TX RX Fórum
Transformador AC->DC Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Transformador AC->DC Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Transformador AC->DC

2 participantes

Ir para baixo

Transformador AC->DC Empty Transformador AC->DC

Mensagem por joma Seg 10 Out 2011 - 22:15

Olá,

Na minha caminhada para instalar um Link, estive a pesquisar por transformadores, e foi aqui a uma loja de electrónica e sem mais comprei um regulável, 3 / 6 / 9 /12 V e 1500mA. Quando cheguei ao QTH, fui testar por descargo de consciência com o multímetro e verifiquei que o referido transformador estava a debitar sempre mais 3V do que o que estava seleccionado ou seja 6 / 9 / 12 / 15V. Voltei à loja e expôs a situação quando não foi o meu espanto e me mostraram mais dois ou três transformadores diferentes e com todos acontecia a mesma coisa. Foi-me comunicado que apenas com um transformador estabilizado a voltagem seleccionada era a efectivamente debitada. Em conclusão e à cautela, pedi para trocar por estabilizado que chegará amanhã.
A minha dúvida prende-se com a utilização dos não estabilizados, será que dá problemas seleccionar os 6V para um equipamento de 6V, mesmo estando ele a debitar os 9V?

Já agora para um Radio, que tem uma bateria de LI com 3.7V que voltagem seleccionar?

73's,

Jorge Mota
PMR2750
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Transformador AC->DC Empty Re: Transformador AC->DC

Mensagem por smd Qui 13 Out 2011 - 13:54

Caro joma,
o que acontece com esses transformadores é que a voltagem é selecionada directamente no numero de espiras do secundário do transformador, e o que se segue no circuito é apenas uns diodos e um condensador. O questão de ler valores acima da voltagem selecionada prende-se com o facto de efectuar uma medida em aberto, Se colocar uma carga na saída e medir novamente verificará que vai existir uma queda de tensão á medida que a corrente consumida pela carga aumenta. Outra razão que faz variar a tensão de saída neste tipo pode ser a tensão de entrada.
Quanto á utilização deste tipo de alimentador, caso geral e dependendo do equipamento, não será problemático, uma vez que os equipamentos possuem internamente reguladores adicionais de forma a prevenir estes factos. No caso de querer ligar um alimentador em substituição directa das baterias, aí sim tem obrigatoriamente de usar um adaptador regulado para a tensão em causa. Ultimamente tem aparecido tambem no mercado os adaptadores comutados (tipo os usados como carregadores de telemoveis ou portateis) que acitam uma elevada gama de tensões de entrada normalmente entre os 100 e 240V e que pelo tipo de construção garantem (a menos que estejam com avaria) uma tensão fixa de saida.

Não sei se ficou esclarecido... se restarem duvidas diga!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos