TX RX Fórum
Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

+3
alvaro__nunes
mouca
tuts
7 participantes

Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Seg 17 Out 2011 - 22:23

Boas caros colegas pmristas e afins, estou a desenvolver um repetidor simplex, vou deixar aqui toda a informação possivel à medida que os dias passam, para uma futura consulta, ou mesmo se quiserem fazer um igual.

Apresento-vos as caracteristicas que quero implementar neste papagaio.

CPU - Picaxe 40x1
Solar Power automated battery power, em principio vão ser 4 células de li-ion 3.90v cada
ISD 2560p audio recording and play chip
Shutoff automático caso a voltagem das células de li-ion fique abaixo de um certo valor, visto as mesmas não carregarem abaixo dos 2v por célula

Comunicação TNC ou por packet ax.25, RF-serial, rtty, cw, (ainda em testes)

Possibilidade de desligar o equipamento, mudar de canal e tom, remotamente, atravez de uma password de acesso seguida do comando,

Beacon com informação de voltagem, temperatura hora a hora,

Roger beap poderá ser um beacon a apresentar a voltagem e/ou o RSSI do qso recebido, uma coisa rápida.

Radio - ainda em escolha, aceito sugestões.

73' PMR 586


Última edição por tuts em Seg 17 Out 2011 - 22:34, editado 2 vez(es)
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Seg 17 Out 2011 - 22:27

Apresento o CPU

Picaxe 40x1
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

64 MHZ, Corre 4 programas simultaneamente, 4096bytes de memória flash,

EM RX-TX Vai funcionar a apenas 4mhz para poupar energiar, em modo TNC vai funcionar a 64MHZ

73´s PMR586
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por mouca Seg 17 Out 2011 - 22:44

No que toca a rádios depende do orçamento ?
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Seg 17 Out 2011 - 22:55

Boas colega, não, esteja á vontade, são só opiniões, podem ou não influenciar a decisão final.
73´s
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por mouca Ter 18 Out 2011 - 0:07

Dentro das legalidades pode utilizar um PMR do LIDL, preço e qualidade não tem melhor com uma alteração nível antena “FLEX” ira fazer milagres
Para algo mais profissional tem os PUXING”n de modelos “ , baofeng”n de modelos “ se pretender mais poder tem ex: TAIT 2000
Mas o ideal era o amigo explicar que pretende
Atenção que esta e minha opinião de maçarico


73
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty tait 2040

Mensagem por alvaro__nunes Ter 18 Out 2011 - 0:23

boa noite amigo. sou possuidor deste mesmo radio. adquiro a fim de fazer um repetidor mas nunca o consegui programar. a fim de horas de pesquisa na Internet la encontrei o que julguei ser o software de programanção e o respectivo esquema do cabo mas na verdade nunca consegui por a funcionar. como falou nesse radio tait será que me pode dar uma ajuda?

abraço
avatar
alvaro__nunes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por mouca Ter 18 Out 2011 - 0:57

Boas infelizmente não tenho conhecimentos para o poder ajudar, falei nesse rádio porque na pesquisa que fiz e o mais barato que encontrei, tenho o rpt de BCL com um pmr twintalker 4700..
Não sei que zona se encontra mas já vi no olx alguém que faz modificações

73
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 18 Out 2011 - 9:36

aconselho a fazer como eu , repetidor com link , em separado mas funcional.
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty ola

Mensagem por Pmr2549 Ter 18 Out 2011 - 12:49

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




talvez a melhor soluçao;)



73s
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 18 Out 2011 - 12:54

yA .NO MEU UTILIZEI UMA CAIXA DA VODAFONE
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty tait 2040

Mensagem por alvaro__nunes Ter 18 Out 2011 - 14:51

boa tarde. pois no olx tambem ja vi isso mas nos tempos que estamos tentamos "remediar" com o material que temos Very Happy
vivo no centro de Guimarães e tenho a facilidade de colocar o material na montanha da penha o que para quem conhece partilha da mesma opinião de que e um sitio exelente para o repetidor. a ideia inicial ate era ligar a um computador portátil antigo que tenho mas que para funcionar com o simplex e exlente mais tarde durante a pesquisa surgiu a ideia de ligar dois rádios ja que tb possuo pmr´s assim deste modo eliminava s o tempo de gravação sendo a comunicação directa com o respectivo desvio de frequência. sendo assim a recepção do repetidor era feita pelo pequeno pmr e a emissão pelo tait. na teórica acho k seria 1 bom trabalho com um alcance considerável.

mas ja agora deixo aqui o meu pedido a ver se há aqui alguém que me possa ajudar com o problema de programação.

abraço
avatar
alvaro__nunes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Ter 18 Out 2011 - 16:55

Boas colegas PMRistas e afins, obrigado pelas vossas dicas, são bastante uteis!

Quanto ao TAIT2000

Esquema de cabo de programação

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

é um cabo ligado ao radio, do tipo RJ, pelo meio leva um integrado ou um CD 4093 ou um CD4011 e depois tem os respectivos pinos da porta com do pc.

Deixo também aqui um Manual de Programação para o TAIT 2000 series

Manual de programação TAIT 2000 Series

Software de programação

Software tait2000 series

"""SOFTWARE DE PROGRAMAÇãO ESPECIFICO PARA O 2040 e para o 2060"""

tait_2040_2060.zip

=====AVISO=====
Material reunido na internet, não possuo o equipamento, nunca testei a pinagem ou os softwares, não sei se funcionam, Qualquer dano fica à responsabilidade do proprietário do equipamento!

Espero ter ajudado

PMR 586 73´s
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty tait 2040

Mensagem por alvaro__nunes Ter 18 Out 2011 - 18:41

boa tarde amigo tuts
desde já obrigado pela sua atenção.
já tive a descarregar o software mas agora tenho que o passar para o outro computador para o poder comparar com o que já tinha anteriormente e experimentar o radio. quanto ao cabo experimentei tanto este como o max 232 mas o software nunca reconheceu o radio. dava me um erro do tipo "check radio time out" ou assim do género agora não me recordo bem. entretanto depois tinha desistido da ideia. vou estar agora com o que o amigo postou e depois deixo aqui a minha avaliação.
já agora pergunto se alguém já programou algum radio assim??

avatar
alvaro__nunes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Ter 18 Out 2011 - 20:35

Amigo Alvaro sempre conseguiu programar o bixo?
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty tait 2040

Mensagem por alvaro__nunes Ter 18 Out 2011 - 21:05

boa noite amigo tuts
ainda não. só amanha ou quinta e que vou ter tempo para ver isso. mas mal tenha resultados faço um poste
abraço
avatar
alvaro__nunes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Ter 18 Out 2011 - 21:14

Ok colega e boa sorte. oxalá funcione Smile
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por mouca Ter 18 Out 2011 - 23:45

pois e isso que tudo corra bem
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por PMR2574 - JOSE Sex 21 Out 2011 - 10:53

ISTO FAZ-ME LEMBRAR OS MEUS TEMPOS DE SECUNDÁRIO QUE ANDAVA A FAZER PROGRAMADORES DE EPROMS Á MAO LOOL , ERA OS DIA TODO NA AQUÁRIO.
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Seg 24 Out 2011 - 22:36

Boa noite colegas, depois de vários dias com o projecto em pausa, decidi hoje começar a construção, mudei o processador para um picaxe 28x1, visto este ser mais reduzido e consumir menos, aqui vai uma imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][img]
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 6:36

Só um pequeno aparte: já há novidades sobre a programação do TAIT?
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por pmr2511 Sex 20 Jan 2012 - 0:20

Boas colegas como vai a construção deste repetidor
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por alvaro__nunes Sex 17 Fev 2012 - 3:21

boa noite caros amigos.
desde ja peço as minhas desculpas mas nestes ultimos tempos foi completamente impossivel continuar com este projecto devido a falta de tempo mas agora ja voltei a "pegar" neste assunto. nestes ultimos dias tenho andado outra vez nas pesquisas e pelo que m parece acho que tava errado quanto as ligações do radio para o programar. entretanto ja encontrei um esquema de uma rib de programaçao que pelos comentarios dizem que funciona em bastantes modelos de radio. tambem nao custa nada tentar mais isso Very Happy entretanto arranjaram m uns kenwood bases em que esses consigo programar facilmente o que e pena e que sejam vhf Crying or Very sad
mas mal tenha os resultados passo logo a postar

abraço
avatar
alvaro__nunes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por tuts Sex 12 Jul 2013 - 5:46

Boas pessoal. O repetidor esteve só 2 dias a funcionar. O painel nao carregava a bateria e a cubertura era pouca. Entretanto também larguei os radios por falta de tempo. Mas um dia... quem sabe. 73' pmr586
avatar
tuts
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo Empty Re: Construção de Repetidor Simplex Passo a Passo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos