas normas
que abranjam esses requisitos essenciais e cujos números
de referência tenham sido publicados no Jornal Oficial
das Comunidades Europeias (JOCE).
"


 Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad 
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Qua 8 Jan 2014 - 15:07

Amigo Manuel,

Para sermos rigorosos  Very Happy devemos dizer assim:

Rádio que cumpra com o disposto no aviso Nº 138 de Junho de 2000 com os Modos de FM, AM e SSB, que eu conheça é o President Jackson II  Smile 

ALF007 escreveu:Boas tardes...

Radio homologado com FM, AM e SSB só existe o President Jackson II?

Tudo de bom até jazz?
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por toiosoiovoio Qua 8 Jan 2014 - 15:11

Já agora questiono de que forma um Jopix Itaca não cumpre este aviso.

Estou a ficar preocupado  Shocked 
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Qua 8 Jan 2014 - 15:21

Caro toiosoiovoio,

A informação que aqui mostra é geral a equipamentos de telecomunicações e também admito que só server para confundir, no entanto havendo regulamentação especifica sobre o funcionamento de estações do Serviço Rádio Pessoal, Banda do Cidadão (CB) que é o caso do aviso nº138 que eu referi, na minha opinião este prevalece e torna as coisas bastante claras

Aproveito o tópico para também referir lago que normalmente causa alguma polémica, e que admito ter sido verdade nas antigas regulamentações agora revogadas pelas actuais (ainda não me dei ao trabalho de as comparar), neste momento não encontro nada que o proíba, falo da utilização de antenas direccionais com ganho no serviço de CB.

Não vejo no decreto lei Decreto-Lei n.º 47/2000, de 24 de março ou nos avisos  publicados a 16.06.2000 ou Aviso de 10.10.2000, publicado a 24 de outubro nada que efectivamente o proíba.

Esta informação pode ser consultada na página  da Anacom onde estão concentradas as regulamentações para o CB em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



toiosoiovoio escreveu:Parece-me que é isso mesmo...no entanto temos Decreto-Lei com vários artigos e reportam a outros Decretos ou avisos da ANACOM, também publicados em Diário da Republica....não é fácil...

Exemplo de excerto extraido do Decreto-Lei nº 129 de 2000...

"SECÇÃO II
Colocação no mercado
Artigo 7.o
Condições de colocação no mercado
1 — Só podem ser colocados no mercado os aparelhos
que satisfaçam os requisitos essenciais aplicáveis referidos
no artigo 4.o, tenham sido objecto de procedimento
de avaliação de conformidade e estejam devidamente
marcados, nos termos constantes do presente diploma.
2 — Nas situações referidas no n.o 3 do artigo 4.o,
e quando estejam em causa aparelhos já colocados no
mercado, é permitida a sua manutenção no mercado
pelo período indicado na decisão a que se refere o n.o 4
do artigo 4.o
"

e o artigo 4º diz o seguinte.....

"SECÇÃO I
Requisitos
Artigo 4.o
Requisitos essenciais
1 — São aplicáveis a todos os aparelhos os seguintes
requisitos essenciais:
a) A protecção da saúde e da segurança do utilizador
ou de qualquer outra pessoa, incluindo
as disposições quanto aos objectivos e condições
de segurança previstos no Decreto-Lei
n.o 117/88, de 12 de Abril, com excepção das
disposições relativas à aplicação do limite de
tensão;
b) Os requisitos de protecção contidos na Portaria
n.o 767-A/93, de 31 de Agosto, e demais legislação
aplicável.
"

Enfim...

e isto também não me parece nada claro....

"Artigo 18.o
Normas harmonizadas
1 — Presumem-se conformes com os requisitos essenciais
aplicáveis os aparelhos conformes com as normas
harmonizadas pertinentes ou com partes dessas normas
que abranjam esses requisitos essenciais e cujos números
de referência tenham sido publicados no Jornal Oficial
das Comunidades Europeias (JOCE).
"


 Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad 
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Qua 8 Jan 2014 - 15:25

Fácil  Very Happy começando na potência:

AM 4W
FM 4W
USB 12W
LSB 12W

Terminando no espectro de frequencias que permite: 25.165 - 29.695 MHz.

Esse rádio é o que as lojas apelidam de "10/11 metros para exportação" de forma a evitarem problemas com algum regulador.

toiosoiovoio escreveu:Já agora questiono de que forma um Jopix Itaca não cumpre este aviso.

Estou a ficar preocupado  Shocked 
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por toiosoiovoio Qua 8 Jan 2014 - 17:15

OK..tinha ideia que estas potências eram com o rádio alterado mas afinal não...com alteração fica 10W AM e FM e 20W SSB Embarassed  
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por mouca Qua 8 Jan 2014 - 19:34

31PTZ88 escreveu:Fácil  Very Happy começando na potência:

AM 4W
FM 4W
USB 12W
LSB 12W

Terminando no espectro de frequencias que permite: 25.165 - 29.695 MHz.

Esse rádio é o que as lojas apelidam de "10/11 metros para exportação" de forma a evitarem problemas com algum regulador.

toiosoiovoio escreveu:Já agora questiono de que forma um Jopix Itaca não cumpre este aviso.

Estou a ficar preocupado  Shocked 


Pelo que li o radio e legal ..
JOPIX ITACA

 
Características:
Código:

 Emissor-receptor móvel CB/27Mhz
  Canais: 40 Modos: AM/LSB/USB/FM.
  Frequência: 26.965 a 27.405 Mhz.
  Potência em Tx: 4W. (AM/FM) 12W.(SSB)
  Impedancia: 50 Ohms.
  Alimentação: 13,8 VCC.

Fonte : germanolopes

pelo que li :

Ao abrigo do Decreto-Lei nº. 47/2000 de 24 de Março, CAPÍTULO II, "Não carece de licenciamento radioeléctrico a utilização de estações de CB."
Com o novo Decreto-Lei nº. 47/2000 de 24 de Março, deixou de haver licenciamento para estações de CB e passou a haver um licenciamento único para o utilizador da estação ou estações.


Quer isto dizer que, depois de se licenciar, bastando somente preencher o modelo 035 e pagando a taxa vitalícia (para toda a vida) de 74,82 Euros, a ANACOM, logo na altura, lhe emite o "Certificado de Registo" que o habilita a operar o número de equipamentos que quiser, desde que os mesmo cumpram a norma Europeia.

pelo que li :

Não há uma listagem fixa, pois tudo depende dos fabricantes. O que manda a norma Europeia, que Portugal adoptou, é que os equipamentos comercializados têm que ter o selo autocolante com o símbolo C E, a DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE do fabricante como o aparelho está dentro da norma, só podendo emitir com uma potência máxima de 4 W em FM, 1 W em AM, LSB e USB.

Mas podem ler estas e outras respostas : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por 31PTZ88 Qua 8 Jan 2014 - 19:51

Interessante de facto, mas indo directamente à fonte, no Site da Anacom que no fim do dia são as que prevalecem, podemos encontrar as definições de potência máxima para as classes de emissão permitidas

As potências especificadas no aviso Nº 138 de Junho de 2000 da Anacom que detalham as condições técnicas das estações CB são:

1 Watts de potência de portadora em AM
4 Watt em pico para SSB
4 Watts de potência de portadora para FM

Como podemos assegurar que o Jopix somente imite com 1 Watt de portadora em AM ou 4 Watt de pico em SSB? Lol, estas potências são ridículas mas são as que vêm especificadas…

Eu cá para mim guiava-me pelo que diz o regulador e não pelo o que dizem os comerciantes, mas cada um sabe de sim Very Happy

Lá que há uma confusão e desinformação geral sobre o tema do CB em Portugal, lá isso há, mas também se fosse só sobre esta matéria...
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por Ghost007 Qui 9 Jan 2014 - 12:37

Ao que sei, o Jopix Itaca vem (ou pelo menos vinha) limitado, de fábrica a essas potências. Mas ha sempre possibilidade de fazer alterações... Very Happy
Ghost007
Ghost007
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por toiosoiovoio Qui 9 Jan 2014 - 14:51

Da pesquisa que fiz, todos os site referem "Potência em Tx: 4W. (AM/FM) 12W.(SSB)"

Depois os site portalpmr.com tem lá uma mod para 10W em AM e FM e 20W em SSB.

Nunca encontrei, com pena minha, indicação de que o rádio fosse de origem, equipamento que transmiti em 1W AM e 4W em FM os SSB.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por Ghost007 Qui 9 Jan 2014 - 17:59

toiosoiovoio escreveu:Da pesquisa que fiz, todos os site referem  "Potência em Tx: 4W. (AM/FM) 12W.(SSB)"

Depois os site portalpmr.com tem lá uma mod para 10W em AM e FM e 20W em SSB.

Nunca encontrei, com pena minha, indicação de que o rádio fosse de origem, equipamento que transmiti em 1W AM e 4W em FM os SSB.

Há varios rádios semelhantes ao Jopix Itaca.
Da mesma forma que 'abres' a potência ao rádio também dá para 'fechar' a potencia ao rádio.
Resumindo, se leste no portalpmr.com como fazer a mod para subir tb fazes para descer.

De tudo o que li e percebi, já não existe a tal homologação obrigatória (ou secalhar existe, ja nem sei), portanto há que ter em atenção, apenas, as potencias irradiadas e espectro de frequencias, coisa que é possível fazer no Jopix Itaca (nem que seja no potenciometro no painel frontal)! Very Happy

Ao que sei, os primeiros Jopix Itaca traziam as potencias limitadas com possibilidade de efectuar o mod para export e o modo europeu/italia que tinha exactamente as potencias e frequencias que a ANACOM exige, mas, hoje já pode ser diferente.
Ghost007
Ghost007
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por ALF007 Sáb 12 Nov 2022 - 0:30

Bom dia Amigos!

Vamos acordar este tópico, que é muito importante para quem gosta da Banda Cidadão (CB).

Que rádios  são legais na CB?
Que rádios / equipamentos são Homologados pela ANACOM?


Esta pergunta e esta duvida é muito importante para os portugueses que adoram a CB.
Todos juntos vamos atualizar é tópico e vamos ser sinceros, por favor.
Que equipamentos  podemos utilizar legalmente com todos os modos AM, FM, USB e LSB?
Qual a listagem dos rádios homologados da ANACOM?

Sabem?
Como provar o que é homologado?
Como ter a certeza?
O temos de fazer para ter a certeza?

Vamos ligar há ANACOM?
Vamos enviar um e-mail há ANACOM, a perguntar quais são os equipamentos homologados?

Vai ter quer ser, para sabermos o que estamos fazer TX & RX.

Diga algo de sua justiça e aprendemos todos juntos.
Vamos há procura da verdade e legal.
Até jazz!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Radio cb homologado Empty Re: Radio cb homologado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos