TX RX Fórum
Link FRN legalidade Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Link FRN legalidade Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Link FRN legalidade

+7
31PTZ88
pmr1989
PMRzPMR
mouca
ALF007
paulo lucio
musico
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Link FRN legalidade

Mensagem por musico Ter 11 Nov 2014 - 13:16

Boas malta ando a pensar fazer um link pmr la para a minha zona para ficar ligado a um programa de FRN, a minha duvida é em termos legais que cuidados a ter se não ha problema ou se alguem me vem chatear por causa daquilo, e ja agora quais os melhores equipamentos para fazer esta brincadeira Smile
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Ter 11 Nov 2014 - 18:37

Por o link como estaçao portatil! 0.5w de potencia antena do proprio radio....
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por ALF007 Qua 12 Nov 2014 - 0:49

Mesmo assim é ilegal.
A legislação proíbe qualquer tipo de retransmissão.

- Mesmo assim é ilegal. A legislação proíbe qualquer tipo de retransmissão.

Não querendo armar-me em "espertinho direitinho" ... mas se querem mesmo saber a verdade, aqui esta.

Para aprofundar a  Legislação que estabelece o regulamento de PMR446 em Portugal, com todo o detalhe, clique no seguinte link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por ALF007 em Qui 13 Nov 2014 - 1:22, editado 1 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qua 12 Nov 2014 - 10:47

Estive a ler o topico que me enviou e se eu o colocar no carro ligado a um pc portatil com uma banda larga ? deixa de ser fixo ....

E não acho que seja retransmissão ele recebe e tramite não retransmite nada ... a meu ver mas pronto é sempre complicado interpretar legislação
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qua 12 Nov 2014 - 13:51

Ha esses erros de clarificaçaonpor parte de quem faz a lei... o melhor para tirar duvidas é ir á anacom ou mandar mail para la a expor a duvida
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qua 12 Nov 2014 - 15:07

paulo lucio escreveu:Ha esses erros de clarificaçaonpor parte de quem faz a lei... o melhor para tirar duvidas é ir á anacom ou mandar mail para la a expor a duvida

Ninguem ainda fez isso por aqui ?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por mouca Qua 12 Nov 2014 - 16:05

Boas,
Não sei se reparam mas no fórum existe já alguns tópicos falar deste tema.

Pedia au staff do fórum que desse uma limpeza para que a casa não fique confusa.

musico escreveu:Boas malta ando a pensar fazer um link pmr la para a minha zona para ficar ligado a um programa de FRN, a minha duvida é em termos legais que cuidados a ter se não ha problema ou se alguem me vem chatear por causa daquilo, e ja agora quais os melhores equipamentos para fazer esta brincadeira Smile

Sim pode ter problemas, como já foi dito em alguns tópicos e proibido retransmissões..

O resto e só confusões..

Equipamentos aconselho: Silvercrest Twintalker PMR446 qualidade e preço não têm igual



paulo lucio escreveu:Por o link como estaçao portatil! 0.5w de potencia antena do proprio radio....

Desculpe mas o que afirmou não esta correto …… se der uma leitura no decreto-lei nada fala em estações portáteis mas sim “b) Configurarem apenas estações móveis;”

Mais uma vez convido a pesquisar sobre

Estações portáteis
Estações moveis  
Estacoes base



ALF007 escreveu:Mesmo assim é ilegal.
A legislação proíbe qualquer tipo de retransmissão.

- Mesmo assim é ilegal. A legislação proíbe qualquer tipo de retransmissão.

Não querendo armar-me em "espertinho direitinho" ... mas se querem mesmo saber a verdade, aqui esta.

Para aprofundar a  Legislação que estabelece o regulamento de PMR446 em Portugal, com todo o detalhe, clique no seguinte link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse tópico deveria ter sido criado de novo.

Esse tópico foi alterado as respostas que la tem e só para confundir malta



musico escreveu:Estive a ler o topico que me enviou e se eu o colocar no carro ligado a um pc portatil com uma banda larga ? deixa de ser fixo ....

E não acho que seja retransmissão ele recebe e tramite não retransmite nada ... a meu ver mas pronto é sempre complicado interpretar legislação

Esse tópico foi alterado as respostas que la tem e só para confundir malta..




paulo lucio escreveu:Ha esses erros de clarificaçaonpor parte de quem faz a lei... o melhor para tirar duvidas é ir á anacom ou mandar mail para la a expor a duvida

Não existem erros nenhuns esta la tudo escrito e em português
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty adenda

Mensagem por PMRzPMR Qua 12 Nov 2014 - 16:10

a melhor solução para qualquer duvida é perguntar por email para a anacom.. é o conselho da própria instituição, que estuda caso a caso e dá o seu parecer. Boa sorte (; Idea e poquê isso? assim, cada utente tem 1 resposta positiva ou não por mail, e se for aprovado, ja tem uma defesa perante a fiscalização oficial
PMRzPMR
PMRzPMR
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qua 12 Nov 2014 - 17:12

PMRzPMR escreveu:a melhor solução para qualquer duvida é perguntar por email para a anacom.. é o conselho da própria instituição, que estuda caso a caso e dá o seu parecer. Boa sorte (;  Idea e poquê isso? assim, cada utente tem 1 resposta positiva ou não por mail, e se for aprovado, ja tem uma defesa perante a fiscalização oficial

Irei enviar alguém sabe se ha algum email especifico para o efeito ou qualquer email geral da anacom serve?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qua 12 Nov 2014 - 17:14

Que eu saiba so mesmo o geral... depois se o colega tiver disponibilidade e queira pode por por aqui a resposta ou mandar me mp?
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Qua 12 Nov 2014 - 18:03

Boa tarde,

Para não fugir muito ao tópico, e como já expliquei noutro tópico algures, para a Anacom e na gíria das radiocomunicações, existem 3 tipos de estações de radiocomunicações:

Estação Movel ( movel propriamente dito - viaturas e afins - e portateis);
Estação de Base ( os vulgares repetidores e links de interligação);
Estação Fixa ( as estações que nós costumamos denominar por base não sei porque, que são as estações de controlo de redes entre outras. Aqui também estão incluidas casas, quarteis, postos, enfim tudo o que tem um rádio a servir de "base", se é que me faço entender).

Isto é a denominação usada pela Anacom, quando esta autoridade se refere a estações de rádio. Com base nisto, cada um interprete a lei referente à norma Europeia 446, como quiser. O que lá está, como já disse o colega Mouca, e muito bem, está em Português.

Este tipo de duvidas já foi debatido aqui, esmiuçado, interrogado à Anacom, falado aqui e ali, penso que duplicar informação sobe o mesmo, só baralhará quem se encontra a ler estes assuntos pela 1ªvez.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por mouca Qua 12 Nov 2014 - 19:52

pmr1989 escreveu:Boa tarde,

Para não fugir muito ao tópico, e como já expliquei noutro tópico algures, para a Anacom e na gíria das radiocomunicações, existem 3 tipos de estações de radiocomunicações:

Estação Movel ( movel propriamente dito - viaturas e afins - e portateis);
Estação de Base ( os vulgares repetidores e links de interligação);
Estação Fixa ( as estações que nós costumamos denominar por base não sei porque, que são as estações de controlo de redes entre outras. Aqui também estão incluidas casas, quarteis, postos, enfim tudo o que tem um rádio a servir de "base", se é que me faço entender).

Isto é a denominação usada pela Anacom, quando esta autoridade se refere a estações de rádio. Com base nisto, cada um interprete a lei referente à norma Europeia 446, como quiser. O que lá está, como já disse o colega Mouca, e muito bem, está em Português.

Este tipo de duvidas já foi debatido aqui, esmiuçado, interrogado à Anacom, falado aqui e ali, penso que duplicar informação sobe o mesmo, só baralhará quem se encontra a ler estes assuntos pela 1ªvez.

73s,


I like this! o TX&RX is nice!
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por PMRzPMR Qua 12 Nov 2014 - 21:39

paulo lucio escreveu:Que eu saiba so mesmo o geral... depois se o colega tiver disponibilidade e queira pode por por aqui a resposta ou mandar me mp?
tem todo direito e interesse de mandar mail específico sobra a matéria; a vantagem é ser elucidado por quem de direito, sem desprimor para a ajuda que outros colegas estão aqui a dar-lhe; procure numero gratis deles e peça para onde envia email sobre a matéria pmr446 . cumprimentos
PMRzPMR
PMRzPMR
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 10:09

Ja mandei email á anaconda....depois publico aqui a resposta deles( caso respondam)
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 13 Nov 2014 - 10:45

LOL também ja enviei Smile vai ser lindo pode ser que eles tornem legal com tanto email de uma vez Very Happy secalhar ate seria uma boa solução encher aquilo com emails sobre certos casos a ver se mudavam certas leis retrogradas. Vamos ver se recebemos respostas individuais ou atumaticas iguais para todos Very Happy

ca para mim ainda vem que ha interesse e ainda permitem isso mas pagando uma taxa ou uma licença especial
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 11:18

Eu por acaso falei nisso... e passo a citar o que disse" ... no caso de nao ser legal os links frn(mesmo moveis) qual a soluçao que de vista para a criaçao de uma linkagem legal( que tipo de licensa posso ter para tal)"
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 11:19

Amigo musico dps eu fasso copy past do mail que eles me vao enviar(espero que respondao)
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 13 Nov 2014 - 11:46

paulo lucio escreveu:Eu por acaso falei nisso... e passo a citar o que disse" ... no caso de nao ser legal os links frn(mesmo moveis) qual a soluçao que de vista para a criaçao de uma linkagem legal( que tipo de licensa posso ter para tal)"

Foi mais ou menos o que disse também por isso vamos ver o que eles dizem
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 13:36

Exato
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Qui 13 Nov 2014 - 14:49

Boas,

Atenção que não é a Anacom que faz as leis, apenas fá-las cumprir, no âmbito que lhe compete.
O facto de essas leis serem ou não retrogadas, é relativo, é um assunto que é objecto de opinião individual, como é obvio. No entanto, têm que pensar que esta banda (pmr 446) foi pensada e legislada, para certos fins, que não esses que estão a ser usados agora, desde há algum tempo, e que a própria Anacom já interveio em tempos contra esses e outros fins semelhantes, fazendo cumprir a Lei, e dando seguimento às queixas que receberam contra essas "estações" ( links no FRN e papagaios). Nessa altura esta entidade actuou com base apenas em queixas de vários utilizadores desta banda. Não esquecer que há outros utilizadores, que pensam que a banda é comercial, nem tão pouco sabem o minimo de radiocomunicações.

paulo lucio escreveu:Eu por acaso falei nisso... e passo a citar o que disse" ... no caso de nao ser legal os links frn(mesmo moveis) qual a soluçao que de vista para a criaçao de uma linkagem legal( que tipo de licensa posso ter para tal)"

Quanto a esta questão, duvido que terá "a" resposta que esperas.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 13 Nov 2014 - 15:09

pmr1989 escreveu:Boas,

Atenção que não é a Anacom que faz as leis, apenas fá-las cumprir, no âmbito que lhe compete.
O facto de essas leis serem ou não retrogadas, é relativo, é um assunto que é objecto de opinião individual, como é obvio. No entanto, têm que pensar que esta banda (pmr 446) foi pensada e legislada, para certos fins, que não esses que estão a ser usados agora, desde há algum tempo, e que a própria Anacom já interveio em tempos contra esses e outros fins semelhantes, fazendo cumprir a Lei, e dando seguimento às queixas que receberam contra essas "estações" ( links no FRN e papagaios). Nessa altura esta entidade actuou com base apenas em queixas de vários utilizadores desta banda. Não esquecer que há outros utilizadores, que pensam que a banda é comercial, nem tão pouco sabem o minimo de radiocomunicações.

paulo lucio escreveu:Eu por acaso falei nisso... e passo a citar o que disse" ... no caso de nao ser legal os links frn(mesmo moveis) qual a soluçao que de vista para a criaçao de uma linkagem legal( que tipo de licensa posso ter para tal)"

Quanto a esta questão, duvido que terá "a" resposta que esperas.

73s,

quando me refiro a leis retrogradas refiro-me no geral esta feito para que bandas como pmr e radio cb e radio amador estejam a morrer , logo a complicações todas que ha para se ser radio amador não incentiva em nada novos utilizadores, isto é um exemplo, tal como isto dos pmrs afinal é um banda livre e nao se pode fazer quase nada com aquilo o mundo esta tecnologicamente a avançar não percebo que vai vai fazer fazer um link .....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 15:41

Pmr1989 tentar nao custa.... pode ser que respondam de forma clara ou entao nem respondam
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 13 Nov 2014 - 17:18

Exmº Senhor

Acusamos a receção do mail em referência que nos mereceu a melhor atenção e informamos que o assunto foi encaminhado para os nossos Serviços competentes.

Com os melhores cumprimentos,

Aida Oliveira


pelo chegar chegou Very Happy
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 19:32

Exmº Senhor

Acusamos a receção do mail em referência que nos mereceu a melhor atenção e informamos que o assunto foi encaminhado para os nossos Serviços competentes.

Com os melhores cumprimentos,

Aida Oliveira

Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 13 Nov 2014 - 19:33

Recebi igualsinho.... vamos la ver se realmente vao responder ou nao
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos