TX RX Fórum
Apresentação Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Apresentação Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Apresentação

4 participantes

Ir para baixo

Apresentação Empty Apresentação

Mensagem por mrfhitz Sex 14 Ago 2020 - 14:42

Boas, o meu nome é Mário e sou de Vila Nova de Gaia.

Tenho zero experiência com radio amador. Mas tenho que admitir que o entusiasmo da comunidade internacional de HAM Radio me fez ler mais sobre o assunto.

Neste momento estou a aprender o básico, como usar o radio, as regras de comunicação e a estudar o necessário para o exame de aptidão de amador.

Para já como não tenho CAN arranjei um BaoFeng para tentar entender como usar um radio e ouvir as transmissões á minha volta.

Tenho algumas duvidas quanto á capacidade do equipamento e a legalidade do que posso ouvir.
Por exemplo eu gostava de ouvir as transmissões da torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Não sei se a transmissão é encriptada ou publica, não sei se o equipamento que falei consegue receber a transmissão e não sei se estou ou não a cometer um crime a ouvir um canal usado pelo aeroporto, apesar de que se o canal for aberto, não faz sentido ser ilegal ouvir.

Obrigado Very Happy
mrfhitz
mrfhitz
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por carlos alves Sex 14 Ago 2020 - 18:06

Olá
tudo de bom ,e que o entusiasmo não afrouxe,bem vindo.
Andar de bicicleta não tem problema,estar ao volante de um automóvel possivelmente já carece de carta.mas se para si o entusiasmo é para já a escuta ,pode se resolver com receptor com vários modos FM,AM, LARGO E ESTREITO (banda aérea),SSB.
73s Carlos.
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por mjsilva08 Sex 14 Ago 2020 - 23:59

Olá Mário,
Bem vindo.
Quanto ao Baofeng julgo que está a falar de um portátil. Tem as suas limitações mas vai funcionando. Tenho é dúvidas que consiga escutar a torre de controlo do aeroporto pois julgo que a banda aérea é em AM pelos 120-130 MHz e o Baofeng é FM e só desce até aos 130 MHz.
Para escutar alguma coisa o melhor é sintonizar os repetidores de VHF e UHF mais próximos.

Abç.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


mrfhitz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por mrfhitz Sáb 15 Ago 2020 - 2:08

mjsilva08 escreveu:Olá Mário,
Bem vindo.
Quanto ao Baofeng julgo que está a falar de um portátil. Tem as suas limitações mas vai funcionando. Tenho é dúvidas que consiga escutar a torre de controlo do aeroporto pois julgo que a banda aérea é em AM pelos 120-130 MHz e o Baofeng é FM e só desce até aos 130 MHz.
Para escutar alguma coisa o melhor é sintonizar os repetidores de VHF e UHF mais próximos.

Abç.
Manuel

Certo, o aeroporto transmite entre 118MHz - 125MHz e o Baofeng começa nos 136MHz. Se quiser ouvir o aeroporto tenho de arranjar um radio com banda aéria. Obrigado.

Eu li em algum lado que alguns aeroportos re-transmite em frequências FM para que os trabalhadores de operações do aeroporto estejam informados, talvez este tenha algo assim, quando souber eu aviso Very Happy
mrfhitz
mrfhitz
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por mrfhitz Sáb 15 Ago 2020 - 2:30

Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mrfhitz
mrfhitz
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por mjsilva08 Sáb 15 Ago 2020 - 14:59

mrfhitz escreveu:Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?

[

Julgo que basta só o RTL-SDR.
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty apresentação

Mensagem por carlos alves Dom 16 Ago 2020 - 14:23

mjsilva08 escreveu:
mrfhitz escreveu:Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?

[

Julgo que basta só o RTL-SDR.
Olá só para complementar a ajuda do mjsilva08 escutar através rtl-sdr na verdade será assim ,antena, baixada , rtl ,pc +soft para escutar as bandas que rtl abrange a alimentação do rtl é feito através  tomada usb. O bias é para que se possa enviar alimentação para um conversor que esteja na antena para o alimentar e se poder receber o que se pretende escutar por exemplo um lnb numa parabólica  este converte a frec.para uma frec.  mais baixa que a rtl  pode receber, assim o bias alimenta o conversor  e ao mesmo tempo o receptor isolando a alimentação deste através de um condensador se repararem na foto colocada  gnd,dc para fonte alimentação rf+dc,para o conversor,rf para o receptor,rtl etc. claro tudo isto já é conhecido,mas fica para alguem  que possa estar um pouco confuso com a coisa  73.
carlos alves
carlos alves
Amador


mrfhitz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por ALF007 Dom 16 Ago 2020 - 22:24

Bom dia  mrfhitz

Obrigado pela sua apresentação exemplar.
O colega esta a com a vontade toda. Acho muito bem, fazer radio é o melhor hobby do mundo. Pescar também é fixe... lolol

Divirta-se e bem vindo TX&RX is nice!
Já agora informo que o chat do TX&RX is nice!  é no - Telegram , para entrar automaticamente.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


mrfhitz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos